.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Moldura do painel
Consumo altíssimo mondeo manual EmptySex maio 17, 2024 11:33 am por LaercioLMB

» RESOLVENDO PROBLEMAS DO MONDEO TRAVAS E ALARME,SISTEMA DE AGUA
Consumo altíssimo mondeo manual EmptySex maio 17, 2024 11:30 am por LaercioLMB

» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
Consumo altíssimo mondeo manual EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
Consumo altíssimo mondeo manual EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
Consumo altíssimo mondeo manual EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Consumo altíssimo mondeo manual EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Consumo altíssimo mondeo manual EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Consumo altíssimo mondeo manual EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Consumo altíssimo mondeo manual EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB


Consumo altíssimo mondeo manual

3 participantes

Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  raphudo Sex Dez 30, 2016 8:03 pm

Boa noite gente, espero que todos estejam tendo um ótimo final de ano.

Meu mondeo está com um consumo horrível, impossível de aguentar: está fazendo uma média de 5 a 5,5 na cidade e 6 em trajeto misto (dirigindo tranquilamente sem arrancadas, aproveitando o giro do motor e utilizando muito cut off)
Já troquei velas, cabo de vela, filtro de ar, combustível e nada.

Ah, algo que percebi piorar: troquei o filtro de combustível, o vendedor disse ser o mesmo do astra. Após trocar, senti o carro mais fraco e gastar muito mais do que já estava gastando. Isso pode ocorrer?

Alguém tem idéia do que devo revisar no carro?
Pneus sempre calibrados em 33 libras (aro 17 pneus 215 - 45) , nunca utilizo ar condicionado...
Já mudei de posto pra ver se melhora e nada adianta.

Alguém?
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  LaercioLMB Sex Dez 30, 2016 9:10 pm

O filtro não é o mesmo do astra, isso é mania de brasileiro achar que se é parecido e encaixa, serve. O interior do filtro é diferente.
Sobre gastar muito, pode ter entrada falsa de ar em algum ponto, principalmente na mangueira da válvula PCV.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  raphudo Sáb Dez 31, 2016 9:07 am

Então mesmo o filtro estando errado ele não altera o consumo?
Vou comprar pela internet mesmo o filtro correto essa semana..

A respeito da falsa entrada de ar, onde se localiza essa válvula PCV? Tinham algumas mangueiras desconectadas que refiz a conexão, porém não tenho certeza se foram colocadas corretamente.

Existe algum diagrama ou manual de onde colocar essas mangueiras corretamente? Principalmente as que saem do sensor de pressão DPFE (acho que é isso).

Sonda lambda também poderia aumentar muito o consumo? Sinto as vezes um cheiro de combustível forte quando estou fora do carro, como se fosse excesso.
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  LaercioLMB Sáb Dez 31, 2016 5:13 pm

As mangueiras da DPFE são de medidas diferentes para não serem colocadas trocadas. Note que os conectores no tubo da EGR tem diâmetros diferentes, justamente por esse motivo. O mesmo acontece na DPFE que tem diâmetros diferentes nos tubos onde encaixam as mangueiras.
Sonda lambda danificada também tem aumento de combustível, mas isso só testando para saber.
Se o seu é o MK2, tem aqui o esquema elétrico e como testar cada sensor.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Já o esquema das mangueiras do cofre do motor, você encontra aqui.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Esse manual na parte mecânica, serve para o MK2, mas a parte elétrica é totalmente diferente, não servindo como base a não ser se ignorar os pinos e cores dos fios, só seguir o diagrama dos fios de onde vem e para onde vão.
A pinagem do MK1 é diferente do MK2 e as cores dos fios em alguns pontos é ou pode ser diferente.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  raphudo Seg Jan 02, 2017 9:26 pm

Muito obrigado pela força Laércio, vou dar uma olhada amanhã no carro seguindo estes esquemas, começando pelas mangueiras que acho que deve ser parte do problema.

Só que pra ser sincero, estou apanhando muito da parte elétrica pois tenho pouco entendimento de como testar.
Mesmo olhando o esquema do manual apanho um pouco para testar a sonda lamba.
Tenho o multímetro em casa e tudo, só preciso fazer especificamente o teste.

Tenho o mk2.. vc já testou a sonda do seu? Se sim poderia tentar explicar de uma forma para leigos de elétrica? =(
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  LaercioLMB Ter Jan 03, 2017 6:47 am

Naquele link onde tem o esquema da central do Mondeo e sintomas e falhas, tem lá como testar a sonda lambda e eu fiz exatamente como está lá e deu certo, notei que a sonda que está no meu está boa, pois responde aos testes como o link cita.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  raphudo Sáb Jan 14, 2017 10:05 am

Boa tarde Laércio, tudo bem?
Você poderia me orientar como encontrar a válvula PCV do mk2?

Estou fazendo uma revisão completa das mangueiras, válvula egr (que por sinal infelizmente não consegui retirar).. e estou procurando a válvula porém não a encontro. Pode me ajudar?
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  raphudo Sáb Jan 14, 2017 2:55 pm

Procurei muito hoje pela válvula, tirei aquele defletor de plástico do coletor de escape e vi uma "chapa" atrás (muito escondida) por onde sai um tubo de metal.
Esse tubo de metal pude perceber que aparentemente é ligado à carcaça da bobina e "parece" que do outro lado vira uma mangueira de borracha mesmo.

Será que a peça localizada ali atrás do coletor em uma "chapa de metal" é a válvula PCV?
Não faço idéia de como soltar os parafusos dessa chapa, são 3 e está totalmente escondida atrás do coletor, as chaves não encostam ali nem por cima nem por baixo do carro...

Complicado =(
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  LaercioLMB Sáb Jan 14, 2017 7:12 pm

É essa mesmo a válvula PCV, mas não precisa retirar a caixa dela, somente a mangueirinha de borracha que sai dela e puxar a válvula, ela é colocada sob pressão em um anel de borracha.
Do outro lado da bobina onde sai a mangueira de borracha, verá que ela é conectada a admissão e tem um T nessa mangueira onde é conectada a mangueira que vai para o canister, passando antes por outra válvula solenoide atrás do coletor de admissão bem perto do setor de direção.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  raphudo Sáb Jan 14, 2017 7:32 pm

Não preciso desaparafusar nada então?
Se eu puxar forte o "caninho" de metal que se liga na borracha irá soltar a válvula PCV para examinar?
Caso seja simples assim irei tentar amanhã novamente e passar descarbonizante na válvula
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  LaercioLMB Sáb Jan 14, 2017 7:43 pm

É simples assim e não adianta passar descarbonizante na válvula, pois a menor sujeirinha nela, não irá vedar como deveria e o fluxo de ar continuará sendo nos dois sentidos.
A função dela é limitar a passagem de ar em um sentido e se tem sujeira na vedação da válvula, o ar passa praticamente igual nos dois sentidos, inutilizando assim essa válvula.
Tem uma mangueira de borracha entre esse caninho de ferro e a válvula PCV. Retire essa mangueirinha ou curva de borracha e poderá puxar a válvula PCV.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  raphudo Sáb Jan 14, 2017 10:58 pm

Vou tentar retirar amanhã sem utilizar ferramentas, espero conseguir, mal cabe a mão lá..

O local do coletor de admissão o qual disse que está conectada é próximo à TBI? Onde tem uma mangueira ligada à EGR?
Lá também é bom desmontar para verificar?

