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Vazamentos diversos, câmbio com a primeira marcha ruim para engatar

5 participantes

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Mensagem  osmar.takashi Ter maio 31, 2016 8:27 pm

Boa noite a todos, sou novo no fórum. Descobri o mesmo através do google e estou adorando os tópicos. Meu carro é um ford mondeo clx 1997, motor zetec-e 2.0l. Estou com um vazamento entre o motor e o câmbio que não quer parar. Já levei o carro em 2 oficinas, gastei um dinheirão e nenhum deles resolveu meu problema. Estou com um vazamento bem estranho na direção hidráulica também, parece que vaza óleo na parte de cima pois fica empoçando óleo ali no suporte do motor, aquele perto do reservatório de expansão do radiador.
Outro problema crônico que está agravando é a 1º marcha que está muito difícil de engatar, além do que sinto o câmbio com os engates muito muito duros. A embreagem foi trocada há 1 ano e está nova pois ando muitíssimo pouco com o carro agora já que vou e volto para o trabalho de moto.
Se alguém puder me dar dicas pois estou com vontade de eu mesmo desmontar esse carro em casa pra arrumar todos esses defeitos que ninguém resolve.
Obs: Já tenho algum conhecimento de mecânica, fiz alguns cursos on-line de mecânica e injeção porém serviços mais pesados nunca parei pra fazer pois não tenho as ferramentas adequadas, mas isso pra mim é o de menos, eu posso comprar ou alugar ou até mesmo pegar emprestado com alguém.

osmar.takashi

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Vazamentos diversos, câmbio com a primeira marcha ruim para engatar Empty Re: Vazamentos diversos, câmbio com a primeira marcha ruim para engatar

Mensagem  Perfil excluido Ter maio 31, 2016 9:11 pm

vamos por parte:
vazamento entre o motor e o câmbio

Pode ser no retentor do virabrequim ou na junta do carter
para retentor, tera que tirar a caixa, o volante, o carter, e soltar o mancal pra encaixar um novo retentor.
para junta do carter precisa soltar o calço da frente do motor, o calço do motor em baixo do radiador, a surdina, levantar o motor com o capo aberto para conseguir tirar o carter, apos retirar identificar se é na junta e em que ponto e o que faz deixar vazar.

Estou com um vazamento bem estranho na direção hidráulica também, parece que vaza óleo na parte de cima pois fica empoçando óleo ali no suporte do motor, aquele perto do reservatório de expansão do radiador.

Este vazamento pode ser no sensor de pressão tanto na rosca mal rosqueada ou pelo conector, se ele estourou vasa pelos pinos do conector, ou algum furo no tubo ou na mangueira, lavar bem deixar totalmente limpo e seco, ligar o carro e deixar rodar o fuido para identificar onde vasa.

Outro problema crônico que está agravando é a 1º marcha que está muito difícil de engatar

Provavelmente é o oleo do cambio errado ou ja esta precisando de troca, si fosse so na 1º seria o anel seguimentado da 1° marcha, mas como as outras estao ruim poder ser o oleo, ou também pode ser algum ar no sistema da embreagem e precisa ser sangrado na sangria do atuador da embreagem.
Tudo isso e so palpite, pra saber o certo mesmo só olhando e testando pra identificar corretamente.
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Vazamentos diversos, câmbio com a primeira marcha ruim para engatar Empty Re: Vazamentos diversos, câmbio com a primeira marcha ruim para engatar

Mensagem  LaercioLMB Ter maio 31, 2016 10:03 pm

Sobre o óleo do câmbio, já coloquei óleo errado e o câmbio ficou exatamente assim, marchas duras de entrar, câmbio muito pesado para trocar marchas.
O restante o Carlos já deu a dica.
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Vazamentos diversos, câmbio com a primeira marcha ruim para engatar Empty Re: Vazamentos diversos, câmbio com a primeira marcha ruim para engatar

Mensagem  osmar.takashi Qua Jun 01, 2016 7:54 am

Bom dia pessoal,

muito obrigado pelas respostas. Tentarei verificar esses problemas em breve, abraços!

osmar.takashi

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Mensagem  osmar.takashi Sex Jun 10, 2016 9:26 pm

Carlos RMS escreveu:vamos por parte:
vazamento entre o motor e o câmbio

Pode ser no retentor do virabrequim ou na junta do carter
para retentor, tera que tirar a caixa, o volante, o carter, e soltar o mancal pra encaixar um novo retentor.
para junta do carter precisa soltar o calço da frente do motor, o calço do motor em baixo do radiador, a surdina, levantar o motor com o capo aberto para conseguir tirar o carter, apos retirar identificar se é na junta e em que ponto e o que faz deixar vazar.

Estou com um vazamento bem estranho na direção hidráulica também, parece que vaza óleo na parte de cima pois fica empoçando óleo ali no suporte do motor, aquele perto do reservatório de expansão do radiador.

Este vazamento pode ser no sensor de pressão tanto na rosca mal rosqueada ou pelo conector, se ele estourou vasa pelos pinos do conector, ou algum furo no tubo ou na mangueira, lavar bem deixar totalmente limpo e seco, ligar o carro e deixar rodar o fuido para identificar onde vasa.

Outro problema crônico que está agravando é a 1º marcha que está muito difícil de engatar

Provavelmente é o oleo do cambio errado ou ja esta precisando de troca, si fosse so na 1º seria o anel seguimentado da 1° marcha, mas como as outras estao ruim poder ser o oleo, ou também pode ser algum ar no sistema da embreagem e precisa ser sangrado na sangria do atuador da embreagem.
Tudo isso e so palpite, pra saber o certo mesmo só olhando e testando pra identificar corretamente.

Boa noite pessoal, atualizando o tópico. Levei o carro na oficina onde sempre levava e foi constatado que o vazamento é proveniente daquela mangueira da direção hidráulica que fica acima da capa da correia dentada. Está vazando muito e escorreu por toda a lateral e veio a escorrer entre o motor e o câmbio. Foi retirado a bomba e essa mangueira que arrebentou, aproveitei a já mandei trocar a correia dentada, a de acessórios praticamente derreteu devido ao contato com o óleo, sujou todo o alternador de óleo e terei que fazer uma revisão nele também. Quanto ao câmbio, comprei 3 litros de óleo sintético 75w90 e o mecânico irá trocar também, além de dar uma olhada no cabeamento que liga a alavanca até o mecanismo conectado no câmbio. O valor total gasto + mão de obra vai ficar em torno de 1600 reais. Semana que vem atualizo novamente com o resultado final. Obrigado a todos.

osmar.takashi

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Mensagem  LaercioLMB Sex Jun 10, 2016 10:58 pm

Não pode ser 75W90, somente SAE75 e nada mais.
Se colocar o 75W90 o câmbio continuará ruim.
O SAE 75 eu só consegui na Ford, nenhum posto de gasolina aqui na cidade tem o SAE 75 e sei que o 75W90 não dá, pois foi o que colocaram no meu e o câmbio ficou pesado, ruim de trocar marchas e o frentista do posto disse que era o que usa na maioria dos carros, mas o Mondeo não faz parte dessa maioria.
Se não colocou ainda, devolva o óleo ou troque pelo SAE 75.
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Mensagem  osmar.takashi Qui Jun 23, 2016 2:20 pm

Quanto ao óleo do câmbio, foi o 75w90 mesmo. Não senti que ficou pior, pelo contrário ficou um pouco melhor. Agora os vazamentos foram corrigidos, o carro ficou muito bom. FIquei feliz novamente, abraço e obrigado a todos!

osmar.takashi

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Mensagem  osmar.takashi Sáb Out 08, 2016 1:21 pm

Atualizando depois de alguns meses. Sobre o óleo do câmbio realmente depois de um certo tempo de uso ficou muito pior. A segunda não entra de jeito nenhum quando está frio, só depois que esquenta. Vou providenciar o óleo SAE75 e trocar. É complicado eu mesmo trocar o óleo em casa? Onde fica o bujão para o dreno do óleo? E por onde exatamente se coloca o óleo? Obrigado!

osmar.takashi

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Mensagem  LaercioLMB Sáb Out 08, 2016 7:20 pm

Amanhã eu tiro fotos e mostro onde coloca e tira o óleo da caixa.
Ólewo viscoso demais deixa o câmbio muito ruim e quando o câmbio esquenta, a viscosidade do óleo diminui, deixando ele mais fino.
Tem um monte de gente que diz que óleo 75w80 dá, não dá certo, o câmbio nunca vai ter o desempenho de quando veio de fábrica. Só quem está acostumado com as carroças com câmbio pesado é que acham que pode usar outro tipo de óleo já que eles estão acostumados mesmo com câmbios pesados, nunca pegaram um câmbio realmente macio.
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Mensagem  osmar.takashi Sáb Out 08, 2016 7:52 pm

