.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Moldura do painel
Flush Compulsório do motor. EmptySex maio 17, 2024 11:33 am por LaercioLMB

» RESOLVENDO PROBLEMAS DO MONDEO TRAVAS E ALARME,SISTEMA DE AGUA
Flush Compulsório do motor. EmptySex maio 17, 2024 11:30 am por LaercioLMB

» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
Flush Compulsório do motor. EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
Flush Compulsório do motor. EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
Flush Compulsório do motor. EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Flush Compulsório do motor. EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Flush Compulsório do motor. EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Flush Compulsório do motor. EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Flush Compulsório do motor. EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB


Flush Compulsório do motor.

2 participantes

Ir para baixo

Flush Compulsório do motor. Empty Flush Compulsório do motor.

Mensagem  PanchoS3T Qua Jan 03, 2018 12:58 pm

Buenas, um relato curioso apenas, dessa nem eu sabia mas aconteceu comigo.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Tenho um mondeo 1995 (zetec 16v 2.0) e troquei o motor do carro faz uns 6 meses +- pelo motor do focus (zetec 16v 2.0). O motor em questão que coloquei é um motor usado, porém com documentação e procedência, e o melhor estava em perfeito funcionamento quando comprei.

Fazia um bom tempo que eu estava afim de fazer um flush nesse motor, por se tratar de um motor usado, e apesar de não ter nenhum sinal de borra feia (somente se nota um verniz mais acentuado em cima dos cames), ou falha aparente, eu sempre fiquei com o pé atrás. Eu estava estudando as possibilidades de utilizar diferentes produtos de flush do mercado, KOUBE FLUSH CORRETIVO, KOUBE FLUSH PREVENTIVO , STP , WHURT, entre outros vários.

Para quem não sabe, existem basicamente 2 tipos de flush:

1 - simples: simplismente se aplica o produto e deixa o motor funcionar um tempo e depois troca o óleo e filtro.
2 - completo: aplica-se o produto, deixa o motor funcionar 1 hora, e depois abre o cárter e tampa de válvulas e se faz uma limpeza manual. Após se faz uma troca de óleo para enxague do motor, e após esse enxague, é feita novamente uma troca de óleo e filtro.


Bom, eu estava pensando em fazer em casa mesmo o flush completo, mas sem abrir o motor, ou seja, fazendo mais enxagues para que o motor ficasse muito limpo sem precisar abrir. Eu já havia até separado no mercadolivre os vendedores que tinham óleo, produtos de flush, filtros e etc pra comprar tudo junto.


No fim das contas, aconteceu algo muito inesperado esse final de semana. Eu estava fazendo uma viagem de +- 500km (fui para o interior passar o natal) e o carro começou a dar umas falhadinhas apenas em baixa rotação, nada que comprometesse o desempenho do carro, mas isso me deixou com a pulga atrás da orelha.

Essa semana resolvi investigar essa falha e descobri que um dos terminais de um dos cabos de vela estava com mal contato com a vela do primeiro cilindro do motor, acarretando em centelha fraca ou mesmo miss fires. Isso foi resolvido facilmente utilizando um spray limpa contatos em todos os terminais dos cabos de vela, da bobina e também nos conectores das velas de ignição do motor.

Uma coisa curiosa, é que essa falha fez que o óleo do motor ficasse encharcado de gasolina, porque as vezes o combustível não era queimado e parte dele acabava descendo para a parte de baixo do motor.

Constatei que o óleo do carro estava bem contaminado de gasolina, e que o mesmo ficou bastante escuro e com cheiro característico de contaminação por gasolina.

Comprei 5 litros de óleo para fazer a troca, e óleo velho saiu com BASTANTE SUJEIRA, não lembrei de tirar fotos, mas o bicho saiu com muito mais particulados sólidos que o normal, visivelmente saiu bastante borra.

Para minha surpresa, essa alta contaminação de gasolina no óleo do motor, fez um FLUSH no motor do meu carro, no qual eu pude constatar que os cames , onde se notava certo verniz agora estão limpíssimos.


Falei com o meu mecânico sobre isso, e ele disse que antigamente era normal utilizarem gasolina ou querosene misturado ao óleo do motor para fazer uma limpeza profunda, mas que o procedimento era bem arriscado perigando de estragar o motor caso a pressão baixasse muito.

Enfim. Mondeo de rodelas brancas passou por um flush compulsório, e aparentemente com isso economizei uns 160 reais de produtos (entre os produtos de FLUSH e vários litros de óleo para o enxague que eu iria fazer).

PanchoS3T
PanchoS3T

Mensagens : 33
Pontos : 51
Data de inscrição : 22/06/2015
Localização : Porto Alegre -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Flush Compulsório do motor. Empty Re: Flush Compulsório do motor.

Mensagem  PanchoS3T Qua Jan 03, 2018 12:59 pm

Continuando a saga....

Após o incidente do flush compulsório, ficou tudo certo por um tempinho, mas......

Aconteceu algo essa ultima semana (semana entre natal e ano novo) no meu mondeo, que 1 dos cabos de vela estava "escapando" e fazendo a centelha não ficar 100%, ocasionando em umas falhadinhas e falta de força em subidas, mas só em baixas rotações.

Bastava eu desconectar e conectar os cabos de vela que o carro voltava ao normal.

Retirei todos os cabos, e velas, limpei com descarbonizante e depois com limpa contatos, deixei secar de um dia para o outro e reinstalei no carro. Também testei todos esses componentes antes e depois com um multímetro, para ver se algum deles estava com a resistência fora dos parâmetros do haynes, mas estava tudo correto.

