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Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Obrigado Diogo.
Deu trabalho, mas valeu a pena.
Deu trabalho, mas valeu a pena.
LaercioLMB- Mensagens : 3788
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Data de inscrição : 03/01/2014
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Laércio, que tópico excelente! Agora que vi o tópico e fiz questão de ler página por página. Que trabalho de primeira você realizou em seu carro. Estou levantando o meu carro, primeiro a parte mecânica, já fiz o motor, freios completos, embreagem, por último dei uma geral no sistema de arrefecimento.
A pintura está queimada, principalmente no teto, mas acho que um trabalho igual ao seu seria impossível, não tenho espaço na garagem para fazer o mesmo. De qualquer forma, parabéns pelo empenho e dedicação com o Mondeo, são poucos os carros que são tão bem tratados assim pelo dono. Parabéns mais uma vez!
A pintura está queimada, principalmente no teto, mas acho que um trabalho igual ao seu seria impossível, não tenho espaço na garagem para fazer o mesmo. De qualquer forma, parabéns pelo empenho e dedicação com o Mondeo, são poucos os carros que são tão bem tratados assim pelo dono. Parabéns mais uma vez!
ACPJ- Mensagens : 6
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Data de inscrição : 08/08/2017
Idade : 48
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Obrigado, mas se eu não encarasse dessa forma nunca faria tudo isso no carro, pois você sabe, vamos deixando para fazer um pouco hoje, outro pouco amanhã só que o amanhã demooooora pra chegar kkkkk.
LaercioLMB- Mensagens : 3788
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Data de inscrição : 03/01/2014
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom gente, o atuador de embreagem do meu vazou e tive que trocar.
Troquei pelo atuador do carro que tenho aqui para retirada de peças e em menos de 30 dias começou a vazar também e tive que comprar um novo.
Perguntei ao vendedor se havia alguma recomendação sobre a instalação do atuador e ele me disse bem claro e em bom tom, NÃO APERTE O ATUADOR.
Ele me falou que é comum pessoas comprar e depois reclamarem que deu problema e ele sabe perfeitamente se o atuador foi apertado antes da montagem.
Mas o que tem a ver tudo isso?
Simples, os meus atuadores deram problema por que eu os apertei antes de montar.
Quando fiz toda a restauração do carro, apertei o atuador para ver ele funcionando e pimba, deu pau.
Quando retirei o atuador do carro doador, apertei para ver se não estava travado pelo tempo sem uso e pimba, vazou também.
Na caixa do atuador vem escrito em vermelho e em letras bem grandes. NÃO APERTAR e foi isso que eu fiz,instalei o atuador sem apertar ele e antes de recolocar o motor, vou colocar o líquido de freio e esperar o líquido encher o atuador antes de colocar o motor no lugar, pois ao colocar o motor no câmbio, a prensa irá apertar o atuador vazio e acho que será problema, pois o atuador não sabe se está sendo apertado com a mão ou com a prensa da embreagem.
Fica a dica para manusear um atuador de embreagem do Mondeo câmbio manual.
Para trocar o atuador é necessário retirar o motor, mas eu já estou cansado de tirar o motor no braço, é um saco isso, pois tenho que retirar o cabeçote e tudo que for possível para deixar o bloco mais leve para sair no braço. Para isso eu precisava de uma girafinha (guincho hidráulico para motores) e como a grana tá muuuuuuuuuuito curta, mais curta que grama recém cortada, não dava para investir em uma girafinha e resolvi construir a minha girafinha kkk.
Fiz ela toda em caibro de eucalipto 5X10 e me custou em madeira, R$32,00, mais os pregos para pregar tudo e R$8,00 o parafuso 5/8 para servir de eixo do braço da girafinha. Tudo não chegou a R$50,00. Lógico, o macaco hidráulico tipo garrafinha eu já tinha, mas mesmo que seja necessário comprar um, ainda sai mais barato do que comprar uma girafinha nova kkkkkk.
Olhem a foto da minha girafinha feita em casa com um macaco hidráulico tipo garrafinha de 2 toneladas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Troquei pelo atuador do carro que tenho aqui para retirada de peças e em menos de 30 dias começou a vazar também e tive que comprar um novo.
Perguntei ao vendedor se havia alguma recomendação sobre a instalação do atuador e ele me disse bem claro e em bom tom, NÃO APERTE O ATUADOR.
Ele me falou que é comum pessoas comprar e depois reclamarem que deu problema e ele sabe perfeitamente se o atuador foi apertado antes da montagem.
Mas o que tem a ver tudo isso?
Simples, os meus atuadores deram problema por que eu os apertei antes de montar.
Quando fiz toda a restauração do carro, apertei o atuador para ver ele funcionando e pimba, deu pau.
Quando retirei o atuador do carro doador, apertei para ver se não estava travado pelo tempo sem uso e pimba, vazou também.
Na caixa do atuador vem escrito em vermelho e em letras bem grandes. NÃO APERTAR e foi isso que eu fiz,instalei o atuador sem apertar ele e antes de recolocar o motor, vou colocar o líquido de freio e esperar o líquido encher o atuador antes de colocar o motor no lugar, pois ao colocar o motor no câmbio, a prensa irá apertar o atuador vazio e acho que será problema, pois o atuador não sabe se está sendo apertado com a mão ou com a prensa da embreagem.
Fica a dica para manusear um atuador de embreagem do Mondeo câmbio manual.
Para trocar o atuador é necessário retirar o motor, mas eu já estou cansado de tirar o motor no braço, é um saco isso, pois tenho que retirar o cabeçote e tudo que for possível para deixar o bloco mais leve para sair no braço. Para isso eu precisava de uma girafinha (guincho hidráulico para motores) e como a grana tá muuuuuuuuuuito curta, mais curta que grama recém cortada, não dava para investir em uma girafinha e resolvi construir a minha girafinha kkk.
Fiz ela toda em caibro de eucalipto 5X10 e me custou em madeira, R$32,00, mais os pregos para pregar tudo e R$8,00 o parafuso 5/8 para servir de eixo do braço da girafinha. Tudo não chegou a R$50,00. Lógico, o macaco hidráulico tipo garrafinha eu já tinha, mas mesmo que seja necessário comprar um, ainda sai mais barato do que comprar uma girafinha nova kkkkkk.
Olhem a foto da minha girafinha feita em casa com um macaco hidráulico tipo garrafinha de 2 toneladas.
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LaercioLMB- Mensagens : 3788
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Data de inscrição : 03/01/2014
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Problemas Chicote
Laercio, você tem esse esquema elétrico, pode me da uma força, se puder me enviar ficarei agradecido, meu cachorro comeu esse chicote chegou arrancar os conectores do radiador o terra..
Obrigado.
Obrigado.
LeandroLdc- Mensagens : 27
Pontos : 49
Data de inscrição : 10/07/2016
LAÉRCIO
Meu amigo parabéns muito bom a sua apresentação do passo a passo da restauração sem palavras parabéns, uma pergunta já viu falar sobre encher o cabeçote pra ficar standard? obrigado
Ivan Oliver- Mensagens : 8
Pontos : 8
Data de inscrição : 30/03/2015
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Obrigado amigo.
Já vi sim e não confio nisso. Já trabalhei em metalúrgica e já fiz enchimentos de peças em aço e não ficam tão ruins, mas alumínio a coisa pega.
Andei vendo sobre juntas metálicas serem melhores que as comuns e tem carros novos vindo com juntas metálicas agora, mas um detalhe importante, bloco do motor também empena e fazer somente cabeçote sem fazer bloco não é uma boa e nem sempre o cabeçote está empenado, pode ser somente o bloco.
Existem diversos vídeos no youtube mostrando como conferir se o cabeçote realmente está empenado, pois sei de muita gente que pensa que se queimou junta, empenou cabeçote e manda aplainar e não é bem assim que funciona.
A maioria das vezes a junta queima por falta de refrigeração no motor e ou cabeçote mal apertado.
De nada adianta apertar o cabeçote com um torquímetro e torque exato se não reapertar com o motor quente.
Não é reapertar depois de uns dias, é reapertar com o motor quente mesmo, montar tudo, ligar, deixar a ventoinha ligar, desligar o motor e antes que esfrie retirar os comandos e reapertar o cabeçote, irá parecer que o cabeçote nunca foi apertado na vida. Quem me ensinou isso? Um mecânico renomado aqui do sul especializado em carros de competição, o senhor Aldo Costa e quando fiz isso a primeira vez, me assustei, pois o cabeçote estava frouxo com o motor quente e isso danifica junta.
Como ele afrouxa?
Com o calor do motor, a junta é esmagada um pouco mais, principalmente por que os anéis de metal na borda dos cilindros amolece um pouco com o alto calor da combustão e isso faz com que a junta seja esmagada mais um pouco até a pressão exercida pelos parafusos, diminua fazendo com que pareça que os parafusos nunca foram apertados totalmente como deveriam.
Esperar o motor esfriar, não ajuda, pois o calor faz os metais trabalharem e frios não ajudará tentar reapertar.
Tem sequencia exata de aperto dos parafusos de todos os cabeçotes para eles não empenarem cabeçotes e nunca se aperta totalmente um parafuso de cada vez, se vai apertando um pouquinho de cada vez um por um na sequencia correta até que atinjam o torque recomendado pelo fabricante. Isso evita que qualquer cabeçote empene e mesmo no reaperto se faz a mesma coisa, um pouquinho de cada vez na sequencia até atingir o torque novamente. nunca terá problemas com junta de cabeçote a não ser que o motor ferva demais por muito tempo. Mas aí, só terá problema de junta e não de bloco e cabeçote empenados. Nunca, jamais, coloque água fria com o motor quente e não interessa se o motor está ligado, pior ainda. Os motivos eu já falei várias vezes aqui no fórum.
Já vi sim e não confio nisso. Já trabalhei em metalúrgica e já fiz enchimentos de peças em aço e não ficam tão ruins, mas alumínio a coisa pega.
Andei vendo sobre juntas metálicas serem melhores que as comuns e tem carros novos vindo com juntas metálicas agora, mas um detalhe importante, bloco do motor também empena e fazer somente cabeçote sem fazer bloco não é uma boa e nem sempre o cabeçote está empenado, pode ser somente o bloco.
Existem diversos vídeos no youtube mostrando como conferir se o cabeçote realmente está empenado, pois sei de muita gente que pensa que se queimou junta, empenou cabeçote e manda aplainar e não é bem assim que funciona.
A maioria das vezes a junta queima por falta de refrigeração no motor e ou cabeçote mal apertado.
De nada adianta apertar o cabeçote com um torquímetro e torque exato se não reapertar com o motor quente.
Não é reapertar depois de uns dias, é reapertar com o motor quente mesmo, montar tudo, ligar, deixar a ventoinha ligar, desligar o motor e antes que esfrie retirar os comandos e reapertar o cabeçote, irá parecer que o cabeçote nunca foi apertado na vida. Quem me ensinou isso? Um mecânico renomado aqui do sul especializado em carros de competição, o senhor Aldo Costa e quando fiz isso a primeira vez, me assustei, pois o cabeçote estava frouxo com o motor quente e isso danifica junta.
Como ele afrouxa?
Com o calor do motor, a junta é esmagada um pouco mais, principalmente por que os anéis de metal na borda dos cilindros amolece um pouco com o alto calor da combustão e isso faz com que a junta seja esmagada mais um pouco até a pressão exercida pelos parafusos, diminua fazendo com que pareça que os parafusos nunca foram apertados totalmente como deveriam.
Esperar o motor esfriar, não ajuda, pois o calor faz os metais trabalharem e frios não ajudará tentar reapertar.
Tem sequencia exata de aperto dos parafusos de todos os cabeçotes para eles não empenarem cabeçotes e nunca se aperta totalmente um parafuso de cada vez, se vai apertando um pouquinho de cada vez um por um na sequencia correta até que atinjam o torque recomendado pelo fabricante. Isso evita que qualquer cabeçote empene e mesmo no reaperto se faz a mesma coisa, um pouquinho de cada vez na sequencia até atingir o torque novamente. nunca terá problemas com junta de cabeçote a não ser que o motor ferva demais por muito tempo. Mas aí, só terá problema de junta e não de bloco e cabeçote empenados. Nunca, jamais, coloque água fria com o motor quente e não interessa se o motor está ligado, pior ainda. Os motivos eu já falei várias vezes aqui no fórum.
LaercioLMB- Mensagens : 3788
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Data de inscrição : 03/01/2014
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certo
quando montei o motor do meu mondeo esquentei bem o motor e fui reapertar e tava okkkkkkk mas mesmo assim foi bom pois tirei a duvida caracas .....mas que girafa deferenciada tche!
orion2017- Mensagens : 198
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Foi uma girafa feita às pressas, pois eu não tenho grana para comprar uma e oficinas não alugam e mesmo que alugassem, como eu ia trazer aqui para casa? .
Tive que construir uma e deu certo.
Tive que construir uma e deu certo.
LaercioLMB- Mensagens : 3788
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
certo
aqui tenho duas girafas uma para ate 500kg e uma para 1000kg e uma talha para suportar 1000 kilos tem dia que acho elas ruins pois tenho que empurra-las pois elas tem rodinhas kkk gostaria que elas fossem motorizadas kkkk vendo essa sua acho que reclamo de barriga cheia kkkkkkk
orion2017- Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
orion2017 escreveu:aqui tenho duas girafas uma para ate 500kg e uma para 1000kg e uma talha para suportar 1000 kilos tem dia que acho elas ruins pois tenho que empurra-las pois elas tem rodinhas kkk gostaria que elas fossem motorizadas kkkk vendo essa sua acho que reclamo de barriga cheia kkkkkkk
KKKKKKKKK. Para você ver, sempre tem alguém pior que a gente kkkkkkkkkk.
Essa não tem rodinhas e é o carro que tem que andar para o motor ficar fora kkkkkkkkkk.
Agora que tenho uma máquina de solda mig sem gás, quando tiver mais grana eu compro os tubos metálicos e faço uma melhor e com rodas kkkkkk. Mas motor, isso é comodidade demais e se der problema no motor, ela ficará travada kkkkkkk.. Nem sempre a comodidade é a melhor opção.
Antes dessa girafinha, eu tirava o motor na mão mesmo e você nem imagina a força para tirar ele sozinho de dentro do carro. kkkk, mas primeiro eu tinha que tirar o cabeçote e todo o óleo para aliviar peso.
LaercioLMB- Mensagens : 3788
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Data de inscrição : 03/01/2014
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certo
hoje laercio devido a problemas na coluna lombar procuro nao fazer muita força nao ,comecei a trabalhar muito novo e ajudei muito e tb arranquei muito motor no braço coloquei muita caixa de cambio no braço e hoje com idade mais avançado minha coluna ta toda estourada entao hoje nada de fazer muita força nao
orion2017- Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Detalhe, a maioria levanta peso usando a coluna e isso acaba com ela mesmo. Jamais se curva a coluna para levantar peso, se curva as pernas. a coluna sempre o mais reta possível. Vejo muita gente se curvando para levantar pesos e isso é errado.
Como está em inglês, o primeiro movimento é de como não se deve fazer e aparece escrito em inglês não faça isso. Já o segundo movimento é a forma correta de se levantar qualquer tipo de peso sem fazer a coluna sofrer depois.
Como está em inglês, o primeiro movimento é de como não se deve fazer e aparece escrito em inglês não faça isso. Já o segundo movimento é a forma correta de se levantar qualquer tipo de peso sem fazer a coluna sofrer depois.
LaercioLMB- Mensagens : 3788
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Queria muito acompanhar todas as fotos, mas me parece que devido ao tempo as imagens postadas se perderam, algo sobre o lugar onde foram hospedadas as imagens, que pena, queria muito ter visto o passo a passo !!!
Convidado- Convidado
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Puxa vida, se perderam mesmo. Por isso odeio sites de hospedagem. Sempre preferi postar direto nos fóruns por causa disso, mas a plataforma usada nesse fórum não permite hospedar imagens.
Vou ver o que faço para recolocar as fotos, mas não as tenho nesse computador que estou usando agora, pois estou a trabalho em outra cidade.
Vou ver o que faço para recolocar as fotos, mas não as tenho nesse computador que estou usando agora, pois estou a trabalho em outra cidade.
LaercioLMB- Mensagens : 3788
Pontos : 3840
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
LaercioLMB escreveu:Puxa vida, se perderam mesmo. Por isso odeio sites de hospedagem. Sempre preferi postar direto nos fóruns por causa disso, mas a plataforma usada nesse fórum não permite hospedar imagens.
Vou ver o que faço para recolocar as fotos, mas não as tenho nesse computador que estou usando agora, pois estou a trabalho em outra cidade.
Legal !!!
Convidado- Convidado
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Boa noite meu carro estou dando uma reforma gostaria de tirar os vidros manuais das portas traseiras e colocar máquina elétrica alguém sabe se dá certo e do que preciso fora os motores e um clx95
Gabriel Queiroz- Mensagens : 10
Pontos : 10
Data de inscrição : 18/02/2022
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Gabriel Queiroz escreveu:Boa noite meu carro estou dando uma reforma gostaria de tirar os vidros manuais das portas traseiras e colocar máquina elétrica alguém sabe se dá certo e do que preciso fora os motores e um clx95
Olá.
Eu coloquei vidros elétricos na traseira do meu. Terá que colocar a chave para 4 vidros na porta do motorista e fazer os conectores nas portas, pois os chicotes elétricos já tem os fios para vidros elétricos na traseira, mas não tem a chave e nem os motores. Tem eletricistas que fazem a maior gambiarra nos conectores das portas e usam relés nos vidros, mas fica uma porcaria.
Dá um trabalhinho fazer como da fábrica, mas vale a pena.
LaercioLMB- Mensagens : 3788
Pontos : 3840
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Gabriel Queiroz gosta desta mensagem
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Opa Laércio legal vou comprar as máquinas e o botão.Obrigado
Gabriel Queiroz- Mensagens : 10
Pontos : 10
Data de inscrição : 18/02/2022
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