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Adaptação de molas traseiras
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Adaptação de molas traseiras
Boa tarde gente, tudo bem?
Vimos o tópico sobre peças compatíveis de outros carros com o Mondeo, as molas traseiras do opala, são compatíveis ou tem que ser adaptada no MK1? Se for adaptação, qual adaptação tem que ser feita?
Aguardo
Vimos o tópico sobre peças compatíveis de outros carros com o Mondeo, as molas traseiras do opala, são compatíveis ou tem que ser adaptada no MK1? Se for adaptação, qual adaptação tem que ser feita?
Aguardo
Liziara- Mensagens : 9
Pontos : 17
Data de inscrição : 07/11/2015
Idade : 41
Localização : Peruibe
Re: Adaptação de molas traseiras
Olha, eu não sei te dizer sobre adaptação, mas uma coisa é certa, não é por uma mola ter a mesma altura e diâmetro de outra que seja compatível, pois cada mola é projetada para uma carga pré determinada e não é universal.
O que pode acontecer?
A mola escolhida pode ser para mais ou menos capacidade, pois cada carro tem um peso e capacidade de carga único e molas são projetadas para trabalhar dentro dessas capacidades e se estiver abaixo dela, a suspensão ficará macia demais e os amortecedores irão trabalhar dobrado, diminuindo a vida útil deles, assim como se forem acima, a suspensão ficará dura demais danificando as buchas de suspensão, rolamentos de rodas sem mencionar na barulheira que irá fazer o carro depois de algum tempo trabalhando com uma suspensão mais dura.
Só para te dar uma noção, as molas dianteiras do opala 4 cil não são as mesmas do 6 cil, por causa do peso do motor, embora muita gente use qualquer uma dessas em qualquer um modelo de motor.
O mesmo acontece com as molas do Maverick 4 cil e do 8 cil., a carroceria é a mesma, mas as molas são bem diferentes justamente por causa da capacidade de carga que elas irão ter que trabalhar.
Mola não é só um aço enrolado em espiral, tem dureza, tem resistência cada um a seu critério, pois tem várias classificações de aços e várias classificações de têmpera na qual o aço é submetido para atingir certa dureza ou resistência.
Peso máximo de um carro não pode ser levado em consideração, pois cada carro tem sua distribuição de peso diferenciada, uns mais pesados atrás, outros na frente, outros mais equilibrados e tudo isso interfere.
A suspensão de um carro é a sua segurança na estrada, pois em velocidades elevadas se a suspensão não trabalhar corretamente, a estabilidade do carro será posta em risco e com ela, a sua vida.
O que pode acontecer?
A mola escolhida pode ser para mais ou menos capacidade, pois cada carro tem um peso e capacidade de carga único e molas são projetadas para trabalhar dentro dessas capacidades e se estiver abaixo dela, a suspensão ficará macia demais e os amortecedores irão trabalhar dobrado, diminuindo a vida útil deles, assim como se forem acima, a suspensão ficará dura demais danificando as buchas de suspensão, rolamentos de rodas sem mencionar na barulheira que irá fazer o carro depois de algum tempo trabalhando com uma suspensão mais dura.
Só para te dar uma noção, as molas dianteiras do opala 4 cil não são as mesmas do 6 cil, por causa do peso do motor, embora muita gente use qualquer uma dessas em qualquer um modelo de motor.
O mesmo acontece com as molas do Maverick 4 cil e do 8 cil., a carroceria é a mesma, mas as molas são bem diferentes justamente por causa da capacidade de carga que elas irão ter que trabalhar.
Mola não é só um aço enrolado em espiral, tem dureza, tem resistência cada um a seu critério, pois tem várias classificações de aços e várias classificações de têmpera na qual o aço é submetido para atingir certa dureza ou resistência.
Peso máximo de um carro não pode ser levado em consideração, pois cada carro tem sua distribuição de peso diferenciada, uns mais pesados atrás, outros na frente, outros mais equilibrados e tudo isso interfere.
A suspensão de um carro é a sua segurança na estrada, pois em velocidades elevadas se a suspensão não trabalhar corretamente, a estabilidade do carro será posta em risco e com ela, a sua vida.
LaercioLMB- Mensagens : 3797
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