.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB

» Vendo Ford Mondeo 97
Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida EmptySex Mar 08, 2024 5:56 pm por Leo Bispo

» oleo do cambio do mondeo 97 manual
Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida EmptyQui Mar 07, 2024 12:24 pm por Dillas

» Compro parafuso da polia do comando mondeo 97
Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida EmptyQui Fev 22, 2024 2:08 pm por LaercioLMB

» Motor de partida MK2
Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida EmptySex Jan 26, 2024 12:24 am por LaercioLMB


Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida

5 participantes

Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida

Mensagem  adriano_ss2404 Sáb Fev 03, 2018 11:22 am

Pessoal, problemas com Mondeo 2.0 - não tem força para subir.

Antes, numa viagem de volta da praia, tive problemas, fazendo um barulho estranho e cheiro de gás no interior, mas com o carro andando até normal. Li no forum que poderia ser problema de MAP/MAF. Resolvi mandar lavar o motor, e depois encheu de agua nas velas. Sequei, enxuguei tudo, o carro voltou normal. Descobri que eram as mangueiras de retorno de gases que estavam soltas, prendi tudo e o carro ficou com barulho normal (depois de um ano rodando e todos dizendo que era escapamento/coleto de admissão e outras loucuras....

Mas depois disso, um ano depois, agora em Janeiro/18 fui a praia novamente, o carro apresentou problemas para subir (Serra do Cubatão/Guaruja) não ia de jeito algum, caia de 80 para 20km e o motor gritando...Isso quando está quente mais ou menos a 90graus (antes da marca vermelha).

Pois bem, "achei" um mecanico por lá e ele já adiantou com certeza que era embreagem. Acabei aceitando a opinião, gastei 1.000,00 e nada. Não era.

Tentei subir novamente e mesma coisa...não subia. Voltei ao mecanico e ele então disse que era bobina. Até me mostrou a minha com uma rachadura num dos lados. Trocou por uma usada que resolveu um pouco o problema, até consegui voltar subindo a serra, mas percebi que não estava bom...mas de qualquer forma, agora o carro estava leve, somente eu e menos metade da bagagem (despachei a família de onibus com a outra parte da bagagem.).

Agora depois que ele trocou a bobina, percebo que o motor está diferente, está com um barulho como se estive embolando (?), a impressão é que falta um cilindro, ou estão fora de ordem, sei lá.

Com o carro frio, está andando até normal, e no plano também. Problema é quente e na subida.

Sei que parece muito genérico, mas se pudesse me dar uma opinião agradeço muito. Não quero ficar tendo opinião de mechanicos por aí, mesmo porque é dificil achar quem se aventure a trabalhar nesse carro.

Li no fórum a questão de chicotes e tal, mas achei que estava em ordem, porque em marcha-lenta o carro estava perfeito, nenhum barulho anormal, motor redondinho...

Agora que está embolando...

Ahh e o ar condicionado também parou de funcionar..será que tem algo a ver ou é coincidência.

Agradeço quem puder ajudar.

Adriano
adriano_ss2404
adriano_ss2404

Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 21/10/2016
Idade : 53
Localização : Americana-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty Re: Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida

Mensagem  LaercioLMB Sáb Fev 03, 2018 6:08 pm

90°C é com o ponteiro bem no centro do marcador, essa é a temperatura normal de trabalho do motor. Se está chegando na marca vermelha, está a mais de 100°C e por isso não se deve usar água de torneira principalmente sem o aditivo sintético para radiador, pois na marca vermelha o motor está a 110°C.
Se ele está esquentando tanto assim, é sinal de baixa compressão e tem que verificar a taxa de compressão de cada cilindro.
Estou sem o manual completo do meu agora para ver qual é a compressão de cada cilindro, mas motor aquecendo é sinal de baixa compressão e se esquenta e perde força, mais ainda.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty Re: Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida

Mensagem  adriano_ss2404 Sáb Fev 03, 2018 7:14 pm

Obrigado Laércio,

É o ponteiro quase chega a marca vermelha. Mas a ventoinha está ligando normalmente. Fiz o teste por uns 10 minutos com o motor ligado depois que cheguei e ter andado bastante. O ponteiro se mantém perto do vermelho, mesmo depois que a ventoinha liga.

