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vazamento junta do carte
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vazamento junta do carte
Bom dia outro dia aqui no fórum conversando com companheiros relatei ter percebido um vazamento sobre a tampa do carte ai comentei que iria lavar para poder observar melhor de onde vinha o óleo e notei que vem da junta ai gostaria de saber se a junta da vó é a indicada e se a possibilidade de eu mesmo executar a troca sem novidades lembrando que venho eu mesmo fazendo algumas preventivas que venho recebendo aqui no fórum grato desde já
cleiton- Mensagens : 68
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Data de inscrição : 04/03/2015
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Localização : Pindamonhangaba SP
Re: vazamento junta do carte
Junta sabó me desculpe o celular alterou a escrita
cleiton- Mensagens : 68
Pontos : 92
Data de inscrição : 04/03/2015
Idade : 44
Localização : Pindamonhangaba SP
Re: vazamento junta do carte
SABÓ é a melhor que tem no mercado e você pode sim trocar a junta em casa mesmo, mas terá que soltar o motor do coxim da frente, junto das correias, suspender ele um pouco se não, o cárter não sai tão fácil assim, pois tem o coletor de óleo da bomba de óleo do motor que fica em uma parte nada agradável e terá que mover o cárter para um lado para poder retirar ele devido ao berço do motor (alguns chamam de agregado) atrapalhar por causa da fixação da balança da suspensão.
Não use nenhum tipo de cola, irá se arrepender amargamente se um dia precisar abrir de novo, isso sem falar que o cárter é de alumínio e se riscar ele retirando as colas, serão nos riscos os pontos onde o óleo irá passar e dar vazamentos.
Mas antes de fazer qualquer coisa, verifique o aperto dos parafusos reapertando todos eles um pouquinho cada um de cada vez, não aperte totalmente um de cada vez que isso deforma o cárter e não haverá junta que evite vazamentos.
Muitas vezes é somente parafusos mal apertados e com o calor do motor, afrouxam.
Reaperte todos, lave o motor e rode com ele mais um tempo e veja se sujou de novo.
Se sujou, terá que trocar de junta mesmo.
Não use nenhum tipo de cola, irá se arrepender amargamente se um dia precisar abrir de novo, isso sem falar que o cárter é de alumínio e se riscar ele retirando as colas, serão nos riscos os pontos onde o óleo irá passar e dar vazamentos.
Mas antes de fazer qualquer coisa, verifique o aperto dos parafusos reapertando todos eles um pouquinho cada um de cada vez, não aperte totalmente um de cada vez que isso deforma o cárter e não haverá junta que evite vazamentos.
Muitas vezes é somente parafusos mal apertados e com o calor do motor, afrouxam.
Reaperte todos, lave o motor e rode com ele mais um tempo e veja se sujou de novo.
Se sujou, terá que trocar de junta mesmo.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: vazamento junta do carte
Obrigado amigo tem me ajudado
cleiton- Mensagens : 68
Pontos : 92
Data de inscrição : 04/03/2015
Idade : 44
Localização : Pindamonhangaba SP
Re: vazamento junta do carte
Boa noite Laércio vou proceder como disse despertando e lavando novamente
cleiton- Mensagens : 68
Pontos : 92
Data de inscrição : 04/03/2015
Idade : 44
Localização : Pindamonhangaba SP
Vazamento de óleo
O mais difícil em Curitiba é achar mecânico que saiba lidar com motores Zetec (no geral já é muito difícil e são aventureiros). Levei o carro na mecânica Superauto aqui em CWB e apesar do trabalho de encontrar peças originais (por minha conta), o mecânico foi sincero e me disse que não sabia regular o motor. Mesmo assim, foi trocado reparos e junta do cabeçote e vários outros servi;os, por conta de vazamento de óleo (velas, cabos, etc). Não deu uma semana e o carro estava impraticável, desregulado e com vazamentos. Levei em um mecânico (Espaço Motor) que antes de fazer o serviço, avaliou se aceitaria pegar o carro. Após aprovado (!), refez todo o serviço anterior e regulou o motor. Retirei e andei por algumas semanas, voltando o vazamento, já em menor quantidade. Devolvi e fiquei mais uns dias sem o carro. Retirei depois de pronto, com o espelho interno deslocado do pára-brisa (o proprietário não estava no local, apenas liberou o carro). Fui até um auto-vidros e na cortesia, recolocaram o espelho. O vazamento continuava, em menor quantidade. Fui na Slaviero (concessionária Ford em CWB) para deixar o carro na mão de quem deveria entender de Ford. Recusaram, pois não teriam bloco novo do motor para troca (?!). Após pesquisa com amigos, me indicaram outra oficina. Refizeram todo o serviço anterior (aplainar o cabeçote, troca de juntas, reparos, etc). Retirei o carro na quinta (25/05/2017), com o motor vazando ainda mais, esfumaçando e desregulado. Estou com a intenção de botar a mão na graxa e fazer eu mesmo. No máximo irei aprender alguma coisa. Alguém da região de Curitiba ou até mesmo em outra região/Estado, sabe de algum bom mecânico, que entenda de motor Zetec?