O carro voltou ao normal, e fui viajar para o litoral.

Tudo 100% nenhuma falha, motor "canhão", aí eu parei o carro ali em maquiné, para tomar um café e quando eu fui ligar ele para seguir viagem, houve literalmente um "estouro", e começou uma falhadeira absurda como se estivesse com 2 cilindros falhando.

Dito e feito, abri o capô e constatei que 2 cabos de velas haviam literalmente PULADO PARA FORA DA VELA !

Verifiquei se as velas estavam bem encaixadas, ou se havia algum tipo de vazamento de compressão, óleo ou qualquer coisa estranha ali.

Estava tudo correto, então recoloquei os cabos de vela no lugar, dei a partida no carro e o mesmo ficou novamente PERFEITO. Segui viagem e nada de estranho aconteceu.

Depois disso fiz mais uns 400Km sem problemas e até agora não mexi mais nesses cabos de vela.


Mas até agora eu não entendi porque diabos os cabos de vela pularam para fora das velas.


OBS: Velas originais motorcraft, bobina nova original motorcraft e cabos de vela originais da NGK.


Como as velas e a bobina são novas e originais, trocadas a coisa de 3 ou 4 meses atrás, o problema pode ser dos cabos de vela, e pretendo entrar em contato com o SAC da NGK.
PanchoS3T
PanchoS3T

Mensagens : 33
Pontos : 51
Data de inscrição : 22/06/2015
Localização : Porto Alegre -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Flush Compulsório do motor. Empty Re: Flush Compulsório do motor.

Mensagem  LaercioLMB Qua Jan 03, 2018 8:36 pm

Bom, estranho esse detalhe dos cabos de vela.
Mas sobre a limpeza do motor, não aconselho nem um pouco esse tipo de procedimento.
Motivo, ao contaminar em demasia o óleo com resíduos, dependendo da quantidade eles podem entupir o filtro de óleo e a baixa lubrificação vir a fundir o motor.
Outro detalhe é resíduos passarem pelo filtro devido a elevação da pressão no filtro e essas sujeiras virem a chegar (e vão chegar) nas bronzinas e com isso riscarem as bronzinas, diminuindo a vida útil delas.
O que se faz para uma limpeza total interna do motor?
Se retira ele e se faz todo o procedimento com ele desmontado.
O que se faz para ele não criar essa borra e nem esse verniz?
Jamais se usa óleo mineral e tão pouco óleo semi sintético e se troca o óleo a cada 5000 km.
Óleo mineral cria essa borra toda principalmente quando se faz somente completar o óleo toda a vez que ele baixa.
Óleo semi sintético por conter minerais cria esse verniz e também pior se não trocado a cada 5000 km.
Quem quiser fazer o faça por sua livre responsabilidade, o fórum não se responsabiliza por isso, mas eu não aconselho ninguém a fazer.
Mas por que as oficinas fazem então?
Para ganhar dinheiro, coisa típica de brasileiro. Mascara os problemas para sempre ter serviço nas oficinas e sempre cobrar alegando algo diferente até chegar ao ponto de uma retífica completa.

O motor ZETEC-e 16V foi projetado para rodar 400.000 km e no Brasil dificilmente chega a 100.000 sem precisar de uma retífica.

Outro detalhe.
Motor ZETEC-e do Mondeo MK1 1995 é 2.0 136 CV
O motor do Focus é praticamente o mesmo do Mondeo MK2, com algumas peças externas diferentes, mas só tem 130 CV.
Eu não trocaria 136 por 130.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Flush Compulsório do motor. Empty Re: Flush Compulsório do motor.

Mensagem  PanchoS3T Qui Jan 04, 2018 6:47 am

Dos cabos de vela nunca nem vi nada parecido. Estou aguardando resposta do SAC da NGK.


Quanto ao flush no motor: Concordo que a melhor forma de fazer uma limpeza no motor é abrindo ele. Às vezes é inviável o valor tanto de mão de obra, quanto de peças necessárias para o procedimento.

No meu caso, apesar de eu estar com a intenção de fazer o flush, no fim das contas foi sem querer... HEHEHEH

Eu comprei o um motor usado, e me foi avisado que óleo usado nele era o shell 15w50 mineral, que inclusive agora foi descontinuado. Vou continuar utilizando um óleo mineral por algum tempo, porque tenho medo de justamente colocar um óleo sintético e fazer borra e entupir a bomba de óleo do motor.

Sobre a troca do motor de 136cv para o de 130cv.

Não se encontram mais motores 2.0 do mondeo Mk1 que não tenham sido fuçados ou retificados, então optei por colocar um motor lacrado, que até o momento não me deu problema nenhum.

Além disso, o zetec de terceira geração, tem um conjunto móvel mais leve, bielas mais longas e pistões mais curtos, menor R/L, sendo um motor com menos atrito e mais linearidade na aceleração.
O cabeçote foi equipado com tuchos mecânicos e teve o fluxo otimizado em relação às versões anteriores.


E cá entre nós, o MK1 de 136cv tem isso só no papel, na prática ele tem muito mais. Idem os de outras gerações.

Mesma coisa era o tempra 16v injetado, dizia ter 125cv nos papéis, e na verdade tinha quase 150cv, se não mais até.




PanchoS3T
PanchoS3T

Mensagens : 33
Pontos : 51
Data de inscrição : 22/06/2015
Localização : Porto Alegre -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Flush Compulsório do motor. Empty Re: Flush Compulsório do motor.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos