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Re: Enquete. Km/L
Clx 97, vamos aos resultados: Rodados 468 km na cidade, reabasteci e foram 59,95 litros, média de 7,8km/l, ar sempre desligado, Araraquara é uma cidade bem plana, utilizo sempre gasolina de postos confiáveis, essa media foi feita com BR comum. Achei boa média pelo tamanho do carro e do motor e também por estar com ele a apenas um mês. Fazer mais uma pra ver se melhora um pouco.
Berguelli - CLX 1997- Mensagens : 54
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Combustível
Olá pessoal só usamos gasolina aditivada a comum a média é muito baixa a economia não compensa, em BH o combustível melhor em média é o Ipiranga aditivado. Fazendo média em uma Tucson Automática.
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
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Re: Enquete. Km/L
O meu faz 5 km/l no trânsito carregado aqui do ABC paulista e 11 Km/l nas rodovias.
Meu modelo é um 2.5 V6
Meu modelo é um 2.5 V6
al.gallego- Mensagens : 11
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Re: Enquete. Km/L
al.gallego escreveu:O meu faz 5 km/l no trânsito carregado aqui do ABC paulista e 11 Km/l nas rodovias.
Meu modelo é um 2.5 V6
Você usa o over drive na cidade?
Se usa, não use mais.
O over drive é a sobre marcha que no caso do câmbio automático de 4 marchas, na cidade se usarmos over drive estaremos usando as 4 marchas do carro e na maioria das vezes o câmbio estará com trocas consecutivas entre 3ª e 4ª velocidade e isso faz o carro gastar mais combustível e ter um desgaste maior do câmbio automático.
Com o over drive desligado ele não usa a 4ª, fica somente até a 3ª.
Se o seu é manual, não troque marchas com baixo giro, isso te obriga a manter o carro afogado o tempo todo e isso consome gasolina desnecessária.
Motor com giro sobrando, faz menos força e com isso, pisar menos no acelerador.
Mas se eu não pisar o carro não anda!
É, mas acelere a 3000 rpm com o carro no neutro e veja o quão pouco é preciso pisar no acelerador para isso já que o motor não está fazendo força, o giro sobe facilmente.
Agora tente pisar até 3000 rpm com o carro andando em 5ª para ver o quão tem que pisar fundo no acelerador para ele alcançar essa rotação rapidamente.
O mesmo acontece quando você troca marchas a menos de 2000 rpm, o motor permanece o tempo todo fazendo força e com isso, tem que pisar mais no acelerador e resulta em maior consumo.
A maioria dos brasileiros tem pé pesado para dirigir e pé pesado não significa correr o tempo todo e sim pisadas fundas com trocas de marcha em curto espaço de tempo.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Enquete. Km/L
LaercioLMB escreveu:al.gallego escreveu:O meu faz 5 km/l no trânsito carregado aqui do ABC paulista e 11 Km/l nas rodovias.
Meu modelo é um 2.5 V6
Você usa o over drive na cidade?
Se usa, não use mais.
O over drive é a sobre marcha que no caso do câmbio automático de 4 marchas, na cidade se usarmos over drive estaremos usando as 4 marchas do carro e na maioria das vezes o câmbio estará com trocas consecutivas entre 3ª e 4ª velocidade e isso faz o carro gastar mais combustível e ter um desgaste maior do câmbio automático.
Com o over drive desligado ele não usa a 4ª, fica somente até a 3ª.
Se o seu é manual, não troque marchas com baixo giro, isso te obriga a manter o carro afogado o tempo todo e isso consome gasolina desnecessária.
Motor com giro sobrando, faz menos força e com isso, pisar menos no acelerador.
Mas se eu não pisar o carro não anda!
É, mas acelere a 3000 rpm com o carro no neutro e veja o quão pouco é preciso pisar no acelerador para isso já que o motor não está fazendo força, o giro sobe facilmente.
Agora tente pisar até 3000 rpm com o carro andando em 5ª para ver o quão tem que pisar fundo no acelerador para ele alcançar essa rotação rapidamente.
O mesmo acontece quando você troca marchas a menos de 2000 rpm, o motor permanece o tempo todo fazendo força e com isso, tem que pisar mais no acelerador e resulta em maior consumo.
A maioria dos brasileiros tem pé pesado para dirigir e pé pesado não significa correr o tempo todo e sim pisadas fundas com trocas de marcha em curto espaço de tempo.
Não tenho costume de desligar o o/d.
Vou começar a fazer isso no trânsito daqui. Depois falo se melhorou o consumo.
Talvez demore um pouco. Rodo somente em finais de semana com o carro.
al.gallego- Mensagens : 11
Pontos : 15
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Idade : 42
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Re: Enquete. Km/L
O meu faz com ar na cidade 7km/l, sem ar faz 9,5km/l. Estrada da última vez que medi deu por volta de 12km/l andando sempre meio forte.
osmar.takashi- Mensagens : 16
Pontos : 18
Data de inscrição : 13/03/2014
Re: Enquete. Km/L
Meus Mondeo fazem essas marcas citadas pelo Osmar Takashi. Lembrando que são de câmbio manual e motor 2.0. Outra coincidência é que também só ando "meio forte"
Ontem, no Mondeo ano 2000, substitui a caixa da válvula termostática, por uma de alumínio e também substitui a própria válvula termostática. Qua há tempos estava quebrada (aberta), não deixando o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Vou verificar agora se ele melhora o consumo, já que vai aquecer devidamente.
Osmar você participava do zetecclub?
Lembro-me que tinha alguém com esse sobrenome lá, se me lembro bem na época você, se é você mesmo, possuia um Escort.
Ontem, no Mondeo ano 2000, substitui a caixa da válvula termostática, por uma de alumínio e também substitui a própria válvula termostática. Qua há tempos estava quebrada (aberta), não deixando o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Vou verificar agora se ele melhora o consumo, já que vai aquecer devidamente.
Osmar você participava do zetecclub?
Lembro-me que tinha alguém com esse sobrenome lá, se me lembro bem na época você, se é você mesmo, possuia um Escort.
suwds- Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 18/06/2016
Idade : 45
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Re: Enquete. Km/L
suwds escreveu:Meus Mondeo fazem essas marcas citadas pelo Osmar Takashi. Lembrando que são de câmbio manual e motor 2.0. Outra coincidência é que também só ando "meio forte"
Ontem, no Mondeo ano 2000, substitui a caixa da válvula termostática, por uma de alumínio e também substitui a própria válvula termostática. Qua há tempos estava quebrada (aberta), não deixando o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Vou verificar agora se ele melhora o consumo, já que vai aquecer devidamente.
Osmar você participava do zetecclub?
Lembro-me que tinha alguém com esse sobrenome lá, se me lembro bem na época você, se é você mesmo, possuia um Escort.
Olá sou eu mesmo, na verdade nunca tive escort. Estou com o mondeo ainda até hoje. Estou passando uma fase meio ruim com ele, está dando muita manutenção pela idade do carro. Peças de acabamento se quebrando por ressecamento etc. Estou querendo me desfazer dele e pegar um carro mais novo.
osmar.takashi- Mensagens : 16
Pontos : 18
Data de inscrição : 13/03/2014
Re: Enquete. Km/L
Nova média, utilizei aditivada da BR, não a podium, andei um pouco mais acelerado devido ao novo trajeto dentro da cidade, fez 8,5km/l. Achei muito bom, vamos ver a próxima, abasteci com aditivada Shell. Abraços.
Berguelli - CLX 1997- Mensagens : 54
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Data de inscrição : 27/04/2016
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Re: Enquete. Km/L
suwds escreveu:Meus Mondeo fazem essas marcas citadas pelo Osmar Takashi. Lembrando que são de câmbio manual e motor 2.0. Outra coincidência é que também só ando "meio forte"
Ontem, no Mondeo ano 2000, substitui a caixa da válvula termostática, por uma de alumínio e também substitui a própria válvula termostática. Qua há tempos estava quebrada (aberta), não deixando o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Vou verificar agora se ele melhora o consumo, já que vai aquecer devidamente.
Osmar você participava do zetecclub?
Lembro-me que tinha alguém com esse sobrenome lá, se me lembro bem na época você, se é você mesmo, possuia um Escort.
Então meu amigo, que bom comentou sobre isso, percebo que o meu em trânsito fluindo bem a temperatura não sai da faixa branca frio, para que chegue na metade da normal tem que ser trânsito meio pesado. Então pode ser algo com a válvula?
Berguelli - CLX 1997- Mensagens : 54
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Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 43
Localização : Araraquara -SP
Re: Enquete. Km/L
O meu é um MK3 04/05 logo que peguei fiz média 5,1km/l,usando overdrive na cidade, li os comentários do Laércio sobre desligaro mesmo na cidade e o fiz, e fiz espantosos 7,58km/l na cidade. muito obrigado e espero chegar nos 8km/l hehehe...
Valeu galera
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Gilsonmk3- Mensagens : 19
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Over Drive
Podem me explicar melhor o Over Driver?
Hoje tive que ir num compromisso numa outra cidade e andei com o O/D Off senti que o carro correu bem (100km/h em média)..... giros entre 3.000 e 3.500
Li o manual, mas como cada carro é cada qual não se pode generalizar....
Hoje tive que ir num compromisso numa outra cidade e andei com o O/D Off senti que o carro correu bem (100km/h em média)..... giros entre 3.000 e 3.500
Li o manual, mas como cada carro é cada qual não se pode generalizar....
junior12- Mensagens : 21
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Data de inscrição : 02/07/2016
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Localização : Toledo, PR
Re: Enquete. Km/L
junior12 escreveu:Podem me explicar melhor o Over Driver?
Hoje tive que ir num compromisso numa outra cidade e andei com o O/D Off senti que o carro correu bem (100km/h em média)..... giros entre 3.000 e 3.500
Li o manual, mas como cada carro é cada qual não se pode generalizar....
O overdrive ou sobre marcha na tradução livre, é destinado ao uso da 4ª marcha na estrada e em vias de velocidade mais elevada sem sinais de trânsito ou cruzamentos seguidos.
Em que ajuda?
Na cidade em trânsito mais lento, em torno de 60 km/h, o overdrive estando ligado, faz o câmbio automático trocar entre 3ª e 4ª mais seguido e muitas vezes alternando essas marchas desnecessariamente, o que causa um desgaste mais rápido no câmbio e maior consumo de combustível.
O overdrive desligado dentro da cidade, a 4ª marcha não é utilizada e o câmbio não fica mais trocando entre 3ª e 4ª o tempo todo, diminuindo o desgaste do câmbio e aumentando a autonomia do carro já que andar em velocidade baixa com marcha alta, força mais o motor e com isso o consumo aumenta.
Na estrada e rodovias de velocidade mais elevada se deve usar o overdrive para manter o giro do motor mais baixo se não, a 100 km/h o giro deve ultrapassar os 4000 e com isso a velocidade não é a ideal e o consumo se torna maior devido ao alto giro em velocidades mais elevadas.
Na cidade, overdrive desligado, na estrada, overdrive ligado.
A opção sport é para aumentar o giro na troca de marchas, mas só é válido em ocasiões onde requer ultrapassagens rápidas sem trocas de marchas seguidas, pois do contrário, é inútil o recurso já que não trará nenhuma vantagem o uso da função sport dentro da cidade e raras vezes na estrada a não ser em estradas de serra onde há muitas subidas constantes onde vale aquela esticadinha de marcha para o carro não perder desempenho na subida.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Primeira Viagem com meu mondeo
Olá Pessoal,
Em virtude de um infortúnio na família tive de fazer uma média viagem entre ontem e hoje com meu Mondeo (ainda não 100% por conta do prazo de entrega das peças para conserto). Mesmo andando de maneira social (80Km/h a 110Km/h) e cuidando, sempre maneirando no pé e com as estradas péssimas deste Brasil.
Fiz 700 Km (ida e volta, entre São Pedro do Iguaçu/PR e Palma Sola/SC), num consumo médio de 12,9Km/L, sem ligar o ar condicionado em momento algum e com gasosa aditivada...
Resultado: Mais apaixonado por este projeto MK
Em virtude de um infortúnio na família tive de fazer uma média viagem entre ontem e hoje com meu Mondeo (ainda não 100% por conta do prazo de entrega das peças para conserto). Mesmo andando de maneira social (80Km/h a 110Km/h) e cuidando, sempre maneirando no pé e com as estradas péssimas deste Brasil.
Fiz 700 Km (ida e volta, entre São Pedro do Iguaçu/PR e Palma Sola/SC), num consumo médio de 12,9Km/L, sem ligar o ar condicionado em momento algum e com gasosa aditivada...
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junior12- Mensagens : 21
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Re: Enquete. Km/L
Ele pode fazer mais ainda, pois o Mondeo é para chegar a 16 km/l.
Essa é a ficha do automático.
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O manual chega facilmente a 16 km/l na estrada e se souber dosar o pé no acelerador, pode passar de 10 km/l na cidade.
Maneirar o pé no acelerador não significa não correr e sim não pisar fundo a cada troca de marcha e em arrancadas em sinais.
Pise gradativamente a medida que o carro vai acelerando que irá notar a diferença.
Levei muito tempo para aprender a fazer isso, pois como a maioria, eu tinha o pé pesado e pisava fundo sempre na arrancada e em trocas de marchas e os meus carros não passavam de 7 km/l na cidade, na maioria das vezes nem chegavam a 6 km/l.
Essa é uma outra ficha técnica do Mondeo.
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O carro é econômico sim para um 2.0 16V, a gente é que não sabe dirigir.
O ar condicionado ligado só faz diferença em carros 1.0, nos 1.8 em diante nem a lenta muda quando se liga o ar.
Essa é a ficha do automático.
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O manual chega facilmente a 16 km/l na estrada e se souber dosar o pé no acelerador, pode passar de 10 km/l na cidade.
Maneirar o pé no acelerador não significa não correr e sim não pisar fundo a cada troca de marcha e em arrancadas em sinais.
Pise gradativamente a medida que o carro vai acelerando que irá notar a diferença.
Levei muito tempo para aprender a fazer isso, pois como a maioria, eu tinha o pé pesado e pisava fundo sempre na arrancada e em trocas de marchas e os meus carros não passavam de 7 km/l na cidade, na maioria das vezes nem chegavam a 6 km/l.
Essa é uma outra ficha técnica do Mondeo.
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O carro é econômico sim para um 2.0 16V, a gente é que não sabe dirigir.
O ar condicionado ligado só faz diferença em carros 1.0, nos 1.8 em diante nem a lenta muda quando se liga o ar.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Enquete. Km/L
LaercioLMB escreveu:Ele pode fazer mais ainda, pois o Mondeo é para chegar a 16 km/l.
Essa é a ficha do automático.
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O manual chega facilmente a 16 km/l na estrada e se souber dosar o pé no acelerador, pode passar de 10 km/l na cidade.
Maneirar o pé no acelerador não significa não correr e sim não pisar fundo a cada troca de marcha e em arrancadas em sinais.
Pise gradativamente a medida que o carro vai acelerando que irá notar a diferença.
Levei muito tempo para aprender a fazer isso, pois como a maioria, eu tinha o pé pesado e pisava fundo sempre na arrancada e em trocas de marchas e os meus carros não passavam de 7 km/l na cidade, na maioria das vezes nem chegavam a 6 km/l.
Essa é uma outra ficha técnica do Mondeo.
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O carro é econômico sim para um 2.0 16V, a gente é que não sabe dirigir.
O ar condicionado ligado só faz diferença em carros 1.0, nos 1.8 em diante nem a lenta muda quando se liga o ar.
Verdade mesmo Laercio, ainda estou a aprender sobre a aceleração gradativa com o MKII!!!
Mas achei super econômico já fazendo esta média com o carro ainda com pendências mecânicas e pegando longas "serras" no caminho com curvas terríveis e aclives generosos...
Na cidade o meu consigo fazer, média de 8,9 a 9,5 Km/L (depende muito de como conduzir e tbm da gasolina - acreditem aqui é só Comum ou Aditivada - ainda não temos a Power ou Premium)....
Mas essa semana chegarão as peças e aí o bichão ficará zero bala e dê-lhe estrada rsrs
junior12- Mensagens : 21
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Re: Enquete. Km/L
Moro em Porto Alegre-RS e hoje Domingo 17/07/2016 fui ate Novo Hamburgo buscar um jogo de rodas pro meu mondeo e aproveitei pra fazer uma base, como meu hodômetro nao esta funcionando usei o computador de viagem do GPS.
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Mondeo hat CLX zetec 1.8 96 / pneus 14 185/60 PSI 28 nos 4
Gasolina Shell aditivada 3,99 litro
o tanque estava no ponto vermelho da reserva mandei encher (ate derramou)
51 745 litros / 206,93 Reais
79 km
6 757 litros 27 Reais
base por litro de 11 691
mas isso foi em uma situação mista, ja que parte do trajeto foi dentro da cidade e parte foi auto estrada, velocidades variada entre 40/80/100
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Mondeo hat CLX zetec 1.8 96 / pneus 14 185/60 PSI 28 nos 4
Gasolina Shell aditivada 3,99 litro
o tanque estava no ponto vermelho da reserva mandei encher (ate derramou)
51 745 litros / 206,93 Reais
79 km
6 757 litros 27 Reais
base por litro de 11 691
mas isso foi em uma situação mista, ja que parte do trajeto foi dentro da cidade e parte foi auto estrada, velocidades variada entre 40/80/100
Perfil excluido- Mensagens : 649
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Re: Enquete. Km/L
o meu é um clx 2.0
Fez 8,8 na cidade com gasolina aditivada BR
Fez 9,3 na cidade com gasolina PÓDIUM BR
Com ar 70% do tempo. Pisando forte em toda reta. Aqui em Brasília tem muita avenida de 70~80km/h então é só alegria.
Porém tosse igual vaca louca gripada se usar a gasolina comum e passar do 1/4 de tanque kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fez 8,8 na cidade com gasolina aditivada BR
Fez 9,3 na cidade com gasolina PÓDIUM BR
Com ar 70% do tempo. Pisando forte em toda reta. Aqui em Brasília tem muita avenida de 70~80km/h então é só alegria.
Porém tosse igual vaca louca gripada se usar a gasolina comum e passar do 1/4 de tanque kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eduardo Barreiros- Mensagens : 8
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Re: Enquete. Km/L
tenho um mondeo ghia 2.0 16v duratec he 2002 aut.
vcs tem a noção do consumo deste carro?
tenho ele a 2 semanas!
vcs tem a noção do consumo deste carro?
tenho ele a 2 semanas!
ricioli- Mensagens : 4
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Re: Enquete. Km/L
Olha, o consumo de um carro vai muito do modo em que o condutor o leva.
Não se encontra muita coisa sobre autonomia desse carro no padrão da fábrica, se encontra o MK1 e do MK2, mas pouca coisa do MK3.
Olha, certamente se não souber levar o carro, ele vai fazer 6 km/l na cidade e no máximo uns 12 km/l na estrada, mas se souber conduzir ele, pode chegar a 10 km/l na cidade e uns 15 km/l na estrada, isso se não chegar a 17 km/l na estrada já que o motor DURATEC HE é melhor que o ZETEC E.
Carro com câmbio automático é bem mais difícil de ter uma boa autonomia já que a central tem pré determinado o tempo de cada troca de marcha e não se pode mudar isso.
Não se encontra muita coisa sobre autonomia desse carro no padrão da fábrica, se encontra o MK1 e do MK2, mas pouca coisa do MK3.
Olha, certamente se não souber levar o carro, ele vai fazer 6 km/l na cidade e no máximo uns 12 km/l na estrada, mas se souber conduzir ele, pode chegar a 10 km/l na cidade e uns 15 km/l na estrada, isso se não chegar a 17 km/l na estrada já que o motor DURATEC HE é melhor que o ZETEC E.
Carro com câmbio automático é bem mais difícil de ter uma boa autonomia já que a central tem pré determinado o tempo de cada troca de marcha e não se pode mudar isso.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Enquete. Km/L
Entendi!
mas o que vc chama de saber conduzir? o que alem do pé leve?
meu outro carro é um vectra 2011 elegance, manual, já consegui tirar dele no alcool, com 3 pessoas e malas, entre Ribeirão Preto e Campinas, média de 100 a 110 km/h, alcool petrobrás, média de 11,7 km/l, detalhe, carro tem 40 mil km apenas.
Quais as dicas para eu ter o melhor aproveitamento possível com esse mondeo 2002, que por sinal dá show em todos os aspectos no vectra 2011!
mas o que vc chama de saber conduzir? o que alem do pé leve?
meu outro carro é um vectra 2011 elegance, manual, já consegui tirar dele no alcool, com 3 pessoas e malas, entre Ribeirão Preto e Campinas, média de 100 a 110 km/h, alcool petrobrás, média de 11,7 km/l, detalhe, carro tem 40 mil km apenas.
Quais as dicas para eu ter o melhor aproveitamento possível com esse mondeo 2002, que por sinal dá show em todos os aspectos no vectra 2011!
ricioli- Mensagens : 4
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Re: Enquete. Km/L
Não é pé leve que deixa o carro econômico e sim graduado.
Pisadas fundas o carro responde, mas também gasta.
Trocas de marcha com giro baixo também faz o carro gastar mais, mas tem que haver uma combinação de aceleração com trocas de marchas e essa parte que é difícil, pois eu estando acostumado com isso as vezes me passo.
Tem que aprender a ouvir o ronco do motor no escapamento e toda a vez que escutar o escapamento, o motor está afogado.
A melhor maneira de aprender a ouvir o escapamento é em linha reta acelerar e ouvir o ronco do motor e ir soltando o acelerador devagar até deixar de ouvir o ronco do motor, mas se o carro diminuir a velocidade. a hora que não ouvir mais o ronco forte do motor e o carro manter a velocidade constante, esse é o ponto correto de aceleração.
Aos poucos a gente aprende a dosar isso sem perceber já que estamos sempre prestando atenção no ronco do motor.
Com computador de bordo fica mais fácil, é só manter o computador de bordo com uma média constante entre 4L /100 km e 8L / 100 km que estará em uma boa média. Lógico que em trocas de marchas poderá chegar a 30 L/ 100 km, mas o computador de bordo tira a média não só pelos litros a cada 100 km, mas também pelo tempo em que cada média fica no mostrador.
Pisadas fundas o carro responde, mas também gasta.
Trocas de marcha com giro baixo também faz o carro gastar mais, mas tem que haver uma combinação de aceleração com trocas de marchas e essa parte que é difícil, pois eu estando acostumado com isso as vezes me passo.
Tem que aprender a ouvir o ronco do motor no escapamento e toda a vez que escutar o escapamento, o motor está afogado.
A melhor maneira de aprender a ouvir o escapamento é em linha reta acelerar e ouvir o ronco do motor e ir soltando o acelerador devagar até deixar de ouvir o ronco do motor, mas se o carro diminuir a velocidade. a hora que não ouvir mais o ronco forte do motor e o carro manter a velocidade constante, esse é o ponto correto de aceleração.
Aos poucos a gente aprende a dosar isso sem perceber já que estamos sempre prestando atenção no ronco do motor.
Com computador de bordo fica mais fácil, é só manter o computador de bordo com uma média constante entre 4L /100 km e 8L / 100 km que estará em uma boa média. Lógico que em trocas de marchas poderá chegar a 30 L/ 100 km, mas o computador de bordo tira a média não só pelos litros a cada 100 km, mas também pelo tempo em que cada média fica no mostrador.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Duvidas
Boa tarde. o post abaixo é antigo e estou preste a comprar um Mondeo 05/06 de único dono com 25 mil km rodados originais.
sobre o Overdrive, neste caso, qual posição do automático então se utiliza? Perdoem-me a ignorancia.
Você usa o over drive na cidade?
Se usa, não use mais.
O over drive é a sobre marcha que no caso do câmbio automático de 4 marchas, na cidade se usarmos over drive estaremos usando as 4 marchas do carro e na maioria das vezes o câmbio estará com trocas consecutivas entre 3ª e 4ª velocidade e isso faz o carro gastar mais combustível e ter um desgaste maior do câmbio automático.
Com o over drive desligado ele não usa a 4ª, fica somente até a 3ª.
Se o seu é manual, não troque marchas com baixo giro, isso te obriga a manter o carro afogado o tempo todo e isso consome gasolina desnecessária.
Motor com giro sobrando, faz menos força e com isso, pisar menos no acelerador.
Mas se eu não pisar o carro não anda!
É, mas acelere a 3000 rpm com o carro no neutro e veja o quão pouco é preciso pisar no acelerador para isso já que o motor não está fazendo força, o giro sobe facilmente.
Agora tente pisar até 3000 rpm com o carro andando em 5ª para ver o quão tem que pisar fundo no acelerador para ele alcançar essa rotação rapidamente.
O mesmo acontece quando você troca marchas a menos de 2000 rpm, o motor permanece o tempo todo fazendo força e com isso, tem que pisar mais no acelerador e resulta em maior consumo.
A maioria dos brasileiros tem pé pesado para dirigir e pé pesado não significa correr o tempo todo e sim pisadas fundas com trocas de marcha em curto espaço de tempo.[/quote]
sobre o Overdrive, neste caso, qual posição do automático então se utiliza? Perdoem-me a ignorancia.
Você usa o over drive na cidade?
Se usa, não use mais.
O over drive é a sobre marcha que no caso do câmbio automático de 4 marchas, na cidade se usarmos over drive estaremos usando as 4 marchas do carro e na maioria das vezes o câmbio estará com trocas consecutivas entre 3ª e 4ª velocidade e isso faz o carro gastar mais combustível e ter um desgaste maior do câmbio automático.
Com o over drive desligado ele não usa a 4ª, fica somente até a 3ª.
Se o seu é manual, não troque marchas com baixo giro, isso te obriga a manter o carro afogado o tempo todo e isso consome gasolina desnecessária.
Motor com giro sobrando, faz menos força e com isso, pisar menos no acelerador.
Mas se eu não pisar o carro não anda!
É, mas acelere a 3000 rpm com o carro no neutro e veja o quão pouco é preciso pisar no acelerador para isso já que o motor não está fazendo força, o giro sobe facilmente.
Agora tente pisar até 3000 rpm com o carro andando em 5ª para ver o quão tem que pisar fundo no acelerador para ele alcançar essa rotação rapidamente.
O mesmo acontece quando você troca marchas a menos de 2000 rpm, o motor permanece o tempo todo fazendo força e com isso, tem que pisar mais no acelerador e resulta em maior consumo.
A maioria dos brasileiros tem pé pesado para dirigir e pé pesado não significa correr o tempo todo e sim pisadas fundas com trocas de marcha em curto espaço de tempo.[/quote]
wendll faleiro- Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 27/11/2017
Re: Enquete. Km/L
Olha, se na cidade você anda em um trânsito lento com muitos sinais e valocidades baixas, não use o overdrive, pois o câmbio ficará trocando entre 3ª e 4ª constantemente.
Se o trânsito da sua cidade é mais rápido, com muitas avenidas de velocidades de 60 km/h em diante, use o overdrive, pois o carro ficará mais econômico na cidade
Se o trânsito da sua cidade é mais rápido, com muitas avenidas de velocidades de 60 km/h em diante, use o overdrive, pois o carro ficará mais econômico na cidade
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
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Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Enquete. Km/L
Na cidade já alcancei 11, andando bem comportado, mas tenho o costume de andar sempre por volta de 50-60, então raramente faço 10, fico sempre entre 9 e 9,5. Na estrada em média, dependendo do lugar, é 12 a 16. Voltando de minha sogra, um tempo atrás, bati 16,2 p/ l.
matheus94- Mensagens : 18
Pontos : 24
Data de inscrição : 02/03/2017
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