Aproveitando que citei a EGR, vc tem algum conselho para soltá-la? Pois desaparafusei a egr, porém a outra parte está conectada ao coletor de escape e não tem chave que dê posição para soltar aquela rosca. Alguma dica? Já soltou a EGR?
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  LaercioLMB Dom Jan 15, 2017 6:14 am

Para soltar a EGR, além de soltar ela junto ao tubo do coletor de admissão, tem mais dois parafusos em baixo da bobina de ignição que segurtam o cano metálico da EGR e no coletor de escapamento, é uma chave 22 que se usa ali e realmente é um saco de tirar sem tirar o radiador.
Tem que ir colocando a chave 22 de boca, nos dois lados da chave, frouxa um pouco a porca, retira a chave, vira ela de lado e afrouxa mais um pouco para poder ter curso suficiente para a chave entrar de novo na porca do tubo.
Tem que ter paciência, mas dá.
O tubo da PCV é ligado no coletor de admissão bem perto da bobina de ignição, tem um tubinho no coletor que se conecta a mangueira. É um tubinho de uns 8 mm de diâmetro.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Limpeza de bicos e anel da caixa da "TBI"

Mensagem  Marcelo Lima Seg Jan 16, 2017 12:07 pm

Pessoal com base no que li aqui resolvi fazer o seguinte:
-Limpeza de bicos
-troca do anel da caixa do corpo da borboleta
-Por enforca gato nas mangueiras.
Quando tirei a flauta pra levar pra limpeza identifiquei a necessidade da troca dos aneis entre a flauta e o coletor. So achei num fornecedor que o Carlos (perfil excluído) postou...Grande Carlos salvou a pátria.
Montei a flauta com anéis velhos mesmo pra usar o carro. Ficou horrível...fraco na saída e quase morrendo..porém quando troquei o anel da caixa da tbi o carro ficou praticamente normal. Agora botei os anéis da flauta novos e o carro voltou a querer morrer na saida mas acho que é algo na caixa da tbi...no anel de vedação mesmo...q luta
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 42
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  LaercioLMB Seg Jan 16, 2017 12:28 pm

Os anéis retentores tem que serem montados com óleo para evitar o atrito e tirá-los de posição.
Se montar os anéis a seco, o atrito entre o anel e a peça pode deformar o anel e deixar ele irregular ao redor da peça que ele tem que vedar e obviamente não vedando como deveria.
Como a maioria das borrachas não suporta óleos, o melhor é usar vaselina e se possível, as de farmácia que não são sintéticas e não atacam as borrachas.
Todo o local que tem anel de borracha para a vedação, convém lubrificar para a montagem.

Anéis de vedação dos bicos injetores.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  Marcelo Lima Seg Jan 16, 2017 12:44 pm

Esses anéis o cara que limpou os bicos tinha. Mas os de baixo entre a flauta e o coletor não.
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 42
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  LaercioLMB Seg Jan 16, 2017 5:04 pm

Esses anéis da flauta a maioria não troca, mas deveriam trocar sempre que retirar a flauta, pois não precisa retirar a flauta para retirar os bicos injetores.
Você deve ter visto nas fotos do meu que eu tirei das juntas de admissão e escapamento com silicone, o que significa que juntas nunca foram trocadas antes.
Tinha silicone até na junta do cárter e depois os mexânicos dizem que compraram um jogo de juntas de R$900,00 e cobram isso da gente, mas nunca o carro sequer viu uma junta nova.
No motor do meu tinha silicone por tudo, me deu uma réiva aquilo que joguei uma mardição salamaligrina para todas as gerações desse mexânicos que fez essa porcaria no carro.
O motor está tão bom como nunca esteve comigo, mesmo eu pensando que ele rendia bem, agora rende melhor ainda, pois tinha entrada falsa de ar por tudo que eu nem imaginava ter, por isso as abraçadeiras nas mangueiras que conectam no coletor de admissão, no tubo de recirculação de gases, na PCV, na EGR e na DPFE, pois borracha fácil de conectar significa que não veda bem.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo altíssimo mondeo manual Empty Re: Consumo altíssimo mondeo manual

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos