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Chicote bicos injetores Zetec 16V
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Chicote bicos injetores Zetec 16V
Bom, fiz um esquema elétrico com a pinagem dos conectores para quem desejar fazer, possa refazer esse chicote em casa mesmo, mas tem que ter muita paciência e atenção para não trocar posição dos fios.
Por enquanto só vai a pinagem, mais adiante postarei o diagrama elétrico do chicote e mais adiante postarei com fotos, pois tenho um chicote aqui para ser refeito.
O conector principal do chicote dos bicos tem 12 pinos.
1 = pino 1 sensor do comando de válvulas.
2 = pino 2 sensor do comando de válvulas.
3 = pino 1 conector sensor de posição borboleta aceleração.
4 = pino 2 conector sensor de posição borboleta aceleração.
5 = pino 1 dos conectores dos bicos injetores de 1 a 4.
5 = pino 1 conector atuador marcha lenta.
6 = pino 2 conector atuador marcha lenta.
7 = * conector lado chato sensor temperatura ventoinha.
8 = * conector lado redondo sensor temperatura ventoinha.
8 = pino 3 conector sensor de posição borboleta aceleração.
9 = pino 2 conector bico injetor 1.
10 = pino 2 conector bico injetor 2.
11 = pino 2 conector bico injetor 3.
12 = pino 2 conector bico injetor 4.
Notem que o pino 5 e o 8, aparecem duas vezes, isso por que eles são comuns entre esses sensores e utilizam a mesma alimentação da central para os sensores correspondentes.
Notem também que no conector do sensor de temperatura da ventoinha, não coloquei número de pino, pois não encontrei em nenhum dos dois conectores que tenho aqui, números indicando posição de pinos e por esse motivo indiquei como lado chato e lado redondo do conector.
Se fosse o conector do Escort, o conector seria diferente, pois o sensor de temperatura da ventoinha do Escort Zetec não é o mesmo do Mondeo Zetec, pois somente os conectores são diferentes.
Por enquanto só vai a pinagem, mais adiante postarei o diagrama elétrico do chicote e mais adiante postarei com fotos, pois tenho um chicote aqui para ser refeito.
O conector principal do chicote dos bicos tem 12 pinos.
1 = pino 1 sensor do comando de válvulas.
2 = pino 2 sensor do comando de válvulas.
3 = pino 1 conector sensor de posição borboleta aceleração.
4 = pino 2 conector sensor de posição borboleta aceleração.
5 = pino 1 dos conectores dos bicos injetores de 1 a 4.
5 = pino 1 conector atuador marcha lenta.
6 = pino 2 conector atuador marcha lenta.
7 = * conector lado chato sensor temperatura ventoinha.
8 = * conector lado redondo sensor temperatura ventoinha.
8 = pino 3 conector sensor de posição borboleta aceleração.
9 = pino 2 conector bico injetor 1.
10 = pino 2 conector bico injetor 2.
11 = pino 2 conector bico injetor 3.
12 = pino 2 conector bico injetor 4.
Notem que o pino 5 e o 8, aparecem duas vezes, isso por que eles são comuns entre esses sensores e utilizam a mesma alimentação da central para os sensores correspondentes.
Notem também que no conector do sensor de temperatura da ventoinha, não coloquei número de pino, pois não encontrei em nenhum dos dois conectores que tenho aqui, números indicando posição de pinos e por esse motivo indiquei como lado chato e lado redondo do conector.
Se fosse o conector do Escort, o conector seria diferente, pois o sensor de temperatura da ventoinha do Escort Zetec não é o mesmo do Mondeo Zetec, pois somente os conectores são diferentes.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
bom aproveitando que foi aberto este topico, vou postar aki meu trabalho que fiz com o chicote do meu mondeo.
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aki o chicote ja esta desmontado mas ja da pra se ter uma ideia de como estava, plugs quebrados, com emendas mal-feitas e sem proteçao nenhuma.
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ja com os fios trocados com solda e tubotermoretratil pra fica bunitinhu
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ja montado com plugs novos, com conduite pra fica padrão. pena que falto conduite, mas assim que comprar postarei a foto dele completinho. por enquanto é isso.
