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Scaner ELM 327 Empty Scaner ELM 327

Mensagem  Gelson de carvalho Qua maio 06, 2015 7:34 pm

Alguém usa ou usou este scanner?To querendo por no meu mondeo,se sim,qual programa se usa pra ver.

Gelson de carvalho

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Mensagem  LaercioLMB Qua maio 06, 2015 8:14 pm

ELM 327 tem vários modelos, pois o ELM 327 é um chipset e geralmente o software acompanha o scanner.
Outro detalhe é ver se o software é compatível com o seu carro, pois tem as centrais FIC EEC IV e EEC V.
Até 96 é a EEC IV, 97 em diante é a EEC V, já os 2002 não sei se mudou a central, pois não encontrei nada da parte elétrica desses modelos.
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Mensagem  Gelson de carvalho Qui maio 07, 2015 7:54 am

Então,to querendo por na maquina,alguma dica ,de como saber se e compatível?Vi um no mercado livre,da Ford,mas so por cabo usb,queria um,com Bluetooth.

Gelson de carvalho

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Mensagem  mini_mim Qui maio 07, 2015 9:04 am

Eu uso um adaptador bluetooth ELM 327 no mondeo, comprei no dealextreme a 2 anos.

funciona no celular com o aplicativo torque, e junto com o adaptador vem um cd com software de leitura para o notebook, porem nunca o usei.

é possível ler todos os sensores, zerar código de falhas, ler velocidade rpm, pressão de ar etc...
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Scaner ELM 327 Empty Re: Scaner ELM 327

Mensagem  Gelson de carvalho Qui maio 07, 2015 9:14 am

Onde comprou?To querendo,comprar

Gelson de carvalho

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Mensagem  LaercioLMB Qui maio 07, 2015 2:33 pm

mini_mim escreveu:Eu uso um adaptador bluetooth ELM 327 no mondeo, comprei no dealextreme a 2 anos.

funciona no celular com o aplicativo torque, e junto com o adaptador vem um cd com software de leitura para o notebook, porem nunca o usei.

é possível ler todos os sensores, zerar código de falhas, ler velocidade rpm, pressão de ar etc...
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Scaner ELM 327 Empty Re: Scaner ELM 327

Mensagem  Berguelli - CLX 1997 Ter maio 10, 2016 2:08 pm

Olá amigos, tudo bem com vocês? Por gentileza, em que lugar do mondeo 97 fica localizado o slot onde se encaixa o plugue do scanner? Procurei essa informação por aqui mas não a encontrei.
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Mensagem  LaercioLMB Ter maio 10, 2016 3:14 pm

Abaixo da coluna de direção tem uma capa plástica cinza, quase na borda de baixo dessa capa bem abaixo da coluna de direção tem uma tampinha, abra essa tampa e encontrará o conector OBD.


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Scaner ELM 327 Empty obrigado!

Mensagem  Berguelli - CLX 1997 Qua maio 11, 2016 6:10 pm

Laércio, valiosa informação, obrigado. Agora pesquisei pelo modelo do scanner citado aqui e tem preços ótimos, porém minha dificuldade está em meu note não ter a conexão por blue e meu celular ser Windows Phone e não sabem me informar se o software roda nele, vi que na foto ilustrativa que enviou vejo um cabo, este é o seu scanner? Tem o modelo dele ou alguém poderia me ajudar com um modelo que tenha conexão por cabo para eu ligar ao note? Este aí da foto caso seja o seu, é muito sofisticado, preço alto? Abraços.
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Mensagem  Perfil excluido Qua maio 11, 2016 8:14 pm

Berguelli escreveu:Laércio, valiosa informação, obrigado. Agora pesquisei pelo modelo do scanner citado aqui e tem preços ótimos, porém minha dificuldade está em meu note não ter a conexão por blue e meu celular ser Windows Phone e não sabem me informar se o software roda nele, vi que na foto ilustrativa que enviou vejo um cabo, este é o seu scanner? Tem o modelo dele ou alguém poderia me ajudar com um modelo que tenha conexão por cabo para eu ligar ao note? Este aí da foto caso seja o seu, é muito sofisticado, preço alto? Abraços.

voce pode comprar um receptor e por no seu note book
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Mensagem  Berguelli - CLX 1997 Qua maio 11, 2016 9:13 pm

Obrigado mais uma vez Carlos! O link me mandou me leva apenas para a página inicial do Google, porém entendi e acabei de saber que há receptor para esse fim, quando a gente nasce no sítio é complicado...kkk...obrigado, não conhecia mesmo esse receptor...putsss...vou pesquisar.
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Mensagem  LaercioLMB Qua maio 11, 2016 10:37 pm

Essa foto que eu peguei foi na internet, não é a do meu carro, somente pesquisei por conector OBDII Mondeo e apareceram diversas imagens da localização inclusive essa que postei.
Para o MK2 tem scanner para vender, para o MK1 os scanner compatíveis custam mais de R$2.000,00, pois é EEC IV, um modo mais antigo de 3 dígitos e o EEC V é de 4 dígitos e usado atualmente.
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Mensagem  Perfil excluido Qui maio 12, 2016 5:26 pm

Berguelli escreveu:Obrigado mais uma vez Carlos! O link me mandou me leva apenas para a página inicial do Google, porém entendi e acabei de saber que há receptor para esse fim, quando a gente nasce no sítio é complicado...kkk...obrigado, não conhecia mesmo esse receptor...putsss...vou pesquisar.

sim o link que passei foi pra pagina com varios links que possui o receptor, la a escolha é sua de qual dos links visualizar.
na era que estamos de tecnologia o que voce imaginar e pesquisar no google alguma coisa vai aparecer, vou te dizer que ate milagre vc acha nas pesquisas do google. kkkkkkkkkkk
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Mensagem  Marcelo Lima Sex maio 13, 2016 2:44 pm

Galera com este equipamento leigos conseguiriam diagnosticar falhas ou estas falhas vem em forma de códigos nos quais é necessário uma tabela com os significados?
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Mensagem  Perfil excluido Sex maio 13, 2016 5:23 pm

Marcelo Lima escreveu:Galera com este equipamento leigos conseguiriam diagnosticar falhas ou estas falhas vem em forma de códigos nos quais é necessário uma tabela com os significados?

depende do equipamento que usa, uns da code de falhas ai tem que ter a tabela, outros mostra a informação detalhada sobre cada sensor e atuador e ecu.

Aproveitando aqui meu comentário vou contar uma.
meu mondeo começou a oscilar a lenta.
aqui perto de casa tem um cara metido a mecânico que tem um mondeo igualzinho o meu ate na cor, dei uma passada na oficina dele toda bonitinha limpinha e tal, perguntei se ele tinha Scanner que desse no mondeo, ele disse que sim, 80 conto o fdp me cobrou, ligou a geringonça num notebook e no meu carro e mandou eu ligar, eu fui pra traz do pc pra ver mas ele so abriu um menu onde baixou um download ai ele disse que nao apresentou erro nenhum, o carro com a lenta toda loca e nao tem erro? ate ai deu pra engolir, o que me deu nojo do sujeito foi a forma dele fechar o capo, eu largo ate encostar depois so dou uma apertadinha pra travar, ele na meia altura largou o capo que chegou a fazer CABUMMMM
so nao chamei ele d fdp pra nao ter que me pega no soco com ele, paguei os 80 subi no carro e fui embora, antes disso eu tinha ja tratado com ele de levar um KA de uma amiga pra fazer geometria e balanceamento que custaria 80 conto tambem, depois daquela no meu capo levei o kazinho da guria em outro cara e naquele fdp nem olhar pra dentro da oficina dele eu olho quando passo na frente. kkkkkkkkkkkkk
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Mensagem  Berguelli - CLX 1997 Sex maio 13, 2016 6:59 pm

Então meus amigos, estou tendo dificuldades sobre a compra do ELM327, tenho feito muitas perguntas aos vendedores, inclusive sobre linguagem do software e o fornecimento da lista de códigos, porém alguns vão apenas pelo ano modelo do carro e não pelas configurações, veja a gama de protocolos: Protocolos suportados

SAE J1850 PWM (41.6Kbaud)

SAE J1850 VPW (10.4Kbaud)

ISO9141-2 (5 baud init,10.4Kbaud)

ISO14230-4 KWP (5 baud init,10.4 Kbaud)

ISO14230-4 KWP (fast init,10.4 Kbaud)

ISO15765-4 CAN (11bit ID,500 Kbaud)

ISO15765-4 CAN (29bit ID,500 Kbaud)

ISO15765-4 CAN (11bit ID,250 Kbaud)

ISO15765-4 CAN (29bit ID,250 Kbaud)

SAE J1939 CAN (29bit ID,250*Kbaud)

USER1 CAN (11*bit ID,125*Kbaud)

USER2 CAN (11*bit ID,50*kbaud)

E também tem a história dos pinos que são utilizados realmente no soquete do OBDII, tem 16 encaixes e suporta até 16 pinos, porém cada modelo de veículo, fabricante etc utiliza uma sequência X, olhe o plugue de frente deixando a parte mais larga da tomada para cima, começamos a contar os pinos da esquerda para a direita e de cima para baixo, no meu clx97 a sequência é 2-4-5-7-10-13-16, porém a maioria dos ELM327 pedem que os Ford tenham o pino 14, então está osso!


Última edição por Berguelli em Sex maio 13, 2016 7:10 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : conte da esquerda para a direita de cima oara baixo a sequência de pinos.)
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Mensagem  Berguelli - CLX 1997 Sex maio 13, 2016 7:07 pm

Acredito que o protocolo PWN 2-4-5-10-16 seja o mais próximo do meu caso, porém não sei o que será perdido sem ter o 7 e 13? Laércio, você citou EEC V, esse seria a denominação do protocolo do Mondeo 97? Quero desvendar isso junto com vocês e junto dos vendedores pois custa 28 reais esse mini OBD e se funcionar, todos que tiverem interesse poderão ter o seu para utilizar.

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Última edição por Berguelli em Sex maio 13, 2016 9:59 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : INSERIR FOTO)
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Mensagem  LaercioLMB Sáb maio 14, 2016 12:16 am

O EEC V é o tipo de módulo central do Mondeo MK2 e o MK1 usa o módulo EEC IV.
O protocolo do módulo do MK2 é o J1850 PWM.
Realmente esse scanners baratinhos são na maioria das vezes para carros acima de 2005.

O Focus usa os pinos 3,6,11 e 14.
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Scaner ELM 327 Empty Interessante isso, parece que é se encaixa pro Mondeo né Laércio?!

Mensagem  Berguelli - CLX 1997 Sex maio 20, 2016 10:20 am

: Sistema EEC V: Famílias Ford Ka, Fiesta, Courier e Escort

01/2002

Nesta edição conheceremos as principais características do sistema de injeção eletrônica EEC V - OBDII.

O Sistema Integrado de Injeção/Ignição eletrônica EEC V (Electronic Engine Control - V) foi projetado no início da década de 90.O EEC V é capaz de realizar milhares de comandos por segundo. Uma de suas versões foi utilizada na Fórmula -1 em 1994. Equipou a Benetton-Ford com motores Zetec RV8, sob o comandado do piloto alemão Michael Schumacher.É, por definição, um sistema de injeção sequencial, utilizando uma válvula injetora para cada cilindro. As válvulas injetoras encontram-se instaladas no coletor de admissão. O sistema de ignição é do tipo estática (não utiliza distribuidor de ignição). Não há necessidade de regulagem do ângulo de avanço inicial (ponto de ignição).No Brasil equipa os veículos Ford Ka, Fiesta, Courier (com motores Endura, Zetec 1.4 16 V e Zetec Rocam) e Escort (com motor Zetec 1.6 Rocam).Nos veículos com motores Endura e Zetec 1.4 16V a massa de ar admitida pelo motor é calculada através do método da medição direta do fluxo mássico, por isso, têm como principal sensor o medidor de massa de ar -MAF. Nos veículos com mo-tores Zetec Rocam a massa de ar admitida é calculada pelo método da velocidade /densidade, sendo o sensor de pressão e temperatura do ar - MAP / ACT o principal parâmetro para o cálculo.O EEC V trabalha em malha fechada. Utiliza sensor de oxigênio (sonda lambda) que monitora a eficiência doprocesso de combustão.É um sistema de Injeção/Ignição digital, capaz de detectar inúmeras falhas que são armazenadas na memóriada UCE em forma de códigos numéricos (códigos DTC). Os códigos de defeitos podem ser acessados somentecom o auxílio de equipamentos do tipo Scanner.O sistema EEC V se en-caixa no padrão OBD II (On Board Diagnostic System - II). O OBD II foi criado com o objetivo de minimizar as diferenças entre os siste-mas e diminuir o índice de emissões de poluentes.Mesmo com a padronização OBD II, os sistemas de injeção eletrônica continuam bastante distintos de-vido a infinidade de componentes existentes.Com a unidade de comando eletrônico - UCE do sistema EEC V, pode vir incorporado (opcional) o Sistema Passivo Anti-furto (PATS).Nesse sistema, na cabeça da chave de ignição, existe um dispositivo (CHIP) denominado transponder que transmite (por onda de rádio) um código secreto à unidade de comando - UCE. A partida do motor só é permitida se esse código for reconhecido pela UCE. Quando o código é reconhecido, a UCE apaga a lâmpada*do sistema PATS (1 segundo após ter sido ligada a chave de ignição) e passa a controlar normalmente os sistemas de injeção/ignição e partida do motor.Se o código não for re-conhecido a UCE mantém a lâmpada* do sistema PATS continuamente piscando e bloqueia os sistemas de injeção/ignição e partida do motor.*A lâmpada do sistema PATS (Pats led) está localizada junto ao relógio (de horas) do veículo - lâmpada vermelha.

