.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
sistema de mangueiras EGR EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
sistema de mangueiras EGR EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
sistema de mangueiras EGR EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
sistema de mangueiras EGR EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
sistema de mangueiras EGR EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
sistema de mangueiras EGR EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
sistema de mangueiras EGR EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
sistema de mangueiras EGR EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
sistema de mangueiras EGR EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB


sistema de mangueiras EGR

4 participantes

Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty sistema de mangueiras EGR

Mensagem  Perfil excluido Sex maio 01, 2015 5:36 pm

Bom pessoal, meu Mondeo é um CLX 1.8 manual.
No manual tem umas imagens que pelo que entendi tem algumas pontas que são ligadas em partes que o meu nao tem ou pelo menos não achei.
Embaixo da caixa de ar do corpo da borboleta tem uma porca de PVC que serve como um tampão, eu removi ela e adaptei um bico para conectar uma das mangueiras (como vai estar na imagem logo abaixo (M) )
O motor estava grilando muito nas puxada de aceleração, após fazer esta alteração nas mangueira fui dar uma volta e dei umas puxadas ate 3000 rpm e não mostrou a grilagem que tinha antes, ainda vou testar em subida de lombas para saber o resultado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Não sei qual o resultado em questão de consumo porque acabei de fazer e dei um passeio de no máximo 2km
Durante a semana se houver algo para adicionar em relação a este serviço adicionarei aqui.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  LaercioLMB Sex maio 01, 2015 9:29 pm

Que mangueira você colocou ali?
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  Perfil excluido Sáb maio 02, 2015 12:03 am

LaercioLMB escreveu:Que mangueira você colocou ali?

As mesmas que ele já tinha, só que na ligação que tava saia da ventilação do cárter e passava nessa válvula (B) e seguia pro tanque da gasolina, agora ta direto pro tanque.
Só ficou me faltando um T pra conectar a mangueirinha do vácuo do comando do ar condicionado.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  LaercioLMB Sáb maio 02, 2015 8:23 am

Tem que cuidar que existem redutores de passagem de gases em alguns pontos, se você eliminar redutores e dar mais entreada de ar na admissão, a central irá ver a mistura pobre e irá aumentar a dosagem da gasolina e o carro deixará de ser econômico.
Maior mistura ar / gasolina deixa o motor com respostas mais rápidas e melhor desempenho, mas tem um preço para isso, mais gasolina.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  felipe131313 Dom Dez 10, 2017 11:41 am

Aproveitando o tópico , de onde que vem a mangueira para encaixar no EGR ? Tô batendo a cabeça no chão para entender essas ligações de mangueiras.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

felipe131313

Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 11/06/2015
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  LaercioLMB Dom Dez 10, 2017 6:20 pm

Essa mangueira vai ligada a um solenoide que fica na parede de fogo do motor, logo atrás do ressonador de ar tem um solenoide preto cilíndrico e a DPFE em alumínio retangular e é no solenoide preto que é ligada essa mangueira da EGR e a outra mangueira que sai desse solenoide é ligada no coletor de admissão.

O meu está desmontado agora pois tive que tirar o motor para trocar o atuador da embreagem, por isso não tenho como tirar fotos agora de onde isso fica.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  felipe131313 Dom Dez 10, 2017 8:06 pm

Vixi cara tô mais perdido do que cego em tiroteio, quando meu carro veio do mecânico , esse EGR veio sem mangueira e tinha tipo um T de mangueiras com uma vaga , aí na dúvida coloquei essa vaga no EGR , agora tô na dúvida se está ligado certo ou errado.
Tô preocupado porque vou viajar esse final de ano e quero o carro em perfeito estado de funcionamento,
( Levei de volta no mesmo mecânico e ele disse que não fazia diferencia usar ou não essa válvula EGR)
Será mesmo que não faz diferencia?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

felipe131313

Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 11/06/2015
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  LaercioLMB Dom Dez 10, 2017 11:20 pm

Tá errado, isso vai fazer a EGR ficar aberta o tempo todo e com isso aumentar o consumo e carbonizar os cilindros.
Esse T a mangueira que vai ali é do cânister e se não acha o cânister, mantenha essa parte fechada. Não ligue nada nela.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  felipe131313 Dom Dez 24, 2017 12:18 pm

Boa tarde Laércio .

Depois de muita dor de cabeça acho que consegui fazer as ligações das mangueiras , só não tenho muita certeza se esta 100%  correto , mas fiz parecido com alguns manuais que encontrei no fórum.
Só que a questão agora é que o 'T' que mencionei ficou tipo que sobrando, minha duvida é : Esse 'T' veio no meu carro mesmo ou algum mecânico colocou por não saber as ligações , como disse antes estava tudo trocado as mangueiras. Meu mondeo é 96 hatchback 16v 1.8
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

felipe131313

Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 11/06/2015
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  LaercioLMB Dom Dez 24, 2017 2:26 pm

Essa conexão em cruz foi colocada pois a em T original não tem para vender e basta fechar um lado e pronto, não tem problema.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  felipe131313 Dom Dez 24, 2017 4:39 pm

Poderia me explicar onde coloco esse 'T'?

felipe131313

Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 11/06/2015
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  LaercioLMB Dom Dez 24, 2017 4:44 pm

No caso, a mangueira que sai da válvula PCV e passa por baixo da bobina de ignição com um tubo metálico, desse tubo sai uma mangueira que vai ligada nesse T. Bem junto ao cabeçote logo acima desse tubo da PCV onde está ligado esse T, tem uma entrada no coletor de admissão e vai ligado nessa entrada. Tem obrigatoriamente um redutor com um furo de 1,5 mm de diâmetro para limitar a vazão de ar que passa por ali e é ligada a mangueira da válvula de canister que está abaixo do coletor de admissão junto a parede corta fogo do carro e vai para o canister lá junto do tanque de gasolina.

