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Farol de milha
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Farol de milha
Boa noite pessoal, seguinte, to querendo colocar farol de milha no meu Mondeo Sedan. Como disse anteriormente tenho um outro Mondeo parado, porém SW, e ele tem farol de milha. Antes não tinha tanto interesse, aparentemente pensei que estava danificado porque estava sujo, então decidi retirar para olhar. Ai vi que era só sujeira, limpei ele todo e agora to querendo botar no meu:
Um problema: o para-choque dianteiro do meu Mondeo já foi reformado, e a tampa da milha dele foi "colada" quando reformaram. Então vou ter que tirar do meu Mondeo parado, só que nunca tirei o para-choque dele, estou com medo de quebrar na hora de tirar.
E dentro do Mondeo parado, não encontrei no painel o botão que liga a milha, a não ser uma peça idêntica a essa:
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Mas a frente dessa peça não tem botão, e sim uma pecinha que tampa ela, aquela perto de onde liga o farol comum.
E ai pessoal vai dar trabalho colocar no meu? Alguém ai já retirou o para-choque do carro?
Meu pai é eletricista e pode me ajudar no procedimento.
só vou precisar de comprar as lampadas, aliás 1 delas funciona a outra não.
Abçs.
Um problema: o para-choque dianteiro do meu Mondeo já foi reformado, e a tampa da milha dele foi "colada" quando reformaram. Então vou ter que tirar do meu Mondeo parado, só que nunca tirei o para-choque dele, estou com medo de quebrar na hora de tirar.
E dentro do Mondeo parado, não encontrei no painel o botão que liga a milha, a não ser uma peça idêntica a essa:
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Mas a frente dessa peça não tem botão, e sim uma pecinha que tampa ela, aquela perto de onde liga o farol comum.
E ai pessoal vai dar trabalho colocar no meu? Alguém ai já retirou o para-choque do carro?
Meu pai é eletricista e pode me ajudar no procedimento.
só vou precisar de comprar as lampadas, aliás 1 delas funciona a outra não.
Abçs.
Pioner- Mensagens : 17
Pontos : 21
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 31
Localização : ES
Re: Farol de milha
Se o seu tem um botão ao lado do botão dos faróis, esse é o botão de regulagem elétrica dos faróis e não de neblina.
O Mondeo tem faróis de neblina e não de milha, são tipos de faróis diferentes.
Veja que o botão de luzes do Mondeo que tem faróis de neblina, tem duas setas desenhadas abaixo do desenho da lanterna.
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Ao puxarmos uma vez o botão, irá acender os faróis de neblina e ao puxarmos mais uma vez o botão, iremos acender as luzes de neblina traseiras.
Já os Mondeo que não tem farol de neblina, o botão do farol só tem uma seta desenhada abaixo do desenho da lanterna.
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Esse botão só tem um estágio que puxarmos, só irá acenas luzes de neblina traseira.
O Mondeo tem faróis de neblina e não de milha, são tipos de faróis diferentes.
Veja que o botão de luzes do Mondeo que tem faróis de neblina, tem duas setas desenhadas abaixo do desenho da lanterna.
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Ao puxarmos uma vez o botão, irá acender os faróis de neblina e ao puxarmos mais uma vez o botão, iremos acender as luzes de neblina traseiras.
Já os Mondeo que não tem farol de neblina, o botão do farol só tem uma seta desenhada abaixo do desenho da lanterna.
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Esse botão só tem um estágio que puxarmos, só irá acenas luzes de neblina traseira.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
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Re: Farol de milha
Entendi, eu olhei os dois e realmente o meu só tem um estágio, mas não intendi como acende, tem que puxar? estou com medo de quebrar a peça. Então vou trocar essa chavinha com o do meu, vai dar para fazer a ligação?
E sobre o para-choque do carro, tem idéia de como tira?
E sobre o para-choque do carro, tem idéia de como tira?
Pioner- Mensagens : 17
Pontos : 21
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 31
Localização : ES
Para choque
Olá, tirar o parachoque é muito tranquilo, a principio são 2 parafusos de cada lado presos no paralama dianteiro, só que no meu precisei tirar aquele acabamento por baixo do paralama pra chegar no parafuso do parachoque, o meu estava com todos os parafusos do parabarro que é esse acabamento de plástico por baixo do paralama, se tiver algum parafuso na frente do parachoque é em cima mais normalmente não tem parafuso na frente, eles tiram e não colocam mais, espero ter ajudado, eu tirei o meu e foi muito fácil ok. Lembrando que só sai a lâmina do parachoque não sai aquele protetor de choque atrás da lâmina ok.