Rene Glienke- Mensagens : 42
Pontos : 68
Data de inscrição : 25/06/2014
Idade : 57
Localização : Curitiba
Re: vazamento junta do carte
Bom, não sei de ninguém para indicar.
Mas primeiro, motor ZETEC não tem o que regular, isso é mentira de quem te falou e mais mentira ainda de quem tenta afirmar tal fato.
Existem dois sensores de posição no motor e são esses sensores que fazem a central regular o ponto do motor.
Se um deles não funcionar o motor não liga mais.
Segundo, o sensor MAF que fica na mangueira de ar perto do filtro é o responsável por dizer a central a quantidade de ar que está passando pelo duto e com isso a central manda os bicos abrirem mais ou menos. Se há entrada falsa de ar, a central não é informada disso e a abertura dos bicos não é proprorcional a quantidade de ar que entra no motor e com isso o motor não funciona bem.
O sensor de posição da borboleta informa a central sobre o quanto a borboleta é aberta para dizer a central que tem que injetar mais combustível equalizando com o que passa pelo MAF para o motor não afogar ou apagar por falta de combustível.
Esse é o princípio básico do funcionamento do motor ZETEC.
Aí vem a sonda lambda que lê a mistura ar combustível que foi queimada e informa a central se precisa corrigir algo ou não e isso ocorre quando damos as aceleradas bruscas onde a central mantém uma pré regulagem de mistura ar combustível e se não é informada do resultado, continua a mandar da mesma forma padrão o que na maioria das vezes deixa o carro mais gastão.
Aí vem outros sensores de pressão de combustível, de temperatura da água do motor, dos gases do tanque de combustível e de temperatura do ar que entra no motor, tudo isso para melhorar o desempenho do motor e reduzir o consumo.
Explicar como cada sensor desses atua dá um livro aqui e sei que ninguém vai ler tudo.
Tem a EGR que é a responsável por reutilizar gases de combustível que não foram queimados corretamente e de manter o ar que entra para queimar, mais aquecido, aumentando ainda mais o torque do motor.
Motor vazando óleo significa que as juntas não foram trocadas como deveriam e foi clocado silicone junto com as juntas.
Jamais se coloca silicone nas juntas, pois o silicone dilata muito com o calor e quando esfria, ao encolher formam fissuras que deixam o óleo passar.
Todos os parafusos do motor tem sequencia de aperto e torque correto, sair apertando a moda miguelão e apertar até quase tirar suco dos parafusos só vai fazer criar vazamentos. Apertar demasiadamente os parafusos da tampa de válvulas é outra coisa inútil, pois tem uns limitadores nos parafusos que não deixam eles apertarem a tampa para não esmagar e deformar a tampa, são aqueles aneizinhos de borracha que ficam embaixo das arruelas desses parafusos que apertam a tampa e trocar a junta da tampa sem trocar esses aneis sempre vai vazar e ali também não pode usar silicone pelo mesmo motivo, vai acabar vazando, mais cedo ou mais tarde.
A única coisa que tem jeito certo de montar no motor ZETEC é a correia de comando para que o comando de válvulas fique sincronizado com a parte de baixo do motor para as válvulas abrirem no tempo certo e não deixar os pistões baterm nas válvulas, fora isso, dizer que motor ZETEC tem regulagem é pura mentira. É a central que regula todo o motor.
Mas primeiro, motor ZETEC não tem o que regular, isso é mentira de quem te falou e mais mentira ainda de quem tenta afirmar tal fato.
Existem dois sensores de posição no motor e são esses sensores que fazem a central regular o ponto do motor.
Se um deles não funcionar o motor não liga mais.
Segundo, o sensor MAF que fica na mangueira de ar perto do filtro é o responsável por dizer a central a quantidade de ar que está passando pelo duto e com isso a central manda os bicos abrirem mais ou menos. Se há entrada falsa de ar, a central não é informada disso e a abertura dos bicos não é proprorcional a quantidade de ar que entra no motor e com isso o motor não funciona bem.
O sensor de posição da borboleta informa a central sobre o quanto a borboleta é aberta para dizer a central que tem que injetar mais combustível equalizando com o que passa pelo MAF para o motor não afogar ou apagar por falta de combustível.
Esse é o princípio básico do funcionamento do motor ZETEC.
Aí vem a sonda lambda que lê a mistura ar combustível que foi queimada e informa a central se precisa corrigir algo ou não e isso ocorre quando damos as aceleradas bruscas onde a central mantém uma pré regulagem de mistura ar combustível e se não é informada do resultado, continua a mandar da mesma forma padrão o que na maioria das vezes deixa o carro mais gastão.
Aí vem outros sensores de pressão de combustível, de temperatura da água do motor, dos gases do tanque de combustível e de temperatura do ar que entra no motor, tudo isso para melhorar o desempenho do motor e reduzir o consumo.
Explicar como cada sensor desses atua dá um livro aqui e sei que ninguém vai ler tudo.
Tem a EGR que é a responsável por reutilizar gases de combustível que não foram queimados corretamente e de manter o ar que entra para queimar, mais aquecido, aumentando ainda mais o torque do motor.
Motor vazando óleo significa que as juntas não foram trocadas como deveriam e foi clocado silicone junto com as juntas.
Jamais se coloca silicone nas juntas, pois o silicone dilata muito com o calor e quando esfria, ao encolher formam fissuras que deixam o óleo passar.
Todos os parafusos do motor tem sequencia de aperto e torque correto, sair apertando a moda miguelão e apertar até quase tirar suco dos parafusos só vai fazer criar vazamentos. Apertar demasiadamente os parafusos da tampa de válvulas é outra coisa inútil, pois tem uns limitadores nos parafusos que não deixam eles apertarem a tampa para não esmagar e deformar a tampa, são aqueles aneizinhos de borracha que ficam embaixo das arruelas desses parafusos que apertam a tampa e trocar a junta da tampa sem trocar esses aneis sempre vai vazar e ali também não pode usar silicone pelo mesmo motivo, vai acabar vazando, mais cedo ou mais tarde.
A única coisa que tem jeito certo de montar no motor ZETEC é a correia de comando para que o comando de válvulas fique sincronizado com a parte de baixo do motor para as válvulas abrirem no tempo certo e não deixar os pistões baterm nas válvulas, fora isso, dizer que motor ZETEC tem regulagem é pura mentira. É a central que regula todo o motor.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: vazamento junta do carte
Obrigado Laercio!
Vou avaliar cada um dos itens destacados. Tenho um manual do Zetec com passo a passo (consegui aqui no forum) e ele já tinha me auxiliado anteriormente. Com suas informações, vou checar cada item.
Vou avaliar cada um dos itens destacados. Tenho um manual do Zetec com passo a passo (consegui aqui no forum) e ele já tinha me auxiliado anteriormente. Com suas informações, vou checar cada item.
Rene Glienke- Mensagens : 42
Pontos : 68
Data de inscrição : 25/06/2014
Idade : 57
Localização : Curitiba
Re: vazamento junta do carte
Hoje busquei o Mondeo da oficina. Finalmente o carro esta acertado.
Rene Glienke- Mensagens : 42
Pontos : 68
Data de inscrição : 25/06/2014
Idade : 57
Localização : Curitiba
Re: vazamento junta do carte
Beleza.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
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