Então meu problema será superaquecimento?

Mas só fica ruim quando está na subida. No plano, mesmo quente anda normal.

Vou testar isso melhor.

Adriano
adriano_ss2404
adriano_ss2404

Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 21/10/2016
Idade : 53
Localização : Americana-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty Re: Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida

Mensagem  LaercioLMB Sáb Fev 03, 2018 9:00 pm

Sim, o ponteiro tem que ficar bem no meio do marcador sempre e ali é 90°C. Perto do vermelho o motor está aquecendo muito e fica fraco mesmo se tem baixa compressão.
A baixa compressão é o principal fator que faz o motor super aquecer.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty Junta

Mensagem  Alexandre Castellano Ter Fev 06, 2018 7:57 am

Olá Laércio e Adriano, vendo aqui o tópico do Adriano, me parece a m,esma coisa que aconteceu comigo uma vez, se a junta do cabeçote dele ainda não queimou esta há caminho, e olha que eu andei muito mesmo com a junta queimada, na época não sabia nada de mecânica nem mesmo para dirigir qualquer carro, um abraço!

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty Re: Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida

Mensagem  LaercioLMB Ter Fev 06, 2018 8:48 am

Para você ver Alexandre, se a junta estiver indo pro saco da bolacha, é baixa compressão mesmo.
Por lembrar de Mondeo, você ainda tem o macaco para vender? O meu quebrou, estou precisando de outro.
Custa em torno de R$100,00 um jacarezinho hidráulico, R$48,00 um sanfona na americanas, mas eu gostaria de ter o original dele.

Mas por que a junta queima?
Simples, o primeiro fator e o mais importante é insistirem em colocar água fria no motor quente.
Ahhh, mas eu faço com o motor ligado!!
Não importa, isso dava certo nos carros com motores totalmente em ferro fundido e sem reservatório de expansão.
Mas por que isso?
Nos carros mais velhos, se colocava água NO RADIADOR com o motor ligado, a água chegava na válvula termostática e a fechava, fazendo então você só encher o radiador com água fria e o pouco de água quente que entrava no radiador, se misturava com a água fria esquentando-a.
Outro fator, bloco e cabeçote ambos em ferro fundido, que tem a mesma temperatura de dilatação e contração.
Nos carros de agora, se coloca água no reservatório de expansão e esse joga a água direto no bloco do motor e não no radiador.
Tá e daí?
Colocando a água no reservatório de expansão, a ÁGUA FRIA entra direto no bloco, chega na válvula termostática e a fecha, fazendo você completar com água fria dentro do bloco do motor e não no radiador, ou seja, você esfria o bloco rapidamente dessa maneira.
Ainda não tô entendendo.
Bom, bloco é em ferro fundido e o cabeçote em alumínio e cada um tem temperatura de contração e dilatação diferente, ou seja, o alumínio contrai e dilata muito mais e muito mais rápido do que o ferro fundido e isso faz com que o cabeçote empene o que vem a queimar a junta devido o cabeçote não fazer mais pressão por igual na junta e as vezes o cabeçote chega até a trincar.
Outro fator que causa isso mais facilmente é que os mexânicos não reapertam o cabeçote com o motor quente, alguns pedem para você retornar a oficina uns 30 dias depois para fazer isso o que já não adianta mais e o fazem com o motor frio o que também é pura perda de tempo se é que fazem.
Aprendi isso com um mecânico profissional de carros de competição, o senhor Aldo Costa e de fato, logo que o motor esquenta e vamos reapertar o cabeçote, parece que nunca apertamos nada ali. Por que isso?
Simples, ao sofrer calor a junta cede, ficando mais fina por assim dizer já que o calor fez a junta amolecer e se moldar entre o cabeçote e o bloco para garantir assim uma correta vedação. Só que com isso os parafusos do cabeçote afrouxara um pouco, não estão mais com a pressão recomendada pelo fabricante e isso faz com que a junta sofra mais com a pressão da combustão dos cilindros o que acaba por fazê-la queimar.
Tudo somado junto, faz com que qualquer motor venha a queimar junta facilmente, tanto é que seguido se vê carros novos praticamente, com 5 anos saindo uma fumacinha azul do escapamento, isso significa que completaram a água do motor com ele quente.
Tem o fato de usarem água da torneira no motor e isso não se faz, mas é assunto para outra ocasião.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty Junta ou Válvula