Laércio, agradeço demais a ajuda. Estarei aguardando sua resposta. Assim que eu conseguir comprar o óleo vou tentar trocar. Obrigado!

osmar.takashi

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Mensagem  Alexandre Castellano Dom Out 09, 2016 2:49 pm

osmar.takashi escreveu:Laércio, agradeço demais a ajuda. Estarei aguardando sua resposta. Assim que eu conseguir comprar o óleo vou tentar trocar. Obrigado!

Olá Osmar só não entendi porque colocou o óleo errado mesmo o pessoal do club falando que não funciona?
Nunca podemos ir pela orientação dos mecânicos ou frentista de posto, os engenheiros das fábricas e os fabricantes de lubrificantes levam anos para descobrir o melhor lubrificante para cada aplicação nos automóveis e mesmo com toda a informação nós colocamos errado, difícil de entender.

Alexandre Castellano

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Mensagem  osmar.takashi Dom Out 09, 2016 6:34 pm

Então, na verdade coloquei o que consta no manual, 75w90. Como ficou uma porcaria vou trocar pra ver se melhora.

osmar.takashi

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Mensagem  LaercioLMB Dom Out 09, 2016 10:54 pm

O que vai na caixa é o SAE 75 que só na Ford tem. Nem o 75W80 é bom, quem dirá o 75W90 que eu já usei e sei que ficou uma porcaria.

E para aqueles que disserem que não tem o SAE 75, olha ele aqui.

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Procurando encontra mais barato, mas se querem ter problemas, usem o 75W80.

Não estou falando de você e sim para os que lerem e pensarem em não ter esse óleo ou acharem caro demais.
Eu também acho caro, mas mais caro ainda é consertar a caixa depois.
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Mensagem  LaercioLMB Dom Out 09, 2016 11:04 pm

Procurando, achei bem mais barato.

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Mensagem  osmar.takashi Seg Out 10, 2016 8:35 am

N falta do 75w posso usar o 80w ou vai ficar ruim?

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Mensagem  LaercioLMB Seg Out 10, 2016 3:43 pm

Vai ficar ruim, compra pela internet se não tem aí na sua cidade, pois o link com o preço baixo eu coloquei.

Seguem as fotos da caixa.

Esse da foto abaixo é por onde você coloca o óleo, pode usar uma mangueira com um funil para colocar, fica mais fácil do que tentar colocar por baixo sem uma bomba de óleo para isso.

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Note que o de baixo eu apontei com uma seta e nessa imagem dá para ver ele bem de perto.

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Mensagem  Marcelo Lima Qua Out 12, 2016 5:09 pm

Queria aproveitar o tópico pra dividir com os amigos um problema pra que fiquem atentos. Abaixo da carcaça do câmbio fica um parafuso da bandeja. nao sei o que houve mas a ponta deste parafuso começou a colidir com a caixa causando trinca e vazamento. demorou pra descobrir que na época além do vazamento da tampa de válvulas havia esse outro vazamento de óleo de câmbio. Eu fiz um paliativo que acabou ficando. Coloquei daquele silicone preto e vedou. Desde que fiz o motor o mecânico nunca descobriu os vazamentos...descobri em casa lavando o motor.Fiz essa gambiarra (não me orgulho mas sem grana também não me envergonho kkk) e troquei a junta em casa também. Acabou os vazamentos mas devo um dia rever essa questão da trinca. So não sei o que seria feito. Troca ou solda.
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Mensagem  LaercioLMB Qua Out 12, 2016 5:43 pm

Bom, já resolvi trinca de cárter somente batendo na trinca com um martelinho, bem devagar para que o alumínio fosse amassando e vedando a trinca. Deu certo, nunca mais vazou. Isso aconteceu no cárter do motor quando eu estava em outra cidade e em um quebra molas o cárter bateu no chão e trincou. Tive que resolver ali mesmo o problema pois estava em outra cidade.
No seu caso, tem tudo para ser um dos calços da caixa que cedeu e a caixa baixou, batendo no parafuso da bandeja.
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