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aki o chicote ja esta desmontado mas ja da pra se ter uma ideia de como estava, plugs quebrados, com emendas mal-feitas e sem proteçao nenhuma.
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ja com os fios trocados com solda e tubotermoretratil pra fica bunitinhu
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ja montado com plugs novos, com conduite pra fica padrão. pena que falto conduite, mas assim que comprar postarei a foto dele completinho. por enquanto é isso.
michelgamamorais- Mensagens : 84
Pontos : 118
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 36
Localização : Canoas
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Legal.
Conseguiu ver os números dos pinos no conector de 12 pinos e nos conectores dos bicos e demais?
Tem números neles.
Conseguiu ver os números dos pinos no conector de 12 pinos e nos conectores dos bicos e demais?
Tem números neles.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
sim, o o meu conector tem a numeraçao, os plugs dos bicos vieram com numeraçao tbm, mas como são de um veiculo vw me baseei pelos plugs velhos.
michelgamamorais- Mensagens : 84
Pontos : 118
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 36
Localização : Canoas
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Pelas fotos parece que o trabalho ficou bacana! Você que bitola de fios?
Parabéns!
Parabéns!
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 42
Localização : Diadema
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
bah agora tu me pegou mas eu usei um fio q suporta uns 5 amp no min pq era de chicote de lavadora de roupa,como eram super flexíveis e alimentavam um motor que puxava uma corrente não muito baixa não então acredito que fiz a escolha certa de fios.Marcelo Lima escreveu:Pelas fotos parece que o trabalho ficou bacana! Você que bitola de fios?
Parabéns!
michelgamamorais- Mensagens : 84
Pontos : 118
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 36
Localização : Canoas
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Para esse chicote dos bicos injetores, pode ser fio 1.5 mm, mas de preferência com capa anti chama para melhor proteção dos fios em relação ao calor do motor.
toda essa parte dos bicos e sensores, o consumo de energia é baixo, não necessitando investir em fios de maior capacidade.
Fios de faróis e similares sim necessitam de maior capacidade, como os da ventoinha do motor e muitos da caixa de fusíveis.
toda essa parte dos bicos e sensores, o consumo de energia é baixo, não necessitando investir em fios de maior capacidade.
Fios de faróis e similares sim necessitam de maior capacidade, como os da ventoinha do motor e muitos da caixa de fusíveis.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Ola! sera que tem como mandar o link ou uma foto do diagrama elétrico dos bicos injetores?
mauriciobass- Mensagens : 9
Pontos : 17
Data de inscrição : 27/04/2017
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
mauriciobass escreveu:Ola! sera que tem como mandar o link ou uma foto do diagrama elétrico dos bicos injetores?
Aqui tem, mas esse é do 97 até 2000 2.0.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Ola! esse chicote que voce montou com essa sequencia de fios é pro ztec 96? ou é pra outro ano?
mauriciobass- Mensagens : 9
Pontos : 17
Data de inscrição : 27/04/2017
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
O meu é 96.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
LaercioLMB escreveu:Bom, fiz um esquema elétrico com a pinagem dos conectores para quem desejar fazer, possa refazer esse chicote em casa mesmo, mas tem que ter muita paciência e atenção para não trocar posição dos fios.
Por enquanto só vai a pinagem, mais adiante postarei o diagrama elétrico do chicote e mais adiante postarei com fotos, pois tenho um chicote aqui para ser refeito.
O conector principal do chicote dos bicos tem 12 pinos.
1 = pino 1 sensor do comando de válvulas.
2 = pino 2 sensor do comando de válvulas.
3 = pino 1 conector sensor de posição borboleta aceleração.
4 = pino 2 conector sensor de posição borboleta aceleração.
5 = pino 1 dos conectores dos bicos injetores de 1 a 4.
5 = pino 1 conector atuador marcha lenta.
6 = pino 2 conector atuador marcha lenta.
7 = * conector lado chato sensor temperatura ventoinha.
8 = * conector lado redondo sensor temperatura ventoinha.
8 = pino 3 conector sensor de posição borboleta aceleração.
9 = pino 2 conector bico injetor 1.
10 = pino 2 conector bico injetor 2.
11 = pino 2 conector bico injetor 3.
12 = pino 2 conector bico injetor 4.
Notem que o pino 5 e o 8, aparecem duas vezes, isso por que eles são comuns entre esses sensores e utilizam a mesma alimentação da central para os sensores correspondentes.
Notem também que no conector do sensor de temperatura da ventoinha, não coloquei número de pino, pois não encontrei em nenhum dos dois conectores que tenho aqui, números indicando posição de pinos e por esse motivo indiquei como lado chato e lado redondo do conector.
Se fosse o conector do Escort, o conector seria diferente, pois o sensor de temperatura da ventoinha do Escort Zetec não é o mesmo do Mondeo Zetec, pois somente os conectores são diferentes.
Laércio queria uma ajuda sua nesse assunto.
Eu não entendi a informação referente aos pinos do sensor de posição da borboleta de aceleração. Lembrei de seu post e vim tirar a dúvida sobre o seguinte: Os pinos A e C são diferentes do Escort zetec pra o Mondeo? pesquisando sensor de posição da borboleta achei anúncios afirmando que serve pra os dois carros porém o pino onde entra a tensão e o terra no meu Mondeo são invertidos quando comparados com o escort segundo informações do manual do DR IE. Pensei em inverter no chicote pra testar...será que queimaria o módulo fazendo isso? Ou queimaria o sensor de posição de borboleta sei lá?
Já tentei de tudo pra resolver o problema desse carro e não acho a falha...recentemente refiz esse chicote utilizando os mesmos plugs e emendando com estanho e termoretrátil...visualmente dá gosto mas o funcionamento não alterou em nada...
Agradeço imensamente se puder dar uma careada aí...
Obrigado irmão..
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 42
Localização : Diadema
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Olha, pelo que vi no manual do Escort 16V e do Mondeo MK1, são iguais, já no Mk2 é diferente.
No MK2 é o seguinte.
Fio branco vai no pino 89 da central.
Fio amarelo + vai ao pino 90 da central.
Fio marrom vai ao pino 91 da central.
Testando tudo.
TESTANDO
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 91 da central. Negativo (-).
2- Ignição ligada, motor parado MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 90 da central. aproximadamente 5V.
3- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE digital, modo voltímetro, no fio ligado ao terminal 89 da central. Valores de acordo com a tabela abaixo.
BORBOLETA FECHADA Tensão V de 0,6 v a 1,2 v
BORBOLETA MEIO ABERTA Tensão V de 2v a 3v
BORBOLETA TOTALMENTE ABERTA Tensão V de 4v a 5v
Resistência
Pinos 91 e 89
borboleta Aberta de 3,9 a 4,1KΩ
fechada de 700 a 900Ω
Pinos 90 e 89
borboleta aberta de 200 a 400Ω
fechada de 3,4 a 3,7KΩ
Pinos 90 e 91
borboleta aberta de 4,1 a 4,6KΩ
fechada de 4,1 a 4,6KΩ
No MK2 é o seguinte.
Fio branco vai no pino 89 da central.
Fio amarelo + vai ao pino 90 da central.
Fio marrom vai ao pino 91 da central.
Testando tudo.
TESTANDO
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 91 da central. Negativo (-).
2- Ignição ligada, motor parado MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 90 da central. aproximadamente 5V.
3- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE digital, modo voltímetro, no fio ligado ao terminal 89 da central. Valores de acordo com a tabela abaixo.
BORBOLETA FECHADA Tensão V de 0,6 v a 1,2 v
BORBOLETA MEIO ABERTA Tensão V de 2v a 3v
BORBOLETA TOTALMENTE ABERTA Tensão V de 4v a 5v
Resistência
Pinos 91 e 89
borboleta Aberta de 3,9 a 4,1KΩ
fechada de 700 a 900Ω
Pinos 90 e 89
borboleta aberta de 200 a 400Ω
fechada de 3,4 a 3,7KΩ
Pinos 90 e 91
borboleta aberta de 4,1 a 4,6KΩ
fechada de 4,1 a 4,6KΩ
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Laércio então será que os pinos 3, 4 e 8 do esquema elétrico que você postou acima do chicote dos bicos são diferentes no meu?
Vou testar conforme os valores que você passou aqui e vou informando...
Muito obrigado!
Vou testar conforme os valores que você passou aqui e vou informando...
