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líquido de arrefecimento no mondeo 97
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líquido de arrefecimento no mondeo 97
Olá, comprei um mondeo 97 e o antigo proprietário já usava água no radiador e eu gostaria de por líquido de arrefecimento, como devo proceder para que não estrague meu radiador?
Desde já agradeço atenção
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adrianoFlores- Mensagens : 2
Pontos : 4
Data de inscrição : 01/02/2015
Re: líquido de arrefecimento no mondeo 97
Líquido de arrefecimento tem que ser o sintético, jamais o mineral.
Eu quando comprei o meu, retirei toda a água suja do motor, soltei a mangueira do radiador, coloquei a mangueira de água no reservatório de expansão e deixei a água circular dentro do motor até a água não sair mais suja.
Depois disso, coloquei a mangueira na saída do radiador e deixei a entrada aberta e deixei circular água até a água não sair mais suja.
Troquei a válvula termostática por uma original Motorcraft, pois as baratinhas não abrem na temperatura certa e o motor esquenta mais, comprei água desmineralizada (água para baterias) e o líquido da marca DELPHI, o sintético.
Como o motor está com água de torneira, é bom usar para começar 2 litros de aditivo sintético e o restante completar com água de bateria, pois essa água é destilada, mas não pode ser água acidificada, tem que ser água pura mesmo e conte quantos litros foram no total, pois eu não lembro mais, esqueci de anotar quando fiz isso no meu.
Rode uns 5000 km e troque a água novamente, mas dessa vez a 50% de cada, tendo em vista quanto foi de água na outra vez.
Por que não pode água de torneira?
Por que essa água embora seja potável para nós, contém minerais que são prejudiciais ao motor, pois são esses minerais que quando submetidos a temperaturas elevadas, começam a iniciar uma oxidação interna no bloco do motor e essa oxidação vai desprendendo e criando crostas dentro do cabeçote de alumínio que vão entupindo as galerias de refrigeração do motor e esse passa a ter dificuldades de refrigeração, aí vem um monte de engenheiros de obras prontas dizer que o carro foi feito para lugares frios e por isso que o motor esquenta aqui no Brasil e sugerem um monte de gambiarras para esfriar o motor.
Engano, o Mondeo como o próprio nome já diz, Mondeo, derivado de Mundus que no latim significa Mundo, foi um carro projetado para ser vendido no mundo todo e não somente na Bélgica onde ele foi inicialmente fabricado, pois se fosse assim, o Escort GLX 16V e o Escort SW 16V, teriam problemas de ferver motor já que foram feitos aqui no Brasil e usando o mesmo motor ZETEC 16V usado no Mondeo até 1996, pois em 1997 ele passou a ser somente o 2.0 aqui no Brasil. Em outros países tem a versão 1.6 também que equipa o Contour, versão do Mondeo nos Estados Unidos, assim como o Fusion agora é a versão do Mondeo aqui no Brasil.
Os reservatórios de expansão amarelados e sujos é devido ao uso de água de torneira que em algumas cidades, além de minerais, contém mais sais minerais (água salobra) do que água doce normal e menos lógico que a água do mar e por isso é mais prejudicial ainda ao motor.
A maior parte de problemas de aquecimento nos motores de Mondeo se deve ao fato de uso de água de torneira e sem aditivos, depois culpam os projetistas com bobagens sem fundamento, somente achismos.
Lembre-se, aditivo para radiador sintético DELPHI, o rosa ou o Motorcraft que é o original, mas esse é muito mais caro que o DELPHI, quase o dobro do preço por litro.
Me lembro de ter pago aqui em Porto Alegre, R$22,00 o litro do DELPHI, contra uns R$11,00 de aditivos minerais que foram feitos para motores antigos sem alumínio e sem reservatório de expansão.
Água desmineralizada tem a Radiex que é para radiador e baterias.
Eu quando comprei o meu, retirei toda a água suja do motor, soltei a mangueira do radiador, coloquei a mangueira de água no reservatório de expansão e deixei a água circular dentro do motor até a água não sair mais suja.
Depois disso, coloquei a mangueira na saída do radiador e deixei a entrada aberta e deixei circular água até a água não sair mais suja.
Troquei a válvula termostática por uma original Motorcraft, pois as baratinhas não abrem na temperatura certa e o motor esquenta mais, comprei água desmineralizada (água para baterias) e o líquido da marca DELPHI, o sintético.
Como o motor está com água de torneira, é bom usar para começar 2 litros de aditivo sintético e o restante completar com água de bateria, pois essa água é destilada, mas não pode ser água acidificada, tem que ser água pura mesmo e conte quantos litros foram no total, pois eu não lembro mais, esqueci de anotar quando fiz isso no meu.
Rode uns 5000 km e troque a água novamente, mas dessa vez a 50% de cada, tendo em vista quanto foi de água na outra vez.
Por que não pode água de torneira?
Por que essa água embora seja potável para nós, contém minerais que são prejudiciais ao motor, pois são esses minerais que quando submetidos a temperaturas elevadas, começam a iniciar uma oxidação interna no bloco do motor e essa oxidação vai desprendendo e criando crostas dentro do cabeçote de alumínio que vão entupindo as galerias de refrigeração do motor e esse passa a ter dificuldades de refrigeração, aí vem um monte de engenheiros de obras prontas dizer que o carro foi feito para lugares frios e por isso que o motor esquenta aqui no Brasil e sugerem um monte de gambiarras para esfriar o motor.
Engano, o Mondeo como o próprio nome já diz, Mondeo, derivado de Mundus que no latim significa Mundo, foi um carro projetado para ser vendido no mundo todo e não somente na Bélgica onde ele foi inicialmente fabricado, pois se fosse assim, o Escort GLX 16V e o Escort SW 16V, teriam problemas de ferver motor já que foram feitos aqui no Brasil e usando o mesmo motor ZETEC 16V usado no Mondeo até 1996, pois em 1997 ele passou a ser somente o 2.0 aqui no Brasil. Em outros países tem a versão 1.6 também que equipa o Contour, versão do Mondeo nos Estados Unidos, assim como o Fusion agora é a versão do Mondeo aqui no Brasil.
Os reservatórios de expansão amarelados e sujos é devido ao uso de água de torneira que em algumas cidades, além de minerais, contém mais sais minerais (água salobra) do que água doce normal e menos lógico que a água do mar e por isso é mais prejudicial ainda ao motor.
A maior parte de problemas de aquecimento nos motores de Mondeo se deve ao fato de uso de água de torneira e sem aditivos, depois culpam os projetistas com bobagens sem fundamento, somente achismos.
Lembre-se, aditivo para radiador sintético DELPHI, o rosa ou o Motorcraft que é o original, mas esse é muito mais caro que o DELPHI, quase o dobro do preço por litro.
Me lembro de ter pago aqui em Porto Alegre, R$22,00 o litro do DELPHI, contra uns R$11,00 de aditivos minerais que foram feitos para motores antigos sem alumínio e sem reservatório de expansão.
Água desmineralizada tem a Radiex que é para radiador e baterias.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: líquido de arrefecimento no mondeo 97
Obrigado pela ajuda
adrianoFlores- Mensagens : 2
Pontos : 4
Data de inscrição : 01/02/2015
Re: líquido de arrefecimento no mondeo 97
Obg. Util A mim tbm.
Higor_ulisses_wi- Mensagens : 13
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