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Vou ter que jogar fora um Mondeo com apenas 64000 km (Módulo PERU Impossível de Solucionar)

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Mensagem  Marcos Ramundo Qua Jun 19, 2019 9:57 pm

Olá amigos, boa noite. Recentemente fiz um negócio de troca surpreendente, trocando um Escort Xr3 original que tinha por um Mondeo 97 GLX com apenas 64300 km originais de fábrica. Porém peguei esse carro parado!

O antigo dono dizia que se tratava de  um problema envolvendo o chicote do motor e o módulo de injeção. Como tive problema parecido com meu primeiro Mondeo, também GLX, logo fechei o negócio e peguei esse outro carro. Até mesmo porque ele está incrivelmente novo e original. Tudo funcionando.

Os primeiros passos que fiz foi comprar o chicote do motor completo, inclusive que distribui para os bicos e todos os sensores. Após tudo instalado nada do carro dar sinal. Então parti pra verificação da bomba de gasolina; que o inclusive o antigo dono havia mandado trocar em dúvida, e veio logo com duas. Ambas boas Very Happy

Então fui verificar o sinal do módulo, e estava simplesmente sem mandar sinal pra acionar a bomba ou mandar corrente pra bobina e pros bicos. Aí começou a saga:


Tirei o módulo do lugar e mandei em um lugar especializado para verificação. Chegando lá o especialista desmontou ele todo e mexeu por mais de 3 horas e não conseguiu que o módulo liberasse pra acionar a bomba de gasolina. Esse é o modelo do meu módulo:

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Por fim o especialista sugeriu que comprasse um outro módulo em um desmanche. Então corri atrás e com muito custo e mais de 100 km de distância, consegui comprar um com as mesmas especificações e código "PERU".

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Resumindo: Comprei o módulo, coloquei no carro e não deu sinal nenhum e nem sequer a bomba de gasolina acionou.

Tirei novamente, levei lá no especialista que por sua vez testou e condenou o outro módulo também.


Enfim, já não sei mais o que fazer. O módulo com esse código PERU é extremamente raro e caro, e o especialista me sugeriu encontrar um kit que tivesse módulo+chave+imobilizador, o que é mais impossível ainda.


Após um gasto de mais de R$ 1.000 até agora, já estou pra me desfazer do carro a preço de banana, mesmo sem ter conseguido dar sequer uma volta nele.

Então gostaria de pedir algumas dicas aos amigos que possivelmente entendem bem mais que eu sobre esse assunto:


-Há a possibilidade de pegar esse kit de injeção (módulo+chave+imobilizador) de outro Mondeo em desmanche, mesmo se ele tiver outro código de módulo?

- É possível adaptar o sistema de injeção de outro carro Ford no Mondeo? Ex: Ka, Courier, Focus, Escort zetec, etc!



Desde já agradeço aos amigos pelas dicas. Sinceramente não quero jogar esse carro "fora". Está muito zero mesmo. É um carro que peguei com a intenção de arrumar e "casar".
Em breve envio mais fotos dele pra vocês!
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Mensagem  LaercioLMB Qua Jun 19, 2019 10:08 pm

Que ano é o Mondeo?
Manual ou automático?
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Mensagem  Marcos Ramundo Qua Jun 19, 2019 10:14 pm

LaercioLMB escreveu:Que ano é o Mondeo?
Manual ou automático?

Grande amigo Laércio, há quanto tempo. Very Happy

Então, o carro é 1997/1997 GLX 2.0 16v Manual, versão mais completa
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Mensagem  LaercioLMB Qui Jun 20, 2019 6:03 pm

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Mensagem  Marcos Ramundo Sáb Jun 22, 2019 9:53 am

Cheguei a ver esses módulos. Inclusive comprei um outro que o vendedor me garantiu com todas as forças que funcionava, e quando colocou no carro e levei pro rapaz que é especialista testar, acabou não funcionando.

A solução que esse mesmo especialista me deu seria trocar todo o kit code (CHAVE CODE+IMOBILIZADOR+MÓDULO). Mas isso sim é impossível de achar
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jun 22, 2019 5:36 pm

Isso foi alguma gambiarra na elétrica que causou tudo isso. Principalmente quando colocam alarme genérico no Mondeo.
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Mensagem  lucas.sgo10 Qui Jun 27, 2019 12:46 pm

Boa tarde amigos, trabalhei algum tempo com injeção eletrônica e sempre que se faz a substituição do modulo de injeção deve-se codificar o novo módulo com o imobilizador, caso não seja feito o casamento da ECU com o imobilizador a central não entra em funcionamento. Não é só colocar no carro.

Nesse caso pode ter sido trocada a chave do veículo, então a antena do imobilizador não identifica a chave, então informa o módulo de que não é a chave principal codificada do carro, assim sendo o módulo não libera o funcionamento do carro.

O ideal é colocar o conjunto completo de outro, imob. Com antena + ECU + chave. Ou colar a chave que vier na antena do imobilizador e usar a sua para ligar.
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Mensagem  LaercioLMB Qui Jun 27, 2019 7:43 pm

Ótima dica.
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Mensagem  Marcos Ramundo Sex Jun 28, 2019 10:25 am

LaercioLMB escreveu:Isso foi alguma gambiarra na elétrica que causou tudo isso. Principalmente quando colocam alarme genérico no Mondeo.

Boa tarde Laércio. Então, o estranho é que o antigo dono disse que estava andando normalmente com o carro e do nada ele apagou e não quis ligar mais. Foi um defeito que aconteceu do nada
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Mensagem  Marcos Ramundo Sex Jun 28, 2019 10:29 am

lucas.sgo10 escreveu:Boa tarde amigos, trabalhei algum tempo com injeção eletrônica e sempre que se faz a substituição do modulo de injeção deve-se codificar o novo módulo com o imobilizador, caso não seja feito o casamento da ECU com o imobilizador a central não entra em funcionamento. Não é só colocar no carro.

Nesse caso pode ter sido trocada a chave do veículo, então a antena do imobilizador não identifica a chave, então informa o módulo de que não é a chave principal codificada do carro, assim sendo o módulo não libera o funcionamento do carro.

O ideal é colocar o conjunto completo de outro, imob. Com antena + ECU + chave.  Ou colar a chave que vier na antena do imobilizador e usar a sua para ligar.

Opa, legal Lucas. No caso essa codificação é feita com o mesmo processo de configuração do chip da chave ou é algo mais específico?

Já estou procurando esse conjunto (Imob c/antena+ecu+chave) há alguns dias, porém sem nenhum sucesso. É praticamente impossível achar o conjunto todo com esse código (PERU). Quando acha normalmente é só o módulo.
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Mensagem  lucas.sgo10 Sex Jun 28, 2019 10:51 am

Provavelmente se você achar o conjunto completo não tera a necessidade de ser exatamente o mesmo codigo do seu, desde que o conjunto seja todo do mesmo carro.
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Mensagem  lucas.sgo10 Sex Jun 28, 2019 10:56 am

O processo de casamento do modulo de motor com o imobilizador é feito com scanner, se você mantiver sua chave tera que codifica-la novamente ou abilitar o imobilizador com seu codigo de chave, porém não são todos os modelos de scanner que fazem. Esse processo fiz apenas em carros mais novos, porém acredito que no Mondeo será igual.
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Mensagem  Marcos Ramundo Sex Jun 28, 2019 11:20 am

Então, cheguei a achar um que têm todos esses itens. O único problema é que o código é diferente e consequentemente a entrada do plugue do módulo muda. Por isso não arrisquei comprar.

Sem contar que o meu é versão GLX e o outro é versão CLX. Temos aí mais um problema
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Mensagem  LaercioLMB Sex Jun 28, 2019 11:32 am

Se um é GLX, tudo tem que ser de um GLX, pois embora os módulos possam parecerem iguais, a programação de cada um é diferente, pois possuem acessórios diferentes e configurações diferentes.
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Mensagem  Marcos Ramundo Sex Jun 28, 2019 12:41 pm

Pois é. Estou na procura de algum GLX sucata pra ver se consigo desenrolar essas peças. Ta complicado.

Não quero desanimar do carro, porque está realmente muito novo
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Mensagem  Edilson Brito Qua Jul 03, 2019 12:35 pm

Olá amigão.....já passei por esse mesmo problema.
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Mensagem  Edilson Brito Qua Jul 03, 2019 12:39 pm

No meu caso não dava nem sinal de partida......hora ligava, hora não ligava na verdade pode ser modulo sim ......mas tive a ideia de tirar as baterias da chave e desativar o alarme automático então eu travo as portas na chave e nunca mais tive esse problema
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Mensagem  Edilson Brito Qua Jul 03, 2019 12:42 pm

Estou procurando um modulo compatível para o meu que é automático pra testar mas não achei ainda .......mas eu tenho um módulo que vc precisa que é o PERU......blz?
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Mensagem  Marcos Ramundo Sáb Jul 20, 2019 10:31 am

Edilson Brito escreveu:No meu caso não dava nem sinal de partida......hora ligava, hora não ligava na verdade pode ser modulo sim ......mas tive a ideia de tirar as baterias da chave e desativar o alarme automático então eu travo as portas na chave e nunca mais tive esse problema


Desculpe a demora amigo. Sim, a minha chave pelo visto já está desativada. A luz da chave nem acende quando aperta os botões e só Trava na chave.

Porém não adiantou nada. O carro não dá nem sinal de acionar a bomba de gasolina e muito menos de mandar corrente pra bobina, velas e cabos.

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Mensagem  Marcos Ramundo Sáb Jul 20, 2019 10:34 am

Edilson Brito escreveu:Estou procurando um modulo compatível para o meu que é automático pra testar mas não achei ainda .......mas eu tenho um módulo que vc precisa que é o PERU......blz?

Acabei de comprar mais um módulo PERU pelo visto em vão! Coloquei no carro e não deu nenhum sinal novamente. Hoje o chaveiro vai vir tentar configurar uma nova chave/chip pra ver se dá certo e algum possível sinal.

Você sabe se estive alguma forma de desativar esse sistema CODE do Mondeo? Já ouvi falar bastante, porém não consegui ninguém pra fazer esse serviço.
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Mensagem  Marcos Ramundo Sáb Jul 20, 2019 10:37 am

lucas.sgo10 escreveu:Boa tarde amigos, trabalhei algum tempo com injeção eletrônica e sempre que se faz a substituição do modulo de injeção deve-se codificar o novo módulo com o imobilizador, caso não seja feito o casamento da ECU com o imobilizador a central não entra em funcionamento. Não é só colocar no carro.

Nesse caso pode ter sido trocada a chave do veículo, então a antena do imobilizador não identifica a chave, então informa o módulo de que não é a chave principal codificada do carro, assim sendo o módulo não libera o funcionamento do carro.

O ideal é colocar o conjunto completo de outro, imob. Com antena + ECU + chave.  Ou colar a chave que vier na antena do imobilizador e usar a sua para ligar.

Você sabe se existe forma de desativar esse sistema Code do Mondeo?
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