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Sistema de freio (compatibilidade)
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Sistema de freio (compatibilidade)
Boa tarde amigos.
Hoje reparei que praticamente acabou todo óleo de freio, fui ver vazou tudo pelo tambor da roda traseira esquerda.
Provável que seja o cilindro (famoso burrinho).
Estava lendo alguns tópicos e quero confirmar: será que o cilindro do mondeo 97 com ABS é igual à da courrier ou ecosport?
A lona (sapata) é igual da courrier?
Ah e mais, tem diferença do burrinho do mondeo sedan e SW? Pq nos anúncios do mercado livre estão especificados como se fossem carros diferentes.
Preciso ver isso rapidamente para trocar, sem condições de rodar com o carro assim.
Obrigado
Hoje reparei que praticamente acabou todo óleo de freio, fui ver vazou tudo pelo tambor da roda traseira esquerda.
Provável que seja o cilindro (famoso burrinho).
Estava lendo alguns tópicos e quero confirmar: será que o cilindro do mondeo 97 com ABS é igual à da courrier ou ecosport?
A lona (sapata) é igual da courrier?
Ah e mais, tem diferença do burrinho do mondeo sedan e SW? Pq nos anúncios do mercado livre estão especificados como se fossem carros diferentes.
Preciso ver isso rapidamente para trocar, sem condições de rodar com o carro assim.
Obrigado
raphudo- Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014
Freio
Olá Raph posta foto da peça para confirmar eu tenho essa peça ok. A sua é SW ou Sedan?
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
A minha é sedan... é muito difícil desmontar para retirar e ver a peça? ai consigo tirar a foto... Pode me orientar?
E sabe me dizer se tem diferença da courier? e se tem diferença da sedan pra sw? Da pra adaptar?
E sabe me dizer se tem diferença da courier? e se tem diferença da sedan pra sw? Da pra adaptar?
raphudo- Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
Lona de freio somente a dele mesmo e o cilindro de roda se usar o da courier, terá que dobrar os canos de freio e refurar o espelho onde o cilindro é fixado.
O cilindro de roda traseiro só é idêntico do Mondeo SW e da Courier, esses sim são exatamente iguais, já dos Mondeo Mk1 e Mk2 sedan e hatchback, não são iguais e terá que adaptar no lugar, não valendo a pena.
Tem aos montes de cilindro de roda do Mondeo para vender por quase o mesmo preço do da courier, não vale a pena adaptar e as lonas também tem aos montes para vender pelo mesmo preço do da courier.
Só um detalhe, as lonas do aro 15 são diferentes do aro 14.
Não vale a pena adaptar cilindros de roda e nem lonas se os preços são praticamente os mesmos agora.
O cilindro de roda traseiro só é idêntico do Mondeo SW e da Courier, esses sim são exatamente iguais, já dos Mondeo Mk1 e Mk2 sedan e hatchback, não são iguais e terá que adaptar no lugar, não valendo a pena.
Tem aos montes de cilindro de roda do Mondeo para vender por quase o mesmo preço do da courier, não vale a pena adaptar e as lonas também tem aos montes para vender pelo mesmo preço do da courier.
Só um detalhe, as lonas do aro 15 são diferentes do aro 14.
Não vale a pena adaptar cilindros de roda e nem lonas se os preços são praticamente os mesmos agora.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
Ah entendi, então não farei nenhuma adaptação, não vale a pena, pode acabar ficando mal feito.
Infelizmente pelas pesquisas que fiz no mercado livre, o preço do cilindro para sedan 97 e mais que o dobro do valor: enquanto se acha da courier por 35, no ML o do sedan é 95..
vou tentar soltar manhã para ver se é isso mesmo o problema.. espero que seja somente esse cilindro
Infelizmente pelas pesquisas que fiz no mercado livre, o preço do cilindro para sedan 97 e mais que o dobro do valor: enquanto se acha da courier por 35, no ML o do sedan é 95..
vou tentar soltar manhã para ver se é isso mesmo o problema.. espero que seja somente esse cilindro
raphudo- Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
Mas caso faça essa adaptação da courier, tem que realizar um novo furo na peça (cilindro) ou onde é acoplado?
raphudo- Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esse tem que ver se é o mesmo diâmetro interno do cilindro.
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Veja que de marca para marca, muda a carcaça por fora, mas o diâmetro interno do cilindro sempre será o mesmo.
Os que falam Mondeo/courier é por que é do Mondeo SW somente.
Esse tem que ver se é o mesmo diâmetro interno do cilindro.
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Veja que de marca para marca, muda a carcaça por fora, mas o diâmetro interno do cilindro sempre será o mesmo.
Os que falam Mondeo/courier é por que é do Mondeo SW somente.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
Estes dos anúncios apresentam diâmetro de 22,22 mm, que é o de sw..
Acho que o mais fiel é eu abrir e tentar ver o diâmetro do meu.
Está gravado na peça o diâmetro?
Acho que o mais fiel é eu abrir e tentar ver o diâmetro do meu.
Está gravado na peça o diâmetro?
raphudo- Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
raphudo escreveu:A minha é sedan... é muito difícil desmontar para retirar e ver a peça? ai consigo tirar a foto... Pode me orientar?
E sabe me dizer se tem diferença da courier? e se tem diferença da sedan pra sw? Da pra adaptar?
Olá Raphudo o meu é Sedan ok.
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014
Anuncio
Olá Raphodo esse link fala que é Mondeo, acho que é sedan:
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Alexandre Castellano- Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
raphudo escreveu:Estes dos anúncios apresentam diâmetro de 22,22 mm, que é o de sw..
Acho que o mais fiel é eu abrir e tentar ver o diâmetro do meu.
Está gravado na peça o diâmetro?
O diâmetro interno do SW e do Hatchback são os mesmos, muda somente a furação e a posição do cano de freio.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
Esse está bem caro Alexandre hehe
O pior é que é difícil de saber qual é qual, pois tem os de 22,22 mm e os de 20,28mm parece
Da pra ver em cima?
Podem me ensinar a desmontar? Vou tentar fazer isso amanhã e postar aqui no fórum pra vcs verem.
Complicado é que agora é carnaval e tudo fica fechado, correio não entrega, etc
O pior é que é difícil de saber qual é qual, pois tem os de 22,22 mm e os de 20,28mm parece
Da pra ver em cima?
Podem me ensinar a desmontar? Vou tentar fazer isso amanhã e postar aqui no fórum pra vcs verem.
Complicado é que agora é carnaval e tudo fica fechado, correio não entrega, etc
raphudo- Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
Pode retirar o cilindro de roda sem retirar as lonas, não é difícil, basta abrir as lonas e travar elas com algum calço para o cilindro sair.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
Passando pra mostrar como é o cilindro de roda que estava no meu carro, já pedi outro pelo mercado livre e estou aguardando a entrega.
Nesse caso tinha 20mm o diâmetro do pistão
Só não entendo onde que estragou, a peça aparentemente está intacta, as juntas inteiras, tanto do lado de fora quanto de dentro do cilindro.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Nesse caso tinha 20mm o diâmetro do pistão
Só não entendo onde que estragou, a peça aparentemente está intacta, as juntas inteiras, tanto do lado de fora quanto de dentro do cilindro.
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raphudo- Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
Esse é o cilindro do sedan e não da SW. Note que a entrada do cano do freio é inclinada e não reta igual ao da válvula de sangria.
Bom, se já foi resolvido isso, não importa mais de que carro tem o cilindro, funciona.
Aparência não é tudo em sistema de freio.
Um detalhe, ao olhar o cilindro por dentro, ele não pode ter nenhuma marquinha visível, por menor que seja, pois o líquido de freio consegue passar por lugares onde nem água passa.
A diferença de medidas é para retardar ou avançar o acionamento das rodas traseiras ao frenar o carro.
Quanto menor o diâmetro do cilindro, mais rápido ele será acionado e como a SW é maior e mais pesada, foi preciso que as rodas traseiras levassem menos tempo para serem acionadas ao frenar o carro. Lógico que precisa um pouco mais de força no pedal do freio para isso.
É física pura isso baseada nos vasos comunicantes, onde um pistão pequeno (cilindro de freio) aciona um cilindro grandão (cilindro de roda) capaz de levantar grandes cargas.
É como funcionam os macacos hidráulicos, onde um pistãozinho enche um cilindro grande de óleo para elevar grandes cargas.
Bom, se já foi resolvido isso, não importa mais de que carro tem o cilindro, funciona.
Aparência não é tudo em sistema de freio.
Um detalhe, ao olhar o cilindro por dentro, ele não pode ter nenhuma marquinha visível, por menor que seja, pois o líquido de freio consegue passar por lugares onde nem água passa.
A diferença de medidas é para retardar ou avançar o acionamento das rodas traseiras ao frenar o carro.
Quanto menor o diâmetro do cilindro, mais rápido ele será acionado e como a SW é maior e mais pesada, foi preciso que as rodas traseiras levassem menos tempo para serem acionadas ao frenar o carro. Lógico que precisa um pouco mais de força no pedal do freio para isso.
É física pura isso baseada nos vasos comunicantes, onde um pistão pequeno (cilindro de freio) aciona um cilindro grandão (cilindro de roda) capaz de levantar grandes cargas.
É como funcionam os macacos hidráulicos, onde um pistãozinho enche um cilindro grande de óleo para elevar grandes cargas.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
Como sempre vemos aqui mais um espetáculo de informações do nosso grande LaercioLMB! rsss
Pessoal, eu também já de muito tempo cheguei a conclusão sobre a inviabilidade de usar as peças do freio da Courrier para o Mondeo, realmente como dito pelo professor LaercioLMB é inviável, hoje encontramos essas peças do próprio Mondeo com certa facilidade e preço compatível com os preços das peças da Courrier.
Contudo lembro-me que a Courrier possui duas medidas para as lonas de freio, podem ser de 8"(nas mais antigas) e 9" (nas ultimas versões). Sendo as lonas do Mondeo 9" em todos, inclusive nas SW.
Pessoal, eu também já de muito tempo cheguei a conclusão sobre a inviabilidade de usar as peças do freio da Courrier para o Mondeo, realmente como dito pelo professor LaercioLMB é inviável, hoje encontramos essas peças do próprio Mondeo com certa facilidade e preço compatível com os preços das peças da Courrier.
Contudo lembro-me que a Courrier possui duas medidas para as lonas de freio, podem ser de 8"(nas mais antigas) e 9" (nas ultimas versões). Sendo as lonas do Mondeo 9" em todos, inclusive nas SW.
Última edição por suwds em Qui Mar 02, 2017 12:39 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : 1-Correção ortográfica: tinha escrito equivocadamente "inviálvel" ; 2-Melhorando o texto:<antes>...próprio... ; <depois>... próprio Mondeo...)
suwds- Mensagens : 11
Pontos : 13
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Idade : 45
Localização : Maceió - Alagoas
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
Fui eu mesmo verificar a veracidade da informação que me deram sobre essas duas medidas de lonas, pois fatalmente as Courrier também devem possuir tambores de 8" e de 9"!
Par Tambor De Freio Traseiro Fremax Ford COURIER 1.4 de 1997 a 2000
Tambor Traseiro - Sem Cubo - 229mm - 4 furos (9")
Código FREMAX: BD6631
Par Tambor De Freio Traseiro Ford Courier 1.6 de 1999 A 2013
Tambor Traseiro - Com Cubo - 203,5mm - 4 furos (8")
Código FREMAX: BD1113
Não entendi bem o porquê dessa alteração, se foi pela mudança de motorização, que possivelmente aumentou velocidade e ,talvez, também a capacidade de carga, deveria ter sido o inverso! Então os caras aumentaram o motor e reduziram o poder de frenagem.
E diferentemente do que tinham me dito as Courrier mais antigas que possuem o freio maior (9")!
Par Tambor De Freio Traseiro Fremax Ford COURIER 1.4 de 1997 a 2000
Tambor Traseiro - Sem Cubo - 229mm - 4 furos (9")
Código FREMAX: BD6631
Par Tambor De Freio Traseiro Ford Courier 1.6 de 1999 A 2013
Tambor Traseiro - Com Cubo - 203,5mm - 4 furos (8")
Código FREMAX: BD1113
Não entendi bem o porquê dessa alteração, se foi pela mudança de motorização, que possivelmente aumentou velocidade e ,talvez, também a capacidade de carga, deveria ter sido o inverso! Então os caras aumentaram o motor e reduziram o poder de frenagem.
E diferentemente do que tinham me dito as Courrier mais antigas que possuem o freio maior (9")!
Última edição por suwds em Qui Mar 02, 2017 1:27 pm, editado 12 vez(es) (Motivo da edição : Acrescer diferençças do tambor de freio)
suwds- Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 18/06/2016
Idade : 45
Localização : Maceió - Alagoas
Re: Sistema de freio (compatibilidade)
Os Mondeo MK1 aro 14, tem o tambor de 203,2 mm x 38 mm, já o MK2 aro 15 o tambor é um pouco maior, não sei exatamente a medida dela.
Por isso essas diferenças de preços e medidas de cilindros de roda.
O cilindro de roda de aro 15 tem o diâmetro do pistão um pouco maior do que o do aro 14.
Fazem tudo isso para poderem aumentar significativamente o preço dos carros e não poder aproveitar peças do modelo anterior.
Por isso essas diferenças de preços e medidas de cilindros de roda.
O cilindro de roda de aro 15 tem o diâmetro do pistão um pouco maior do que o do aro 14.
Fazem tudo isso para poderem aumentar significativamente o preço dos carros e não poder aproveitar peças do modelo anterior.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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