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Mensagem  Richard Bortolato Sáb Abr 28, 2018 5:15 pm

Boa noite senhores, me chamo Richard, tenho um Ford Mondeo 1997 Roxo CLX, que até então tem se mostrado um ótimo carro, mas no dia de ontem para minha surpresa depois de um mega aquecimento, constatei óleo e água no motor, gostaria de opinião de vcs como devo proceder para não ser enganado!

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Mensagem  LaercioLMB Dom Abr 29, 2018 9:12 am

Primeira coisa checar se não há ar dentro do motor, pois muitas vezes se ficar ar os sensores de temperatura não conseguem trabalhar direito. Para isso, com o motor desligado, solte o sensor de temperatura da ventoinha que fica em cima da válvula termostática. Não se preocupe pois não vai sair água se a tampa do reservatório de expansão estiver boa e fechada.
Ao retirar esse sensor, verá se tem água encostando nele ou não. Se não estiver encostando nele significa que tem ar no sistema e para reir5ar o ar basta abrir bem devagar a tampa do reservatório de expansão e deixar sair um pouco da água por ali e logo em seguida colocar o sensor de temperatura novamente.
Tem que obrigatoriamente colocar aditivo sintético no radiador em 50%, pois é esse aditivo que não deixa a água ferver, pois ele não serve só para não enferrujar a válvula termostática, ele tem uma função muito além disso e muito importante.
Como constatou óleo e água no motor, significa que empenou a tampa de válvulas e queimou a junta e isso se deve ao fato de colocar água fria no motor com ele ainda quente e não importa se o motor está ligado, jamais se coloca água fria no motor com ele quente que a tampa de válvulas vai empenar.
Se vê muitos carros com menos de 5 anos soltando fumaça azul no escapamento e isso se deve ao fato de estarem já com tampa empenada por terem colocado água no radiador com o motor quente.
Os postos de gasolina tem feito muito isso pois aprenderam com os frentistas mais velhos uma técnica que só dá certo em carros mais velhos (acima de 30 anos), pois os mais recentes agora com menos de 30 anos não funciona essa técnica de colocar água com o motor ligado.
A junta do cabeçote, procure você mesmo comprar uma da marca SABÓ e se não encontrar, uma da marca TARANTO, pois os mecânicos costumam te cobrar a marca mais cara e colocam a mais vagaba que tem que custa em torno de R$35,00.
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Mensagem  Richard Bortolato Dom Abr 29, 2018 3:20 pm

Obrigado Laercio pela atenção, em primeiro momento retirei a válvula termostatica para trocar, também, desconectei as mangueiras, com intenção de limpar os dutos...e colocar a nova válvula, porém quando vi o óleo e a água desisti!
Vc acha que só a troca das juntas resolveria?
São 2 juntas, a do cabeçote e a da tampa de válvulas?
Vc acha que eu poderia trocar, as 2 ou melhor procurar um profissional?

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Mensagem  LaercioLMB Dom Abr 29, 2018 6:36 pm

Você pode sim trocar as duas, mas te recomendo mandar o cabeçote para aplainar antes, pois certamente ele deve ter empenado.
quando eu mandei aplainar o do meu, custou R$60,00 na retificadora. Deve estar um pouco mais agora, mas você pode sim trocar as juntas em casa e tem que respeitar a sequencia de aperto do parafusos do cabeçote para ele não empenar novamente na hora de apertar.
Quando você compra a junta SABÓ, vem junto um desenho com a ordem de aperto dos parafusos, mas tem que encostar todos eles antes e só então ir apertando um pouquinho de cada vez na sequencia até chegar no torque ideal de aperto.
Não pode apertar cada um de vez que empena o cabeçote, tem que ser gradativo um por um.
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Mensagem  Richard Bortolato Qui maio 03, 2018 7:48 pm

Laércio boa noite! Mais uma vez agradeço a ajudo!
Eu decidi, fazer o motor por completo, gosto do meu carro e decidimos fazer para não ter mais sustos, um mecânico nos passou uma lista de peças vc pode dar uma olhada falar se está correto é se tem algo para colocar ou tirar?
5 -litros de óleo de motor 5 -30.

1 filtro de óleo
Filtro de ar
1-Bomba de água
1-Bomba de óleo.
1-Correia dentada.
1-Tensor da correia dentada.
1-Kit retificação do motor completo com todos os vereadores.
1-Jogo de bronzina de biela.
1-Jogo de bronzina de mancal.
1-Jogo de velas.
1-Jogo de pistões com anéis.
1-Reservatório de água
2 -litros de aditivo orgânico.
1/2- litros de óleo ATF.
1 -silicone de alta temperatura (loctaide).
5- litros de gasolina para lavar as peças.

Pistão e anéis. e bronzinas(metal leve.).
Aditivos( paraflu ou bardal)

Kit retificação (Sabo ou Taranto)
Velas (NGK)
Tensor (INAou SKF)
Bombas ( urba brosol).

Obs comprar o kit de retificação do motor completo, fica mais barato, do que comprar os retentores separado.

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Mensagem  LaercioLMB Qui maio 03, 2018 11:07 pm

Primeiro, jamais se usa silicone para vedar motor, só vai dar vazamentos isso, pois o silicone mesmo sendo para altas temperaturas, dilata e quando retrai ao esfriar o motor cria fissuras por onde irá surgir o vazamento.
Eu não uso nem uma gota de silicone no meu motor e não tenho vazamentos.
Tem que comprar o jogo de junta correto e de qualidade. Detalhe, a junta da tampa de válvulas, se não trocar aquelas borrachinhas que ficam nos limitadores dos parafusos, não irá vedar nunca, pois não é o aperto dos parafusos que faz a tampa apertar a junta e sim aquelas borrachinhas que ficam nos limitadores. Os limitadores que tem naqueles parafusos servem para não empenar a tampa de válvulas que é de alumínio.
Não precisa trocar reservatório de expansão, não há necessidade disso a não ser que ele esteja trincado, só se deve trocar a tampa dele que tem que ser trocada a cada 50000 km e ninguém troca nunca.
Bomba de água só se troca se houver vazamento de água no selo, fora isso, não se troca bomba de óleo, pois a original dura mais que as paralelas.
Bomba de óleo se houver a pressão correta de óleo também não precisa ser trocada, pois a original dura muitos anos, coisa que as paralelas não duram.
Óleo 5W30 é para regiões frias, tem que usar óleo sintético 10W40 que é para o clima aqui do Brasil.
Não use aditivo orgânico por hipótese alguma, é o maior erro que pode cometer no sistema de refrigeração do motor, é aditivo 100% sintético e 3 litros, pois os outros 3 litros são de água para radiadores e jamais água da torneira.
Realmente, comprar o jogo completo de juntas sai mais barato do que comprar separados e compre SABÓ, se não encontrar, pode usar TARANTO, mas não recomendo outras marcas de juntas.
Não use nenhum aditivo no óleo do motor, pois os aditivos para não alterarem as propriedades originais dos óleos, tem que serem 100% neutros e se o são, nada estão fazendo no motor, só fazendo você gastar dinheiro.
Aditivo se fosse bom, viria de fábrica com o carro, tanto é que o único aditivo que vem de fábrica é o do radiador, pois se não precisasse, também nem esse viria. Por tanto, não use aditivos no óleo do motor.
Correias e tensores é conveniente trocar sim, pois correia gasta pode dar um dano grave no motor se arrebentar, inclusive a correia poli V do alternador e bomba d'água.
Óleo do motor não vai 5 litros, com a troca do filtro vão somente 4,25 litros de óleo e se colocar mais que isso, vai óleo no separador da válvula PCV que é o que mais causa problemas na PCV desses motores, por tanto, o óleo não pode passar da marca máximo da vareta e com 5 litros vai passar.
Tem que comprar os 5 litros por que não tem 1/4 de litro para vender, mas guarde esse óleo restante para a próxima troca de óleo que deverá ser feita com 2500 km rodados após o motor ter sido feito e depois disso, troca de óleo a cada 5000 km e de filtros a cada 10000 km.
Fico feliz em que você tenha decidido fazer todo o motor, mas cuidado com mecânicos falcatruas. Não conheço esse aí e não posso acusar ele, mas perdi a confiança em mecânicos depois de tantas porcarias que fizerem comigo e não foi um ou dois em uma única cidade, foram vários em cidades diferentes.
A maioria é só troca peça, não faz a menor ideia de como realmente esses motores trabalham e acham que é igual motor de chevette ou de opala.
Dica nas juntas de papel do motor. Molhe elas com óleo antes de colocar no motor, pois isso amacia o papel e permite que ele se molde onde deverá vedar, vedando como realmente deve.
Após o motor esquentar a primeira vez, irá aparecer óleo nesses pontos, limpe bem e verá que não aparecerá mais óleo, pois foi o óleo que saiu do excesso que havia na junta.
Para amaciar o motor, vá com o carro em uma rodovia e vá acelerando ele até chegar em 100 km/h e solte o acelerador até que chegar a 70 km/h. volte a acelerar ele gradativamente até atingir os 100 km/h novamente e deixe ele voltar aos 70 km/h. Repita isso por uns 80 km que isso faz os pistões se ajustarem tanto nas acelerações quanto nas reduzidas, Faz também as bronzinas de biela e mancais do virabrequim se ajustarem nos dois modos e não somente no esforço de empurrar o carro, coisa que a maioria nem se dá conta disso e depois é só rodar normal como você sempre fez.
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