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Continuação do defeito
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Continuação do defeito
Laércio valeu pela dica conferi o chicote todo nada de anormal ele tá praticamente novo aí vi que tinha um cano lá que tava cortado arrumei também é o carro ficou picotando na aceleração testei mas coisas e descobri que não chega positivo no motor de passo só negativo a central não manda esse positivo ....vc sabe qual é o relé que comanda isso onde fica pensei que podia ser a central com defeito mas quando deu o bisil lá funcionou normal e também tem 3 fusil lá amarelo que não sai de jeito nenhum isso é na caixa do bloco do motor eles estão invertidos não sei se isso da problema também mas vou tentar por na ordem correta no lugar do de 80 taum de 20 e Vic e verc
Da mais umas dicas aí esse carro ia pra desmanche resolvi da vida pra ele e devagar ta indo bom de mais
Da mais umas dicas aí esse carro ia pra desmanche resolvi da vida pra ele e devagar ta indo bom de mais
Julio lima- Mensagens : 18
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Data de inscrição : 23/06/2015
Re: Continuação do defeito
Você fala do atuador da lenta?
Ele não é um motor de passo, é somente um solenoide, os motores de passo são com 4 fios e não somente 2.
O seu Mondeo é um MK1 (até 96) ou um MK2 (de 96 a 2001), pois os esquemas elétricos deles são diferentes.
No MK2, o fio verde e branco, vai aos pinos 71 e 97 da central, já o preto e branco, vai ao pino 83 da central.
Já no MK1, o fio lilás e amarelo vai aos pinos 37 e 57 e o fio preto e amarelo vai ao pino 21.
Veja que a posição dos pinos do MK1 é diferente no MK2, por isso a central de um não dá certo no outro.
Testando o atuador da lenta no MK1.
1 . Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio que vem do relé do sistema de injeção. Positivo (+).
2 . Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL. modo Ohmimetro > resistência entre os terminais do sensor de 7,0 W a 15,0 W.
3 . Motor em marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio ligado ao pino 21 do módulo. tensão de 9,0 V a 10,0 V . Ao impor uma carga ao motor ( por exemplo , ligar o ar condicionando ), esta tensão deve cair.
Agora testando no MK2
1- Motor funcionando, marcha lenta, PONTA DE PROVA no fio ligado ao relé do sistema de injeção. Positivo (+)
2- Motor funcionando, marcha lenta, MULTITESTE digital modo voltímetro, no fio ligado ao terminal 83 do módulo . Tensão deve oscilar entre 8,5V e 9,5V .
3- Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE digital modo ohmimetro. Resistência da válvula entre 8 W e 12W .
Veja que tem pequenas diferenças entre os dois modelos.
Um detalhe importante, se tinha entrada falsa de ar no motor, a central está com um erro na memória, apague a central desligando o cabo da bateria e deixando desligado uns 5 minutos. Para ser mais eficaz, ao desligar a bateria, encoste os cabos um no outro para formar um curto circuito, mas como a bateria está fora, não tem problema, isso apaga a memória da central.
Ligue novamente os cabos na bateria, ligue a chave e não dê a partida no motor, espere 1 minuto com a chave ligada para a central reconhecer todo o carro com o motor desligado, desligue a chave e espere mais um minuto e ligue novamente, dessa vez pode dar a partida no motor assim que a bomba de gasolina parar de funcionar, você ouve o barulho dela quando liga a chave.
Ao ligar o motor, ele não vai ter lenta mesmo, vai ficar oscilando, deixe ele ligado por mais 5 minutos para a central reconhecer o motor ligado e fazer os ajustes iniciais, depois disso, rode com o carro por uns 10 minutos para a central assimilar as posições da borboleta de aceleração e com isso, ajustar o motor e ele terá lenta novamente se o atuador da lenta estiver bom e sem entrada falsa de ar.
Sintoma.
Motor com problemas na aceleração e desenvolvimento , rateando
Verificar.
1 . Sistema de ignição
2 . Válvulas injetoras
3 . Sonda lambda
4 . Sensor da árvore de comando de válvulas
5 . Sensor da árvore de manivelas
6 . Medidor de massa de ar
7 . Sistema de combustível .
Sintoma
Marcha-lenta fora de ponto , rotação , gases de escape, etc.
Verificar.
1 . Sistema de ignição
2 . Medidor de massa de ar
3 . Válvula de controle de ar da marcha lenta .
4 . Sonda lambda
5 . Bomba de combustível
6 . Válvulas injetoras
7 . Compressão / Vácuo.
Veja que nenhum deles fala em atuador da marcha lenta, pois a maioria dos problemas de aceleração na lenta não está no atuador, pois o atuador só obedece ao comando da central e ela dá os comandos baseada nas informações que recebe de outros sensores.
Ele não é um motor de passo, é somente um solenoide, os motores de passo são com 4 fios e não somente 2.
O seu Mondeo é um MK1 (até 96) ou um MK2 (de 96 a 2001), pois os esquemas elétricos deles são diferentes.
No MK2, o fio verde e branco, vai aos pinos 71 e 97 da central, já o preto e branco, vai ao pino 83 da central.
Já no MK1, o fio lilás e amarelo vai aos pinos 37 e 57 e o fio preto e amarelo vai ao pino 21.
Veja que a posição dos pinos do MK1 é diferente no MK2, por isso a central de um não dá certo no outro.
Testando o atuador da lenta no MK1.
1 . Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio que vem do relé do sistema de injeção. Positivo (+).
2 . Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL. modo Ohmimetro > resistência entre os terminais do sensor de 7,0 W a 15,0 W.
3 . Motor em marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio ligado ao pino 21 do módulo. tensão de 9,0 V a 10,0 V . Ao impor uma carga ao motor ( por exemplo , ligar o ar condicionando ), esta tensão deve cair.
Agora testando no MK2
1- Motor funcionando, marcha lenta, PONTA DE PROVA no fio ligado ao relé do sistema de injeção. Positivo (+)
2- Motor funcionando, marcha lenta, MULTITESTE digital modo voltímetro, no fio ligado ao terminal 83 do módulo . Tensão deve oscilar entre 8,5V e 9,5V .
3- Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE digital modo ohmimetro. Resistência da válvula entre 8 W e 12W .
Veja que tem pequenas diferenças entre os dois modelos.
Um detalhe importante, se tinha entrada falsa de ar no motor, a central está com um erro na memória, apague a central desligando o cabo da bateria e deixando desligado uns 5 minutos. Para ser mais eficaz, ao desligar a bateria, encoste os cabos um no outro para formar um curto circuito, mas como a bateria está fora, não tem problema, isso apaga a memória da central.
Ligue novamente os cabos na bateria, ligue a chave e não dê a partida no motor, espere 1 minuto com a chave ligada para a central reconhecer todo o carro com o motor desligado, desligue a chave e espere mais um minuto e ligue novamente, dessa vez pode dar a partida no motor assim que a bomba de gasolina parar de funcionar, você ouve o barulho dela quando liga a chave.
Ao ligar o motor, ele não vai ter lenta mesmo, vai ficar oscilando, deixe ele ligado por mais 5 minutos para a central reconhecer o motor ligado e fazer os ajustes iniciais, depois disso, rode com o carro por uns 10 minutos para a central assimilar as posições da borboleta de aceleração e com isso, ajustar o motor e ele terá lenta novamente se o atuador da lenta estiver bom e sem entrada falsa de ar.
Sintoma.
Motor com problemas na aceleração e desenvolvimento , rateando
Verificar.
1 . Sistema de ignição
2 . Válvulas injetoras
3 . Sonda lambda
4 . Sensor da árvore de comando de válvulas
5 . Sensor da árvore de manivelas
6 . Medidor de massa de ar
7 . Sistema de combustível .
Sintoma
Marcha-lenta fora de ponto , rotação , gases de escape, etc.
Verificar.
1 . Sistema de ignição
2 . Medidor de massa de ar
3 . Válvula de controle de ar da marcha lenta .
4 . Sonda lambda
5 . Bomba de combustível
6 . Válvulas injetoras
7 . Compressão / Vácuo.
Veja que nenhum deles fala em atuador da marcha lenta, pois a maioria dos problemas de aceleração na lenta não está no atuador, pois o atuador só obedece ao comando da central e ela dá os comandos baseada nas informações que recebe de outros sensores.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Continuação do defeito
O meu eo 96 97 clx então não chega da central o comando pra funciomento desse atuador quando funcionou e quando cortou as luzes do painel e do rádio e os faróis aí ele atuou perfeitamente onde posso mais precisamente esse defeito
Julio lima- Mensagens : 18
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Re: Continuação do defeito
Terá que checar a fiação e ver principalmente na central se está saindo de lá a tensão correta no pino 83 que não é 12V, é menos.Terá que soltar o soquete da central, identificar o fio 83, espetar um alfinete no fio para poder usar o multímetro com o soquete plugado na central.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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duvida
o laercio qual e o sensor da arvore de comando de valvulas onde fica passei o scanner no carro hoje deu erro nesse sensor ele e o mesmo de rotacao ou nao
Julio lima- Mensagens : 18
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Data de inscrição : 23/06/2015
Re: Continuação do defeito
O sensor do comando fica ao lado daquela mangueira preta que sai da tampa de válvulas e vai para a caixa do filtro.
Ao lodo, um pouco abaixo verá que tem um conector com dois fios, ali fica o sensor do comando de válvulas.
Ao lodo, um pouco abaixo verá que tem um conector com dois fios, ali fica o sensor do comando de válvulas.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Continuação do defeito
O Laércio obrigado pelas dicas consegui arrumar alguma s coisa o chicote estava trocado o de marcha lenta tava no de comando de válvulas agora eu que saber se os dos bicos injetores tem alguma sequência também se tiver vc podia me passar a sequência porque me parece que tá injetando muita gasolina o chicote tava uma bagunça
Julio lima- Mensagens : 18
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Re: Continuação do defeito
A sequencia é você saber identificar os pinos dos conectores.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Continuação do defeito
tudo beleza essa etapa foi resolvida agora descobri que nao ta chegando negativo na central no pino 53 verifiquei todo o chicote na lateral e ta novo mas na sequecia dele que passa em frente do carro perto radiador parece esta descascado como que eu mexo neles o que devo tirar pra ter acesso a eles
Julio lima- Mensagens : 18
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Re: Continuação do defeito
Esse chicote que fica perto do radiador, eu tive que fazer o meu todo, está pra lá de ruim, tudo descascado por dentro das capas do chicote.
Tem que soltar as abraçadeiras e retirar o chicote completo ali.
O meu não estava funcionando a baixa da ventoinha e o problema era justamente ali, fios em curto e o "eletricista" que "consertou" somente cortou um fio da ventoinha e aterrou ela direto na carroceria, só funcionava na alta, baixa nem pensar.
Tem que soltar as abraçadeiras e retirar o chicote completo ali.
O meu não estava funcionando a baixa da ventoinha e o problema era justamente ali, fios em curto e o "eletricista" que "consertou" somente cortou um fio da ventoinha e aterrou ela direto na carroceria, só funcionava na alta, baixa nem pensar.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
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alguem sabe me informar como sao ligados os fios da ventuinha??
alguem sabe me informar como sao ligados os fios da ventuinha?? retirei o do meu mondeo 97 e esquecir de marcar
elias aguiar- Mensagens : 7
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Data de inscrição : 15/01/2017
Re: Continuação do defeito
Olha, eu tenho o esquema elétrico da ventoinha do MK1.
O MK2 usa o mesmo esquema, mas as cores dos fios podem mudar e a pinagem da central é diferente no MK2.
Dá para você saber de onde vem e para onde vai cada fio, fica mais fácil de procurar, mas terá que verificar por continuidade já que até mesmo no MK1, em alguns locais, o fio sai de um ponto com uma cor e chega em outro ponto com cor
diferent[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]e.
Aqui você consegue o manual com o esquema do MK1, mas muita coisa serve para o MK2 na mecânica, somente a elétrica é que as cores dos fios mudam e a pinagem da cental também muda.
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O MK2 usa o mesmo esquema, mas as cores dos fios podem mudar e a pinagem da central é diferente no MK2.
Dá para você saber de onde vem e para onde vai cada fio, fica mais fácil de procurar, mas terá que verificar por continuidade já que até mesmo no MK1, em alguns locais, o fio sai de um ponto com uma cor e chega em outro ponto com cor
diferent[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]e.
Aqui você consegue o manual com o esquema do MK1, mas muita coisa serve para o MK2 na mecânica, somente a elétrica é que as cores dos fios mudam e a pinagem da cental também muda.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
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duvidas
boa noite pessoal onde fica o relé do sistema de injeção mk2
Julio lima- Mensagens : 18
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Data de inscrição : 23/06/2015
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