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Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, hoje me sobrou um tempo para continuar no carro e finalmente consegui fazer a elétrica dos vidros traseiros. Estão funcionando agora.
Se não fosse o esquema elétrico do carro que consegui, acho que não teria conseguido fazer os vidros traseiros funcionarem e teria que voltar eles a manivela.
Essa etapa estava me trancando muito, pois dependia disso para liberar o interior do carro para começar a colocar a forração interna e todo o estofamento dele.
Finalmente estou com vidros elétricos nas portas traseiras.
Se não fosse o esquema elétrico do carro que consegui, acho que não teria conseguido fazer os vidros traseiros funcionarem e teria que voltar eles a manivela.
Essa etapa estava me trancando muito, pois dependia disso para liberar o interior do carro para começar a colocar a forração interna e todo o estofamento dele.
Finalmente estou com vidros elétricos nas portas traseiras.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Adaptação
Parabéns Laercio, se tratando de ford mondeo sempre é um desafio adaptar alguma coisa principalmente na elétrica, a ford parece ter uns engenheiro meio doido, cada carro parece ter algo diferente em sua montagem, já achei coisa difícil de entender na ford, uma mistura de peças de um ano e modelo que dá muita dor de cabeça as vezes para comprar peças e para vender ainda é mais difícil, tem que entender muito, pra fazer alguma coisa funcionar que não veio no carro se torna um desafio, parabéns e um abraço.
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Agora vc tem o comando quádruplo pra controlar tudo né! Que ótimo!
Parabéns. Não deve ter sido fácil mas temos que ter persistência!
Parabéns. Não deve ter sido fácil mas temos que ter persistência!
Marcelo Lima- Mensagens : 522
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Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 42
Localização : Diadema
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
O comando quádruplo foi presente do nosso amigo Alexandre Castellano, comprei algumas coisas dele, como as máquinas dos vidros elétricos traseiros, volante do motorista com acionamento do piloto automático, o módulo do piloto automático e esse botão quádruplo veio de presente.
De fato, não foi fácil, pois são 3 fios que acionam os vidros traseiros, um positivo e dois que são negativo quando se aciona os vidros pela porta traseira e muda de polarização quando se aciona pela porta do motorista, alternando um positivo e um negativo para fazer o vidro subir e invertendo polaridade para fazer o vidro descer.
Se não tiver o botão traseiro colocado, o vidro não é acionado somente pelo botão da frente.
Todos eles funcionam em conjunto e descobri isso com a ajuda do esquema elétrico dele.
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De fato, não foi fácil, pois são 3 fios que acionam os vidros traseiros, um positivo e dois que são negativo quando se aciona os vidros pela porta traseira e muda de polarização quando se aciona pela porta do motorista, alternando um positivo e um negativo para fazer o vidro subir e invertendo polaridade para fazer o vidro descer.
Se não tiver o botão traseiro colocado, o vidro não é acionado somente pelo botão da frente.
Todos eles funcionam em conjunto e descobri isso com a ajuda do esquema elétrico dele.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
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Fiz isso essa semana
LaercioLMB escreveu:Eu lavo o motor sem problemas, pois não tem o que não possa molhar já que os conectores tem vedações de silicone para impedir a água de entrar nos terminais.Como vai desmontar, lave tudo sem medo para desmontar algo limpo e evitar que a sujeira entre em partes que não pretenda desmontar.
Eu tive alguns problemas mas não creio que seja exatamente por ter lavado,criei um tópico do problema..
lucas castro- Mensagens : 139
Pontos : 147
Data de inscrição : 11/05/2014
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
lucas castro escreveu:LaercioLMB escreveu:Eu lavo o motor sem problemas, pois não tem o que não possa molhar já que os conectores tem vedações de silicone para impedir a água de entrar nos terminais.Como vai desmontar, lave tudo sem medo para desmontar algo limpo e evitar que a sujeira entre em partes que não pretenda desmontar.
Eu tive alguns problemas mas não creio que seja exatamente por ter lavado,criei um tópico do problema..
Não foi por ter lavado.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
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Pois é
LaercioLMB escreveu:lucas castro escreveu:LaercioLMB escreveu:Eu lavo o motor sem problemas, pois não tem o que não possa molhar já que os conectores tem vedações de silicone para impedir a água de entrar nos terminais.Como vai desmontar, lave tudo sem medo para desmontar algo limpo e evitar que a sujeira entre em partes que não pretenda desmontar.
Eu tive alguns problemas mas não creio que seja exatamente por ter lavado,criei um tópico do problema..
Não foi por ter lavado.
Eu tive a infeliz sorte de coincidir o defeito com a lavagem e agora meu pai(o carro é dele) vai alegar que eu estraguei o carro,kkkkk,estou com sérios problemas
lucas castro- Mensagens : 139
Pontos : 147
Data de inscrição : 11/05/2014
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
É, mas mostre o fórum para ele para ele ver que não foi por lavar o motor que deu problema.
Mas voltando ao assunto do tópico, esse final de semana irei colocar a fiação que vai do tanque de combustível ao computador de bordo e poderei começar a montar o estofamento do carro, dar cara de carro novamente ao bichinho que está parado já a 6 meses.
Olhando ele a noite esses dias, a cor escura dele a noite e os faróis me lembrou aquele dragão fúria da noite do filme como domar o seu dragão e a minha esposa chamou ele de fúria da noite kkkk
Mas voltando ao assunto do tópico, esse final de semana irei colocar a fiação que vai do tanque de combustível ao computador de bordo e poderei começar a montar o estofamento do carro, dar cara de carro novamente ao bichinho que está parado já a 6 meses.
Olhando ele a noite esses dias, a cor escura dele a noite e os faróis me lembrou aquele dragão fúria da noite do filme como domar o seu dragão e a minha esposa chamou ele de fúria da noite kkkk
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Hahah
LaercioLMB escreveu:É, mas mostre o fórum para ele para ele ver que não foi por lavar o motor que deu problema.
Mas voltando ao assunto do tópico, esse final de semana irei colocar a fiação que vai do tanque de combustível ao computador de bordo e poderei começar a montar o estofamento do carro, dar cara de carro novamente ao bichinho que está parado já a 6 meses.
Olhando ele a noite esses dias, a cor escura dele a noite e os faróis me lembrou aquele dragão fúria da noite do filme como domar o seu dragão e a minha esposa chamou ele de fúria da noite kkkk
O danado já está tendo até nome,hehe,o meu deve parecer mais ainda com o fúria porque tem os olhos amarelos, ,Kkkk,aqui em casa minha mãe chama o nosso de mondio,mondele,kkk e por aí vai,antigamente eu pronunciava Mondéo..depois que vi Mondêo,mas os europeus falam mesmo é Mondêu..
lucas castro- Mensagens : 139
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Data de inscrição : 11/05/2014
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Hoje tirei o dia para fazer o encaixe do check control na moldura do painel, serviço tudo pronto e bateu uma rajada de vento e pimba, caiu a moldura no chão e quebrou em uma parte, esfarelou tudo.
Que ódio deu.
Tive que iniciar a restauração da moldura
Que ódio deu.
Tive que iniciar a restauração da moldura
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
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Que pena..
Essa moldura do painel de fato é muito sensível,a do meu está também toda solta..
lucas castro- Mensagens : 139
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
A moldura do MK1 é bem resistente, só quebra onde vão os parafusos e isso é fácil de resolver. Já a moldura do MK2 que eu tive que colocar no meu por causa do computador de bordo, essa sim é uma casquinha de ovo pra quebrar, parece que o ABS usado no MK2 é de pior qualidade do que no MK1.
Acho que é pelo fato do MK1 ter sido fabricado na Europa, Bélgica e o MK2 no México.
Mas hoje consegui reformar a moldura que ficou em duas partes, além de ter quebrado em vários pedaços pequenos, o que dificultou o reparo, mas não foi impossível.
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A imagem ficou um pouco fora de foco, pois a lente da câmera do telefone estava suja. Marca de dedo kkkk.
Costumo tirar as fotos com a máquina fotográfica e hoje tirei com o celular e deu essa caca aí.
Talvez hoje ainda eu comece a ligar a fiação do computador de bordo, já que todos os fios do relógio antigo são usados no computador de bordo, somente mudando o conector de 6 fios para um de 16 fios kkkk.
Depois de pronto vai ficar assim.
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Um detalhe muito importante, a moldura do MK2 não encaixa perfeitamente no tablier do MK1, a furação dos parafusos é diferente e temos que recolocar pontos de fixação para parafusar a moldura no tablier.
Depois de feito isso, é só parafusar a moldura e pronto.
Acho que é pelo fato do MK1 ter sido fabricado na Europa, Bélgica e o MK2 no México.
Mas hoje consegui reformar a moldura que ficou em duas partes, além de ter quebrado em vários pedaços pequenos, o que dificultou o reparo, mas não foi impossível.
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A imagem ficou um pouco fora de foco, pois a lente da câmera do telefone estava suja. Marca de dedo kkkk.
Costumo tirar as fotos com a máquina fotográfica e hoje tirei com o celular e deu essa caca aí.
Talvez hoje ainda eu comece a ligar a fiação do computador de bordo, já que todos os fios do relógio antigo são usados no computador de bordo, somente mudando o conector de 6 fios para um de 16 fios kkkk.
Depois de pronto vai ficar assim.
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Um detalhe muito importante, a moldura do MK2 não encaixa perfeitamente no tablier do MK1, a furação dos parafusos é diferente e temos que recolocar pontos de fixação para parafusar a moldura no tablier.
Depois de feito isso, é só parafusar a moldura e pronto.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
É,a moldura do meu está quebrada nos parafusos mesmo,em breve quero arrumar isso,e esssa aprte que tem o carro desenhado ai,não conhecia esse equipamento no Mondeo,quais as funções dele?
lucas castro- Mensagens : 139
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Essa parte do carro desenhado é o check control.
Ele te avisa se tem alguma porta mal fechada, qual delas, te avisa se tem alguma luz queimada, qual delas, te avisa o nível de água do radiador se está baixo, o nível de água do limpador se está baixo, as pastilhas de freio se estão gastas, se tem gelo no evaporador do ar (coisa que aqui não vamos precisar mesmo já que não neva no Brasil), tanto o externo quanto o interno do carro e tem também o aviso de manutenção, aquele que te mostra que está na hora de fazer outra revisão no carro.
Esse check control tem desde o primeiro Mondeo, mas no Brasil só vieram nos MK2 V6 2.5 Guia, assim como o computador de bordo, tanto é que tive que colocar o computador de bordo do MK2 V6 já que nenhum MK1 veio para o Brasil com esse acessório, mas há quem tenha conseguido comprar um e colocar no carro.
Eu não tive essa sorte.
Ele te avisa se tem alguma porta mal fechada, qual delas, te avisa se tem alguma luz queimada, qual delas, te avisa o nível de água do radiador se está baixo, o nível de água do limpador se está baixo, as pastilhas de freio se estão gastas, se tem gelo no evaporador do ar (coisa que aqui não vamos precisar mesmo já que não neva no Brasil), tanto o externo quanto o interno do carro e tem também o aviso de manutenção, aquele que te mostra que está na hora de fazer outra revisão no carro.
Esse check control tem desde o primeiro Mondeo, mas no Brasil só vieram nos MK2 V6 2.5 Guia, assim como o computador de bordo, tanto é que tive que colocar o computador de bordo do MK2 V6 já que nenhum MK1 veio para o Brasil com esse acessório, mas há quem tenha conseguido comprar um e colocar no carro.
Eu não tive essa sorte.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, como está chovendo hoje, tirei o dia para a elétrica do carro.
Estou conectando os fios que eram do relógio do carro no conector do computador de bordo, pois essa fiação é aproveitada.
O VSS do sensor de velocidade que nos manuais de instalação fala para ligar lá no cofre do motor, segui toda a fiação desse sensor e vai até o painel do carro, por isso não precisarei de mais fio indo até o cofre do motor, só ligarei no fio do VSS no painel do carro.
somente o fio do sensor de fluxo de combustível é que irei ligar lá no cofre do motor já que ainda não identifiquei ele dentro do carro, mas se conseguir isso, irei ligar lá dentro mesmo e não no motor, o que economiza fio e evita abrir e fechar chicote o que dá muito trabalho.
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Estou conectando os fios que eram do relógio do carro no conector do computador de bordo, pois essa fiação é aproveitada.
O VSS do sensor de velocidade que nos manuais de instalação fala para ligar lá no cofre do motor, segui toda a fiação desse sensor e vai até o painel do carro, por isso não precisarei de mais fio indo até o cofre do motor, só ligarei no fio do VSS no painel do carro.
somente o fio do sensor de fluxo de combustível é que irei ligar lá no cofre do motor já que ainda não identifiquei ele dentro do carro, mas se conseguir isso, irei ligar lá dentro mesmo e não no motor, o que economiza fio e evita abrir e fechar chicote o que dá muito trabalho.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Outro dilema, os alto falantes das portas.
Temos que comprar os originais Ford, mesmo que sejam do fusion ou semelhantes, pois eles tem medidas especiais.
Já tivemos discussões aqui no fórum sobre as medidas deles e eu pensava serem 6X9 e não são. Os catálogos de fabricantes de alto falantes falam em 5X7 e também não são.
São o que então? Não sei, tem uma medida especial Ford para variar.
Comprei os 6X9 e eles não entram na porta, tem que cortar a porta e usar um espaçador para o ímã do alto falante não bater no vidro.
Não quis cortar a porta e comprei os 5X7. Ficam pequenos no buraco da porta, quase nem dando para colocar os parafusos, tendo que fazer nova furação bem rente a borda do furo da porta e fica um vão entre o buraco da porta e o alto falante e isso certamente vai prejudicar na acústica do carro depois, deixando o som com péssima qualidade.
Comprei dois jogos de alto falantes e nada, não posso usar nenhum dos dois e estou pensando seriamente em cortar o buraco da porta, pois que eu não queria fazer, pois os alto falantes Fusion e Ranger, são caros o par.
Temos que comprar os originais Ford, mesmo que sejam do fusion ou semelhantes, pois eles tem medidas especiais.
Já tivemos discussões aqui no fórum sobre as medidas deles e eu pensava serem 6X9 e não são. Os catálogos de fabricantes de alto falantes falam em 5X7 e também não são.
São o que então? Não sei, tem uma medida especial Ford para variar.
Comprei os 6X9 e eles não entram na porta, tem que cortar a porta e usar um espaçador para o ímã do alto falante não bater no vidro.
Não quis cortar a porta e comprei os 5X7. Ficam pequenos no buraco da porta, quase nem dando para colocar os parafusos, tendo que fazer nova furação bem rente a borda do furo da porta e fica um vão entre o buraco da porta e o alto falante e isso certamente vai prejudicar na acústica do carro depois, deixando o som com péssima qualidade.
Comprei dois jogos de alto falantes e nada, não posso usar nenhum dos dois e estou pensando seriamente em cortar o buraco da porta, pois que eu não queria fazer, pois os alto falantes Fusion e Ranger, são caros o par.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
LaercioLMB escreveu:Essa parte do carro desenhado é o check control.
Ele te avisa se tem alguma porta mal fechada, qual delas, te avisa se tem alguma luz queimada, qual delas, te avisa o nível de água do radiador se está baixo, o nível de água do limpador se está baixo, as pastilhas de freio se estão gastas, se tem gelo no evaporador do ar (coisa que aqui não vamos precisar mesmo já que não neva no Brasil), tanto o externo quanto o interno do carro e tem também o aviso de manutenção, aquele que te mostra que está na hora de fazer outra revisão no carro.
Esse check control tem desde o primeiro Mondeo, mas no Brasil só vieram nos MK2 V6 2.5 Guia, assim como o computador de bordo, tanto é que tive que colocar o computador de bordo do MK2 V6 já que nenhum MK1 veio para o Brasil com esse acessório, mas há quem tenha conseguido comprar um e colocar no carro.
Eu não tive essa sorte.
Gostei das funções,nossa,quem me dera achar tudo isso para colocar no meu,pena não ter como,seria muito bom,hehe
lucas castro- Mensagens : 139
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
LaercioLMB escreveu:Outro dilema, os alto falantes das portas.
Temos que comprar os originais Ford, mesmo que sejam do fusion ou semelhantes, pois eles tem medidas especiais.
Já tivemos discussões aqui no fórum sobre as medidas deles e eu pensava serem 6X9 e não são. Os catálogos de fabricantes de alto falantes falam em 5X7 e também não são.
São o que então? Não sei, tem uma medida especial Ford para variar.
Comprei os 6X9 e eles não entram na porta, tem que cortar a porta e usar um espaçador para o ímã do alto falante não bater no vidro.
Não quis cortar a porta e comprei os 5X7. Ficam pequenos no buraco da porta, quase nem dando para colocar os parafusos, tendo que fazer nova furação bem rente a borda do furo da porta e fica um vão entre o buraco da porta e o alto falante e isso certamente vai prejudicar na acústica do carro depois, deixando o som com péssima qualidade.
Comprei dois jogos de alto falantes e nada, não posso usar nenhum dos dois e estou pensando seriamente em cortar o buraco da porta, pois que eu não queria fazer, pois os alto falantes Fusion e Ranger, são caros o par.
Eu também morro de dó de fazer mudanças irreversíveis tipo cortar o carro, o meu ainda está com os auto falantes originais,me parecem bons ainda,irei colocar 3 na tampa do porta malas pois o antigo dono furou elas e quero tampar os buracos apesar de não gostar de falantes ali,ai colocarei aqueles tri axiais.
lucas castro- Mensagens : 139
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Acontece.
Outro problema que eu estava enfrentando era na instalação do computador de bordo. No manual de instalação fala em dois fios, um para quanto de combustível tem no tanque e outro para medir a vazão de combustível para o computador nos dar a média.
Então, a bomba de gasolina do meu, tem esse fio, mas o chicote até o painel não tinha, tive que colocar. Sem problema até aí, colocar mais um fio no chicote não é problema, já que tive que colocar 6 fios nos chicotes das portas traseiras.
No manual falava que tinha que pegar dois fios lá daquele conector quadrado do lado do filtro de ar, um do VSS e o outro do fluxo de combustível, pinos 5 e 10 desse conector.
Encontrei o fio 5 e o segui até dentro do carro e vi que ele é ligado no painel do velocímetro, resultado, não precisei puxar um fio desde lá do motor até o computador.
Bom, faltou o de fluxo de combustível.
Procurei o pino 10 e o que encontrei? Nada, não tem fio 10 nesse conector e me apavorei.
Como vou fazer?
Procurei no manual elétrico dele para ver qual seria o da central e não tem identificação detalhada, fala em cores e destino, mas não explica o que é cada fio e sendo assim, fica difícil de entender.
Procurei na internet e nada, em nenhum lugar falando como encontrar esse fio.
Já tinha desanimado, pois sem esse fio o computador de bordo não tem como calcular a média do consumo, nem dizer quantos quilômetros o carro ainda pode rodar com o que tem no tanque.
Desanimado, resolvi procurar no conector que vem lá da central já que no que vai para dentro do carro não tinha e para a minha surpresa, estava lá o pino 10 com o bendito fio branco.
Menos um problema.
Só falta agora encontrar a elétrica do MK2, pois o check control que tenho aqui também é do MK2 e a pinagem é diferente, inclusive com menos pinos e tenho que identificar qual fio liga o check control com o computador de bordo, já que os manuais de instalação do check control, só falam do básico, deixando ele sem total funcionamento, isso sem falar na tranqueira que é ligar os fios das portas nesse check control para ele avisar qual porta não está bem fechada.
Estou achando que só irei ligar as portas depois do carro estar pronto, se não, é capaz de levar mais um mês para esse carro andar e semana que vem ele tem que estar pronto, rodando.
Outro problema que eu estava enfrentando era na instalação do computador de bordo. No manual de instalação fala em dois fios, um para quanto de combustível tem no tanque e outro para medir a vazão de combustível para o computador nos dar a média.
Então, a bomba de gasolina do meu, tem esse fio, mas o chicote até o painel não tinha, tive que colocar. Sem problema até aí, colocar mais um fio no chicote não é problema, já que tive que colocar 6 fios nos chicotes das portas traseiras.
No manual falava que tinha que pegar dois fios lá daquele conector quadrado do lado do filtro de ar, um do VSS e o outro do fluxo de combustível, pinos 5 e 10 desse conector.
Encontrei o fio 5 e o segui até dentro do carro e vi que ele é ligado no painel do velocímetro, resultado, não precisei puxar um fio desde lá do motor até o computador.
Bom, faltou o de fluxo de combustível.
Procurei o pino 10 e o que encontrei? Nada, não tem fio 10 nesse conector e me apavorei.
Como vou fazer?
Procurei no manual elétrico dele para ver qual seria o da central e não tem identificação detalhada, fala em cores e destino, mas não explica o que é cada fio e sendo assim, fica difícil de entender.
Procurei na internet e nada, em nenhum lugar falando como encontrar esse fio.
Já tinha desanimado, pois sem esse fio o computador de bordo não tem como calcular a média do consumo, nem dizer quantos quilômetros o carro ainda pode rodar com o que tem no tanque.
Desanimado, resolvi procurar no conector que vem lá da central já que no que vai para dentro do carro não tinha e para a minha surpresa, estava lá o pino 10 com o bendito fio branco.
Menos um problema.
Só falta agora encontrar a elétrica do MK2, pois o check control que tenho aqui também é do MK2 e a pinagem é diferente, inclusive com menos pinos e tenho que identificar qual fio liga o check control com o computador de bordo, já que os manuais de instalação do check control, só falam do básico, deixando ele sem total funcionamento, isso sem falar na tranqueira que é ligar os fios das portas nesse check control para ele avisar qual porta não está bem fechada.
Estou achando que só irei ligar as portas depois do carro estar pronto, se não, é capaz de levar mais um mês para esse carro andar e semana que vem ele tem que estar pronto, rodando.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, muitos devem estar se perguntando; "-Essa fiação deve estar sendo feita direto."
Não mesmo.
Tem sim fios que saem do cofre do motor e vão para o painel, mas esse foi uma das coisas que me tirou muito tempo, como fazer algo que não parecesse gambiarra com fios passando pelos chicotes.
Hoje eu resolvi esse problema.
Peguei um conector do Mondeo que tenho para tirar peças e fiz a mesma coisa que fiz nos conectores das portas, abri os conectores e inseri neles os pinos macho e fêmea da fiação, assim se precisar remover um chicote, basta desconectar ele e pronto, não tem fios passando pelos conectores.
Então, estou fazendo o mesmo no chicote que vai do cofre do motor para dentro do carro, ligando os fios do computador de bordo e do piloto automático, nos conectores originais do carro, pois os conectores não estão totalmente ocupados, tem espaços vagos neles, assim fica muito mais fácil de fazer qualquer coisa na elétrica, ainda mais que o tablier está fora do carro, o que facilita ainda mais o serviço.
Vejam aqui um conector que eu abri e retirei os terminais elétricos.
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Vejam esse outro em que eu peguei um fio que sairá do conector quadrado que vem da central e liga no chicote principal, onde tem o pino 10 do fluxo de combustível e coloquei em um lado um terminal fêmea do conector quadrado e do outro lado, um terminal macho do conector retangular branco de dentro do carro e levei o fio ao chicote e instalei nos conectores e pronto, ficou perfeito, sem gambiarras ou pontes de fios por cima dos conectores.
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Fios soldados e encapados com termoretrátil, pois fita isolante não é uma boa em carros, principalmente perto do motor onde haverá calor e a goma irá melecar tudo e soltar a fita.
Esse processo me deu muita dor de cabeça até me dar essa luz de fazer dessa forma, pois não estava gostando de fazer pontes de fios por cima dos conectores, já que se um dia eu precisasse desmontar para alguma manutenção, teria que cortar fios o que não seria nada agradável.
Quero ver se amanhã sexta, consigo terminar de ligar os fios do piloto automático e dou a elétrica do cofre do motor por terminada, já que até os fios dos faroletes já estão no conector.
Não mesmo.
Tem sim fios que saem do cofre do motor e vão para o painel, mas esse foi uma das coisas que me tirou muito tempo, como fazer algo que não parecesse gambiarra com fios passando pelos chicotes.
Hoje eu resolvi esse problema.
Peguei um conector do Mondeo que tenho para tirar peças e fiz a mesma coisa que fiz nos conectores das portas, abri os conectores e inseri neles os pinos macho e fêmea da fiação, assim se precisar remover um chicote, basta desconectar ele e pronto, não tem fios passando pelos conectores.
Então, estou fazendo o mesmo no chicote que vai do cofre do motor para dentro do carro, ligando os fios do computador de bordo e do piloto automático, nos conectores originais do carro, pois os conectores não estão totalmente ocupados, tem espaços vagos neles, assim fica muito mais fácil de fazer qualquer coisa na elétrica, ainda mais que o tablier está fora do carro, o que facilita ainda mais o serviço.
Vejam aqui um conector que eu abri e retirei os terminais elétricos.
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Vejam esse outro em que eu peguei um fio que sairá do conector quadrado que vem da central e liga no chicote principal, onde tem o pino 10 do fluxo de combustível e coloquei em um lado um terminal fêmea do conector quadrado e do outro lado, um terminal macho do conector retangular branco de dentro do carro e levei o fio ao chicote e instalei nos conectores e pronto, ficou perfeito, sem gambiarras ou pontes de fios por cima dos conectores.
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Fios soldados e encapados com termoretrátil, pois fita isolante não é uma boa em carros, principalmente perto do motor onde haverá calor e a goma irá melecar tudo e soltar a fita.
Esse processo me deu muita dor de cabeça até me dar essa luz de fazer dessa forma, pois não estava gostando de fazer pontes de fios por cima dos conectores, já que se um dia eu precisasse desmontar para alguma manutenção, teria que cortar fios o que não seria nada agradável.
Quero ver se amanhã sexta, consigo terminar de ligar os fios do piloto automático e dou a elétrica do cofre do motor por terminada, já que até os fios dos faroletes já estão no conector.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Gente, to passando o maior perrengue para colocar o tablier sozinho.
Já estava praticamente no lugar, tive um trabalhão para conseguir passar o chicote da caixa de fusíveis quando vi que uma mangueira do ar que leva o ar para a porta do passageiro, tem que ser colocada antes de colocar o tablier no lugar e não junto com o tablier como se já estivesse montada.
Ô saco tudo isso, terei que retirar o tablier, mas dessa vez vou retirar a coluna da direção que eu já tinha colocado, é um saco colocar o tablier com a coluna no lugar.
Já estava praticamente no lugar, tive um trabalhão para conseguir passar o chicote da caixa de fusíveis quando vi que uma mangueira do ar que leva o ar para a porta do passageiro, tem que ser colocada antes de colocar o tablier no lugar e não junto com o tablier como se já estivesse montada.
Ô saco tudo isso, terei que retirar o tablier, mas dessa vez vou retirar a coluna da direção que eu já tinha colocado, é um saco colocar o tablier com a coluna no lugar.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Esse é o tipo de coisa que so se aprende fazendo e errando mas como vc é ninja nao fica tentando e tentando tanto hehe
Marcelo Lima- Mensagens : 522
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Hehehehehe.
Coloquei o tablier, mas tive que retirar a coluna da direção para facilitar.
Bom, tablier colocado, check control instalado, computador de bordo instalado e toda a fiação conectada, bateria colocada, chave ligada e pimba, tudo funcionando novamente (só não liguei o motor ainda).
Uma maravilha ver tudo funcionando e um detalhe, o computador de bordo ligou e de cara começou a bipar kkkkkk, me avisando que não tinha gasolina kkkkkkkkk.
O carro que ele estava era gastão pra caramba, também, um V6 automático, mas se fosse manual gastaria menos.
A média estava registrada em 5.5 km/l.
O meu também faz isso se eu esquecer de como se dirige.
Coloquei o tablier, mas tive que retirar a coluna da direção para facilitar.
Bom, tablier colocado, check control instalado, computador de bordo instalado e toda a fiação conectada, bateria colocada, chave ligada e pimba, tudo funcionando novamente (só não liguei o motor ainda).
Uma maravilha ver tudo funcionando e um detalhe, o computador de bordo ligou e de cara começou a bipar kkkkkk, me avisando que não tinha gasolina kkkkkkkkk.
O carro que ele estava era gastão pra caramba, também, um V6 automático, mas se fosse manual gastaria menos.
A média estava registrada em 5.5 km/l.
O meu também faz isso se eu esquecer de como se dirige.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Era do jean esse pc de bordo né? Kkk...
Por isso que ele picotou o carro kkkkkkkk...
Interessante saber que ele tem memória...ainda vou colocar no meu agora check control so o seu no forum e se bobear no Brasil é que vai ter :-)
Por isso que ele picotou o carro kkkkkkkk...
Interessante saber que ele tem memória...ainda vou colocar no meu agora check control so o seu no forum e se bobear no Brasil é que vai ter :-)
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
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Localização : Diadema
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Tem mais no Brasil que tem e um aqui do fórum MK1 tem o computador de bordo do próprio MK1. Ele me tapou de nojo kkkkkkk.
Mas uma coisa é certa, por enquanto é o único com computador de bordo e check control kkkk.
Mas ainda preciso do módulo de luzes, medidor de nível da água do limpador e do radiador, pastilhas de freio com sensores, ABS para deixar o check control totalmente funcional.
Hoje consegui colocar o feltro do assoalho, o carpete dele que lavei também, o console com descanso de braço, instalei os interruptores de freio e embreagem do piloto automático, pois se o piloto automático estiver ligado e eu pisar no freio ou embreagem ele desliga sozinho. Segurança para evitar do freio ser exigido demais ou subir rápido o giro por ter pisado na embreagem.
O painel do carro ficou bonito de ver e estou checando toda a iluminação do painel antes de montar e já encontrei luz queimada no painel do ar e aproveitei para trocar, pois é um saco remover a moldura do painel do ar condicionado só para trocar uma lâmpada.
Apanhei hoje para ligar o cabo da bateria para o motor de partida, devia ter feito isso antes de ter colocado o cabeçote do motor ou o coletor de admissão, pois tive que fazer o serviço por baixo do carro e um local apertado de difícil acesso para as ferramentas.
Com eleva car fica um pouco mais fácil, mas sem ferramentas adequadas fica horrível. tive que comprar um jogo de soquete com catraca, pois se não for soquete, não entra chave de boca ou estrela nesse local.
Outra coisa ruim de colocar é o escapamento na parte do catalisador, ô molinha ruim de apertar para colocar a porca que segura o escapamento no coletor de descarga. Outra coisa que só se pode fazer por baixo do carro.
Mas uma coisa é certa, por enquanto é o único com computador de bordo e check control kkkk.
Mas ainda preciso do módulo de luzes, medidor de nível da água do limpador e do radiador, pastilhas de freio com sensores, ABS para deixar o check control totalmente funcional.
Hoje consegui colocar o feltro do assoalho, o carpete dele que lavei também, o console com descanso de braço, instalei os interruptores de freio e embreagem do piloto automático, pois se o piloto automático estiver ligado e eu pisar no freio ou embreagem ele desliga sozinho. Segurança para evitar do freio ser exigido demais ou subir rápido o giro por ter pisado na embreagem.
O painel do carro ficou bonito de ver e estou checando toda a iluminação do painel antes de montar e já encontrei luz queimada no painel do ar e aproveitei para trocar, pois é um saco remover a moldura do painel do ar condicionado só para trocar uma lâmpada.
Apanhei hoje para ligar o cabo da bateria para o motor de partida, devia ter feito isso antes de ter colocado o cabeçote do motor ou o coletor de admissão, pois tive que fazer o serviço por baixo do carro e um local apertado de difícil acesso para as ferramentas.
Com eleva car fica um pouco mais fácil, mas sem ferramentas adequadas fica horrível. tive que comprar um jogo de soquete com catraca, pois se não for soquete, não entra chave de boca ou estrela nesse local.
Outra coisa ruim de colocar é o escapamento na parte do catalisador, ô molinha ruim de apertar para colocar a porca que segura o escapamento no coletor de descarga. Outra coisa que só se pode fazer por baixo do carro.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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