.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB


ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

3 participantes

Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  orion2017 Sáb Ago 18, 2018 2:29 pm

galera to passando um sufoco danado para poder ligar a ventoinha do meu mondeo consegui descobrir como se liga a velocidade alta do eletroventilador mas e a baixa como devo ligar e qual resistencia devo colocar pois o meu esta´sem ,e qual e´a temperatura que a velocidade alta funciona ??????

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  LaercioLMB Sáb Ago 18, 2018 2:52 pm

A resistência é essa; [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A alta da ventoinha é acionada por volta dos 92°C de temperatura, pois a temperatura normal de trabalho do motor é de 90°C.
Já a velocidade baixa, não faço a menor ideia de como é acionada, já que no meu ocorre a mesma coisa, só aciona a alta, mas isso se deve ao fato do motor estar com baixa compressão, o que faz o motor esquentar muito rápido e só aciona a alta. O MK1 não tem relé de baixa, somente o de alta, mas já o MK2 tem um relé de baixa e tem que ser verificado.
Certamente tens problema no chicote da ventoinha e todo aquele que passa por trás (frente) do radiador, no meu estava muito descascado por dentro do chicote e eu tive que refazer todo o chicote.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  orion2017 Sáb Ago 18, 2018 7:49 pm

vendo aqui laercio as fiaçoes do rele da alta estao toda okkk so´retiraram o fio que sai do rele para a ventoinha ,na ventoinha tem tres pinos um tava ligado num cebolao que colocaram na mangueira do radiador fazendo um jumper no cebolao a ventoina acionava ,no rele da alta liguei a saida 12v na ventoinha e aterrando o pino 32 do conector da central a ventoinha aciona ,mas colocando o conector de volta na central e fazendo a simulaçao com agua quente no sensor de temperatura a ventoinha nao aciona de jeito nenhum

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  LaercioLMB Sáb Ago 18, 2018 8:56 pm

São dois sensores de temperatura, o de baixo que avisa a temperatura do motor no painel e o de cima que avisa a central da temperatura para ligar a ventoinha.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  orion2017 Dom Ago 19, 2018 7:38 am

esse do sensor de temperatura um amigo meu me falou que e´responsavel por acionar a velocidade alta o bom  que nao mecheram ou arrancaram a fiaçao so retiraram o fio da saida 12v do rele´o pior que arracaram bem na caixa de fusiveis nesse fim de mundo aqui so tem o meu mondeo se tivesse outro aqui eu pediria pra ver a a instalaçao ,ai fica a duvida como devo ligar a velocidade baixa ?e os tres pinos da ligaçao do motor da ventoinha qual e´a sequecia da ligaçoes qual dos tres pinos e´o terra e qual e´o responsavel pela baixa e alta velocidade ??????? se nao for pedir muito laercio me manda uma foto da fiaçao da ligaçao da ventoinha me ajudará bastante nesse problema Shocked

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  LaercioLMB Dom Ago 19, 2018 8:24 am

Eu ainda não consegui entender a ligação da baixa, pois não encontrei 3 fios, somente dois. O sensor é responsável já por ligar a ventoinha pelo que sei, independente. Pois até onde deduzi, esse sensor aciona a ventoinha que liga na baixa e se necessitar, liga a alta.
A fiação da ventoinha passa por trás do radiador, não tenho como fotografar isso sem retirar o radiador do carro.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  orion2017 Dom Ago 19, 2018 1:44 pm

segue as fotos :[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] imagem 1 ali no conector do rele arrancaram o plug que vai para o eletroventilador na imagem 3 mostro onde fazendo o teste na bateria o rele aciona na marcaçao do pino e´onde e acionando o aterramento creio que esse deve ser acionado pela central porem testando ele e´ligado em tres pino do conector da central agora por fim so resta o ultimo pino do rele ,agora que esta´batendo a duvidaqual desses pinos a central chaver para o rele´armar?????

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  LaercioLMB Dom Ago 19, 2018 5:36 pm

Aqui tem o esquema elétrico do MK1.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

lucas.sgo10 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  orion2017 Dom Ago 19, 2018 7:45 pm

poxa vida ta tudo em ingles ,sou pessimo nesses diagramas so precisava saber qual pinagem do conectos da central aciona o rele´da ventoinha? apos mais de um ano sem ter gosto de andar no carro ja´estou desistindo do carro acho que vou deixar esse cebolao que o antigo dono   colocou  vou terminar de pintar as duas portas e a lateral vou passar o carro para frente ,do carro nao tenho queixas nao pena que fizeram muita monstruosidades ruins de resolver e depois de mais de um ano prefiro passar para frente ....mas antes vou ver se uma amigo meu consegue decifrar esse esquema ......

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  LaercioLMB Dom Ago 19, 2018 10:00 pm

orion2017 escreveu:poxa vida ta tudo em ingles ,sou pessimo nesses diagramas so precisava saber qual pinagem do conectos da central aciona o rele´da ventoinha? apos mais de um ano sem ter gosto de andar no carro ja´estou desistindo do carro acho que vou deixar esse cebolao que o antigo dono   colocou  vou terminar de pintar as duas portas e a lateral vou passar o carro para frente ,do carro nao tenho queixas nao pena que fizeram muita monstruosidades ruins de resolver e depois de mais de um ano prefiro passar para frente ....mas antes vou ver se uma amigo meu consegue decifrar esse esquema ......


Olha, quando o carro só está com problemas é mais fácil de resolver, mas quando fazem gambiarras, não dá para seguir nenhum fio.
O manual dele está em inglês, pois é um carro feito para ser vendido no mundo inteiro e o idioma inglês é o mais predominante, isso tendo em vista que esse manual é para os mecânicos e não os consumidores finais do carro.
Tá certo que a maioria dos mecânicos não sabem inglês e nem eu, mas aprendi um pouco na marra, pois se eu não souber nadica de nada em inglês, to ferrado no mundo.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  orion2017 Seg Ago 20, 2018 3:20 pm

laercio com a cabeça fresca e com a ajuda da minha filha traduzimos o esquema testei todos fios do rele´que vao no conector da central fiz o teste coloquei uma lampada ligada na saida do rele da ventoinha e funcionei o carro ate´a temperatura subir quando o ponteiro do marcador chegou no meio a lampada acendeu sinal que o rele´esta´funcionando e a central mandou o sinal pra ventoinha funcionar pois a lampada acendeu ,porem a ventoinha nao funcionou fui ver a instalaçao que fizeram para funncionar a ventoinha quase nao acreditei nenhum relé eles colocaram imagina eles puxaram um aterramento do chicote e ligara em um pino do cebolao e o outro pino eles levaram no terra da ventoinha e o  positivo da ventoinha ligaram no positivo da bateria e entre o positivo da bateria ligaram um fuzivel que estava queimado e quando encostei as duas pontas estava dando curto retirei uma ponta que estava no cebolao e aterrei na bateria e a ventoinha funcionou ,conclusao certamente a outra parte  do fio esta fechando curto dentro do chicote ,engraçado porque o cara nao colocou um rele´auxiliar ja´que fizeram essa gambiarra porque nao fez bem feito nao acha! agora amanha vou abrir o chicote e vou e tentar localizar esse curto e vou ligar a saida do rele´da ventoinha na ventoinha e vou fazer um aterramento bem feito na ventoinha e rezar para que ventoinha funcione quando o motor esquentar kkkkkk estava pensando em retirar o sensor de temperatura e tentar simular a temperatura numa vazilha com agua quente para ver se a ventoinha vai acionar o que vc me diz ????

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  LaercioLMB Seg Ago 20, 2018 3:35 pm

Só sei te dizer que está fazendo o melhor trabalho que eu já vi, pois eu ainda não tive tempo de fazer essa empreitada e você me deu uma luz a seguir.
Sobre o teste do sensor, o único que pode fazer é se ele corta energia quando chega a temperatura que deve ser em torno de 92°, pois para saber se a ventoinha está ligando depois de tudo feito, com o motor ligado basta desconectar o sensor de temperatura da ignição que a ventoinha liga na hora. Esse sensor da ventoinha não é igual a um relé que deixa passar corrente, é o oposto, ao esquentar ele corta a corrente enviada a central e não o contrário.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  orion2017 Seg Ago 20, 2018 7:01 pm

a coisa mais absurda que vi foi eles ligarem a ventoinha sem relé auxiliar por isso que ocorreu o curto pois os fios ferveram e o pior que eu custei a ver isso ,mas nao e´de se espantar e´tanta gambiarra que fazem para rodarem no carro que da´medo Shocked

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  LaercioLMB Seg Ago 20, 2018 11:17 pm

Por isso que infelizmente tem muita gente vendendo o carro em peças, acabando aos poucos com um carro tão bom que devido aos mechânicos, está sumindo.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  orion2017 Sex Ago 24, 2018 7:35 pm

blz laercio fiz a ligaçao da ventoinha e fucionou blz ,a ventoinha ta armando direitinho ,agora so´resta decifrar como a velocidade baixa e ligada tenho que comprar uma resistencia ,aqui tinha no carro acho que jogaram fora vou dar mais uma pesquisada no esquema pra ver como ela e ligada ?????

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  LaercioLMB Sex Ago 24, 2018 9:35 pm

No esquema que eu te passei, o item 143 é a resistência da ventoinha que fica no radiador.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  orion2017 Dom Ago 26, 2018 4:41 pm

no esquema o fio que vai na resistentencia e´o verde com amarelo vou ver se localizo esse fio vai na entrada da resistencia e o outro vai no positivo da ventoinha e´o que entendi me corrija se eu tiver errado

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty okkk

Mensagem  orion2017 Dom Set 23, 2018 7:20 pm

decifrando o esquema eletronico nele tem mais um rele´que tb e´gerenciado pela central a saida dele vai diretamente na resistencia Very Happy no meu falta esse rele´fica do lado do rele´verde creio que ele que esquema menciona kkkkk

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  LaercioLMB Dom Set 23, 2018 7:42 pm

O MK2 tem dois relés da ventoinha, o MK1 somente um relé e é por isso o mistério de como funciona a baixa.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty blz

Mensagem  orion2017 Seg Set 24, 2018 7:24 pm

certamente o esquema se refere ao mk2

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  lucas.sgo10 Sex Jun 28, 2019 8:28 am

Bom dia amigos, tenho um MK1 94/5
Se o post ainda interessar a alguém, fiz a ligação do meu novamente, ele tem dois relés para ventoinha, um verde grande, temporizado para a 1° velocidade, é aquele que o amigo mandou fotos la em cima, e um rele preto normal para a segunda..
A primeira velocidade é acionada pelo sistema de ar condicionado ao ligar, e quando ultrapassa a pressão estabelecida o sistema liga a segunda.
A pegadinha do relé de baixa está no seu acionamento, não é um relé comum como muitos imaginam, ele não recebe corrente 12v para atracar e sim um sinal de baixa tensão.

Pino 3 linha 30 (corrente), pino 1 linha 15 (pós chave), pino 7 aterramento (negativo), pino 5 saída de corrente para o ventilador. O pino 6 é quem recebe o sinal para ligar o relé.

Na ponta de teste não será possível pegar o sinal, pois trabalha com menos de 1volt. Não recebe corrente 12v e sim um sinal do comando. Esse relé após ligar permanece ligado por cerca de 30..40 segundos, o que significa que é temporizado.

Segue abaixo imagens internas do relé.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por lucas.sgo10 em Sex Jun 28, 2019 8:41 am, editado 1 vez(es)
lucas.sgo10
lucas.sgo10

Mensagens : 13
Pontos : 17
Data de inscrição : 08/12/2015
Idade : 34
Localização : São Gabriel do Oeste MS

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  lucas.sgo10 Sex Jun 28, 2019 8:35 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
lucas.sgo10
lucas.sgo10

Mensagens : 13
Pontos : 17
Data de inscrição : 08/12/2015
Idade : 34
Localização : São Gabriel do Oeste MS

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  lucas.sgo10 Sex Jun 28, 2019 8:39 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
lucas.sgo10
lucas.sgo10

Mensagens : 13
Pontos : 17
Data de inscrição : 08/12/2015
Idade : 34
Localização : São Gabriel do Oeste MS

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  lucas.sgo10 Sex Jun 28, 2019 8:48 am

Como não encontrei sinal nenhum da central que ligasse a 1° velocidade da ventoinha, coloquei um cebolão ligado a um relé, fiz a ligação por pós chave, passando pela resistência, ficou funcionando normalmente primeira pelo cebolão, e segunda pelo sensor do cavalete.
Obs. A resistência estava queimada, como não passaria por sinal modulado resolvi soldar o díodo dela, caso utilize sinal modulado é recomendado a troca da resistência ou do díodo.
lucas.sgo10
lucas.sgo10

Mensagens : 13
Pontos : 17
Data de inscrição : 08/12/2015
Idade : 34
Localização : São Gabriel do Oeste MS

Ir para o topo Ir para baixo

ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1 Empty Re: ligaçoes da ventoinha do mondeo mk1

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos