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Mensagem  FernandoM Sex Jan 13, 2017 9:27 am

Obrigado pela dica!

Segunda feira meu mondeo vai fazer uma revisão básica:

Trocar as velas, cabo de velas, filtro de combustivel e limpeza dos bicos.

Além disso o mecânico disse que se a sonda lambda nao estiver trabalhando direito, isso faz o carro consumir muito, vai verificar também se há necessidade de troca.

Alexandre Castellano escreveu:Olhando o tópico veja só pessoal só a ford mesmo para colocar componentes de um outro modelo de carro que ia ser lançado ainda em um modelo anterior, Zetec com componentes de Duratec, na hora de comprar peças é quase impossível acertar, igual a mudança do Mk1 para o Mk2 é uma vergunha, já achei fechadura de modelo em outro e os dois carro eram todo originais de fábricas. No caso desse Zetec tampa Preta tem que prestar muita atenção ao compra peça, vai passa muita raiva com isso, só compra peça pelo código da peça usada retirada do seu carro ok.

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Mensagem  raphudo Sáb Jan 14, 2017 2:53 pm

Fernando, depois poste os resultados, estou acompanhando sua postagem.
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jan 14, 2017 7:19 pm

Não é que a Ford tenha colocado componentes de um carro que não foi lançado ainda, pois muitos desses componentes vem de outros carros já no mercado e esse corpo de borboleta, EGR e demais peças já eram usadas em outros modelos europeus, assim como muitas peças do ZETEC E do Mondeo foram utilizadas no Escort ZETEC, uma versão que não tinha sido lançada ainda, mas o motor dele já era usado no Mondeo.
Muitas peças são trocadas para não haver uma grande compatibilidade entre carros, para poderem cobrar mais caro na manutenção posterior já que a peça de uma versão não pode ser usada em outra versão, mesmo os carros sendo iguais.
Talvez tenha motivo da EGR trabalhar em pé ao invés de deitada, mas vai saber. Ainda acho que é só reestilização para cobrarem mais caro pela mesma peça.
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Mensagem  lucas castro Dom Jan 15, 2017 12:16 pm

LaercioLMB escreveu:Não é que a Ford tenha colocado componentes de um carro que não foi lançado ainda, pois muitos desses componentes vem de outros carros já no mercado e esse corpo de borboleta, EGR e demais peças já eram usadas em outros modelos europeus, assim como muitas peças do ZETEC E do Mondeo foram utilizadas no Escort ZETEC, uma versão que não tinha sido lançada ainda, mas o motor dele já era usado no Mondeo.
Muitas peças são trocadas para não haver uma grande compatibilidade entre carros, para poderem cobrar mais caro na manutenção posterior já que a peça de uma versão não pode ser usada em outra versão, mesmo os carros sendo iguais.
Talvez tenha motivo da EGR trabalhar em pé ao invés de deitada, mas vai saber. Ainda acho que é só reestilização para cobrarem mais caro pela mesma peça.

Fico pensando o quão bom seria se a maioria das peças fossem compatíveis, eu sei que em muitas delas isso é possível, mas as montadoras não fazem assim justamente pelo o que você disse, eles querem ganhar mais em manutenção depois..

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Mensagem  LaercioLMB Dom Jan 15, 2017 7:54 pm

Seria bom sim peças compatíveis, mas essas diferenças são justamente o motivo dos reajustes dos preços dos carros.
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Mensagem  FernandoM Qua Jan 18, 2017 8:03 am

Exatamente o que vc disse, estava faltando mesmo uma borrachinha de vedação ali no ressonador com o TBI... Só que no caso do meu carro a borrachinha vai no TBI é ali onde tem o espaço certinho pra entrar uma borrachinha, o mecanico la viu isso e disse que tava entrando bastante ar, colocou e vedou bem, ficou bem mais firme!

Fiz a manutenção, troquei as velas que estavam bem gastas, o bico estava bem sujo, troquei os cabos de velas e o filtro de combustível também.

Agora vamos fazer o teste na estrada, depois digo como ficou o consumo!!

O que eu senti foi que o carro parece que esta desenvolvendo ate melhor, vc pisa e ele vai embora, to pisando menos pra desenvolver o carro... Senti uma melhora boa nele, vamos ver agora o consumo.

Depois posto pra vocês, valeu!!

LaercioLMB escreveu:Seria bom sim peças compatíveis, mas essas diferenças são justamente o motivo dos reajustes dos preços dos carros.

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Mensagem  Marcelo Lima Qua Jan 18, 2017 8:18 am

Fernando você chegou a limpar os bicos?
Se for limpar fica atento porque o kit de reparos contém dois o-ring uma peneirinha e o biquinho de plástico. Mas o procedimento deve incluir banho químico na flauta e troca dos Anéis de vedação entre a flauta e o coletor de admissão e esses Anéis são mais difíceis de achar Mas consegui achar no link que o Carlos postou aqui no grupo e olha que eu fui numa casa especializada em limpeza de bico e lá os caras não tinha e disseram que era difícil mesmo.
no meu caso infelizmente depois da limpeza de bico e substituição do anel do corpo da borboleta Parece que ainda entrar nesse anel devido à falta de um dos Parafusos que segura a caixa em cima do corpo da borboleta. O carro tá falhando na saída e fica horrível para sair em subidas.
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Mensagem  FernandoM Qua Jan 18, 2017 9:54 am

Sim limpei os bicos e foram trocados os 8 aneis de do bico injetor

Marcelo Lima escreveu:Fernando você chegou a limpar os bicos?
Se for limpar fica atento porque o kit de reparos contém dois o-ring uma peneirinha e o biquinho de plástico. Mas o procedimento deve incluir banho químico na flauta e troca dos Anéis de vedação entre a flauta e o coletor de admissão e esses Anéis são mais difíceis de achar Mas consegui achar no link que o Carlos postou aqui no grupo e olha que eu fui numa casa especializada em limpeza de bico e lá os caras não tinha e disseram que era difícil mesmo.
no meu caso infelizmente depois da limpeza de bico e substituição do anel do corpo da borboleta Parece que ainda entrar nesse anel devido à falta de um dos Parafusos que segura a caixa em cima do corpo da borboleta. O carro tá falhando na saída e fica horrível para sair em subidas.

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Mensagem  raphudo Qua Jan 18, 2017 12:58 pm

Fernando, onde vc comprou essa borracha de vedação da TBI?
Sabe o nome dela? Sabe se é compatível com algum outro carro?

Quero comprar uma também.
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Mensagem  FernandoM Sáb Jan 21, 2017 11:50 am

Meu mecânico tem uma coleção de borrachas, uma sacola imensa e aí encontrou uma no meio que encaixou perfeitamente ali

raphudo escreveu:Fernando, onde vc comprou essa borracha de vedação da TBI?
Sabe o nome dela? Sabe se é compatível com algum outro carro?

Quero comprar uma também.

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Mensagem  FernandoM Sáb Jan 21, 2017 11:54 am

Pessoal estou desapontado.

Fiz a revisãozinha como disse:

Limpei os bicos
Troquei as velas (NGK)
Troquei cabo de velas (NGK)
Troquei Filtro de Combustivel
Fiz a vedação do ressonador com o TBI

E o carro continua a mesma coisa, sendo que as velas estavam bem ultrapassadas, o filtro de combustivel estava saindo ja preto o liquido de tao sujo, cabo de velas novos...

Não sei o que mais fazer, eu to tentando andar com o carro o mais leve possível sempre trocando as marchas em 2000 e andando bem devagar mesmo pra tentar economizar o máximo possível, mas tem algo de errado nesse carro meu, alguém mais tem alguma dica que eu possa estar vendo? Esse carro só pode estar vazando gasolina algo assim não é possível eu nao ter visto nenhuma diferença fazendo toda essa manutenção...

@LaercioLMB alguma opinião a mais? Ah.... a bomba de gasolina do meu carro nao ta legal porque ele ta marcando bem errado, por exemplo a gasolina entra na reserva e daqui a pouco volta... depois entra denovo e volta, nao consigo marcar exatamente quantos km/l to conseguindo fazer, mas da pra ter uma "noção" que está bebendo fora do comum...

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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jan 21, 2017 3:33 pm

Olha, isso pode estar fazendo a central ter uma leitura errada do combustível, pois são 4 fios na bomba, dois para alimentar a bomba e 2 para a boia e o quinto fio quando tem é para o computador de bordo.
O meu agora tenho que aprender a dirigir ele novamente, pois não escuto mais o motor de dentro do carro e nem quase o som do escapamento, ficou muito silencioso e isso me dificulta de ver se o carro está afogado ou não, tanto é que a média dele está agora em 8,2 km/l na cidade, não peguei estrada com ele ainda.
Sei que consigo mais de 10 km/l, mas tenho que aprender com o novo som dele a atingir essa média.
De fato, o Mondeo requer uma certa prática com os sons dele para se passar de 10 km/l na cidade, pois do contrário, é fácil estar com ele a pouco mais de 5 km/l.
Para você ter uma ideia, o computador de bordo que comprei veio de um outro Mondeo e a média dele estava marcada em 5,5 km/l, isso sim é gastão, mas vai de cada um, pois se a gente pisa, ele responde, mas te cobra por isso.
Na cidade eu costumo rodar no limite das vias que a maioria é 60 km/h, em 5ª marcha e paro pouco nos sinais devido a velocidade estar dentro do limite da via e quanto menos a gente para em uma avenida, melhor será a autonomia do carro.
Parando e arrancando o tempo todo na cidade, não tem como fazer 10 km/l de jeito nenhum e andar devagarinho também não fica econômico, pelo contrário, andar a 50 km/h em 5ª marcha o carro vai, mas afogado e em subidas, baixar marcha antes do carro pedir, ou seja, se notar o ponteiro chegando perto dos 2000 rpm, baixe marcha, pois o carro vai sem problemas, mas te cobra por isso, pois o motor tem potência, mas essa potência só é entregue com mais gasolina.
Outro detalhe é o tipo de gasolina usada no carro, as comuns são uma porcaria e a central manda injetar mais para compensar a baixa potência encontrada e normalizar a situação. Água na gasolina também é outro problema e para saber se tem água na gasolina, basta colocar a mão no escapamento do carro com o motor ligado, fechando totalmente o escapamento, fazendo os gases forçarem sair do cano. Não vai te queimar a mão, mas se tiver água na gasolina, a sua mão vai ficar suada na palma onde estava fechando o cano, isso serve também para você ver se tem algum vazamento no cano e onde é se tiver, pois se não tem vazamento, você não consegue fechar totalmente o escapamento, ele te força a sair de qualquer maneira, mas se tiver vazamento, você conseguirá fechar totalmente a saída do escapamento.
Eu aqui na cidade já tenho os postos que não abasteço de jeito nenhum, pois sei que a gasolina não presta mesmo.
Costumo sempre abastecer no mesmo posto para não ter problemas com gasolina.
São duas coisas que cuido em um posto; água na gasolina e aferição da bomba.
Sei qual é a média do carro, e se abasteço 10 litros e o carro faz 7 km/l, rodo 70 km somente e coloco mais 10 litros (isso é só um exemplo de como eu faço), se o ponteiro da gasolina não chegar onde estava antes quando coloquei os 10 litros, significa que a bomba do posto está adulterada e não volto mais naquele posto, pois tem muito disso, você coloca 40 litros no tanque, a bomba marcou os 40 litros, mas certamente não entrou os 40 litros devido a bomba estar adulterada e isso pode estar te fazendo achar que o carro está bebendo muito.
Ar condicionado ligado faz o carro consumir um pouco mais, pois precisa um pouco mais de potência do motor para girar o compressor do ar junto com o motor e manter ele na lenta de 900 rpm.
Se para manter ele na lenta a 900 rpm precisa de mais gasolina, certamente para manter ele a 100 km/h em 3000 rpm vai precisar também de mais gasolina.
São diversos fatores que contribuem para um carro gastar mais gasolina e o principal deles é o relevo da cidade, se tem muitos morros, subidas e lombadas nas ruas, fica cada vez mais difícil de fazer o carro fazer 10 km/l na cidade.
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Mensagem  FernandoM Sáb Jan 21, 2017 3:39 pm

Obrigado pela resposta. Mas aqui onde eu moro é mais rodovia, quase nao pego transito e ando muito bem, respeitando a hora de trocar a marcha etc...

Meu vidro eletrico estava com problema entao eu só usava ar condicionado, mais que de pressa eu mandei acertar o vidro para mim poder desligar o ar pra ver se o carro iria economizar mais.. No final das contas acabou que economizando nada, parece que ficou na mesma.

Uma curiosidade, qual bandeira vc coloca gasolina: Shell, BR, Ipiranga?

Eu só to abastecendo gasolina aditivada também.

LaercioLMB escreveu:Olha, isso pode estar fazendo a central ter uma leitura errada do combustível, pois são 4 fios na bomba, dois para alimentar a bomba e 2 para a boia e o quinto fio quando tem é para o computador de bordo.
O meu agora tenho que aprender a dirigir ele novamente, pois não escuto mais o motor de dentro do carro e nem quase o som do escapamento, ficou muito silencioso e isso me dificulta de ver se o carro está afogado ou não, tanto é que a média dele está agora em 8,2 km/l na cidade, não peguei estrada com ele ainda.
Sei que consigo mais de 10 km/l, mas tenho que aprender com o novo som dele a atingir essa média.
De fato, o Mondeo requer uma certa prática com os sons dele para se passar de 10 km/l na cidade, pois do contrário, é fácil estar com ele a pouco mais de 5 km/l.
Para você ter uma ideia, o computador de bordo que comprei veio de um outro Mondeo e a média dele estava marcada em 5,5 km/l, isso sim é gastão, mas vai de cada um, pois se a gente pisa, ele responde, mas te cobra por isso.
Na cidade eu costumo rodar no limite das vias que a maioria é 60 km/h, em 5ª marcha e paro pouco nos sinais devido a velocidade estar dentro do limite da via e quanto menos a gente para em uma avenida, melhor será a autonomia do carro.
Parando e arrancando o tempo todo na cidade, não tem como fazer 10 km/l de jeito nenhum e andar devagarinho também não fica econômico, pelo contrário, andar a 50 km/h em 5ª marcha o carro vai, mas afogado e em subidas, baixar marcha antes do carro pedir, ou seja, se notar o ponteiro chegando perto dos 2000 rpm, baixe marcha, pois o carro vai sem problemas, mas te cobra por isso, pois o motor tem potência, mas essa potência só é entregue com mais gasolina.
Outro detalhe é o tipo de gasolina usada no carro, as comuns são uma porcaria e a central manda injetar mais para compensar a baixa potência encontrada e normalizar a situação. Água na gasolina também é outro problema e para saber se tem água na gasolina, basta colocar a mão no escapamento do carro com o motor ligado, fechando totalmente o escapamento, fazendo os gases forçarem sair do cano. Não vai te queimar a mão, mas se tiver água na gasolina, a sua mão vai ficar suada na palma onde estava fechando o cano, isso serve também para você ver se tem algum vazamento no cano e onde é se tiver, pois se não tem vazamento, você não consegue fechar totalmente o escapamento, ele te força a sair de qualquer maneira, mas se tiver vazamento, você conseguirá fechar totalmente a saída do escapamento.
Eu aqui na cidade já tenho os postos que não abasteço de jeito nenhum, pois sei que a gasolina não presta mesmo.
Costumo sempre abastecer no mesmo posto para não ter problemas com gasolina.
São duas coisas que cuido em um posto; água na gasolina e aferição da bomba.
Sei qual é a média do carro, e se abasteço 10 litros e o carro faz 7 km/l, rodo 70 km somente e coloco mais 10 litros  (isso é só um exemplo de como eu faço), se o ponteiro da gasolina não chegar onde estava antes quando coloquei os 10 litros, significa que a bomba do posto está adulterada e não volto mais naquele posto, pois tem muito disso, você coloca 40 litros no tanque, a bomba marcou os 40 litros, mas certamente não entrou os 40 litros devido a bomba estar adulterada e isso pode estar te fazendo achar que o carro está bebendo muito.
Ar condicionado ligado faz o carro consumir um pouco mais, pois precisa um pouco mais de potência do motor para girar o compressor do ar junto com o motor e manter ele na lenta de 900 rpm.
Se para manter ele na lenta a 900 rpm precisa de mais gasolina, certamente para manter ele a 100 km/h em 3000 rpm vai precisar também de mais gasolina.
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Mensagem  lucas castro Sáb Jan 21, 2017 6:29 pm

Estranho essa sua situação amigo,espero que consiga resolver,o meu é bastante econômico,mesmo a manutenção estando bem longe de estar em dia pois não estava rodando e estou reformando ele ainda..

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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jan 21, 2017 7:22 pm

Tem um conector perto do reservatório do óleo da direção que tem uma tampinha vermelha de ponte, esse conector é o de octanas da central, estando com essa ponte, está configurado para gasolina premuim de 91 octanas, mas se estiver sem essa ponte, está configurado para gasolina comum em torno de 80 octanas e nesse caso, ele fica beberrão pacas.
Ele fica menos exigente com a gasolina sem essa ponte, mas gasta muito mais combustível.
Uma dica, desconecte a bateria e deixe sem a bateria por uns 10 minutos e para garantir, encoste os cabos da bateria um no outro antes de conectar eles na bateria novamente, para zerar a central e fazer ela voltar ao padrão de fábrica, assim poderá recomeçar a configurar o carro do zero e ver se altera o consumo, pois de tantas gasolinas ruins e a central tentar acertar com cada uma delas, a central acaba tomando uma média como padrão e tentando equilibrar o carro sempre por essa média.
Sobre bandeira, não cuido mais isso, pois aqui todos os postos compram gasolina de uma única refinaria, a Alberto Pasqualini em Canoas e por isso, bandeira não quer dizer nada, pois cada dono de posto faz cada mistura que é de apavorar, isso sem falar na água que acumula dentro dos tanques e os postos não retiram como deveria, deixam essa água ir junto para o tanque dos carros, afinal, dá mais dinheiro para eles vender a água junto do que perder um pouco de gasolina ao retirar essa água do tanque.
Para você ter uma ideia, hoje rodando mais um pouco com o carro, atingi uma média de 9,1 km/l e antes eu estava com 8,2 km/l.
Aos poucos estou pegando o jeito com o carro do jeito que ele ficou.
Mas entrada falsa de ar aumenta muito o consumo e essa entrada falsa pode ser até pelo sistema do PCV.
Para quem não sabe e acha que não precisa dessa PCV e as desabilita, a válvula PCV significa válvula de ventilação positiva do cárter.
Devido as altas pressões encontradas no interior do motor durante o processo de combustão, uma parte dos gases queimados escapam pelos anéis dos pistões indo em direção ao carter . Esses gases, que vazam para o carter, contém quantidade significativas de Hidrocarbonetos (HC) que além de aumentar sua pressão contribuem para a diluição do óleo e contaminação do meio ambiente, uma vez que, até à algum tempo eles eram lançados para a atmosfera, através do respiro , sem qualquer tratamento.

Desde 1968, nos EUA e mais recentemente aqui no Brasil a liberação desse vapores para a atmosfera foi proibida .Os gases ali contidos devem ser reaproveitados pelo motor, recirculando internamente, preservando, assim, o meio ambiente, diminuindo a contaminação do óleo e evitando a formação de borras .

O reaproveitamento dos gases é feito por meio de uma válvula -PCV- que instalada no coletor de admissão, funciona pela ação do vácuo, criado pelo motor, durante o funcionamento, promovendo sua ventilação, geralmente, pela tampa de válvulas. Esta tampa é ligada ao filtro de ar; e ao coletor de admissão através da válvula PCV.

Em marcha lenta, com a borboleta aceleradora fechada, o vácuo no coletor de admissão é intenso. Assim, a válvula PCV se mantém, parcialmente, aberta e a ação desse vácuo vai se fazer presente no interior da tampa de válvulas, provocando uma corrente que arrasta os vapores do carter, levando-o ao coletor de admissão onde se juntará a mistura ar/combustível para ser queimado no interior do motor.

Nos regimes de cargas mais altas do motor, quando a borboleta aceleradora está mais aberta, o vácuo no coletor diminui de intensidade. A válvula PCV nesse instante se abre totalmente permitindo um aumenta na recirculação dos gases do carter através dela. Quando a potência máxima do motor é alcançada o reaproveitamento dos vapores do carter é feito pela aspiração direta do filtro de ar, pois, como dissemos anteriormente existe uma ligação da tampa de válvulas com a parte interna do filtro. Assim, o fluxo intenso de ar no filtro, provocado pelo elevado regime de trabalho do motor, também promove intensa corrente no interior dele, removendo e reaproveitando os gases produzidos pela combustão.
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Mensagem  FernandoM Dom Jan 29, 2017 10:02 am

Obrigado pela resposta, eu acho que meu carro não tem esse conector não... pelo menos eu procurei aqui e não achei, vou ver com o mecânico depois se ele consegue identificar...

Deixa eu te perguntar uma coisa:

Se eu for na FORD e pedir pra eles fazerem um diagnóstico no carro pra ver o que está errado nele, eles fazem? No caso um orçamento... Porque me disseram que eles passam o carro em 1 máquina onde descobre os defeitos né...

Acho que só assim pra mim descobrir o que está errado nesse carro..

LaercioLMB escreveu:Tem um conector perto do reservatório do óleo da direção que tem uma tampinha vermelha de ponte, esse conector é o de octanas da central, estando com essa ponte, está configurado para gasolina premuim de 91 octanas, mas se estiver sem essa ponte, está configurado para gasolina comum em torno de 80 octanas e nesse caso, ele fica beberrão pacas.
Ele fica menos exigente com a gasolina sem essa ponte, mas gasta muito mais combustível.
Uma dica, desconecte a bateria e deixe sem a bateria por uns 10 minutos e para garantir, encoste os cabos da bateria um no outro antes de conectar eles na bateria novamente, para zerar a central e fazer ela voltar ao padrão de fábrica, assim poderá recomeçar a configurar o carro do zero e ver se altera o consumo, pois de tantas gasolinas ruins e a central tentar acertar com cada uma delas, a central acaba tomando uma média como padrão e tentando equilibrar o carro sempre por essa média.
Sobre bandeira, não cuido mais isso, pois aqui todos os postos compram gasolina de uma única refinaria, a Alberto Pasqualini em Canoas e por isso, bandeira não quer dizer nada, pois cada dono de posto faz cada mistura que é de apavorar, isso sem falar na água que acumula dentro dos tanques e os postos não retiram como deveria, deixam essa água ir junto para o tanque dos carros, afinal, dá mais dinheiro para eles vender a água junto do que perder um pouco de gasolina ao retirar essa água do tanque.
Para você ter uma ideia, hoje rodando mais um pouco com o carro, atingi uma média de 9,1 km/l e antes eu estava com 8,2 km/l.
Aos poucos estou pegando o jeito com o carro do jeito que ele ficou.
Mas entrada falsa de ar aumenta muito o consumo e essa entrada falsa pode ser até pelo sistema do PCV.
Para quem não sabe e acha que não precisa dessa PCV e as desabilita, a válvula PCV significa válvula de ventilação positiva do cárter.
Devido as altas pressões encontradas no interior do motor durante o processo de combustão, uma parte dos gases queimados escapam pelos anéis dos pistões indo em direção ao carter . Esses gases, que vazam para o carter, contém quantidade significativas de Hidrocarbonetos (HC) que além de aumentar sua pressão contribuem para a diluição do óleo e contaminação do meio ambiente, uma vez que, até à algum tempo eles eram lançados para a atmosfera, através do respiro , sem qualquer tratamento.

Desde 1968, nos EUA e mais recentemente aqui no Brasil a liberação desse vapores para a atmosfera foi proibida .Os gases ali contidos devem ser reaproveitados pelo motor, recirculando internamente, preservando, assim, o meio ambiente, diminuindo a contaminação do óleo e evitando a formação de borras .

O reaproveitamento dos gases é feito por meio de uma válvula -PCV- que instalada no coletor de admissão, funciona pela ação do vácuo, criado pelo motor, durante o funcionamento, promovendo sua ventilação, geralmente, pela tampa de válvulas. Esta tampa é ligada ao filtro de ar; e ao coletor de admissão através da válvula PCV.

Em marcha lenta, com a borboleta aceleradora fechada, o vácuo no coletor de admissão é intenso. Assim, a válvula PCV se mantém, parcialmente, aberta e a ação desse vácuo vai se fazer presente no interior da tampa de válvulas, provocando uma corrente que arrasta os vapores do carter, levando-o ao coletor de admissão onde se juntará a mistura ar/combustível para ser queimado no interior do motor.

Nos regimes de cargas mais altas do motor, quando a borboleta aceleradora está mais aberta, o vácuo no coletor diminui de intensidade. A válvula PCV nesse instante se abre totalmente permitindo um aumenta na recirculação dos gases do carter através dela. Quando a potência máxima do motor é alcançada o reaproveitamento dos vapores do carter é feito pela aspiração direta do filtro de ar, pois, como dissemos anteriormente existe uma ligação da tampa de válvulas com a parte interna do filtro. Assim, o fluxo intenso de ar no filtro, provocado pelo elevado regime de trabalho do motor, também promove intensa corrente no interior dele, removendo e reaproveitando os gases produzidos pela combustão.

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Bebendo muito 98/99 - Página 2 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  LaercioLMB Dom Jan 29, 2017 11:39 am

Olha, scanners procuram por defeitos em sensores na qual a central grava as informações do que recebeu ou não de informações de cada sensor.
Exemplo;
Se o sensor de posição do comando não envia para a central o sinal de posição do comando de válvulas, essa passa a definir um padrão de emergência para manter o carro funcionando e não ficar na estrada empenhado.
Tá, mas se o problema não for o sensor e sim somente um curto circuito na fiação desse sensor ou um mal contato?
Como a central vai identificar que o problema é na fiação e não no sensor?
Não tem como fazer isso e a central grava um problema no sensor de comando de válvulas e o scanner vai te mostrar que esse sensor tem problema e você vai trocar, mas o problema vai continuar e a central vai continuar a informar problema no sensor de comando.
O mesmo vale para todos os demais sensores do motor.
A primeira coisa a se fazer em todos os carros Ford dessa idade, é a elétrica, retirar cada chicote, um por vez, desfazer as capas do chicote (mas antes tirar uma foto dele) e verificar se não tem nenhum fio descascado e se tiver, trocar.
Se tiver mais de um fio ruim, nunca cortar todos de uma só vez, se troca um de cada vez para evitar de montar errado depois o que danificaria por completo o chicote.
Os Mondeo MK1 e MK2 somente com um scanner antigo se pode ler os defeitos da central e não sei se todos as autorizadas Ford ainda tem esse scanner, somente o MK3 em diante é que se pode usar os scanners xing ling para ler defeitos da central.
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Bebendo muito 98/99 - Página 2 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  FernandoM Dom Jan 29, 2017 11:45 am

Entendi. Eu estou desconfiado que a bomba de combustivel do meu carro não ta legal...

Eu tava vendo uns modelos na internet que ja vem com a boia, porque assim, o marcador de combustivel do meu carro nao ta marcando certo... A gasolina entra na reserva e daqui a pouco ele volta o marcador, depois entra denovo e volta, fica assim o tempo todo e entao nao consigo marcar exatamente quantos km ta fazendo...

O que eu acho estranho é que o carro de 1 dia pro outro só de virar a chave ele ja altera o nivel de combustivel...

Vc sabe me dizer se a bomba do meu carro 98/99 manual é este:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

No anuncio diz que serve pro mondeo 98 até 04 mas tenho medo de comprar e não ser essa...

O bom mesmo seria tirar ela fora e ver o modelo dela né?

LaercioLMB escreveu:Olha, scanners procuram por defeitos em sensores na qual a central grava as informações do que recebeu ou não de informações de cada sensor.
Exemplo;
Se o sensor de posição do comando não envia para a central o sinal de posição do comando de válvulas, essa passa a definir um padrão de emergência para manter o carro funcionando e não ficar na estrada empenhado.
Tá, mas se o problema não for o sensor e sim somente um curto circuito na fiação desse sensor ou um mal contato?
Como a central vai identificar que o problema é na fiação e não no sensor?
Não tem como fazer isso e a central grava um problema no sensor de comando de válvulas e o scanner vai te mostrar que esse sensor tem problema e você vai trocar, mas o problema vai continuar e a central vai continuar a informar problema no sensor de comando.
O mesmo vale para todos os demais sensores do motor.
A primeira coisa a se fazer em todos os carros Ford dessa idade, é a elétrica, retirar cada chicote, um por vez, desfazer as capas do chicote (mas antes tirar uma foto dele) e verificar se não tem nenhum fio descascado e se tiver, trocar.
Se tiver mais de um fio ruim, nunca cortar todos de uma só vez, se troca um de cada vez para evitar de montar errado depois o que danificaria por completo o chicote.
Os Mondeo MK1 e MK2 somente com um scanner antigo se pode ler os defeitos da central e não sei se todos as autorizadas Ford ainda tem esse scanner, somente o MK3 em diante é que se pode usar os scanners xing ling para ler defeitos da central.

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Mensagem  LaercioLMB Dom Jan 29, 2017 3:48 pm

A boia do seu tanque se for o MK1, é essa aqui.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O MK1 é até 96.
De 96 modelo 97 a 2001é o MK2 a boia é parecida, só muda o diâmetro do encaixe no tanque que é um pouco menor no MK2.

Essa que você postou o link é do MK3.
Para você ver como são os anúncios, o vendedor fala que é do 98 em diante e não é.
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Mensagem  FernandoM Dom Jan 29, 2017 4:03 pm

O meu é 98/99 o ano dele...

Então seria o MK2 né, putz então o vendedor postou errado...

Acho que o bom mesmo seria ver o numero de serie da bomba e procurar por esse numero pra nao ter erro na hora de comprar..

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Mensagem  LaercioLMB Dom Jan 29, 2017 4:11 pm

É, essa é a melhor maneira de se procurar pelas peças do Mondeo.
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Mensagem  FernandoM Qui Fev 16, 2017 7:40 am

Bom pessoal, realmente não sei mais o que fazer com esse carro...

Já fiz de tudo, a revisão completa, hoje levei no mecanico ele passou a maquina pra ver se a sonda lambda está trabalhando direitinho, e ela está funcionando perfeitamente.

O carro ta bem redondinho, não falha nada... Não sei mais o que fazer pra resolver esse consumo altíssimo...

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Mensagem  LaercioLMB Qui Fev 16, 2017 10:28 am

Sobre o alto consumo, pode ser um desses componentes.

1 . Sistema de arrefecimento

2 . Sistema de ignição

3 . Medidor de massa de ar

4 . Válvulas injetoras

5 . Sistema de combustível

6 . Sensor de temperatura da água

No sistema de combustível, pode ser aquela válvula que tem na flauta dos bicos que manda gasolina de volta ao tanque, se ela trancar ou entupir a gasolina não volta para o tanque como deveria, pois aquela válvula é um regulador de pressão da linha de combustível para evitar que a pressão da linha fique muito alta e por isso não dá para colocar bombas supostamente compatíveis no encaixe, pois se a pressão da bomba for muito elevada, o carro vai consumir muito já que o regulador de pressão da linha não dará conta do recado e vai acabar dos bicos injetarem mais do que deveriam devido a pressão da linha estar muito alta.
Se o MAF estiver errado, ele pode informar uma quantidade errada de ar a central que pode tentar injetar mais combustível conforme o MAF vai dizendo o quanto de ar entrou e que na verdade não entrou.
Motor trabalhando fora da faixa de temperatura também consome mais e se tirar a válvula termostática o motor vai trabalhar abaixo da temperatura correta e vai gastar mais gasolina para tentar chegar na temperatura ideal e não consegue já que retiraram a válvula termostática.

Essa boia do link pode ser talvez igual a do Mondeo MK3 que é de 2001 a 2006, mas como a maioria não conhece esse modelo, pensam ser dos modelos anteriores.
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Mensagem  raphudo Qui Fev 16, 2017 4:20 pm

Fernando, o seu após as revisões está fazendo quantos km/l?
Verificou válvula PCV etc?

Estou fazendo eu mesmo uma revisão no meu, também estou apanhando legal pra melhorar o consumo.. só falta trocar o sensor MAF, Sonda e limpar sensor de marcha lenta..
De resto, já foi tudo também
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Mensagem  Alexandre Castellano Qui Fev 16, 2017 5:26 pm

LaercioLMB escreveu:Sobre o alto consumo, pode ser um desses componentes.

1 . Sistema de arrefecimento

2 . Sistema de ignição

3 . Medidor de massa de ar

4 . Válvulas injetoras

5 . Sistema de combustível

6 . Sensor de temperatura da água

No sistema de combustível, pode ser aquela válvula que tem na flauta dos bicos que manda gasolina de volta ao tanque, se ela trancar ou entupir a gasolina não volta para o tanque como deveria, pois aquela válvula é um regulador de pressão da linha de combustível para evitar que a pressão da linha fique muito alta e por isso não dá para colocar bombas supostamente compatíveis no encaixe, pois se a pressão da bomba for muito elevada, o carro vai consumir muito já que o regulador de pressão da linha não dará conta do recado e vai acabar dos bicos injetarem mais do que deveriam devido a pressão da linha estar muito alta.
Se o MAF estiver errado, ele pode informar uma quantidade errada de ar a central que pode tentar injetar mais combustível conforme o MAF vai dizendo o quanto de ar entrou e que na verdade não entrou.
Motor trabalhando fora da faixa de temperatura também consome mais e se tirar a válvula termostática o motor vai trabalhar abaixo da temperatura correta e vai gastar mais gasolina para tentar chegar na temperatura ideal e não consegue já que retiraram a válvula termostática.

Essa boia do link pode ser talvez igual a do Mondeo MK3 que é de 2001 a 2006, mas como a maioria não conhece esse modelo, pensam ser dos modelos anteriores.

Olá Laércio, a boia do link não serve para o nosso amigo, é do MK3 ok.

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