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014
Re: Farol de milha
Ok amigo, irei tentar aqui, sobre como acender o farol de neblina descobri aqui, agora é saber como iremos ligar por ali. Nem sabia que existia luz de neblina traseiro lol
Pioner- Mensagens : 17
Pontos : 21
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 31
Localização : ES
Re: Farol de milha
O parachoque tem os parafusos das caixas de roda que tem que serem retiradas para poder retirar o parachoque, já que tem parte da caixa de roda que é parafusada no parachoque e tem 4 parafusos (dois de cada lado do radiador) que seguram o parachoque.
Se não me engano, esse seu o parachoque é separado da espuma de poliuretano que absorve impactos, pois os mais velhos essa espuma é junto no parachoque.
O botão do farol é só puxar para ligar a luz de neblina traseira.
Você gira ele para a direita para ligar sinaleiras e faróis e gira ele para a esquerda para ligar as sinaleiras de estacionamento.
As sinaleiras de estacionamento só funcionam com a chave de ignição desligada, por isso são de estacionamento.
Se o carro tem farol de neblina, a chave do farol tem 2 estágios para puxar, o primeiro é para os faróis de neblina e o segundo para as luzes traseiras de neblina.
No painel tem duas luzes uma laranja e uma verde logo acima da chave dos faróis, elas indicam se os faróis de neblina (verde) e as luzes de neblina (laranja) estão ligadas.
Se tem somente a laranja, é por que o carro só tem a luz de neblina e não tem os faróis de neblina e tem que colocar essas luzes também.
Se não me engano, esse seu o parachoque é separado da espuma de poliuretano que absorve impactos, pois os mais velhos essa espuma é junto no parachoque.
O botão do farol é só puxar para ligar a luz de neblina traseira.
Você gira ele para a direita para ligar sinaleiras e faróis e gira ele para a esquerda para ligar as sinaleiras de estacionamento.
As sinaleiras de estacionamento só funcionam com a chave de ignição desligada, por isso são de estacionamento.
Se o carro tem farol de neblina, a chave do farol tem 2 estágios para puxar, o primeiro é para os faróis de neblina e o segundo para as luzes traseiras de neblina.
No painel tem duas luzes uma laranja e uma verde logo acima da chave dos faróis, elas indicam se os faróis de neblina (verde) e as luzes de neblina (laranja) estão ligadas.
Se tem somente a laranja, é por que o carro só tem a luz de neblina e não tem os faróis de neblina e tem que colocar essas luzes também.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Farol de milha
Bom, vou ver o que consigo fazer, qualquer dúvida pergunto aqui.
Pioner- Mensagens : 17
Pontos : 21
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 31
Localização : ES
Re: Farol de milha
Agora fiquei confuso rsrsrs...meu mondeo tem farol de neblina mas não tem essa luz de neblina trseira. Ele não possui dois estagios quando puxo o botão e ja vi mondeo com essa luz no parachoque traseiro...coisas da ford?
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
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Idade : 42
Localização : Diadema
Re: Farol de milha
Marcelo Lima escreveu:Agora fiquei confuso rsrsrs...meu mondeo tem farol de neblina mas não tem essa luz de neblina trseira. Ele não possui dois estagios quando puxo o botão e ja vi mondeo com essa luz no parachoque traseiro...coisas da ford?
Acho que o seu tem sim em, acabei de olhar no meu, e acenderam as duas certinho, nem sabia que existia isso rs
Agora falta saber do farol de neblina dianteiro, no meu painel não acendeu nenhuma luz, acho que depois que eu instalar nesse interruptor será que vai acender no painel?
Pioner- Mensagens : 17
Pontos : 21
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 31
Localização : ES
Luz de Neblina
Marcelo Lima escreveu:Agora fiquei confuso rsrsrs...meu mondeo tem farol de neblina mas não tem essa luz de neblina trseira. Ele não possui dois estagios quando puxo o botão e ja vi mondeo com essa luz no parachoque traseiro...coisas da ford?
Olá Marcelo, a luz de neblina traseira não é no parachoque e sim na lanterna traseira, ao puxar o interruptor do farol para trás acende uma luz mais forte na lanterna traseira, todos mondeo tem essa luz de neblina traseira.
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014
Re: Farol de milha
Ah tá!
Eu vi um mondeo com uma unica luz em um dos lados do parachoque na parte inferior mas, como não vi nenhum outro creio que foi uma adaptação então...
Vou observar melhor rsrsrs...
Eu vi um mondeo com uma unica luz em um dos lados do parachoque na parte inferior mas, como não vi nenhum outro creio que foi uma adaptação então...
Vou observar melhor rsrsrs...
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 42
Localização : Diadema
Re: Farol de milha
Marcelo Lima escreveu:Ah tá!
Eu vi um mondeo com uma unica luz em um dos lados do parachoque na parte inferior mas, como não vi nenhum outro creio que foi uma adaptação então...
Vou observar melhor rsrsrs...
Adaptação tosca, pois nas sinaleiras ele tem duas de neblina, uma de cada lado, coisa que a maioria dos carros só tem em um lado ou no para choque em um lado.
Com as luzes do carro ligadas, puxe o botão dos faróis e verá qiue irá acender uma luz no painel do carro, mas não é no painel de instrumentos, é logo acima do botão dos faróis e vá atrás do carro e veja as novas luzes que acenderam.
Se não acender, verifique se as lâmpadas não estão queimadas, são lâmpadas de 21W, por isso são mais fortes que as sinaleiras (lanternas) que são de 5W.
Deverá encontrar 5 lâmpadas na sinaleira (lanterna) traseira.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Farol de milha
E essa luz é bem forte, mesmo a lanterna do meu carro estando ressecada e sem cor por dentro, tava até pensando em abrir as lanternas com soprador para dar um jeito de refletir melhor por dentro.
Tá tenso tirar o para-choque aqui, tinha até rebite na parte de cima dele, agora tem um parafuso roçado que está dificultando a retirada...
Tá tenso tirar o para-choque aqui, tinha até rebite na parte de cima dele, agora tem um parafuso roçado que está dificultando a retirada...
Pioner- Mensagens : 17
Pontos : 21
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 31
Localização : ES
Re: Farol de milha
Pioner escreveu:E essa luz é bem forte, mesmo a lanterna do meu carro estando ressecada e sem cor por dentro, tava até pensando em abrir as lanternas com soprador para dar um jeito de refletir melhor por dentro.
Tá tenso tirar o para-choque aqui, tinha até rebite na parte de cima dele, agora tem um parafuso roçado que está dificultando a retirada...
Só uma polida na lente por fora da lanterna já te deixará como nova, não precisa desmontar a lanterna para fazer isso, mas tem que retirar ela do carro e retirar o suporte das lâmpadas que é só encaixado na lanterna (difícil para mim falar lanterna já que estou acostumado com sinaleira ), você verá que a luz ficará ótima.
Não tem refletor cromado dentro da lanterna, é somente a luz das lâmpadas que ilumina tudo.
Sobre o para choque, para você ver o quanto de gambiarras que fazem nos carros, principalmente no Mondeo onde um monte de zé mané se mete a fazer o que não sabe e jura que sabe, só sai matação mesmo.
Mas não tenha pressa, embora muitas vezes não possamos parar o carro para fazer a manutenção, mas se tiver pressa, vai demorar mais ainda, pois quanto mais pressa se tem, mais coisas dão errado.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Farol de milha
Então Laércio, sobre as lanternas falei isso porque já desmontei uma vez e reparei que por dentro era prateado sim, como as lanternas já estão velhas entrou água pela borracha do farol e saiu a tinta prata, e ficou vermelho da cor da lanterna. É que de manha fica até difícil de visualizar por exemplo a seta ligada, porque fica muito escuro...
Pioner- Mensagens : 17
Pontos : 21
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 31
Localização : ES
Re: Farol de milha
Eu não tinha prestado atenção nisso de ter cromo dentro da sinaleira, mas atualmente existe um cromo em spray que é muito bom e tem inclusive um sistema de cromagem de tudo o que é possível.Pioner escreveu:Então Laércio, sobre as lanternas falei isso porque já desmontei uma vez e reparei que por dentro era prateado sim, como as lanternas já estão velhas entrou água pela borracha do farol e saiu a tinta prata, e ficou vermelho da cor da lanterna. É que de manha fica até difícil de visualizar por exemplo a seta ligada, porque fica muito escuro...
Só não entendo como pode ter entrado água pela borracha se essa borracha é somente para não entrar água dentro da carroceria e não da lanterna.
Vou dar uma olhada na lanterna do meu e ver se tem cromo por dentro e te dou um retorno.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Farol de milha
Rapaz também não sei te dizer como exatamente, o mais provável é a borracha da borda! teve uma época de chuva aqui na Cidade e o carro ficou na rua, quando a chuva parou e meu pai foi sair com o carro ai olhei para a lanterna tinha quase uns 2 dedos de água dentro...
Pioner- Mensagens : 17
Pontos : 21
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 31
Localização : ES
Re: Farol de milha
Alexandre Castellano escreveu:Marcelo Lima escreveu:Agora fiquei confuso rsrsrs...meu mondeo tem farol de neblina mas não tem essa luz de neblina trseira. Ele não possui dois estagios quando puxo o botão e ja vi mondeo com essa luz no parachoque traseiro...coisas da ford?
Olá Marcelo, a luz de neblina traseira não é no parachoque e sim na lanterna traseira, ao puxar o interruptor do farol para trás acende uma luz mais forte na lanterna traseira, todos mondeo tem essa luz de neblina traseira.
Depois da orientação da galera verifiquei que o meu tem sim a luz de neblina e o botão tem sim um segundo estágio digamos. Mas algo me intrigou pois quando puxo a segunda vez acende outra luz da lanterna traseira correspondente ao farol de neblina mas o farol de neblina apaga Era pra isso acontecer? Será que é porque uma das lampadas do farol de neblina não está acendendo? Vou de trocar a lampada que não acende e falo pra vocês se houve mudança!
Vlw!
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
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Localização : Diadema
Re: Farol de milha
O primeiro estágio é para os faróis de neblina (na frente) e o segundo estágio é para as lanternas de neblina (atrás).
Não sei se tem que apagar os faróis de neblina ao ligar as lanternas, mas pela lógica, o farol de neblina é ligado e costumamos deixar os faróis do carro em luz baixa ou desligamos os faróis deixando somente nas lanternas e faróis de neblina.
Em neblina na estrada, quanto mais fortes forem as luzes, menos se consegue enxergar a estrada e é por isso que faróis de neblina tem as lentes estriadas e não lisas igual aos faróis de milha.
Lâmpada muito forte no farol de neblina o inutiliza quase que por completo em dias de neblina na estrada.
Talvez alguns perguntem;
Então por que as lanternas traseiras para neblina são mais fortes?
Devido a cor vermelha que se fará mais visível a distância, formando uma espécie de cortina vermelha na estrada, alertando os motoristas que vem atrás da gente.
Por isso é que faróis altos em neblina na estrada não é aconselhado usar, pois a intensidade da luz faz essa cortina de neblina ficar quase que impossível da gente ver a estrada e é por isso que faróis de neblina são sempre abaixo da linha central do para choque, nunca acima como os faróis de milha (faroletes) que tinham no Escort XR3.
Não sei se tem que apagar os faróis de neblina ao ligar as lanternas, mas pela lógica, o farol de neblina é ligado e costumamos deixar os faróis do carro em luz baixa ou desligamos os faróis deixando somente nas lanternas e faróis de neblina.
Em neblina na estrada, quanto mais fortes forem as luzes, menos se consegue enxergar a estrada e é por isso que faróis de neblina tem as lentes estriadas e não lisas igual aos faróis de milha.
Lâmpada muito forte no farol de neblina o inutiliza quase que por completo em dias de neblina na estrada.
Talvez alguns perguntem;
Então por que as lanternas traseiras para neblina são mais fortes?
Devido a cor vermelha que se fará mais visível a distância, formando uma espécie de cortina vermelha na estrada, alertando os motoristas que vem atrás da gente.
Por isso é que faróis altos em neblina na estrada não é aconselhado usar, pois a intensidade da luz faz essa cortina de neblina ficar quase que impossível da gente ver a estrada e é por isso que faróis de neblina são sempre abaixo da linha central do para choque, nunca acima como os faróis de milha (faroletes) que tinham no Escort XR3.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Farol de milha
Olá amigos, boa tarde
Este tópico me chamou a atenção porque meu carro é um CLX, que originalmente é bem "pé de boi" mas depois fui incrementando acessórios do GLX aos poucos, e uma das primeiras coisas que eu quis colocar foi o farol de neblina.
Meus parachoques atuais não mais são os originais, chamados pejorativamente de "casca de ovo" porque realmente quebram (ou quebravam) com extrema facilidade. Os meus são de uma fibra grossa, talvez fiberglass mesmo, que comprei no Mercado Livre há anos e ambos são de procedencia argentina. Sómente uma única vez levei uma batida de leve na frente que trincou uma das extremidades e o reparo foi muito rápido.
São exatamente iguais aos europeus e possuem o alojamento para os faróis de neblina e os mesmos pontos de fixação no carro.
Estou anexando duas fotos do meu sedan com o detalhes dos faróis.
Comprei o par por R$ 380 na Dakota Parts que os tem até hoje para vender na net. Não são os faróis de neblina originais, que possuem motorização angular de ajuste de foco. Estes na Ford, se ainda existirem, seguramente devem custar perto de R$ 1500 cada um. Para a função de uso na estrada, esta versão mais simples atende plenamente.
O único detalhe é que num deles entrou umidade porque tive que adaptar a proteção traseira das peças com uma mini-coifa. Já sei onde encontrar as peças originais e com isto irei resolver o problema.
Bem, o problema conforme o Laércio levantou é que a chave de comutação dos faróis das versões que possuem ou não o farol de neblina, de fábrica, são diferentes. Minha chave de comutação é a original, do CLX, portanto tem sómente um único estágio de acionamento das luzes de neblina traseiras. A chave da versão GLX eu ainda não achei na net, mas é uma questão de tempo para eu achar. Resolvi o problema, pelo menos provisóriamente, instalando uma pequena chave H ao lado da chave de comutação sómente com a função de ligar estes faróis.
Por outro lado, e eu acho que é esta a questão mais importante, é se saber se o chicote originalmente instalado no CLX prevê a ligação dos faróis de neblina, e sobretudo, se já está instalada a lampada testemunha no painel de instrumentos. Se a configuração de fábrica é esta (e eu acredito que seja), basta encontrar a fiação de espera para ligar os faróis no carro e trocar a chave de comutação. Com isto os faróis funcionarão e a lampada correspondente irá acender no painel. Se realmente não existe a fiação no chicote e a lampada não foi instalada no painel, o trabalho será muito maior e irá requerer um bom especialista em painéis.
Um abraço
Carlos.
Este tópico me chamou a atenção porque meu carro é um CLX, que originalmente é bem "pé de boi" mas depois fui incrementando acessórios do GLX aos poucos, e uma das primeiras coisas que eu quis colocar foi o farol de neblina.
Meus parachoques atuais não mais são os originais, chamados pejorativamente de "casca de ovo" porque realmente quebram (ou quebravam) com extrema facilidade. Os meus são de uma fibra grossa, talvez fiberglass mesmo, que comprei no Mercado Livre há anos e ambos são de procedencia argentina. Sómente uma única vez levei uma batida de leve na frente que trincou uma das extremidades e o reparo foi muito rápido.
São exatamente iguais aos europeus e possuem o alojamento para os faróis de neblina e os mesmos pontos de fixação no carro.
Estou anexando duas fotos do meu sedan com o detalhes dos faróis.
Comprei o par por R$ 380 na Dakota Parts que os tem até hoje para vender na net. Não são os faróis de neblina originais, que possuem motorização angular de ajuste de foco. Estes na Ford, se ainda existirem, seguramente devem custar perto de R$ 1500 cada um. Para a função de uso na estrada, esta versão mais simples atende plenamente.
O único detalhe é que num deles entrou umidade porque tive que adaptar a proteção traseira das peças com uma mini-coifa. Já sei onde encontrar as peças originais e com isto irei resolver o problema.
Bem, o problema conforme o Laércio levantou é que a chave de comutação dos faróis das versões que possuem ou não o farol de neblina, de fábrica, são diferentes. Minha chave de comutação é a original, do CLX, portanto tem sómente um único estágio de acionamento das luzes de neblina traseiras. A chave da versão GLX eu ainda não achei na net, mas é uma questão de tempo para eu achar. Resolvi o problema, pelo menos provisóriamente, instalando uma pequena chave H ao lado da chave de comutação sómente com a função de ligar estes faróis.
Por outro lado, e eu acho que é esta a questão mais importante, é se saber se o chicote originalmente instalado no CLX prevê a ligação dos faróis de neblina, e sobretudo, se já está instalada a lampada testemunha no painel de instrumentos. Se a configuração de fábrica é esta (e eu acredito que seja), basta encontrar a fiação de espera para ligar os faróis no carro e trocar a chave de comutação. Com isto os faróis funcionarão e a lampada correspondente irá acender no painel. Se realmente não existe a fiação no chicote e a lampada não foi instalada no painel, o trabalho será muito maior e irá requerer um bom especialista em painéis.
Um abraço
Carlos.
haberbeck_brandao- Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 68
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Re: Farol de milha
Olá pessoal,
Seguem as fotos agora:
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haberbeck_brandao- Mensagens : 96
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