Zetec V8 foi novidade pra mim!

Tem mais umas coisas bacanas aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Mensagem  LaercioLMB Sex maio 20, 2016 9:16 pm

Sobre o que o mecânico fez ao fechar o capô do motor, a altura se for muito, realmente não é bom para a fechadura, mas eu nunca aperto capô de carro nenhum, para evitar aquela amassadinha rápida que acontece ao apertar o capô, aquilo em alguns carros pode trincar a pintura e ou dar uma ligeira amassadinha.
Eu sempre solto o capô para ele fechar sem eu apertar para evitar que em algum momento a lata afunde e não volte mais.
Isso dele largar o capô é para não afundar a lata de nenhum carro e como ele não tem certeza qual suporta e qual não suporta essa apertadinha, ele prefere soltar.
O scanner que lê o Mondeo MK1 CLX não é esses de PC, é um scanner mesmo e caro pra dedéu.
O conector do MK1 CLX é de 4 fios, o do GLX é de 6 fios.
Por isso é que se é desses scanners de ligar em PC ou notebook, não vai ler nada.
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Mensagem  Perfil excluido Sáb maio 21, 2016 11:50 am

Laercio em relação ao capo, se apertar na posição que esta o trinco nao tem como amassar nada, pelo contrario se toda vez que for soltar o capo cada impacto que da na fechadura vai é criar um ovo no capo no ponto onde ta o trinco.
e quanto ao scanner o meu CLX tem 6 fios e os pinos são
3,4,5,7,11,16
pela imagem que o amigo postou refere-se a o ISO
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Mensagem  LaercioLMB Sáb maio 21, 2016 1:46 pm

Estranho, os meus dois CLX 1996 tem 4 fios somente e não 6.
O chicote que entrará nele agora com o tablier com airbag, esse tem 6 fios.

O ISO ali aparece com 4,5,7 e 16.
O padrão tem que ter todos os fios iguais, nenhum sobrando ou faltando.
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Mensagem  Perfil excluido Dom maio 22, 2016 3:28 pm

LaercioLMB escreveu:Estranho, os meus dois CLX 1996 tem 4 fios somente e não 6.
O chicote que entrará nele agora com o tablier com airbag, esse tem 6 fios.

O ISO ali aparece com 4,5,7 e 16.
O padrão tem que ter todos os fios iguais, nenhum sobrando ou faltando.

o problema é que pra saber pra onde vai cada fio daqueles do conector obd tem que desmanchar metade do carro e chicotes.
como o conector é pvc provavelmente 2 daqueles fio é neutro e positivo, sobra 4 que é de dados.
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Mensagem  Berguelli - CLX 1997 Dom maio 22, 2016 7:16 pm

Como que esse assunto é intrigante, para não dizer uma bagunça, a montadora fez um carnaval, difícil até comparando com o mesmo carro...até agora não tive firmeza em comparar um mini obd pra testar...kkkkk...
Ah, fiz um cadastro e me tornei membro do clube do Mondeoda Espanha, mas....kkkk...pensa num sapo de fora!!! Tem um monte de assunto sobre o scanner nos mk2, mas a dificuldade da língua e a nacionalidade estão dificultando as coisas, parei de perguntar, agora só copiar e colar no Google, o duro são as palavras técnicas, nomes de peças, aí traduz tudo errado...kkkkk
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Ago 06, 2016 4:32 pm

Abrindo e esmiuçando a fiação do Mondeo, vi que o conector OBDII dele tem 6 fios, 3, 4, 5, 7, 11 e 16 e ficou complicado de entender, pois os scanners que falam que serve nos Ford, funcionam desde que tenham o pino 14. Aí melou tudo.
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