Muito obrigado!
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 42
Localização : Diadema
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Não sei te dizer agora exatamente. Eu precisaria de um MK2 aqui para conferir isso.
Mas até agora, os chicotes vendidos para o ZETEC dão em qualquer um dos motores ZETEC E.
Mas até agora, os chicotes vendidos para o ZETEC dão em qualquer um dos motores ZETEC E.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Entendi...vou fuçar aqui e vou comentando...o carro tá fazendo 5km/l em média e frio ele dá um buraco na aceleração ao arrancar...vou acabar passando ele assim e pegando um milzinho pois estou desempregado desde dezembro e não é legal andar só no cheiro né...
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 42
Localização : Diadema
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Siga a lógica. O sensor de posição da borboleta é o mesmo tanto no Mondeo MK1 quanto no MK2 e no Escort Zetec 16V.
Sendo assim, a posição dos pinos é a mesma em todos os chicotes.
Sendo assim, a posição dos pinos é a mesma em todos os chicotes.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Ah...se não ha risco de dano vou inverter como uma medida desesperada de tentativa e erro rsrsrs...comento depois o resultado...
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 42
Localização : Diadema
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
O sensor de posição da borboleta é somente um potenciômetro, igual aos botões de volume dos aparelhos de som.
Se estão invertidos, não queimará o sensor, somente enviará informação errada para a central que pode mandar mais combustível do que o necessário.
Se está consumindo muito, pode ser sim esses fios invertidos.
Agora vai saber como é que inverteram isso.
Estou aqui em casa com um Mondeo MK3 para fazer alguns consertos que os mexânicos por aí a fora estavam fazendo tudo errado e me deparei que diversas coisas no MK3 são iguais aos MK1 e MK2.
suporte de bateria é o mesmo, agregado do motor é o mesmo, os suportes dos bancos são os mesmos, inclusive com a mesma furação para fixar na carroceria e se tirar o banco traseiro e não olhar a parte externa do carro, irá jurar que está trabalhando em um MK1 ou MK2, assoalho da carroceria é o mesmo.
Se estão invertidos, não queimará o sensor, somente enviará informação errada para a central que pode mandar mais combustível do que o necessário.
Se está consumindo muito, pode ser sim esses fios invertidos.
Agora vai saber como é que inverteram isso.
Estou aqui em casa com um Mondeo MK3 para fazer alguns consertos que os mexânicos por aí a fora estavam fazendo tudo errado e me deparei que diversas coisas no MK3 são iguais aos MK1 e MK2.
suporte de bateria é o mesmo, agregado do motor é o mesmo, os suportes dos bancos são os mesmos, inclusive com a mesma furação para fixar na carroceria e se tirar o banco traseiro e não olhar a parte externa do carro, irá jurar que está trabalhando em um MK1 ou MK2, assoalho da carroceria é o mesmo.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Bacana Laércio! Bancos então servem mesmo...de repente você poderia postar umas fotos aí do trabalho...
Vou fazer isso então, inverter os fios. Pior que não vi indícios de chicote refeito pois aí justificaria montarem errado...
Vou fazer isso então, inverter os fios. Pior que não vi indícios de chicote refeito pois aí justificaria montarem errado...
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 42
Localização : Diadema
Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Sim, vou fazer um tópico
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V
Marcelo Lima escreveu:Ah...se não ha risco de dano vou inverter como uma medida desesperada de tentativa e erro rsrsrs...comento depois o resultado...
Boa noite a todos! Dei minha palavra que voltaria aqui pra comentar o resultado da mudança da posição dos dos fios A e C do plug do sensor de posição da borboleta. O meu carro é um MK2 glx 97 2.0 16V.
Fiz a inversão e o carro não pegou. Simples assim. Pra assegurar que era por isso eu despluguei e liguei o carro novamente e então ele funcionou, com certeza em modo de emergência. Desliguei o carro e pluguei de novo, só que dessa vez, em um sensor usado, solto mesmo (esqueci de mencionar que comprei um sensor novo), e não funcionou.
Resumo: Cortei e emendei corretamente os fios e está funcionando normal agora...Como terminei agora cerca de 23h, só vou ver como ficou a questão da falha amanhã...
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
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Localização : Diadema
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