No diagrama acima postado pelo Carlos dá para você ver claramente onde vai esse T e caso não tenha percebido, eu ampliei a imagem e coloquei um círculo ao redor de onde está esse T.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  felipe131313 Dom Dez 24, 2017 5:18 pm

Deixa eu ver se entendi, a mangueira que vem da PCV vai ligar no 'T' e numa ponta dele vai ligado a mangueira com um redutor que vai para o canister,
Até aí entendi, agora a outra ponta é para ligar no coletor de admissão certo?
Essa entrada no coletor de admissão é aquela que tem duas juntas que uma vai para o regulador de pressão da gasolina e a outra que vai para o solenóide? Ou tem uma terceira entrada que não sei ainda?
Obrigado pela paciência em me explicar.

felipe131313

Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 11/06/2015
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  LaercioLMB Seg Dez 25, 2017 7:35 am

Tem uma terceira entrada que fica perto da bobina de ignição e você só conseguirá achar ela mais fácil se retirar o ressonador de ar do filtro do ar. Ao retirar a mangueira de ar e o ressonador que sai do filtro de ar e vai para o corpo da borboleta, terá uma área maior de visão e poderá encontrar essa entrada de ar.
Veja que a mangueira que sai da PCV e vai para baixo do bobina de ignição, olhe perto de onde esse caninho de ferro sai atrás da bobina de ignição e ali perto irá encontrar a entrada de ar do coletor de admissão.

Aqui eu peguei uma foto de um coletor de admissão para te mostrar onde fica essa entrada de ar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  felipe131313 Seg Dez 25, 2017 11:41 am

Muito obrigado Laércio!
achei essa terceira saída ,estava tampada com uma borracha,coloquei o 'T' no lugar e com todas as mangueiras no local certo.
Tinha outra duvida, a caixa do filtro de ar esta aparecendo óleo do motor , poderia de alguma forma acontecer isso por causa das mangueiras que estavam todas ligadas erradas ou só acontece isso se a válvula PVC estiver com defeito?
Tem como testar essa válvula PCV sem tirar ela do local ?

felipe131313

Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 11/06/2015
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  LaercioLMB Seg Dez 25, 2017 6:15 pm

Sim, pois essa mangueira da PCV que é de ventilação forçada do motor, faz com que o ar circule pelo motor vindo da caixa do filtro de ar, entrando no cabeçote por aquela mangueira que sai da caixa do filtro e indo até a tampa de válvulas, descendo até o cárter e entrando na caixa separadora de óleo que é onde está a PCV e ali entrando para a admissão do motor. Ao desligar isso, o motor começa a puxar o ar no sentido contrário e resíduos de óleo que respingam dentro da tampa de válvulas acabam chegando na mangueira que liga na caixa do filtro e de o óleo vai acumulando na caixa.
Note que na caixa do filtro de ar, onde entra essa mangueira, tem um tipo de caixinha que se não tem, deveria ter uma espuma para filtrar o ar que entra no motor e segurar o óleo que por ventura circulasse ao contrário e a maioria retira essa espuma não sei por que, mas retira.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  felipe131313 Seg Dez 25, 2017 6:34 pm

Entendi, depois que fiz as ligações das mangueiras vi que na entrada da tampa de válvulas ao retirar a mangueira e colocar o dedo percebi que estava puxando vácuo para dentro do motor , não havia percebido isso antes, mas se a entrada da tampa de válvulas esta puxando o ar para dentro sinal que esta boa a PCV né?

felipe131313

Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 11/06/2015
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  LaercioLMB Ter Dez 26, 2017 6:29 pm

Não propriamente.
Quando o motor acelera, há uma queda de vácuo (pressão negativa) dentro do coletor de admissão e nessa hora a PCV fecha para evitar que haja fluxo contrário de ar.
Se ao acelerar o motor a PCV não fecha, há circulação contrária de ar e irá entrar óleo na caixa do filtro.
Mas isso você só nota se a mangueira estiver conectada na caixa do filtro.
Talvez dê para notar o fluxo contrário se soltar a mangueira da tampa e não da caixa e ao acelerar, sentir se está sendo puxado o ar, mas isso é quase que óbvio que será puxado o ar já que seria o mesmo que a PCV estar sem fechar já que não está ligada no motor.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  Ed Carlos Dom Jan 07, 2018 9:40 pm

Uma pergunta, caso o óleo esteja subindo do cárter através dessa mangueira por problemas na válvula, eu conseguiria identificar pelo coletor onde temos o filtro comum? Ou na outra caixa que é ligada no coletor?

Enviado pelo Topic'it
Ed Carlos
Ed Carlos

Mensagens : 6
Pontos : 8
Data de inscrição : 14/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  LaercioLMB Seg Jan 08, 2018 2:35 pm

Isso só será visto previamente na caixa do filtro de ar e não no ressonador. É na caixa do filtro de ar que entra a mangueira da tampa de válvulas e como o óleo pesa, depois de estar dentro da caixa do filtro de ar ele não sobe até o filtro, salvo algumas gotas que conseguem isso e com o tempo o filtro vai ficando sujo de óleo no canto onde está a mangueira da tampa de válvulas.
Vai acumulando óleo no fundo da caixa do filtro, mas não enche por que tem um furinho no fundo da caixa justamente para o óleo sair caso isso aconteça.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

sistema de mangueiras EGR Empty Re: sistema de mangueiras EGR

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos