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a gente acha que já viu de tudo nessa vida

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Mensagem  orion2017 Dom Fev 11, 2018 5:22 am

ao desmontar o motor descobri o que fizeram ,montaram anel para canaleta fina no pistao do mondeo clx 1.8 .

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Mensagem  LaercioLMB Dom Fev 11, 2018 7:59 am

Se eu te contar que um mecânico matou um zetec 2.0 que eu tinha usinando as canaletas dos pistões para colocar anel que ele comprou errado.
Usinaram fora de medida e ficou com folga, isso sem falar que fora de centro com o pistão.
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Mensagem  orion2017 Dom Fev 11, 2018 12:20 pm

vc viu o motivo do cilindro nao queimar colocaram aneis para pistao com canaleta fina e sem contar laercio que usaram os pistoes velos com desgaste com 40 cetezimos de desgastes .custei entender o que fizeram o encamisamento no motor e montaram com pistoes velhos e ainda colocaram aneis finos nos pistoes ai caneleta ficou folgada porque os aneis nao preechem corretamente a caneleta dos pistoes o bom que as camisas nao desgastara ta todas redondinhas coferi com com meu subito comparador e passar o brunidor de leve e colocar pistoes novos com aneis corretos creio que o cilindro vai voltar a funcionar e tb arrumar a caca que fizeram no eletroventilador adapttando cebolao meu ti agradeço muito por estar me ajudando to doido pra andar nesse carro Very Happy

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Mensagem  LaercioLMB Dom Fev 11, 2018 3:01 pm

Cara, o que tem de gambiarras feitas nesses carros você não tem noção. Tem cada coisa que não dá para acreditar de onde tiram essas ideias.
Adaptar quando não tem mais uma peça, até passa, mas a maioria das peças se pode mandar fazer em um torneiro mecânico, mas adaptar para querer economizar no preço da peça é um absurdo. Isso sem falar no monte de gambiarras que fazem desabilitando sensores do carro e principalmente a EGR que está ali por um bom motivo e não é à toa.
Fico imaginando o que se passa na cabeça de um bando de borra botas que acham que o projeto de um engenheiro mecânico, europeu ainda por cima, não tem necessidade e desligam um monte de coisas.
Esse carro é para ser econômico e durável, não acontece isso por causa do mau uso do carro. O motor ZETEC-e foi feito para rodar 400.000 km, mas no Brasil não consegue chegar a 100.000.
Sei de um Mondeo SW MK1 que rodou a incrível marca de 1.609.000 km sem fazer o motor. E o pior, o carro era de um taxista.
Acha difícil acreditar nisso?
Olha a reportagem do carro.

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Como conseguiu isso? Fazendo todas as manutenções preventivas como tem que serem feitas, como trocas de óleo, filtros e coisas assim.
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Mensagem  orion2017 Dom Fev 11, 2018 4:13 pm

achei os pistoes da marca mando segundo o retificador da retifica me disse que os pistoes sao muito bons que nao e bom sao os aneis que vem nele ,me aconselhou comprar os aneis da perfect circle ,ou malhe metal leve que  na medida std acha pra comprar tb me aconselhou em trocar os casquilho de bielas tb e possivelmente a bomba de oleo que com certeza essa bomba ainda deve ser original do carro o retificador ja aposentou e ainda esta´trabalhando segundo ele tem 50 anos de retifica ta´bem velhinho mas e gente boa tomou um cafezinho comigo e mediu os cilindros comigo ja fez varios serviços pra mim nunca deu bo nao Laughing

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Mensagem  LaercioLMB Dom Fev 11, 2018 5:06 pm

Sempre que se mexe na parte de cima do bloco, a parte de baixo tem que ser feita também.
Jamais se troca anéis e pistões sem trocar mancais de biela e virabrequim. É conveniente retificar o virabrequim já que abriu tudo, não compensa fazer pela metade.
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Mensagem  wesley camargo Sex Fev 16, 2018 8:37 am

voce vejam como sao as coisa como quem sabe sabe,, meu ford mondeo 97 fiz o motor com um senhorzinho de mais de 86 anos, ele fez todo o motor , trocou embreagem, montou o motor inteiro e na hora de por os pistoes que foi obrigado a tirar poeira pra encaixar, de tao justos, o velhinho é fera. meu carro ja esta com quase 100.000 se me lembro faz uns 5 anos que fiz o motor e eu so usava mobil 1 0w40 ate os 60 mil , agora uso o oleo 5w40 da ELF 100 SINTETICO devido ao preco do mobil ,o carro continua 100% potente e so troquei 3 vezes oleo, troco a cada 30 mil..

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Mensagem  LaercioLMB Sex Fev 16, 2018 12:15 pm

Óleo do motor tem que ser trocado a cada 5.000 km. Pode chegar até 8.000 km, mas não é recomendado que passe disso. Tem que ser trocado também a cada 6 meses caso o carro não rode os 5.000 km em 6 meses, pois até os fabricantes de óleos recomendam a troca pela quilometragem do fabricante ou 6 meses, o que vier primeiro.
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Mensagem  wesley camargo Sex Fev 16, 2018 9:05 pm

voce esta completamente correto Laercio, realmente trocar o oleo a cada 5000 é melhor mesmo, porque mantem o motor mais limpo e dependendo do tipo de oleo evita formacao de borras no motor, mas é uma recomendacao antiga dos fabricantes porque se usava os oleos minerais que tem propriedades inferiores, bem inferiores aos 100% sinteticos. Meu pai trabalhou 40 anos com venda e fabricacao de lubrificantes e tive a oportunidade em 1996 de testar o oleo mobil 1 no lancamento no brasil em um uno mile EP zero km rodando 60.000 km sem troca e apos isso pode-se constatar que o motor continuava limpo,sem borras, e mais silencioso. isso na epoca em que o mobil 1 era totalmente importado e original e creiam o mobil 1 de hoje vendido aqui nao é a mesma coisa quando se compra nao da pra ter certeza do que se leva. impressao na embalagem feita nas coxas, mal colada, Nao existiam oleos sinteticos 100% no brasil nem similares nem pirataria do produto.
Hoje existem varios oleos 100% sinteticos que sao tao bons que aguentam sem qualquer problema altissima quilometragem, porem os filtros de oleo ja nao posso afirmar ,. claro que se voce rodar mais que 10.000 com o mesmo oleo, vai ser obrigado a completar o nivel, Pois todo carro baixa um pouquinho. Os oleos 100% sinteticos estao tao seguros que o proprio manual do palio fire flex 2007 (que tenho tambem alem do mondeo) recomenda uso de mobil 1 0w40 e troca a cada 15.000 , instrucoes da fiat, no manual original do carro, varios fabricantes estao seguindo a logica da primeira revisao com 15000.Claro que apesar de toda a qualidade dos oleos, o filtro de oleo eu troco a cada 5.000 km..pq nele eu nao confio. porque pode entupir e ate estragarem com uma quilometragem alta.
Os oleos evoluiram muito, mas o bom senso e conforme o uso do carro deve-se trocar o oleo com maior constancia ou nao, assim como no caso do filtro de ar e de oleo.

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Mensagem  LaercioLMB Sex Fev 16, 2018 9:39 pm

Os carros de agora tem uma recomendação, mas o Mondeo não é de agora, ele é de antes do ano 2000.
A troca a cada 15.000 km se dá em carros de pouco uso, mas em carros com uso diário e intenso a troca deve ser feita mais seguido e está bem claro isso no manual do Mondeo, o que vem com ele de fábrica, no manual de garantia e manutenção na página 2.08.
Sabemos que a qualidade dos lubrificantes aqui no Brasil não é lá grande coisa, assim como o combustível que usamos que no manual fala claramente que tem que ser combustível de 95 octanas, mas aqui no Brasil a maioria não passa de 80. Por isso se ouve muito motor batendo pino em subidas, baixa octanagem há uma pré detonação antes da hora.
Sai caro trocar o óleo? Sai mais caro fazer o motor.
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Mensagem  orion2017 Sáb Fev 17, 2018 7:16 pm

essa semana ja´adquiri os 4 pistoes com aneis do mondeo 1.8 marca malhe e 1 jogo de bronzinas tb malhe ,comprei a junta correta para o coletor de admissao tudo no mercado livre agora e´aguardar chegar as peças pelo correio,montar tudo direitinho e rezar pra eu conseguir encaixar esse motor sem ter que retirar o cambio kkkkkkk

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Mensagem  wesley camargo Sáb Fev 17, 2018 8:05 pm

da certo sim amigp,fiz meu motor inteiro, nao tirei o cambio. So aproveitei ja que ficou exposto e troquei o kit disco/plato de embreagem.  custou uns 200 reais na epoca.
Recomendo  que faça o mesmo, ja que esta o motor fora.

So recomendo cautela na hora de montar os copinhos e molas dos tuchos, deve-se monta-los onde estavam, para nao ocorrer batidas de valvula igual maquina de costura., tambem atencao nos conectores dos sensores, para nao inverter dai ficar sofrendo com falhas ou motor que nao liga, marca com numero de tinta onde vai cada plug. ou poem uma etiqueta adesiva nos cabos . E nao sei se o seu motor tem os jetcollers, que ficam abaixo dos pistoes (esguichos de oleo para resfriarem o pistao). nao deixe ninguem fechar ou tirar. baseando nele da pra perceber porque se deve usar oleo 0w40 ou 5w40 ou 5w30 sao pequenos esguichos com um furinho minusculo.
imagine se voce por um oleo 20w40 deve entupir ou nem passar.
o motor do meu é o zetec 2.0L 16v ano 97. o dos tuchos hidraulicos,da tampa de valvulas prata. parece que o 98 em diante ja sao tuchos com regulagem manual.

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Mensagem  LaercioLMB Sáb Fev 17, 2018 8:16 pm

Se mexer no atuador, não aperte ele de maneira alguma, pois ele vai vazar depois. Fiz essa burrada no meu duas vezes e vazou.
Essa semana tive que trocar de novo e paguei o pato. Inclusive vem escrito na caixa não apertar e não é à toa isso.
É bom sim aproveitar e trocar o disco de embreagem e pode somente dar um passe no volante e uma retificada na prensa que fica ótimo.
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Mensagem  orion2017 Dom Fev 18, 2018 6:28 am

blz laercio boa observaçao ,quanto ao ao plator e o disco segundo a antiga proprietaria ela mandou trocar os dois sao novinhos e inclusive o atuador de embreagem ,entao nessa parte nao vou mexer nao ,quanto aos tuchos hidraulicos os do primeiro cilindro e quarto cilindro vou colocar novos os do segundo e terceiro cilindro marquei eles antes de desmontar eles ,entao cada um esta´marcado onde devem ficar ,os plugs esses eu nao marquei nao mas de tanto retira-los a decorei de cor onde cada um deva ficar,mas qualquer duvida tenho o diagrama de cada pino da central e sua funçao ,quanto aos esguinchos de oleo aqui conhecemos como jetoil desculpe se nao e esse nome ,mas vou dar uma boa olhada pois vou retirar o virabrequim para trocar os retentores dele ,o meu mondeo e um 1.8 clx ano 1995 sera´que tem esses jetoils para esguinchar oleo no pistao ou o sistema é por gravidade ?o laercio me deu a dica de soltar o calço de cambio superior para que o cambio suba para cima ficando mais façil eu colocar o motor .. depois e retirar o kit verao que colocaram para acionar o eletro ventilador do radiador esse vai ser por ultimo


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Mensagem  wesley camargo Dom Fev 18, 2018 8:44 am

Boa sorte na montagem do motor, tem tudo pra fica fera a maquina. Em breve mais um mondeo rodando com o motor zerado. O que gosto do mondeo alem do visual é que apesar de 20 anos tem um motor bastante atual tecnologicamente falando e a nivel de potencia. E nunca esteve tao facil arrumar peças, quando comprei era osso. A internet e as dezenas de pessoas que tem a cultura brasileira de passar pra frente quando o carro da problema ou abandonar por falta de conhecimento facilitou demais o mercado de peças novas e usadas.. quando fui pra camburiu - sc com o meu so vi 1 mondeo rodando em camburiu. e durante toda a viagem na estrada nao vi nenhum

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Mensagem  orion2017 Dom Fev 18, 2018 11:57 am

e´to com vontade de rodar nesse carro ,pena que fizeram muita gambiarra nesse carro essa de montarem um motor com pistoes ferrados foi de morrer , a proprietaria vendeu esse mondeo de desgosto pois o carro rodava blz so que baixava oleo ,depois que mandou o carro para fazer o motor virou um pesadelo ,que nao teve outra escolha se nao vende-lo baratinho ,ja vi de tudo nessa vida mas essa de montarem um motor com tamanha folga de canaleta dos pistoes e´muita barbeiragem de mecanico ruim ,ate a junta do coletor de admissao colocaram a do escort zetec ,fora a a valvula egr que estava faltando ela a valvula pcv estava desconectada era um punhado de coisas que foram retiradas do carro ,montaram o cabeçote com junta de aço,vou montar com junta de amianto pois o cabeçote ja´foi aplainado e nao confio em montar com junta de aço pois tem o risco do motor ferver ate a sonda lambda nao pouparam o cara havia adaptado a do gol at 16v ,fizeram tb outra bambiara colocaram o cebolao do escort e desabilitaram os pinos 13 e 31 da ecu que sao responsaveis por acionarem as velocidades do eletrovendtilador ,entao foram muita coisa que fizeram nesse carro que estou tentando reparar

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Mensagem  LaercioLMB Dom Fev 18, 2018 2:04 pm

O motor 1.8 não tem os esguichos de óleo para os pistões (não sei o nome correto, mas jetoil é um nome em inglês e não está errado). Somente o 2.0 é que tem esses esguichos de óleo para os pistões.
Tenho vontade de ver um bloco 1.8 e ver se dá para furar e colocar esses esguichos, pois irão melhorar na lubrificação do motor certamente.
Os 2.0 eles colocaram devido ao esforço maior dos pistões sobre as bielas e a bomba de óleo do 1.8 sendo a mesma do 2.0, não serão esses esguichos que irão prejudicar na pressão do óleo dentro do motor.

Sobre as gambiarras, de fato, tem cada coisa que não se imagina que façam, mas fazem e dá dó de ver. O Mondeo é um ótimo carro, mas feito corretamente.
O problema do Mondeo são as peças caras e a maioria dos mechânicos de hoje só são troca peças, não sabem nada de mecânica, tanto é que a maioria ainda acredita que pode completar água do motor com ele quente desde que esteja ligado e isso não pode, mas fazem.
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Mensagem  orion2017 Dom Fev 18, 2018 3:41 pm

concordo laercio hoje a maioria so´trocam peças,e fazem so´porcaria exemplo esse que fizeram nesse mondeo .

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