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taxa de compressao
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taxa de compressao
galera esses dias tava assistindo um video no youtube e um cara dizendo que a taxa de compressao do motor zetec 1.8 16v e de 14 bar porem consultando na net vi que e´de 9.8 :1 entao qual sera´a verdadeira taxa de compressao ??????
orion2017- Mensagens : 198
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Re: taxa de compressao
Taxa de compressão e pressão são coisas bem diferentes.
O que significa taxa de compressão?
Vamos supor que um cilindro tenha 100 mm de diâmetro e 90 mm de curso, mas o volume do cilindro é de 100 mm de diâmetro e 100 mm de altura.
Isso significa que o pistão quando desce, enche o cilindro com um volume de ar / combustível de 100 X100, mas só sobe 90 mm, deixando 10 mm para o espaço de compressão de todo aquele ar / combustível. Isso significa que ele empurrou 10 partes comprimindo tudo em uma parte dando uma taxa de compressão de 10:1.
Agora, se ao comprimir tudo isso a pressão interna atingiu 15 bar, não significa que a taxa de compressão não seja de 10:1.
Essa explicação é mais técnica que isso, só expliquei dessa forma para ficar mais fácil de ser entendida.
Por tanto se a taxa de compressão é de 9,8:1 a pressão atingida nisso pode ser sim 14 bar.
Os manômetros para medir pressão de compressão de cilindros não medem a taxa de compressão de um cilindro e sim quanto de pressão é obtida nessa tarefa.
Então, taxa de compressão e pressão são unidades de medidas bem diferentes.
O que significa taxa de compressão?
Vamos supor que um cilindro tenha 100 mm de diâmetro e 90 mm de curso, mas o volume do cilindro é de 100 mm de diâmetro e 100 mm de altura.
Isso significa que o pistão quando desce, enche o cilindro com um volume de ar / combustível de 100 X100, mas só sobe 90 mm, deixando 10 mm para o espaço de compressão de todo aquele ar / combustível. Isso significa que ele empurrou 10 partes comprimindo tudo em uma parte dando uma taxa de compressão de 10:1.
Agora, se ao comprimir tudo isso a pressão interna atingiu 15 bar, não significa que a taxa de compressão não seja de 10:1.
Essa explicação é mais técnica que isso, só expliquei dessa forma para ficar mais fácil de ser entendida.
Por tanto se a taxa de compressão é de 9,8:1 a pressão atingida nisso pode ser sim 14 bar.
Os manômetros para medir pressão de compressão de cilindros não medem a taxa de compressão de um cilindro e sim quanto de pressão é obtida nessa tarefa.
Então, taxa de compressão e pressão são unidades de medidas bem diferentes.
LaercioLMB- Mensagens : 3797
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duvida
vc ja mediu a do seu mondeo ????quanto deu em psi ??????
orion2017- Mensagens : 198
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Re: taxa de compressao
Eu não tenho manômetro para verificar a compressão do motor.
Mas uma coisa é certa, a medida em que os anéis desgastam, a compressão diminui.
Motor aquecendo além do normal é sintoma de compressão baixa.
Mas uma coisa é certa, a medida em que os anéis desgastam, a compressão diminui.
Motor aquecendo além do normal é sintoma de compressão baixa.
LaercioLMB- Mensagens : 3797
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Data de inscrição : 03/01/2014
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certo
entao na pratica 14 bar daria uns 203 psi de pressao ,o meu gol da´210 psi de pressao ,vamos ver quando eu terminar o motor do mondeo para eu ver quanto vai dar de pressao ,com todos os defeitos que achei canaleta que parecia mais uma manilha ,folga de pistao e cilindro que ja´eram ferias ,duas molas quebradas no cabeçote varias valvulas de escape e admissao dando passagem mau assentadas queimadas ,com isso tudo o motor dava 150 psi de pressao .......
orion2017- Mensagens : 198
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Data de inscrição : 12/12/2017
Re: taxa de compressao
Uma dica para medir a pressão de um cilindro.
Instale o manômetro no cilindro e dê somente uma volta no motor com a chave, desligue todas as velas para o motor não ligar.
Uma volta no motor e a pressão tem que ser a recomendada pelo fabricante, pois se o motor ficar girando é fácil do manômetro acumular pressão e te dar uma falsa impressão de estar boa a compressão do motor.
Para o motor girar pode ser feita somente uma ponte do positivo da bateria no fio que vem do motor de partida, pois você só precisa de uma volta no motor para medir a pressão do cilindro.
Aprendi com um mecânico uma vez de usar jornal para verificar a compressão do motor.
O cara socou jornal bem apertado no local da vela, girou o motor com a mão para dar pressão e bateu a chave de ignição. Houve um estouro e voou jornal picado para cima. isso foi feito em um motor hurricane 6 cilindros de um Jeep.
Instale o manômetro no cilindro e dê somente uma volta no motor com a chave, desligue todas as velas para o motor não ligar.
Uma volta no motor e a pressão tem que ser a recomendada pelo fabricante, pois se o motor ficar girando é fácil do manômetro acumular pressão e te dar uma falsa impressão de estar boa a compressão do motor.
Para o motor girar pode ser feita somente uma ponte do positivo da bateria no fio que vem do motor de partida, pois você só precisa de uma volta no motor para medir a pressão do cilindro.
Aprendi com um mecânico uma vez de usar jornal para verificar a compressão do motor.
O cara socou jornal bem apertado no local da vela, girou o motor com a mão para dar pressão e bateu a chave de ignição. Houve um estouro e voou jornal picado para cima. isso foi feito em um motor hurricane 6 cilindros de um Jeep.
LaercioLMB- Mensagens : 3797
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Data de inscrição : 03/01/2014
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certo
a parte de baixo do motor ja´ta´pronta, coloquei no carro ,agora o que ta´dando zica e´o correios que atrazou a entrega das molas e das duas valvulas de admissao por isso parei a montagem do motor ....por isso que concordo que os correios deveria ser privatizado o prazo pedido por eles expirou pediram mais 4 dias kkkkk
orion2017- Mensagens : 198
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