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Bobina de Ignção
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Bobina de Ignção
Boa noite pessoal, venho mais uma vez pedir a ajuda de voces...venho tendo problemas no meu Mondeo a um bom tempo, agora começou na bobina de ignição, chega corrente até a bobina, mas nao manda corrente para as velas, ja comprei a bobina nova troquei os cabos e nada, alguém ja passou por isso, ou sabem de algum problema parecido... Obrigado abraçoo
Jonathan Kerckoff- Mensagens : 35
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tonyreis8 gosta desta mensagem
Re: Bobina de Ignção
Veja a fiação do sensor de fase.
O sensor de fase fica no bloco do motor abaixo do coletor de escapamento junto a capa seca da caixa e fica voltado para a caixa de mudanças, é esse sensor que identifica que o motor está girando e envia a central o momento exato do PMA para a central iniciar a ordem de ignição, se o sensor de fase não funcionar, não tem faísca nas velas.
É normal esses fios descascarem dentro da capa do chicote e entrarem em curto, fazendo a central não ter mais como identificar se o motor está girando.
Terá que levantar o carro e por baixo localizar esse sensor, desconectar a fiação dele e por cima, retirar a capa do chicote e ver a fiação e consertar tudo.
O correto é você refazer toda a elétrica do motor, pois é normal também (infelizmente) os fios descascarem por ressecamento devido ao calor do motor.
Foi uma tentativa da FORD em usar fios com capas biodegradáveis, que não levassem anos para se desmancharem quando o carro fosse inutilizado, só não contavam que o carro fosse durar tanto tempo.
O sensor de fase fica no bloco do motor abaixo do coletor de escapamento junto a capa seca da caixa e fica voltado para a caixa de mudanças, é esse sensor que identifica que o motor está girando e envia a central o momento exato do PMA para a central iniciar a ordem de ignição, se o sensor de fase não funcionar, não tem faísca nas velas.
É normal esses fios descascarem dentro da capa do chicote e entrarem em curto, fazendo a central não ter mais como identificar se o motor está girando.
Terá que levantar o carro e por baixo localizar esse sensor, desconectar a fiação dele e por cima, retirar a capa do chicote e ver a fiação e consertar tudo.
O correto é você refazer toda a elétrica do motor, pois é normal também (infelizmente) os fios descascarem por ressecamento devido ao calor do motor.
Foi uma tentativa da FORD em usar fios com capas biodegradáveis, que não levassem anos para se desmancharem quando o carro fosse inutilizado, só não contavam que o carro fosse durar tanto tempo.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Re: Bobina de Ignção
Um detalhe. como você está vendo se tem corrente para as velas?
Com multímetro?
Velas não tem corrente constante, são somente pulsos com o motor girando, nunca terá leitura de corrente só com a chave ligada.
A bobina envia pulsos de alta tensão, algo em torno de 30000 volts que devido a tensão elevada, a eletricidade pula no eletrodo da vela, iniciando a ignição pela faísca gerada quando a eletricidade pula no eletrodo da vela.
Com multímetro?
Velas não tem corrente constante, são somente pulsos com o motor girando, nunca terá leitura de corrente só com a chave ligada.
A bobina envia pulsos de alta tensão, algo em torno de 30000 volts que devido a tensão elevada, a eletricidade pula no eletrodo da vela, iniciando a ignição pela faísca gerada quando a eletricidade pula no eletrodo da vela.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Bobina de Ignção
uma obs: como o Laercio disse é uma corrente bem alta, pra quem nao tem experiencia em mecher nisso nao va agarrar no cabo e mandar alguem bater arranque que pode ocorrer da discarga dessa corrente ser em que esta manuseando, e pra quem nao é bom de coração pode ter problemas de saude, todos sabem do que uma discarga pode causar.
Perfil excluido- Mensagens : 649
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Re: Bobina de Ignção
Carlos RMS escreveu:uma obs: como o Laercio disse é uma corrente bem alta, pra quem nao tem experiencia em mecher nisso nao va agarrar no cabo e mandar alguem bater arranque que pode ocorrer da discarga dessa corrente ser em que esta manuseando, e pra quem nao é bom de coração pode ter problemas de saude, todos sabem do que uma discarga pode causar.
De fato, bem lembrado isso, pois com a tensão elevada, os músculos se contraem e a tendência é apertar mais ainda o cabo e não soltar.
Eu já levei um choque disso e não é nada agradável.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Re: Bobina de Ignção
Então, eu fiz a troca do sensor de rotação que fica na frente do bloco do motor, e nao funcionou, provavelmente vou ter que retirar todo o chicote do motor para ver se não há fios quebradros ou ressecados assim como vcs sitaram...quanto ao teste de corrente, eu fiz com uma chave fenda dentro do cachimbo da vela e aproximei do motor para ver se saia faisca de eletricidade ao dar partida... com ajuda do mecanico que estava tentando resolver o problema..sempre usei esse metodo para teste de bobina e e cabos de vela nunca levei choque, enfim, o carro continua sem dar sinal =(...
Sabem se tem algum rele que manda sinal pra bobina ou algo parecido, ou vcs acham que podem ser apenas os fios ressecados mesmo? pq é a ultima coisa que vou fazer, se nao funcionar, jogo no mato e taco fogo..
Agradeço atenção de vocês !!!
Sabem se tem algum rele que manda sinal pra bobina ou algo parecido, ou vcs acham que podem ser apenas os fios ressecados mesmo? pq é a ultima coisa que vou fazer, se nao funcionar, jogo no mato e taco fogo..
Agradeço atenção de vocês !!!
Jonathan Kerckoff- Mensagens : 35
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Re: Bobina de Ignção
Tem um matagal aqui no lado de casa, joga aqui que quando eu tiver tempo, toco fogo nele
Fiação do sensor de fase entra em curto sim, já passei por isso. aliás, toda a elétrica dos Mondeo tem esse problema até que se troque toda a fiação ao redor do motor.
90% dos problemas no motor do Mondeo são da parte elétrica.
O sensor de fase não fica na frente do bloco, a não ser que você tenha como frente a parte que fica virada para a frente do carro, essa é a lateral direita do motor, pois ele visto de frente você fica parado no lado direito do carro e olha o motor a partir do mancal onde estão as correias do motor, ali é a frente do bloco do motor.
Ali também começa a contar os cilindros, do 1 até o 4, começando pelo cilindro mais perto da correia dentada.
Fiação do sensor de fase entra em curto sim, já passei por isso. aliás, toda a elétrica dos Mondeo tem esse problema até que se troque toda a fiação ao redor do motor.
90% dos problemas no motor do Mondeo são da parte elétrica.
O sensor de fase não fica na frente do bloco, a não ser que você tenha como frente a parte que fica virada para a frente do carro, essa é a lateral direita do motor, pois ele visto de frente você fica parado no lado direito do carro e olha o motor a partir do mancal onde estão as correias do motor, ali é a frente do bloco do motor.
Ali também começa a contar os cilindros, do 1 até o 4, começando pelo cilindro mais perto da correia dentada.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Re: Bobina de Ignção
É pessoal, nada ainda, tirei todos os chicotes que ficam envolta do motor verifiquei todos, nao tem nada quebrado nem grudado, troquei o modulo de injeção tbm e nada...infelizmente nao sei mais o que fazer, troquei tudo que tem relação com a ignição
Jonathan Kerckoff- Mensagens : 35
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Re: Bobina de Ignção
Qual a sua cidade?
Se for por perto poderei ir aí para ver o problema e ver se consigo resolver rápido.
Se for por perto poderei ir aí para ver o problema e ver se consigo resolver rápido.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Re: Bobina de Ignção
Boa noite Laércio, então eu moro em São José dos pinhais PR, região metropolitana de Curitiba, o eletricista que tava mexendo no meu carro desistiu Pq não achou o problem.
Jonathan Kerckoff- Mensagens : 35
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Re: Bobina de Ignção
Tem sim, o fusível nº 4 de 20A de cor amarelo, é de ignição.
O fusível nº 10 de 20A de cor azul claro é de interruptor de ignição.
O fusível nº 11 de 3A de cor roxo é de memória EEC (central)
O fusível nº 9 de 20A de cor azul claro é do módulo EEC (central).
O relé R11 de cor castanho é do módulo EEC (central).
Esses fusíveis e relé estão na caixa de fusíveis perto da bateria.
Na caixa de fusíveis em baixo do painel, perto dos pedais tem o fusível do sistema de controle do motor que é de 7,5A e de cor castanho.
Tem o relé R16 de cor preto que é da ignição.
Cheque esses, pois o mecânico fuçando pode ter queimado algum desses por acidente.
O fusível nº 10 de 20A de cor azul claro é de interruptor de ignição.
O fusível nº 11 de 3A de cor roxo é de memória EEC (central)
O fusível nº 9 de 20A de cor azul claro é do módulo EEC (central).
O relé R11 de cor castanho é do módulo EEC (central).
Esses fusíveis e relé estão na caixa de fusíveis perto da bateria.
Na caixa de fusíveis em baixo do painel, perto dos pedais tem o fusível do sistema de controle do motor que é de 7,5A e de cor castanho.
Tem o relé R16 de cor preto que é da ignição.
Cheque esses, pois o mecânico fuçando pode ter queimado algum desses por acidente.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Re: Bobina de Ignção
Vou verificar estes fusiveis e reles...outra coisa que me deixou intrigado, no conector da bobina de ignição, aquele conector tem 3 fios certo, no caso os 3 tem que passar corrente positiva quando a chave esta ligada ?
Jonathan Kerckoff- Mensagens : 35
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Re: Bobina de Ignção
No link abaixo tem o diagrama elétrico do Mondeo (e de outros carros Ford) e tem como testar cada sensor, inclusive a bobina de ignição.
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LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Re: Bobina de Ignção
Então Laercio, verifiquei todos os fusiveis que vc citou, mas estao todos OK...carro continua sem mandar corrente pras velas ....
Fui até uma oficina boa que me recomendaram para outro eletricista verificar, mas ele disse que nao pega mais esses tipos de Carros"Antigos", pq dá muito trabalho...expliquei tudo que eu tinha trocado e verificado pra ele, mas mesmo assim ele disse que nao tem a minima ideia, a principio ele disse que poderia ser modulo de injeção, mas eu tirei de um outro mondeo que estava rodando normal =(...to a ponto de desistir
Fui até uma oficina boa que me recomendaram para outro eletricista verificar, mas ele disse que nao pega mais esses tipos de Carros"Antigos", pq dá muito trabalho...expliquei tudo que eu tinha trocado e verificado pra ele, mas mesmo assim ele disse que nao tem a minima ideia, a principio ele disse que poderia ser modulo de injeção, mas eu tirei de um outro mondeo que estava rodando normal =(...to a ponto de desistir
Jonathan Kerckoff- Mensagens : 35
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Re: Bobina de Ignção
Seu caso está bem complicado mesmo, pois tem tudo para ser um fio em curto em algum lugar.
Geralmente é o sensor de fase que se a fiação dele estiver em curto em algum ponto, o carro não liga mesmo, não dá faísca nas velas de jeito nenhum.
Todo Mondeo tem que ser refeito todos os chicotes elétricos do cofre do motor e jamais usar fita isolante na fiação, descola com o calor e volta a entrar tudo em curto novamente.
Não existe Mondeo com a fiação do motor perfeita, todos já estão ressecados e ao mexer nos chicotes, descascam e entram em curto dentro dos tubos de plástico do chicote.
O meu volta e meia dá umas falhadas e eu sei que tenho que trocar toda a fiação.
Até agora só troquei uma parte, mas tenho que trocar tudo.
De dentro do carro não precisa, só a fiação que fica no cofre do motor.
Geralmente é o sensor de fase que se a fiação dele estiver em curto em algum ponto, o carro não liga mesmo, não dá faísca nas velas de jeito nenhum.
Todo Mondeo tem que ser refeito todos os chicotes elétricos do cofre do motor e jamais usar fita isolante na fiação, descola com o calor e volta a entrar tudo em curto novamente.
Não existe Mondeo com a fiação do motor perfeita, todos já estão ressecados e ao mexer nos chicotes, descascam e entram em curto dentro dos tubos de plástico do chicote.
O meu volta e meia dá umas falhadas e eu sei que tenho que trocar toda a fiação.
Até agora só troquei uma parte, mas tenho que trocar tudo.
De dentro do carro não precisa, só a fiação que fica no cofre do motor.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Re: Bobina de Ignção
O sensor de fase eu troquei, a bobina eu troquei, as velas e cabos de velas troquei, relés qué achei que estavam queimados eu tbm troquei, módulo de injeção troquei...tirei todos os chicotes envolta do motor, isso é um mistério
Jonathan Kerckoff- Mensagens : 35
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Re: Bobina de Ignção
Onde fica o sensor de fase que você trocou?
Um detalhe no link que te passei.
SINTOMA TESTAR OS SEGUINTES COMPONENTES
Motor de partida vira , mas o motor não pega ou pega com dificuldade.
1 . Teste de centelha
2 . Sistema de combustível
3 . Sensor de temperatura da água
4 . Sistema de ignição
5 . Fusíveis e relés do sistema de injeção e da bomba .
O sensor de temperatura fica abaixo da válvula termostática, pois o sensor de cima é da temperatura para acionar a ventoinha do radiador.
Sensor de temperatura da água.
resistência - motor frio 10° a 50°C....................................... de 30KW a 33KW .
Resistência - motor quente 80° a 100°C..............................de 1,8KWa 2,2KW .
2-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA .
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TESTANDO
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 91 da centralina. (-).
2- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE digital modo voltímetro, no fio ligado ao terminal 38 da centralina, valores dados pala tabela baixo (motor quente. de 0,4 v a 0,5 V ).
9-COMO TESTAR SENSOR DA ÁRVORE DE MANIVELAS .
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TESTANDO
1- Motor funcionando, PONTA DE PROVA no terminal 2 do sensor terminal 22 da centralina. Negativo (-) .
2- Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE digital modo ohmimetro. Resistência do sensor entre 400 W a 500 W .
B . G COMO TESTAR BOBINA DE IGNIÇÃO
20-COMO TESTAR BOBINA DE IGNIÇÃO FIESTA, MONDEO.
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TESTANDO
1- Centralina colocado nas saídas da bobina - uma de cada vez. Dar partida no motor. Centelha forte (mínimo 2 cm) durante partida .
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado à chave de ignição. Positivo (+) .
3- PONTA DE PROVA no fios ligados aos terminais 26 e 52 da centralina, dar partida no motor. Led (verde ) deve piscar durante a partida ou com o motor funcionando.
4- Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE digital no modo ohmimetro, medir resistência dos primários das bobinas. de 0,4 W a 0,6 W .
5- Ignição desligada, cabos soltos, MULTITESTE digital no modo ohmimetro, medir resistência dos secundários das bobinas. de 13 KW a 15 KW .
Está tudo aí como se testa cada coisa.
Um detalhe no link que te passei.
SINTOMA TESTAR OS SEGUINTES COMPONENTES
Motor de partida vira , mas o motor não pega ou pega com dificuldade.
1 . Teste de centelha
2 . Sistema de combustível
3 . Sensor de temperatura da água
4 . Sistema de ignição
5 . Fusíveis e relés do sistema de injeção e da bomba .
O sensor de temperatura fica abaixo da válvula termostática, pois o sensor de cima é da temperatura para acionar a ventoinha do radiador.
Sensor de temperatura da água.
resistência - motor frio 10° a 50°C....................................... de 30KW a 33KW .
Resistência - motor quente 80° a 100°C..............................de 1,8KWa 2,2KW .
2-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA .
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TESTANDO
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 91 da centralina. (-).
2- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE digital modo voltímetro, no fio ligado ao terminal 38 da centralina, valores dados pala tabela baixo (motor quente. de 0,4 v a 0,5 V ).
9-COMO TESTAR SENSOR DA ÁRVORE DE MANIVELAS .
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TESTANDO
1- Motor funcionando, PONTA DE PROVA no terminal 2 do sensor terminal 22 da centralina. Negativo (-) .
2- Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE digital modo ohmimetro. Resistência do sensor entre 400 W a 500 W .
B . G COMO TESTAR BOBINA DE IGNIÇÃO
20-COMO TESTAR BOBINA DE IGNIÇÃO FIESTA, MONDEO.
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TESTANDO
1- Centralina colocado nas saídas da bobina - uma de cada vez. Dar partida no motor. Centelha forte (mínimo 2 cm) durante partida .
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado à chave de ignição. Positivo (+) .
3- PONTA DE PROVA no fios ligados aos terminais 26 e 52 da centralina, dar partida no motor. Led (verde ) deve piscar durante a partida ou com o motor funcionando.
4- Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE digital no modo ohmimetro, medir resistência dos primários das bobinas. de 0,4 W a 0,6 W .
5- Ignição desligada, cabos soltos, MULTITESTE digital no modo ohmimetro, medir resistência dos secundários das bobinas. de 13 KW a 15 KW .
Está tudo aí como se testa cada coisa.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
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cONSEGUIU RESOLVER O PROBLEMA???
oLÁ PESSOAL, fiquei curioso neste caso, pois tenho um Mondeo 2005 e preciso trocar a bobina, mas não encontrei. Afinal foi resolvido o problema>???
tonyreis8- Mensagens : 4
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Re: Bobina de Ignção
tonyreis8 escreveu:oLÁ PESSOAL, fiquei curioso neste caso, pois tenho um Mondeo 2005 e preciso trocar a bobina, mas não encontrei. Afinal foi resolvido o problema>???
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LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Re: Bobina de Ignção
Tenho um Mondeo 2005. Ele estava sem força. Troquei bobina e cabos de velas, fiz limpeza nos bicos. Agora o carro não pega . Coloquei bobina Gauss, a ordem de queima e diferente, mas segui a numeração da bobina. Resumo: tem faísca, tem combustível, mas não pega. Alguma sugestão???
tonyreis8- Mensagens : 4
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Re: Bobina de Ignção
tonyreis8 escreveu:Tenho um Mondeo 2005. Ele estava sem força. Troquei bobina e cabos de velas, fiz limpeza nos bicos. Agora o carro não pega . Coloquei bobina Gauss, a ordem de queima e diferente, mas segui a numeração da bobina. Resumo: tem faísca, tem combustível, mas não pega. Alguma sugestão???
Terá que ver a pinagem dessa bobina em relação a pinagem da bobina original. eu só uso peça original para evitar problemas desse tipo e com isso, não saberei te informar sobre essa pinagem.
O correto para fazer isso é usar uma lâmpada strobo para verificar ponto, colocar o motor no PMA do cilindro 1 que é o primeiro da direita para a esquerda, olhando o carro por trás, marcar o volante com um giz branco, tentar ligar o carro e verificar se quando o giz passa no ponto, a strobo pisca. Só assim para verificar a posição correta dos cabos. mas se a bobina não for para mondeo, não interessa a marca, não vai funcionar.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
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tonyreis8 gosta desta mensagem
cONSEGUI RESOLVER O PROBLEMA
Laercio obrigado pelo retorno. Consegui resolver o problema. Os bicos estavam encharcando o motor. Fiz uma limpeza e voltou a funcionar. O caso agora ficou somente por conta do cabo do acelerador que está travado e não aciona pelo pedal. Fora isso, tudo funcionando normal. Obrigado
tonyreis8- Mensagens : 4
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Re: Bobina de Ignção
tonyreis8 escreveu:Laercio obrigado pelo retorno. Consegui resolver o problema. Os bicos estavam encharcando o motor. Fiz uma limpeza e voltou a funcionar. O caso agora ficou somente por conta do cabo do acelerador que está travado e não aciona pelo pedal. Fora isso, tudo funcionando normal. Obrigado
Beleza.
Sobre o cabo do acelerador, tem que retirar ele, limpar bem com um desengripante e se conseguir, retirar o cabo de dentro da capa para verificar se ele não está arrebentando, pois quando isso inicia, os fios do cabo começam a enroscar dentro da capa e pesam o movimento do cabo. No caso de não conseguir desmontar o cabo e ele mesmo com o desengripante não ficar livre de movimento, terá que trocar antes que fique na mão.
LaercioLMB- Mensagens : 3789
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Não encontrei o cabo do acelerador no mercado
Laercio, vou retirar o cabo hoje mesmo. O carro está parado na garagem.
Obrigado
Obrigado
tonyreis8- Mensagens : 4
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