.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Oleo Motor EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Oleo Motor EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Oleo Motor EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
Oleo Motor EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
Oleo Motor EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB

» Vendo Ford Mondeo 97
Oleo Motor EmptySex Mar 08, 2024 5:56 pm por Leo Bispo

» oleo do cambio do mondeo 97 manual
Oleo Motor EmptyQui Mar 07, 2024 12:24 pm por Dillas

» Compro parafuso da polia do comando mondeo 97
Oleo Motor EmptyQui Fev 22, 2024 2:08 pm por LaercioLMB

» Motor de partida MK2
Oleo Motor EmptySex Jan 26, 2024 12:24 am por LaercioLMB


Oleo Motor

+3
LaercioLMB
Marcelo Lima
jefferson5103
7 participantes

Ir para baixo

Oleo Motor Empty Oleo Motor

Mensagem  jefferson5103 Sáb Nov 22, 2014 8:52 pm

Boa noite pessoal...

Gostaria de perguntar pra vcs qual é o oleo de motor q é usado nesse tipo de motor? É vdd q o óleo 5W30 é usado somente qdo é feito o motor? Qual a validade do óelo 5W30?
jefferson5103
jefferson5103

Mensagens : 34
Pontos : 48
Data de inscrição : 29/11/2012
Idade : 47
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  LaercioLMB Dom Nov 23, 2014 7:06 am

Validade você diz com quantos quilômetros trocar?
Se for, não é aconselhável passar de 8000 km entre cada troca de óleo, eu troco a cada 5000 km para garantir que o óleo esteja sempre bom, sem resíduos que possam prejudicar sua eficiência e a troca dos filtros eu faço a cada duas trocas de óleo, em média a cada 10000 km.
O 5W30 é para regiões mais frias, o que não é o caso em nosso país, já que o Mondeo inicialmente foi fabricado na Bélgica.
Aqui em nosso país é recomendado o óleo o 10W40 sintético, é o que consta no manual do meu Mondeo, pois no manual tem a tabela de óleo conforme a temperatura ambiente na qual o carro será utilizado e o 5W30 é para regiões mais frias o que nem aqui no sul é tão fio assim atualmente.


Troco o óleo antes do tempo não só pelo motivo da qualidade do óleo, mas também por surgir algum imprevisto e a troca não puder ser feita quando se completarem os 5000 km, assim terei uma margem segura de mais 3000 km.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty MOtor retificado

Mensagem  Marcelo Lima Qua Nov 26, 2014 10:04 am

Laércio, boa tarde!
Na sua opinião a questão de eu ter feito o motor do carro implica em usar outro óleo ou o 10 40 sintético ta valendo?

Obrigado!
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  LaercioLMB Qua Nov 26, 2014 5:39 pm

Marcelo Lima escreveu:Laércio, boa tarde!
Na sua opinião a questão de eu ter feito o motor do carro implica em usar outro óleo ou o 10 40 sintético ta valendo?

Obrigado!

Tá valendo, só cuide no amaciar o motor, se não, de nada adianta usar óleo de melhor qualidade se o modo de dirigir não ajudar.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty oleo no mondeo clx 2.0 16v 97

Mensagem  joao Ter Jan 20, 2015 5:25 pm

Ola, eu utilizo mobil one/1 0w40, partidas leves, impede formacao de borras e pode-se rodar ate uns 50.000 km/ apenas completando caso baixe o nivel. por o oleo ser fino,sintetico e suporta altissimas temperaturas, o motor trabalha mais leve e passam mais facil nos jet collers(bicos injetores de oleo que ficam embaixo do pistao para resfriamento e lubrificacao.) para quem viu um zetec desmontado sabe o q to falando.

joao

Mensagens : 12
Pontos : 14
Data de inscrição : 09/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  LaercioLMB Ter Jan 20, 2015 6:02 pm

Wesley escreveu:Ola, eu utilizo mobil one/1 0w40, partidas leves, impede formacao de borras e pode-se rodar ate uns 50.000 km/ apenas completando caso baixe o nivel. por o oleo ser fino,sintetico e suporta altissimas temperaturas, o motor trabalha mais leve e passam mais facil nos jet collers(bicos injetores de oleo que ficam embaixo do pistao para resfriamento e lubrificacao.)  para quem viu um zetec desmontado sabe o q to falando.

Se baixar óleo antes da troca, tem problema no motor, seja vazamento ou queima de óleo nos cilindros.
Pelo manual, a troca de óleo é a cada 8000 km, eu troco a cada 5000 km e os filtros eu troco a cada 10000 km e nunca baixou óleo a não ser quando a válvula PCV trancou e mandou óleo para o filtro de ar e para o coletor de admissão, fora isso, nunca baixou e nem o que comprei em Julho de 2014, já rodei quase os 5000 km e não baixou nada de óleo, pois quando eu comprei ele, a primeira coisa que fiz foi trocar o óleo.

Óleo baixando tem problema no motor.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  mini_mim Seg Abr 13, 2015 6:05 pm

Laercio, essa Valvula PCV é facil de arrumar? o meu esta mandando óleo no filtro, e bastante....
mini_mim
mini_mim

Mensagens : 103
Pontos : 113
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 38
Localização : Valinhos Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  LaercioLMB Seg Abr 13, 2015 6:35 pm

mini_mim escreveu:Laercio, essa Valvula PCV é facil de arrumar? o meu esta mandando óleo no filtro, e bastante....

Ela não tem conserto, só trocando.
Procure por válvula PCV Landau que é a mesma e sai menos de R$50,00, pois se procurar por PCV Mondeo, sai mais de R$100,00.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  mini_mim Qua Abr 29, 2015 8:32 am

Laercio, meu mondeo esta mandando óleo para o filtro, e fumaceia no escapamento um pouco. estou achando que pode ser essa valvula PCV.

Achei este video, poderia me confirmar se é essa valvula na lateral do escapamento mesmo?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

estou pensando em troca-la, vou precisar retirar o coletor de escape certo?
mini_mim
mini_mim

Mensagens : 103
Pontos : 113
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 38
Localização : Valinhos Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  LaercioLMB Qua Abr 29, 2015 8:59 am

Óleo indo para o filtro de ar, pode ser a mangueira da válvula PCV que não está conectada no coletor de admissão, isso faz o ar circular pelo motor no sentido inverso e se a mangueira estiver solta, o ar que entra da rua, entra com poeira para dentro do motor, por isso se formam crostas de óleo sujo dentro dos motores.
Quando dá problema na válvula PCV, começa a ir óleo para o coletor de admissão que só é percebido quando o motor começa a queimar muito óleo.
Retire a TBI do seu carro e com uma lanterna olhe o fundo do coletor de admissão para ver se não tem óleo lá dentro, por isso que o coletor é fundo daquela maneira, pois se fosse como os coletores mais antigos, o óleo iria direto para os cilindros sempre.
A válvula é essa mesma abaixo do coletor de escapamento.
Nos motores ZETEC 1.8, não precisa retirar o coletor de escapamento, já nos motores 2.0, o serviço até pode ser feito por baixo, é ruim, mas dá menos trabalho que retirar o coletor de escapamento.
Quando for trocar, procure por válvula pcv landau 302, pois se procurar por zetec, pagará de R$100,00 para cima.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A maioria dos mexânicos somente retiram a mangueira da válvula PCV que liga no coletor de admissão e dizem que resolveram o problema, mas criaram outro, pois continuará a ir óleo para o filtro de ar e entrar poeira no motor, pois o sentido do fluxo do ar para a ventilação do cárter, foi alterado e é para isso que serve a válvula PCV, garantir que o ar circule sempre no mesmo sentido, coletando o ar filtrado que vem do filtro de ar do motor.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  mini_mim Qua Abr 29, 2015 9:55 am

Laércio, fui dar uma olhada agora no carro, e descobri o seguinte:

Meu carro soltava uma "fumaça" do cofre do motor depois de quente, eu não achava de onde vinha essa fumaça, segui a valvula PCV como voce me disse e descobri a ponta do tubo solta a baixo da bobina!
Coloquei a mão a baixo do coletor de admissão, e achei uma mangueira solta... pelo manual Hayenes a mangueira é correspondente ao tubo. Reconectei tudo, zerei a injeção e liguei o carro.

A fumaça do cofre sumiu de imediato, espero que pare de ir óleo para a caixa do filtro de ar.

Já sobre o escapamento, continua fumando um pouco quando pisa fundo, vou rodar um tempo e ver o que acontece, meu carro ja esta com 180mil e imagino que os aneis nao vedem mais...

Valeu pela dica Laercio!
mini_mim
mini_mim

Mensagens : 103
Pontos : 113
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 38
Localização : Valinhos Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  LaercioLMB Qua Abr 29, 2015 11:48 am

Certamente era somente a mangueira solta a fumaça no cofre do motor e se a válvula pcv não estiver ruim, vai parar de ir óleo para o filtro de ar.
Sobre a queima de óleo, se queima um pouco só quando pisa fundo, pode os anéis gastos, embora seja um motor para rodar 400.000 km.
Veja se não tem óleo dentro do coletor de admissão e outra, óleo no filtro de ar, sempre vai um pouco para o motor que acaba queimado esse óleo.
limpe todo o sistema de entrada de ar, inclusive o interior do coletor de admissão.
O meu eu limpei jogando gasolina dentro do coletor e depois com um pano amarrado a um arame rígido, fui retirando toda a gasolina de dentro do coletor para deixar tudo limpo lá no fundo.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty caixa cambio

Mensagem  joaaqquim Seg maio 29, 2017 11:22 am

ola qual e o oleo para a caixa de cambio do mondeo

joaaqquim

Mensagens : 7
Pontos : 7
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty oleo da caixa de cambio do mondeo 98

Mensagem  joaaqquim Seg maio 29, 2017 11:30 am

oi

joaaqquim

Mensagens : 7
Pontos : 7
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  LaercioLMB Seg maio 29, 2017 11:31 am

Manual?
SAE 75

Não pode ser 75W80 e nem 75W90.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty obrigado

Mensagem  joaaqquim Ter maio 30, 2017 6:15 am

muito obrigado . o mecaminico queria colocar o 75x90; he eu tambem . posso colocar o oleo militc 100 ml na caixa de cambio junto com o oleo sae75

joaaqquim

Mensagens : 7
Pontos : 7
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  LaercioLMB Ter maio 30, 2017 9:54 am

Não.
Não se ulida com esses óleos e o militec vai deixar o câmbio duro com o cambio frio..
Se esses óleos fossem bons vá vinham de fábrica com os carros.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty resp

Mensagem  joaaqquim Ter maio 30, 2017 11:27 am

obrigado meu mondeo e 98 , manual e o oleo sae 75w , esta com 17800 kl precisa de trocar o oleo da caixa de cambio ou posso so completar o oleo sae 75w

joaaqquim

Mensagens : 7
Pontos : 7
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  LaercioLMB Qua maio 31, 2017 9:49 am

Não se completa óleo de câmbio, pois ele não vaza ou queima, somente se troca a cada 80000 km.
Se o nível do óleo está baixo, significa que não foi colocado o óleo corretamente e não tem como ver o nível do óleo, somente ir colocando óleo até ele sair pelo furo de entrada. Saiu óleo ali, tá no nível e pronto.
O parafuso de entrada de óleo do câmbio fica no lado do câmbio abaixo da bateria e com uma mangueira de chuveiro com um funil você consegue colocar o óleo sem precisar de bombas para isso, fazendo a mangueira passar pelo lado da bateria indo até o câmbio.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty resposta

Mensagem  joaaqquim Qui Jun 01, 2017 7:26 am

obrigado vou fazer isto

joaaqquim

Mensagens : 7
Pontos : 7
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty coxim do motor

Mensagem  joaaqquim Sex Jun 02, 2017 6:45 am

ola bom Dia . gostaria de saber se tem coxim do motor do mondeo 98 compativo dele ou so do mondeo . o ondeo comprar do fabricando , porque nao encontrei no mercado livre

joaaqquim

Mensagens : 7
Pontos : 7
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  joaaqquim Sex Jun 02, 2017 7:55 am

joaaqquim escreveu:ola bom Dia . gostaria de saber se tem coxim do motor do mondeo 98 compativo dele ou so do mondeo . o ondeo comprar do fabricando , porque nao encontrei no mercado livre
ou o perfil so do coxim do motor

joaaqquim

Mensagens : 7
Pontos : 7
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  LaercioLMB Sex Jun 02, 2017 9:53 am

joaaqquim escreveu:
joaaqquim escreveu:ola bom Dia . gostaria de saber se tem coxim do motor do mondeo 98 compativo dele ou so do mondeo . o ondeo comprar do fabricando , porque nao encontrei no mercado livre
ou o perfil so do coxim do motor


É o que mais tem.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  mabssan Dom Nov 05, 2017 7:42 pm

Eu tenho um 97, e uso 20w50. Pq já é um carro com muitos km rodados, fiz motor dele e ainda sim uso esse óleo. O carro trabalha certinho tudo em cima. Sou apaixonado com o meu! Carro top. Forte, e muito potente eu já coloquei 220km nele. Se depender de mim vai ser meu carro pro resto da vida, conheço cada parafuso do meu. Já abri e Fechei a criança! Melhor carro do mundo

mabssan

Mensagens : 6
Pontos : 10
Data de inscrição : 01/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  LaercioLMB Dom Nov 05, 2017 7:56 pm

Esse óleo 20W50 normalmente é mineral e isso não faz bem ao motor ZETEC, já que o óleo mineral produz crostas no interior das galerias onde circula o óleo e dificulta a correta lubrificação do motor e principalmente dos tuchos de válvulas. A bomba de óleo também trabalha com uma pressão interna bem maior do que a projetada para o uso e esse óleo não está na tabela do motor.
eu não te aconselho a usar esse óleo, pois a vida útil do motor com o óleo correto é para 400.000 km e no Brasil os motores dificilmente chegam a 100.000 km justamente pelo uso de óleo fora da especificação do motor.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3789
Pontos : 3841
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo Motor Empty Re: Oleo Motor

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos