.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
FALHAS NA PARTIDA EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
FALHAS NA PARTIDA EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
FALHAS NA PARTIDA EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
FALHAS NA PARTIDA EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
FALHAS NA PARTIDA EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
FALHAS NA PARTIDA EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
FALHAS NA PARTIDA EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
FALHAS NA PARTIDA EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
FALHAS NA PARTIDA EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB


FALHAS NA PARTIDA

3 participantes

Ir para baixo

FALHAS NA PARTIDA Empty FALHAS NA PARTIDA

Mensagem  haberbeck_brandao Dom Jan 22, 2017 5:14 pm

Boa tarde amigos,

Já faz um bom tempo que não posto aqui, mas nas vezes em que precisei de ajuda, valeu a pena cada dúvida apresentada e cada esclarecimento recebido.

Bem, vamos lá.

Tenho um Mondeo 1997/8 CLX 2.0 automático que está comigo desde 2003.

Depois de muitos problemas, muito dinheiro gasto, as coisas melhoraram após a troca integral do chicote elétrico do carro por uma oficina da Porto Seguro aqui em SBC há cerca de dois anos atrás. A tampa do cabeçote é nova, radiador novo, cambio refeito há cerca de tres anos, e desde então tem rodado na tranquilidade.

Fora os pneus e amortecedores já pedindo uma troca, que são itens de desgaste, surgiu um problema que resurgiu e que me incomoda muito.

De manhã cedo ao ligá-lo, ou mesmo na empresa no final da tarde para voltar à minha casa, a partida do carro é um tanto quanto conturbada: ele não pega de primeira, embora o motor de arranque gire rápido, e quando pega, o motor fica como que "pipocando", não responde de imediato ao acelerá-lo, a não ser que pise bem fundo no acelerador, até uns 3.000 RPM, aí então ele começa a responder.

O detalhe é que toda esta dificuldade perdura durante uns 5 minutos, e depois, ele
entra em regime e roda na tranquilidade. As velas (Motorcraft, originais Ford) foram trocadas há 15 dias. Falta sómente trocar os cabos de vela, embora eu seja da opinião de que não seja este o problema. A bomba de gasolina já foi verificada e está OK. A impressão que tenho, embora eu seja leigo no assunto, é que o motor não recebe o combustível suficiente na partida.

Alguma sugestão, amigos?

Abs

Carlos
haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FALHAS NA PARTIDA Empty Re: FALHAS NA PARTIDA

Mensagem  LaercioLMB Dom Jan 22, 2017 6:26 pm

Bom, esse sintoma pode ser faísca fraca que tem que testar a faísca vendo com uma vela fora do motor e o cabo conectado nela a intensidade da faísca. Muito fraquinha é sinal de bobina de ignição gasta, pois as bobinas internas começam a perder o isolamento devido a alta tensão existente ali, algo em torno de 25.000 volts, que em alguns carros pode chegar a 40.000 volts, por isso a eletricidade pula na vela, alta tensão.
Segundo pode ser pressão na linha de combustível, mas isso somente com um manômetro para medir a pressão.
A pressão da linha de combustível do Mondeo fica entre 27,55 libras (PSI) e 33,35 libras (PSI).
O terceiro ponto é o sensor de temperatura da água que não é o mesmo de temperatura da ventoinha, o da água é aquele que fica em baixo da válvula termostática. Aquele sensor ruim, informa temperatura errada para a central que tem dificuldade em regular o motor frio, mas ele se acerta logo que começa a esquentar.
O terceiro ponto é o sistema de ignição do carro que afeta inclusive o sensor de fase e aquele capacitor que fica ao lado da bobina de ignição.
Os relés do sistema de ignição incluindo o da bomba de combustível, podem afetar o carro logo que ele liga, pois os contatos dos relés desgastam com o tempo e a maioria nunca trocou nenhum relé do carro e um mal contato em um relé desses causa um transtorno enorme no carro.
O último ponto é a compressão do motor, pois motor com pouca compressão tem dificuldades em ligar.
A pressão dos cilindros do ZETEC 16V fica entre 179 PSI e 210 PSI (libras), para ver que não é pouca coisa, por isso queima junta fácil se não for reapertado o cabeçote com o motor quente.
A pressão dos cilindros só de ser medida com um manômetro para testar cilindros de motores que se coloca no lugar da vela e gira o motor pela chave de ignição, mas sem os cabos de vela para o motor não ligar.
Por que não pode ligar o motor?
Pois se ele ligar, a velocidade com que o pistão sobe, ajuda muito a dar mais pressão e por isso que o motor tem dificuldades de ligar, mas depois que levanta o giro a compressão quase normaliza, permitindo que o motor funcione melhor.

Esse é um dos tipos de manômetros para medir a pressão de um cilindro de motor.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

FALHAS NA PARTIDA Empty Aula

Mensagem  Alexandre Castellano Seg Jan 23, 2017 5:48 am

Olá Laércio bom dia e a Paz do Senhor, que aula hem, se fosse o amigo eu iria nos relés primeiro, pelo relato parece ser elétrico isso, mais é só uma opinião.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FALHAS NA PARTIDA Empty Re: FALHAS NA PARTIDA

Mensagem  LaercioLMB Seg Jan 23, 2017 7:31 am

Alexandre Castellano escreveu:Olá Laércio bom dia e a Paz do Senhor, que aula hem, se fosse o amigo eu iria nos relés primeiro, pelo relato parece ser elétrico isso, mais é só uma opinião.


Amém.

De fato Alexandre, sempre se deve começar pelo mais fácil e mais barato, pois nem sempre ir direto ao mais caro é certeza de que ficará bom.
Temos o desgaste das partes mecânicas de um carro, isso não temos como evitar e os relés também tem desgastes nos contatos, não é somente liga e desliga e tá funcionando.
Abrir um relé, lixar os contatos é uma boa, pois contatos lisinhos e sem oxidação ajudam a evitar mal contato.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

FALHAS NA PARTIDA Empty Re: FALHAS NA PARTIDA

Mensagem  haberbeck_brandao Qua Jan 25, 2017 4:34 pm

Olá Laércio, boa tarde

Muitíssimo obrigado pela resposta e pelo mega esclarecimento que vc gentilmente me forneceu. Já imprimi e vou levar ao meu mecânico para analisá-lo detalhadamente.

O curioso é que hoje de manhã foi um inferno para o carro andar. E agora à tarde ao voltar do serviço, a partida foi de primeira e o motor girou redondo! Sem pipocos, sem
falhas, respondendo perfeitamente. Tenho um sentimento de que algo elétrico está me dando toda esta dor de cabeça...

Um abraço. Te manterei informado

Carlos
haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FALHAS NA PARTIDA Empty Re: FALHAS NA PARTIDA

Mensagem  LaercioLMB Qua Jan 25, 2017 4:39 pm

Todos os Mondeo MK1 e MK2, 75% dos problemas são elétricos.
Desses sensores que enviam informações a central, se houver uma pane elétrica, será enviada informação errada ou não será enviada informação alguma e a central fica sem saber o que fazer e os problemas do motor surgem.
Primeira coisa que sempre temos que fazer é a parte elétrica, enquanto não revisarmos toda a elétrica do cofre do motor, sempre teremos algum problema que pelos sintomas, pode ser motor, mas não é.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

FALHAS NA PARTIDA Empty Re: FALHAS NA PARTIDA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos