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Problema na lenta

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Problema na lenta  Empty Problema na lenta

Mensagem  Thiago Lira Ter Jan 09, 2018 8:20 am

Boa tarde. Meu mondeo Clx 96 mk1, manual. esta com problema na lenta.
Diagnósticos:

- Cheiro de combustível mal queimado
- Rpm oscilando (com isso acaba morrendo)


Alguém poderia me passar umas dicas sobre o que seria a causa destes problemas?
Grato.

Thiago Lira

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Problema na lenta  Empty Re: Problema na lenta

Mensagem  LaercioLMB Ter Jan 09, 2018 9:13 am

Primeira coisa a ser verificada é a parte elétrica dele, mais direcionado ao chicote dos bicos injetores, pois nesse chicote estão os sensores de comando, de temperatura do motor, da borboleta de aceleração e do atuador da lenta.
É como esse chicote descascar por dentro e entrar em curto, causando tudo isso e a maioria troca atuador da lenta, fazem furos na borboleta de aceleração, alteram a regulagem da abertura da borboleta, na tentativa de enganar esse defeito, mas não conseguem e depois fica tudo uma porcaria.
O correto é refazer completamente esse chicote dos bicos injetores e de preferência, comprar um conector novo desse chicote.
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Garimpando na internet até pode conseguir esse conector mais barato, mas tem que ter paciência para encontrar.

No link abaixo eu fiz um esquema com o número de cada pino e onde vai cada fio. Nos conectores tem os números dos pinos para não se enganar e ligar invertido.

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Mensagem  Thiago Lira Ter Jan 09, 2018 11:29 am

Comprei o carro tem pouco tempo e já veio com esse problema, pesquisando na internet vi que o problema poderia estar no chicote mesmo! Com isso comprei o chicote e eu mesmo realizei a troca, porem quando o produto chegou, vi que tinha comprado o chicote do 2.0 e o problema permaneceu. Saberia se o problema permaneceu por causa da compra errada ou o problema esta em outro lugar?

Segue o link do produto comprado:

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Thiago Lira

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Mensagem  Thiago Lira Ter Jan 09, 2018 11:46 am

Obs1: Tive que adaptar:

Sensor de temperatura
inverter a posição do encache do plug do tbi
Troquei o plug do atuador da marcha lenta


Obs2: tem problema inverter a posição dos fios no sensor de temperatura?


Obs3: Perto do sensor map existe um plug que esta solto, sera que esse plug e do sensor de detonação?
Esse sensor de detonação fica na frente ou atras do motor?

Thiago Lira

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Mensagem  LaercioLMB Ter Jan 09, 2018 4:05 pm

Perto do MAP tem o solenoide que abre e fecha a EGR e se esse solenoide estiver desligar a EGR não trabalha como deveria e a central também não, pois fica sem a leitura desse solenoide.

Pode sim ter problema em inverter os fios do sensor de temperatura do motor, pois é um diodo ali e fio invertido o diodo não funciona como deveria.
O chicote que comprou é para o MK2 98 em diante, poderia ter comprado o sensor de temperatura do Escort ZETEC 16V que é o mesmo conector desse chicote e esse sensor está em torno de R$40,00, já o do Mondeo MK1 passa de R$100,00
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Mensagem  Thiago Lira Ter Jan 09, 2018 8:01 pm

Poderia fazer essa troca, os carros não trabalham com diferentes temperaturas?


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Mensagem  LaercioLMB Ter Jan 09, 2018 8:25 pm

Todos os ZETEC e DURATEC trabalham a 90°C
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Mensagem  Thiago Lira Qua Jan 10, 2018 8:38 am

Ok! Esse é o plug que não está encaixado e eu acho que está faltando uma peça perto daqueles sensores da parede do

bloco[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

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Mensagem  LaercioLMB Qua Jan 10, 2018 4:37 pm

Não está faltando nada ali a não ser a tampa desse conector.
No Mondeo MK1 GLX 2.0, há um sistema de recirculação de gases do escapamento além da EGR normal e esse conector é ligado a um solenoide redondinho parecido com esse da EGR que é o encarregado de liberar a recirculação de gases diretamente.
Veja na imagem abaixo que o coletor de descarga do Mondeo GLX 1995, tem 4 furos saindo de cada saída dos cilindros e em cada um desses furos, saem tubos metálicos que os ligam a uma caixa de recirculação de gases.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Note que o coletor do teu não tem esses furos, tem o local deles, mas nunca foram furados e por isso é que tem esse conector sobrando no teu carro.
Todos de 1996 em diante não tem mais esse sistema de recirculação de gases e por isso o motor caiu de 136CV para apenas 130 CV
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Mensagem  Thiago Lira Qua Jan 10, 2018 4:46 pm

Entendi! então não é por isso que meu carro está trabalhando mal? E sim pq comprei o chicote do 2.0 e vem com esse plug a mais? Saberia o que mais pode estar ocasionado o mal funcionamento da lenta? Vou ver se troco velas e cabos, já limpei o tbi e não tem falsa entrada de ar, pois o motor foi recentemente retificado. Me recomendaria alguma compatibilidade ou alguma marcar que tenha um custo beneficio bom?

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Mensagem  LaercioLMB Qua Jan 10, 2018 7:57 pm

O meu é 1.8 e também tem esse conector que está sobrando.
Detalhe, esse conector não faz parte do chicote dos bicos injetores.
Outra coisa que oscila a lenta é o chicote do sensor de velocidade, se ele entrar em curto ou romper algum fio a central se perde também.
Até mal contato no conector que vem da central e engata no chicote dos bicos injetores pode ocasionar isso.
Já passei por isso e foi só mal contato nesse conector.
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Mensagem  Thiago Lira Qua Jan 10, 2018 8:58 pm

Vou fazer uma limpeza nesses sensores amanhã! Será que pode ser o aotuador da marcha lenta?

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Mensagem  LaercioLMB Qui Jan 11, 2018 2:13 am

É muito difícil de ser, mas pode.
Retire ele e teste direto na bateria, ele tem que abrir quando ligar na bateria e voltar a fechar quando desliga.
Se ele fosse um motor de passo não daria para testar assim, mas o atuador do Mondeo não é um motor de passo, é somente um solenoide.
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Mensagem  Thiago Lira Qui Jan 11, 2018 11:04 am

Atuador está funcionando! Não sei mas o que pode está fazendo o carro trabalhar e queimar mal...

Como eu faço para enviar um vídeo do carro trabalhando para vc? Pq o vídeo é muito pesado para colocar aqui

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Mensagem  LaercioLMB Qui Jan 11, 2018 12:40 pm

Coloca no YouTube e o link do vídeo aqui.
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Mensagem  Thiago Lira Qui Jan 11, 2018 1:08 pm

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Mensagem  LaercioLMB Qui Jan 11, 2018 3:30 pm

Link de celular não funciona aqui. Tomei a liberdade de colocar o teu vídeo na tua msg para você clicar em editar e ver como tem que ser colocado lá.


Sobre a lenta, você em algum momento desligou a bateria?
Se sim, desligue-a novamente e coloque os cabos dela em curto um no outro para descarregar a central e espere uns 5 minutos.
Reconecte a bateria e somente ligue a chave do carro, mas não ligue o motor.
Deixe a chave ligada uns 5 minutos para que a central reconheça todo o carro e desligue a chave.
Espere uns 30 segundos e ligue novamente e dessa vez, ligue o motor e veja se a lenta estabiliza.
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Mensagem  Thiago Lira Qui Jan 11, 2018 7:10 pm

Como coloca os cabos em curto sem danicar o módulo?

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Mensagem  orion2017 Sex Jan 12, 2018 5:58 pm

no meu mondeo essa sina perdura desde o antigo proprietario que era uma mulher que por desgosto vendeu o carro depois ter gastado rios de dinheiro com o carro na mao de mexanicos hoje o carro depois de terem o largado embaixo de uma mangueira o comprei por um preço irrizorio ,o carro apresenta funcionamento semelhante ao seu quebrei a cabeça e ainda estou quebrando a cabeça agora estou partindo pra retirar o motor e conferir os aneis e tb vou aproveitar e vou retirar todo o chicote da injeçao fazer o que o laercio me aconselhou conferir toda fiaçao pois parece que nunca atentaram nesse detalhe e talvez quem mexeu nesse caso nunca teve o intuito de saber que os fios do chicote do mondeo sao biodegradaveis feitos para durarem 10 anos passado disso se esfarelam Embarassed

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Mensagem  Thiago Lira Sex Jan 12, 2018 6:25 pm

Complicado... O motor do meu já foi refeito com o antigo dono (último dono me mostrou a nota da retifica). Resumindo, um problema pois foi montado em uma oficina porca que nem colocou uma proteção de ferro que tem perto do coletor, imagina as pequenas peças! Enfim... estou nessa enrascada, tentando fazer eu mesmo para economizar um dinheiro na mão de obra.

Laercio como eu faço para dar esse curto?

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Mensagem  orion2017 Sex Jan 12, 2018 6:39 pm

existe duas maneiras para fazer esse artificio que chamam de reset uma e´vc desconectar os cabos da bateria encostar os dois bonner por um determinado tempo ai a central vai descarregar os capacitores outro artificio e´desconectar o plug da central de injeçao e passar uma chave de fenda em todos pinos da central o mais pratico e´o primeiro ,ai vc conecta os cabos da bateria e liga a chave sem dar partida e deixa por 30 minutos depois liga o carro e deixa o carro em marcha lenta para que a central reconheça e faça a adaptaçao de todos os sensores Very Happy

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Mensagem  Thiago Lira Sex Jan 12, 2018 7:05 pm

Será que é melhor fazer uma limpeza na sonda lambda antes de fazer isso?

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Mensagem  LaercioLMB Sex Jan 12, 2018 8:35 pm

Sonda lambda não se limpa, por melhor que se tente fazer isso.
Ela tem uma resistência interna que se queimar não tem limpeza que resolva.
Sobre motor feito, conheço um aqui da cidade que comprou um em que o dono disse que tinha feito todo o motor, mas só fizeram foi gambiarra nele, pois nem o virabrequim prestava mais, muito riscado e na última medida.
Eu não confio mais na maioria dos mecânicos, embora ainda deva ter algum que preste, mas em 100.000 um presta.
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Mensagem  Thiago Lira Sex Jan 12, 2018 8:47 pm

Ok! Mas será que pode ser isso uns dos problemas na lenta? Já levei no meu mecânico ele disso que a parte de dentro está tuda nova, só por fora msm que fizeram essas cagadas

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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jan 13, 2018 6:24 am

Olha, o motor ZETEC-e é muito bom, mas se não souber trabalhar nele, só dá problema.
Muitos desabilitam muitos sensores alegando que não precisam e que o motor funciona igual e isso não é verdade. Tem gente que desabilita até a EGR alegando ser inútil.
Engenheiros europeus o projetaram, quem somos nós meros mecânicos ou mexânicos brasileiros que nem ensino superior em engenharia mecânica temos vamos dizer que não precisa, quem dirá mecânicos que nem o ensino médio tem.
Primeiro; checar toda a elétrica e de preferência, refazer toda a elétrica do cofre do motor, o único chicote que quase não dá problema é o que sai da central e vai até aquele conector quadrado grandão, coisa que no MK1 1993, 94 e 95 não tem, são dois conectores ovais, já que a ignição dele é separada da central.
Depois de checada toda a elétrica, testar todos os sensores e se tiver que trocar algum, trocar por original, pois os paralelos não são bons.
A central trabalha com informações de milivolts e sensor ruim tem diferenças nesses milivolts e a central recebe informação errada e trabalha errado por causa disso.

Esse é o diagrama elétrico do MK2 com central EEC V. Nele tem como testar todos os sensores, sintomas e causas.

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Esse abaixo é o esquema elétrico do MK1 com central EEC IV e que tem o sistema de ignição separado da central.

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Nesse esquema consta também como testar cada sensor do motor e verificar se as tensões neles estão corretas.
Detalhe, multímetro comum não serve em tudo, ele é limitado e algumas informações ele não dá corretamente, por isso, se querem se aventurar na elétrica do carro, terão que comprar um multímetro automotivo.

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