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Coletor de admissão.
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Coletor de admissão.
Olá pessoal, gostaria de saber se alguém já realizou a troca das juntas do coletor de admissão do mondeo 2.0 zetec, se têm algum macete ou cuidado para fazer isto em casa. Aguardo retorno. Até mais, PAblo.
pvs- Mensagens : 94
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Re: Coletor de admissão.
Não tem mistério, mas tem que desmontar todo o conjunto para ficar fácil de acessar os parafusos.
Tem que soltar inclusive o suporte dos fios que bem da central que são presos no coletor de admissão por dois parafusos torx, se forem ainda originais.
Os parafusos do coletor de admissão também são torx.
Basta retirar o coletor de ar da TBI, retirar a TBI que é onde fica a borboleta de aceleração, retirar a flauta dos bicos injetores e ter cuidado com os aníes de vedação desses bicos, mas antes tem que retirar bico por bico dos injetores antes de retirar a flauta, pois fica complicado acessar os parafusos do coletor com tudo montado.
Nem pense em usar silicone de vedação ou cola para juntas, pois o cabeçote de válvulas é de alumínio e se tentar depois retirar a cola ou o silicone, irá riscar o alumínio, dando ali um ponto de entrada falsa de ar.
Jamais se usa qualquer tipo de cola em motores ZETEC 16V.
Abriu, junta nova, pois colas e silicones, são só para dar trabalho depois.
Tem que soltar inclusive o suporte dos fios que bem da central que são presos no coletor de admissão por dois parafusos torx, se forem ainda originais.
Os parafusos do coletor de admissão também são torx.
Basta retirar o coletor de ar da TBI, retirar a TBI que é onde fica a borboleta de aceleração, retirar a flauta dos bicos injetores e ter cuidado com os aníes de vedação desses bicos, mas antes tem que retirar bico por bico dos injetores antes de retirar a flauta, pois fica complicado acessar os parafusos do coletor com tudo montado.
Nem pense em usar silicone de vedação ou cola para juntas, pois o cabeçote de válvulas é de alumínio e se tentar depois retirar a cola ou o silicone, irá riscar o alumínio, dando ali um ponto de entrada falsa de ar.
Jamais se usa qualquer tipo de cola em motores ZETEC 16V.
Abriu, junta nova, pois colas e silicones, são só para dar trabalho depois.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Coletor de admissão.
Boa tarde Laércio, muito obrigado pelas informações. Eu apenas devo colocar as juntas sem utilizar nenhum produto, é isto? Para apertar o coletor, tem alguma sequência dos parafusos Tork? Até mais, PAblo.
pvs- Mensagens : 94
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Re: Coletor de admissão.
Não tem sequencia, só não aperte um parafuso todo de uma só vez, vá apertando aos poucos cada parafuso, dessa forma você faz com que o coletor pressione por igual toda a junta e essa não venha a deformar.
Não precisa tirar suco dos parafusos no aperto, uma por que o bloco é de alumínio e outra por que o coletor é de plástico.
Sentiu uma boa resistência ao apertar o parafuso, está bom, pois apertar demais pode quebrar o coletor ou espanar a rosca no cabeçote.
Não precisa tirar suco dos parafusos no aperto, uma por que o bloco é de alumínio e outra por que o coletor é de plástico.
Sentiu uma boa resistência ao apertar o parafuso, está bom, pois apertar demais pode quebrar o coletor ou espanar a rosca no cabeçote.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Coletor de admissão.
Boa tarde Laércio, muito obrigado pelos esclarecimentos, só mais uma pergunta, nas juntas da TBI, devo passar alguma cola ou não? Até mais, Pablo.
pvs- Mensagens : 94
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Data de inscrição : 08/07/2014
Re: Coletor de admissão.
pvs escreveu:Boa tarde Laércio, muito obrigado pelos esclarecimentos, só mais uma pergunta, nas juntas da TBI, devo passar alguma cola ou não? Até mais, Pablo.
Também não, nada de cola em nenhuma junta do motor, pois entrada falsa de ar ou vazamento significa junta ruim e tem que ser trocada.
Tem gente que diz que é bom colocar silicones e coisas assim, se fosse, viria de fábrica com isso.
Colas só atrapalham desmontar limpar e montar de novo, isso sem falar que podem ficar mal colocadas e dar vazamento mesmo assim.
Se danificar a junta, troque, não tente fazer gambiarras que só te dará problemas depois.
Serviço bem feito não custa mais caro, pelo contrário, te facilita sempre a manutenção futura.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
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