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Buraco ao acelerar - Sensores/atuadores
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Buraco ao acelerar - Sensores/atuadores
E aí pessoal tudo bem? A coisa aqui andou bem agitada. Gente nova e tudo mais...tive que me ausentar por um tempo mas vim aqui deixar a saga que estou passando com o meu Mondeo mk2 glx fg.
Fiz muita coisa nele: troquei bomba dagua e todas as correias e polias da lateral. Fiz limpeza de bicos com troca dos retentores entre a flauta e o coletor.
coincidência ou não o motor começou a falhar ao sair e como nenhum mecanico descobria eu resolvi levar ao eletricista de minha confiança.
Até o momento havia sido diagnosticado oseguinte:
-Motor fora de sincronismo;
-Sensor de fluxo de ar com defeito;
-falha no sistema EGR;
-Falha no Atuador de marcha lenta.
-Falha na sonda Lambda;
Até o momento o que fiz foi:
-Levar pra ele uma DPFE usada (a minha eu já abri pra limpar algumas vezes e da ultima quebrou uma perninha) pra ver como aparece no diagnóstico;
-Comprei no ML uma sonda Lambda marca drifit (oremos) e estou aguardando
chegar;
-Levei um MAF usado e ele pôs e sumiu a falha no diagnóstico;
Agora estou comprando um atuador novo paralelo da marca e-class. Se alguém já utilizou por favor comente.
Vou comentando aqui com a galera as experiencias ok?
Fiz muita coisa nele: troquei bomba dagua e todas as correias e polias da lateral. Fiz limpeza de bicos com troca dos retentores entre a flauta e o coletor.
coincidência ou não o motor começou a falhar ao sair e como nenhum mecanico descobria eu resolvi levar ao eletricista de minha confiança.
Até o momento havia sido diagnosticado oseguinte:
-Motor fora de sincronismo;
-Sensor de fluxo de ar com defeito;
-falha no sistema EGR;
-Falha no Atuador de marcha lenta.
-Falha na sonda Lambda;
Até o momento o que fiz foi:
-Levar pra ele uma DPFE usada (a minha eu já abri pra limpar algumas vezes e da ultima quebrou uma perninha) pra ver como aparece no diagnóstico;
-Comprei no ML uma sonda Lambda marca drifit (oremos) e estou aguardando
chegar;
-Levei um MAF usado e ele pôs e sumiu a falha no diagnóstico;
Agora estou comprando um atuador novo paralelo da marca e-class. Se alguém já utilizou por favor comente.
Vou comentando aqui com a galera as experiencias ok?
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema
Re: Buraco ao acelerar - Sensores/atuadores
Dando continuidade aconteceu o seguinte:
após substituídas a sonda lambda e o atuador da lenta o carro ficou no Scanner normal porém acelerado. Andei 11 km e ele normalizou a lenta, porém ao plugar o Scanner o atuador estava sem apresentar nenhum parâmetro no Scanner. fiquei com o carro no fim de semana e levei de volta na segunda feira. A surpresa: atuador voltou ao normal com os demais parâmetros do carro porém na prática está horrível...embolando ao sair.
Apareceu uma falha segundo o Scanner no sistema da egr. Eu me enchi e pedi pra ele fazer uma junta cega e por na válvula egr e me devolver o carro. cada vez que ia lá era uma peça pra trocar. Detesto essa confiança cega num bem dito de um Scanner e zero de intuição pra motor zetec.
Resultado: Gastei 600 de MO, sincronismo e diagnostico mais a sonda lambda e o atuador de marcha lenta e o carro esta ruim na saída quase como estava antes...
Agora vou fazer como sempre: Contar com as dicas daqui e ver vídeos de canais como o zetecmania e mecânica bicar pra resolver isso...
após substituídas a sonda lambda e o atuador da lenta o carro ficou no Scanner normal porém acelerado. Andei 11 km e ele normalizou a lenta, porém ao plugar o Scanner o atuador estava sem apresentar nenhum parâmetro no Scanner. fiquei com o carro no fim de semana e levei de volta na segunda feira. A surpresa: atuador voltou ao normal com os demais parâmetros do carro porém na prática está horrível...embolando ao sair.
Apareceu uma falha segundo o Scanner no sistema da egr. Eu me enchi e pedi pra ele fazer uma junta cega e por na válvula egr e me devolver o carro. cada vez que ia lá era uma peça pra trocar. Detesto essa confiança cega num bem dito de um Scanner e zero de intuição pra motor zetec.
Resultado: Gastei 600 de MO, sincronismo e diagnostico mais a sonda lambda e o atuador de marcha lenta e o carro esta ruim na saída quase como estava antes...
Agora vou fazer como sempre: Contar com as dicas daqui e ver vídeos de canais como o zetecmania e mecânica bicar pra resolver isso...
Marcelo Lima- Mensagens : 522
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Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema
Re: Buraco ao acelerar - Sensores/atuadores
Galera concluindo a saga até aqui. Fim de semana fiz o seguinte:
-Troca de mangueira superior do radiador;
-Instalação de válvula termostática (não tinha);
-Manutenção da emenda daquela mangueira que sai da carcaça da termostática e vai para dentro do carro (uma emenda com um tubo de aço - tubo estava corroído substitui por um outro de dia metro igual);
-Limpeza dos sensores de temperatura;
-Limpeza da válvula PCV com substituição da mangueira que entra no coletor de admissão;
-Limpeza geral do motor com limpeza de diversos plugs de sensores e atuadores;
-Manutenção no suporte da bateria (tirei e pintei - ficou top)
-refeitas as emendas do chicote do sensor de temperatura embaixo da da carcaça da valvula termostática e de outro de plug igual que vai no bloco (não sei qual é este outro);
-Limpeza dos pontos de aterramento que consegui encontrar no cofre do motor;
-Reset caseiro do modulo pois ficou dois dias sem bateria e com os cabos encostados;
O resultado:
não melhorou absolutamente nada exceto que o carro esquenta mais rápido e com isso a falha diminui como ja ocorria antes com o carro quente. Ah, acredito que melhore um pouco o consumo por não rodar frio muito tempo...
Caso alguém tenha alguma sugestão por favor fale pois não sei mais o que fazer...não consegui ver como tirar o coletor de admissão se não verificava também...
-Troca de mangueira superior do radiador;
-Instalação de válvula termostática (não tinha);
-Manutenção da emenda daquela mangueira que sai da carcaça da termostática e vai para dentro do carro (uma emenda com um tubo de aço - tubo estava corroído substitui por um outro de dia metro igual);
-Limpeza dos sensores de temperatura;
-Limpeza da válvula PCV com substituição da mangueira que entra no coletor de admissão;
-Limpeza geral do motor com limpeza de diversos plugs de sensores e atuadores;
-Manutenção no suporte da bateria (tirei e pintei - ficou top)
-refeitas as emendas do chicote do sensor de temperatura embaixo da da carcaça da valvula termostática e de outro de plug igual que vai no bloco (não sei qual é este outro);
-Limpeza dos pontos de aterramento que consegui encontrar no cofre do motor;
-Reset caseiro do modulo pois ficou dois dias sem bateria e com os cabos encostados;
O resultado:
não melhorou absolutamente nada exceto que o carro esquenta mais rápido e com isso a falha diminui como ja ocorria antes com o carro quente. Ah, acredito que melhore um pouco o consumo por não rodar frio muito tempo...
Caso alguém tenha alguma sugestão por favor fale pois não sei mais o que fazer...não consegui ver como tirar o coletor de admissão se não verificava também...
Marcelo Lima- Mensagens : 522
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Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema
Re: Buraco ao acelerar - Sensores/atuadores
Teste o sensor MAF e para isso, retire o tubo de ar que encaixa na caixa do filtro e com o motor ligado, assopre forte nos sensores do MAF, o carro tem que apagar. Um assopro moderado o carro quase morre, mas volta logo que você para de assoprar.
Se não mudar, terá que testar a pressão da linha de combustível, pois o regulador de pressão da linha pode estar danificado.
Se não mudar, terá que testar a pressão da linha de combustível, pois o regulador de pressão da linha pode estar danificado.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
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Re: Buraco ao acelerar - Sensores/atuadores
Laércio vou testar o MAF por desencargo de consciência. Mas coloquei um MTE e deu problema daí coloquei um usado que funcionou bem e não apareceu mais no scanner do eletricista. Apressão da linha não testei...isso só em oficinas?
Marcelo Lima- Mensagens : 522
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Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema
Re: Buraco ao acelerar - Sensores/atuadores
A pressão da linha somente com um manômetro (não é mamometro kkkk) colocado naquela válvula que parece uma válvula de pneu.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Buraco ao acelerar - Sensores/atuadores
Olá. Levei o carro à um amigo mecânico que dirige uma oficina. Ele disse que conseguiria verificar o regulador de pressão sem o manômetro. Após mexer lá enquanto eu acelerava ele chegou a conclusão de que o regulador está ok. Nem questionei nada só agradeci e fiquei de levar lá pra uma verificação mais apurada quando tiver sem movimento porque ele vai me ajudar a mexer...não vai entrar como um cliente normal...
Conversando com os amigos do grupo do Escort alguém sugeriu testar o sensor de temperatura que fica embaixo da carcaça da válvula termostática.
Na escala de 20K ele deu 2,98 de resistência. Vi um vídeo onde o cara condenou um sensor com mais de 4.0 na escala de 20k. O sensor de cima nem deu leitura...
Alguém sabe onde consigo o valor de resistência desses sensores na net? não tô achando...
Muito obrigado...
Conversando com os amigos do grupo do Escort alguém sugeriu testar o sensor de temperatura que fica embaixo da carcaça da válvula termostática.
Na escala de 20K ele deu 2,98 de resistência. Vi um vídeo onde o cara condenou um sensor com mais de 4.0 na escala de 20k. O sensor de cima nem deu leitura...
Alguém sabe onde consigo o valor de resistência desses sensores na net? não tô achando...
Muito obrigado...
Marcelo Lima- Mensagens : 522
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Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema
Re: Buraco ao acelerar - Sensores/atuadores
O sensor de baixo é da temperatura mesmo, já o sensor de cima não é de temperatura, é um tipo de corta corrente que é ele que aciona a ventoinha, pois quando esse sensor atinge uma determinada temperatura, não passa mais corrente por ele e a central aciona a ventoinha.
Para você testar esse sensor de cima, com o carro ligado e motor ainda frio, desligue esse sensor e verá que a ventoinha liga e ao ligar esse sensor novamente a ventoinha para.
Já postei aqui inúmeras vezes esse link com o esquema elétrico do Mondeo MK2 que ali tem como testar cada um dos sensores responsáveis pelo funcionamento correto do motor. só não fala do sensor de cima da válvula pois esse sensor só é responsável por acionar a ventoinha, mais nada.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para você testar esse sensor de cima, com o carro ligado e motor ainda frio, desligue esse sensor e verá que a ventoinha liga e ao ligar esse sensor novamente a ventoinha para.
Já postei aqui inúmeras vezes esse link com o esquema elétrico do Mondeo MK2 que ali tem como testar cada um dos sensores responsáveis pelo funcionamento correto do motor. só não fala do sensor de cima da válvula pois esse sensor só é responsável por acionar a ventoinha, mais nada.
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LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
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Isolar a EGR no Mondeo 97/98 Zetec-E?
Bom dia amigos. Dá certo isolar a EGR no Mondeo 97/98 Zetec-E? Melhora o desempenho e a aceleração?
Marcelo Faquim- Mensagens : 1
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Data de inscrição : 09/06/2017
Re: Buraco ao acelerar - Sensores/atuadores
Marcelo Faquim escreveu:Bom dia amigos. Dá certo isolar a EGR no Mondeo 97/98 Zetec-E? Melhora o desempenho e a aceleração?
Nem pensar, quem te disso isso? Jamais se deve isolar a EGR, pois a função dela é o reaproveitamento de gases de combustível não queimados e um pré aquecimento da mistura ar / combustível para a melhor queima, tanto que ela só abre quando necessário. Desabilitar essa função, faz com que a central entre em modo de emergência, já que não consegue ler a função da DPFE e fazer o sistema funcionar corretamente e com isso, o carro perde desempenho e aumenta o consumo, já que a central estando em modo de emergência, deixa de fazer várias coisas no motor.
A central quando entra em modo de emergência, é para quando ocorre algum problema no motor, o carro não deixe de funcionar por completo, evitando assim que o motorista fique empenhado.
Jamais se deve eliminar ou isolar sensores e funções do carro, pois todas elas são fundamentais para o melhor desempenho do carro.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Data de inscrição : 03/01/2014
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Localização : Porto Alegre - RS
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