.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Moldura do painel
Tucho hidraulico EmptySex maio 17, 2024 11:33 am por LaercioLMB

» RESOLVENDO PROBLEMAS DO MONDEO TRAVAS E ALARME,SISTEMA DE AGUA
Tucho hidraulico EmptySex maio 17, 2024 11:30 am por LaercioLMB

» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
Tucho hidraulico EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
Tucho hidraulico EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
Tucho hidraulico EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Tucho hidraulico EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Tucho hidraulico EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Tucho hidraulico EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Tucho hidraulico EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB


Tucho hidraulico

4 participantes

Ir para baixo

Tucho hidraulico Empty Tucho hidraulico

Mensagem  Perfil excluido Qua maio 11, 2016 12:22 am

a historia é longa mas vamos nessa. 05.11.2016 01:21:30
eu comprei um clx 1.8 96 com junta do cabeçote queimada, cilindros tava cheio de água.
pra resumir um pouco, eu mesmo arrumei etc etc.
bom na parte dos tuchos tinha uns duros e outros que não se moviam o pistão dentro do tucho.
tem gente que diz que tucho bom ele tem que está duro.
na minha lógica o tucho só está ruim se ele tiver arranhado por fora.
então quando eu usava gasolina comum ou aditivada o carro grilava tucho pra kct era so da uma pisadinha a mais.
passei a usar gasolina bem mais cara BR Podium
o problema acabou
Mas não me dei por satisfeito com isso e mandei ver num jogo de tuchos novos.
ulala 16 tucho uma facada, então fiz a troca e guardei os que retirei pra experiência, toda peça que troco eu uso pra descobrir como ela é por dentro e como ela funciona Smile
bom foi passando o tempo e resolvi ver como eram estes bichos de tuchos.
Na minha conclusão, tucho nada mais é que um regulador de válvulas automático.
e que os tuchos que não ficam duros não é por esta estragados mas sim por que não encheram, seja por óleo errado, ou qualquer outro motivo, por alguma sujeira que trancou uma esferinha que tranca a volta do óleo e deixa ele esvaziar.
um tucho é composto de 3 cilindros, 1 esfera, 2 molinhas.
quando se compra um tucho vc apertar o cilindro dentro do tucho ele não vai se mover, isso não é porque ele é novo não, isso é porque ele vem carregado de fabrica.
na fabrica eles testam pra ver se o tucho não tem defeito e ele fica carregado e eles mandam pra venda assim mesmo.
so que aquele tucho que move o pistão nele pode esta bom também, ele só esvaziou por algum defeito de lubrificação que não deixou ele repor o óleo que fica pressionado dentro do cilindro que vai na cabeça da válvula e o menor cilindro que é onde tem a esfera que tranca o retorno do óleo.
o óleo entra pelo furinho do lado do tucho vai pra dentro dos dois cilindro passando pela esfera e quando ele enche ate encostar o tucho no comando e o pistão na cabeça da válvula ele para de encher, e fica duro mantendo o encosto nas duas partes, válvula e comando, fazendo assim acabar qualquer folga um do outro, mas pra que ele mantenha-se sem folga ele precisa de lubrificação entrando no furinho ao lado para repor o óleo que vai escapando dentro dos cilindros pequenos.
caso não tenha lubrificação pra ele se repor, ele acaba se esvaziando e fica grilando como se estivesse ruim e o cara como eu acaba trocando por não saber como funciona.
imaginem um macaco hidráulico tirando a folga do chão ate o carro, agora imagina se o macaco perde a pressão e cria uma folga, se não der mais pressão ele não volta a preencher o espaço do chão ate o carro, assim é a função do tucho manter sem folga da válvula ate os comandos.
agora pra finalizar, lembram que mencionei que o carro que comprei tinha agua nos cilindro e tal, pois é, nesta minha experiência com os tuchos eu injetei ar comprimido no furinho ao lado do tucho e adivinha, saiu óleo com agua de dentro do tucho.
e um a um fui abrindo eles e todos estavam com óleo café com leite.
então dei uma boa lavada com querosene, coloquei óleo novo dentro dos cilindros pequenos e recoloquei no tucho, deu um tucho que provavelmente não prestava ficou bom de novo.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho hidraulico Empty Re: Tucho hidraulico

Mensagem  Fabiano man Sex Jun 03, 2016 6:41 pm

Como você conseguiu abri os tuchos, os meus tem uns que estão mole eu tirei eles e não conseguir desmonta,e o carro fica com tec tec quando eu LIGO o carro

Fabiano man

Mensagens : 6
Pontos : 8
Data de inscrição : 02/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho hidraulico Empty Re: Tucho hidraulico

Mensagem  Perfil excluido Sex Jun 03, 2016 8:57 pm

Fabiano man escreveu:Como você conseguiu abri os tuchos, os meus  tem uns que estão mole eu tirei eles e não conseguir desmonta,e o carro fica com tec tec quando eu LIGO o carro

proteja o tucho com um tecido forte ou tira de couro e segure-o com alicate de pressão, e com um alicate universal puxe o miolo onde senta na valvula, vai dando uma torcida para o anel que prende o miolo ceder para escapar o miolo de dentro do tucho, estenda uma lona ou algum tecido no chao onde for fazer isso para nao perder a molinha de dentro.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho hidraulico Empty Re: Tucho hidraulico

Mensagem  Fabiano man Sex Jun 03, 2016 9:58 pm

Valeu, vo desmonta e da limpada neles para ver se fica bom

Fabiano man

Mensagens : 6
Pontos : 8
Data de inscrição : 02/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho hidraulico Empty Re: Tucho hidraulico

Mensagem  Ivan Oliver Ter Jul 12, 2016 9:04 pm

Olá Carlos, o meu esta batendo tucho vc tem uma boa marca pra indicar pois o que occore meu cabeçote foi refeito e o mecânico não me informou e primeiro ele na subida depois de quente grilava muito e em seguida começou a bater tucho, estou andando com ele mesmo assim sera que pode danificar o motor ou só o barulho seria o incomodo, meu cabeçote vou ter que fazer o preenchimento pra STD alguém ja fez este enchimento?

Ivan Oliver

Mensagens : 8
Pontos : 8
Data de inscrição : 30/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho hidraulico Empty Re: Tucho hidraulico

Mensagem  LaercioLMB Ter Jul 12, 2016 10:01 pm

Sobre marcas, somente um bom mecânico é que poderá indicar a melhor marca já que trabalha muito com isso e sabe as que são boas e as que não são.
Sobre preencher o cabeçote, não aconselho fazer isso pois a liga de alumínio do cabeçote é bem diferente da liga da solda que geralmente costumam usar e não é boa.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho hidraulico Empty Re: Tucho hidraulico

Mensagem  Perfil excluido Qua Jul 13, 2016 7:47 pm

Ivan Oliver escreveu:Olá Carlos, o meu esta batendo tucho vc tem uma boa marca pra indicar pois o que occore meu cabeçote foi refeito e o mecânico não me informou e primeiro ele na subida depois de quente grilava muito e em seguida começou a bater tucho, estou andando com ele mesmo assim sera que pode danificar o motor ou só o barulho seria o incomodo, meu cabeçote vou ter que fazer o preenchimento pra STD alguém ja fez este enchimento?  

eu tinha escrito um texto detalhado aqui mas deu reconect no meu modem e perdi o texto, entao vou resumir.
andar com ele assim danifica sim, se for mesmo tucho batendo, tucho nao trabalha com impactos e sim com empurrões, se trabalhar muito tempo batendo danifica o tucho e pode danificar o silindro do tucho e cabeça de valvula.
cabeçote ser feito nao quer dizer aplainar para tirar qualquer empenamento.
fazer cabeçote vai desde aplainar, trocar valvulas, trocar molas de valvulas, trocar guia de valvulas, trocar retentores de valvulas, retificar os comandos, e banho quimico para limpeza de galerias do oleo e agua.
tucho batendo tem varias causas pra isso.
1 pouca lubrificação.
2 mola de valvula cansada.
3 folga no cilindro dos tuchos.
4 galeria de oleo interrompida.

pra cada item que descrevi de 1 a 4 tem uma causa pra fazer os tuchos baterem.
o caso mais comum é mola cansada, (logica e exemplo)
com gasolina boa ( BR podim) nao bate, mas bate com gasolina ruim (comum)
mola cansada nao da o retorno que deveria dar na valvula fazendo o giro do comando ser mais rapido que o retorno da valvula fazendo a folga pra batida.
com gasolina boa não acontece! a explosão de gasolina boa é bem maior empurrando a valvula de volta mais rapido compensando o cansaço das molas.
folga no silindro dos tuchos, deixa o oleo que deveria ir pra dentro do tucho voltar pra fora.
e por ai vai.
preencher cabeçote, quanto precisa preencher? pois dependendo da junta que usou a causa de falta algumas juntas preenche.
compara a grossura de uma junta BASTOS pra uma junta SABO ou TARANTO vai ver que tem um boa diferença de grossura.
solda se usa em pequenos desgaste antes de aplainar, pra preencher o cabeçote inteiro nao sei se fica bom, mas tem gente que faz mas depende tambem pra que tipos de motores isso é feito, pois o zetec so entra em resfriamento depois de 90º

Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho hidraulico Empty Re: Tucho hidraulico

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos