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Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB em Qua Jun 07, 2017 8:12 pm

Obrigado Diogo.
Deu trabalho, mas valeu a pena.
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  ACPJ em Ter Set 19, 2017 12:39 pm

Laércio, que tópico excelente! Agora que vi o tópico e fiz questão de ler página por página. Que trabalho de primeira você realizou em seu carro. Estou levantando o meu carro, primeiro a parte mecânica, já fiz o motor, freios completos, embreagem, por último dei uma geral no sistema de arrefecimento.
A pintura está queimada, principalmente no teto, mas acho que um trabalho igual ao seu seria impossível, não tenho espaço na garagem para fazer o mesmo. De qualquer forma, parabéns pelo empenho e dedicação com o Mondeo, são poucos os carros que são tão bem tratados assim pelo dono. Parabéns mais uma vez!

ACPJ

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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB em Ter Set 19, 2017 3:25 pm

Obrigado, mas se eu não encarasse dessa forma nunca faria tudo isso no carro, pois você sabe, vamos deixando para fazer um pouco hoje, outro pouco amanhã só que o amanhã demooooora pra chegar kkkkk.
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB em Sex Fev 16, 2018 9:07 pm

Bom gente, o atuador de embreagem do meu vazou e tive que trocar.
Troquei pelo atuador do carro que tenho aqui para retirada de peças e em menos de 30 dias começou a vazar também e tive que comprar um novo.
Perguntei ao vendedor se havia alguma recomendação sobre a instalação do atuador e ele me disse bem claro e em bom tom, NÃO APERTE O ATUADOR.
Ele me falou que é comum pessoas comprar e depois reclamarem que deu problema e ele sabe perfeitamente se o atuador foi apertado antes da montagem.
Mas o que tem a ver tudo isso?
Simples, os meus atuadores deram problema por que eu os apertei antes de montar.
Quando fiz toda a restauração do carro, apertei o atuador para ver ele funcionando e pimba, deu pau.
Quando retirei o atuador do carro doador, apertei para ver se não estava travado pelo tempo sem uso e pimba, vazou também.
Na caixa do atuador vem escrito em vermelho e em letras bem grandes. NÃO APERTAR e foi isso que eu fiz,instalei o atuador sem apertar ele e antes de recolocar o motor, vou colocar o líquido de freio e esperar o líquido encher o atuador antes de colocar o motor no lugar, pois ao colocar o motor no câmbio, a prensa irá apertar o atuador vazio e acho que será problema, pois o atuador não sabe se está sendo apertado com a mão ou com a prensa da embreagem.
Fica a dica para manusear um atuador de embreagem do Mondeo câmbio manual.

Para trocar o atuador é necessário retirar o motor, mas eu já estou cansado de tirar o motor no braço, é um saco isso, pois tenho que retirar o cabeçote e tudo que for possível para deixar o bloco mais leve para sair no braço. Para isso eu precisava de uma girafinha (guincho hidráulico para motores) e como a grana tá muuuuuuuuuuito curta, mais curta que grama recém cortada, não dava para investir em uma girafinha e resolvi construir a minha girafinha kkk.
Fiz ela toda em caibro de eucalipto 5X10 e me custou em madeira, R$32,00, mais os pregos para pregar tudo e R$8,00 o parafuso 5/8 para servir de eixo do braço da girafinha. Tudo não chegou a R$50,00. Lógico, o macaco hidráulico tipo garrafinha eu já tinha, mas mesmo que seja necessário comprar um, ainda sai mais barato do que comprar uma girafinha nova kkkkkk.
Olhem a foto da minha girafinha feita em casa com um macaco hidráulico tipo garrafinha de 2 toneladas.

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Problemas Chicote

Mensagem  LeandroLdc em Dom Maio 27, 2018 9:19 pm

Laercio, você tem esse esquema elétrico, pode me da uma força, se puder me enviar ficarei agradecido, meu cachorro comeu esse chicote chegou arrancar os conectores do radiador o terra..

Obrigado.

LeandroLdc

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LAÉRCIO

Mensagem  Ivan Oliver em Ter Jun 26, 2018 10:45 pm

Meu amigo parabéns muito bom a sua apresentação do passo a passo da restauração sem palavras parabéns, uma pergunta já viu falar sobre encher o cabeçote pra ficar standard? obrigado

Ivan Oliver

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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB em Qua Jun 27, 2018 4:04 pm

Obrigado amigo.
Já vi sim e não confio nisso. Já trabalhei em metalúrgica e já fiz enchimentos de peças em aço e não ficam tão ruins, mas alumínio a coisa pega.
Andei vendo sobre juntas metálicas serem melhores que as comuns e tem carros novos vindo com juntas metálicas agora, mas um detalhe importante, bloco do motor também empena e fazer somente cabeçote sem fazer bloco não é uma boa e nem sempre o cabeçote está empenado, pode ser somente o bloco.
Existem diversos vídeos no youtube mostrando como conferir se o cabeçote realmente está empenado, pois sei de muita gente que pensa que se queimou junta, empenou cabeçote e manda aplainar e não é bem assim que funciona.
A maioria das vezes a junta queima por falta de refrigeração no motor e ou cabeçote mal apertado.
De nada adianta apertar o cabeçote com um torquímetro e torque exato se não reapertar com o motor quente.
Não é reapertar depois de uns dias, é reapertar com o motor quente mesmo, montar tudo, ligar, deixar a ventoinha ligar, desligar o motor e antes que esfrie retirar os comandos e reapertar o cabeçote, irá parecer que o cabeçote nunca foi apertado na vida. Quem me ensinou isso? Um mecânico renomado aqui do sul especializado em carros de competição, o senhor Aldo Costa e quando fiz isso a primeira vez, me assustei, pois o cabeçote estava frouxo com o motor quente e isso danifica junta.
Como ele afrouxa?
Com o calor do motor, a junta é esmagada um pouco mais, principalmente por que os anéis de metal na borda dos cilindros amolece um pouco com o alto calor da combustão e isso faz com que a junta seja esmagada mais um pouco até a pressão exercida pelos parafusos, diminua fazendo com que pareça que os parafusos nunca foram apertados totalmente como deveriam.
Esperar o motor esfriar, não ajuda, pois  o calor faz os metais trabalharem e frios não ajudará tentar reapertar.
Tem sequencia exata de aperto dos parafusos de todos os cabeçotes para eles não empenarem cabeçotes e nunca se aperta totalmente um parafuso de cada vez, se vai apertando um pouquinho de cada vez um por um na sequencia correta até que atinjam o torque recomendado pelo fabricante. Isso evita que qualquer cabeçote empene e mesmo no reaperto se faz a mesma coisa, um pouquinho de cada vez na sequencia até atingir o torque novamente. nunca terá problemas com junta de cabeçote a não ser que o motor ferva demais por muito tempo. Mas aí, só terá problema de junta e não de bloco e cabeçote empenados. Nunca, jamais, coloque água fria com o motor quente e não interessa se o motor está ligado, pior ainda. Os motivos eu já falei várias vezes aqui no fórum.
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

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