Mensagem  Alexandre Castellano Ter Fev 06, 2018 12:39 pm

Sim Laércio, em relação o macaco ainda tenho ele, quanto paga por ele? o Meu é original ok assim quer quiser me falo que te mando ele ok.

Em relação com o aquecimento é melhor o nosso amigo começar pela Válvula Termostática ou não?

Mais com esse aquecimento que ele falou a junta dele já foi com certeza.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty Re: Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida

Mensagem  osmar.takashi Sex Fev 16, 2018 7:01 am

Muito boa a discussão, sempre aprendo algo novo aqui. Acho incrível como tem mecânico que não sabe o básico e dá diagnósticos completamente equivocados. Diria que são "achânicos" dado o alto grau de "achismo" deles. Falta ou preguiça de pensar?

osmar.takashi

Mensagens : 16
Pontos : 18
Data de inscrição : 13/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty sem forca na subida.

Mensagem  wesley camargo Sex Fev 16, 2018 8:19 am

Ola, Adriano. Na minha humilde opiniao como autodidata ,proprietario de mondeo com conhecimento de eletronica,injecao e mecanica a nivel de hobby ,a probabilidade de perda de força a ponto de nao subir subida pode ser muitas coisa , realmente de um cilindro nao estar saindo a faisca em um cilindro, ou combustivel ruim, ou falta de combustivel ou excesso ou saida de gases obstruida , vou te contar , quando viajei com meu mondeo para o litoral uma vez paguei gasolina aditivada em posto da br e recebi agua..muita agua, resultado. meu carro jorrava agua pelo escapamento, so nao fiquei a pé porque na estrada o carro embala muito, mas dava umas encolhidas... chegando onde moro tirei com uma mangueira muita agua do tanque. uma semana depois a junta do cabecote do meu carro foi pro taxo.,voltando a seu caso.
voce ja pensou na possibilidade de ter uma vela queimada. dai ela nao sai faisca, se for trincada ela pula faisca pro bloco( o carro apenas falha), se for queimada o carro funciona em 3 cilindros. claro que existem muitas possibilidade , no caso de compressao baixa so se quebrar os aneis, raramente ocorre, mas dai comeca baixar oleo e jogar pro escapamento,fumacear , o carro nao gasta pistao de um dia pro outro a nao ser que ferva e muche os pistoes, mas tem que estar sem agua,fritar oleo , grilar e sair fumaca do oleo..rs., pq antes disso a junta vai pro taxo e o carro andara falhando, dai se deve parar , o carro chora pra andar, se forcar ate o carro nao andar dai mucha os pistoes. Esta possibilidade de compressao baixa é a menos provavel, outra possibilidade pode ser da injecao estar mandando excesso, dai o carro engofa..tipo da excesso, dai recomendo tirar o filtro de ar , desligar o maf, a EGR, a sonda lambda o sensor de pressao da hidraulica deixa apenas o sensor de temperatura da agua e dar um volta com o carro para ver como o carro reage(nao tem risco nem problema algum em fazer isso para teste), o carro continuando ruim. verifique velas e cabos (bobina voce ja trocou) nao é porque a vela esta visualmente normal significa que ela esteja passando a faisca, ou é no sistema de alimentacao dando excesso ou falta ou uma bomba de combustivel fraca que funciona so em baixa o nivel de pressao dela baixo faz com que ele so consiga alimentar o carro na lenta. neste caso verifique a pressao da bomba com um relogio ligado naquele bico tipo de pneu que tem na flauta.
e teste o regulador de pressao, fazendo succao na mangueira que é ligado nele,voce tem que sentir como se ele tivesse uma pressao oposta a sucao. E em ultimo caso verifique o escapamento, se nao tem nada solto internamente que possa obstruir a saida de gases.

entao na sequencia
tire filtro de ar, desligue sensores maf,EGR,Sonda lambda, pressao hidraulica e de uma volta com o carro
verifique resistencia das velas com multimetro
verifique resistencia dos cabos com multimetro
verifique pressao da bomba de combustivel com relogio de pressao.
verifique regulador pressao.
em ultimo caso verifique saida de gases de escapamento
catalizador (se tiver) e outras partes do escapamento.
o meu ja nao tem catalizador faz tempo..rs.

Para facilitar diagnostico, se tiver um jogo de velas e uma bomba de combustivel
ajuda muito.


abraço
Wesley

wesley camargo

Mensagens : 29
Pontos : 45
Data de inscrição : 27/11/2016
Idade : 53
Localização : INTERIOR - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty Re: Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida

Mensagem  LaercioLMB Sex Fev 16, 2018 12:20 pm

Reforçando o que o Wesley falou, sobre o escapamento, se o catalisador estiver obstruído o carro perde muita força mesmo.
Tem que retirar o catalisador e com uma lanterna olhar dentro dele e ver se as colmeias estão somente cinzas ou se tem acúmulo de carbonização nelas. Se tiver, o ideal é trocar o catalisador, embora até dê para limpar ele, mas perderá as suas propriedades e não fará mais o serviço 100% e como as vistorias obrigatórias estão vindo, pode ser que não passe no teste de emissão de gases.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty sem forca na subida.

Mensagem  wesley camargo Sex Fev 16, 2018 8:29 pm

ainda estao com este negocio de controle de emissao de gases ai na capital?
isso é igual enxugar gelo, ou dar banho no cachorro na casa com quintal de terra..rs
o meu carro quando comprei ja estava sem catalizador, so tinha a carcassa vazia com o flexivel. ouvi dizer que isso rouba uns bons cv do motor.

wesley camargo

Mensagens : 29
Pontos : 45
Data de inscrição : 27/11/2016
Idade : 53
Localização : INTERIOR - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty Re: Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida

Mensagem  LaercioLMB Sex Fev 16, 2018 8:52 pm

wesley camargo escreveu:ainda estao com este negocio de controle de emissao de gases ai na capital?
isso é igual enxugar gelo, ou dar banho no cachorro na casa com quintal de terra..rs
o meu carro quando comprei ja estava sem catalizador, so tinha a carcassa vazia com o flexivel. ouvi dizer que isso rouba uns bons cv do motor.

O catalisador estando adulterado nem é tanto pelo filtro dos gases, mas a sonda lambda não consegue fazer a leitura correta devido a vazão dos gases ser maior e com isso o consumo aumenta.
É uma aula bem complicada sobre mecânica de fluídos e gases também são fluídos, ainda mais em uma tubulação.
Sobre o controle de emissão de gases, está para entrar em vigor no país inteiro a partir de 2019 uma vistoria completa de estado dos veículos para retirar todos aqueles que sabemos não ter condição alguma de rodar, mas infelizmente a emissão de gases também estará inclusa na vistoria.
É para o nosso próprio bem isso, mas teremos que gastar um pouco para deixar os carros 90% se desejarmos manter eles rodando, pois se não passarem na vistoria a documentação não será liberada e o carro poderá ser apreendido se pego em uma blitz.
O meu quando comprei também estava com o catalisador oco e eu o troquei, pois esse componente está ali por um bom motivo, não é à toa.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida Empty Re: Mondeo 2.,0 16v CLX - Sem força na subida

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos