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Motor com a temperatura alta

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Motor com a temperatura alta Empty Motor com a temperatura alta

Mensagem  Marcelo Ananias Couto Qui Out 19, 2017 10:57 pm

Bom dia a todos. Tenho um Mondeo 97 clx 2.0 16v. Fiz o cabeçote. troquei a bomba d´água, a válvula termostática, entretanto a temperatura fica entre o A e o L do NORMAL no painel. Pergunto é assim mesmo a temperatura trabalha no limite? já troquei o painel e o sensor de temperatura, mas ainda assim ele fica perto do vermelho.

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Motor com a temperatura alta Empty Re: Motor com a temperatura alta

Mensagem  LaercioLMB Sex Out 20, 2017 7:10 am

Verifique a taxa de compressão do motor.
Compressão abaixo do normal faz ele ficar assim.
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Motor com a temperatura alta Empty Re: Motor com a temperatura alta

Mensagem  Marcelo Lima Seg Out 23, 2017 7:17 am

Se você fizer uma enquete vai descobrir que a temperatura de trabalho dele fica por aí onde você está falando. Se a ventoinha aciona chegando nessa posição que você disse está "NORMAL" porém se chega nessa temperatura e não liga daí é preocupante.
Em relação ao sensor de temperatura o que marca no painel é o que fica em baixo da carcaça da válvula termostática. Foi esse que você trocou ou foi o de cima? Pois o de cima não informa o painel.
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Motor com a temperatura alta Empty Re: Motor com a temperatura alta

Mensagem  l.fernando Qui Nov 02, 2017 1:34 pm

Bt talvez nao seja um bom conselho mais fica ai a ideia.kit verao coloquei no meu 98/99 esta em teste funcionando bem
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Motor com a temperatura alta Empty Re: Motor com a temperatura alta

Mensagem  Marcelo Lima Sex Nov 03, 2017 8:42 am

Com o kit verão está acionando a ventoinha em que posição mais ou menos amigo? É importante o motor não trabalhar muito "frio" pois isso implica em desgaste e consumo maiores...
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Motor com a temperatura alta Empty Re: Motor com a temperatura alta

Mensagem  LaercioLMB Sex Nov 03, 2017 11:50 am

Exato. Motor trabalhando abaixo da temperatura ideal acaba em desgaste mais rápido de anéis e pistões.
Mas como isso?
Pura lei da física entre dilatação e retração dos metais quando expostos em diferentes temperaturas.
As camisas são feitas em metal ferroso e os pistões são feitos de metal não ferroso e isso os dá temperaturas diferentes de dilatação e contação.
Quando o motor esquenta, foi projetado um sistema para que as camisas se dilatem quase que igualmente os pistões para o atrito entre eles não se torne elevado.
Quando forçamos o motor a trabalhar mais frio do que deveria, as camisas não acompanham a dilatação dos pistões e o atrito entre eles aumenta muito, gerando desgaste mais rápido dos anéis, camisas e muitas vezes deixando os pistões ovalados acabando com a compressão do motor mais rapidamente.
Um dos motivos do motor esquentar mais do que deveria é a baixa taxa de compressão já devido a desgastes de anéis.
O motor ZETEC-e foi projetado para rodar 400.000 km somente com as trocas de óleos e filtros nos tempos corretos, mas aqui no Brasil é difícil um chegar a 100.000 km sem ser retificado e nenhum chega a 200.000 sem ser retificado, tudo por causa dos macetes dos brasileiros em fazer coisas que não deveriam nos motores.
O primeiro erro é usar óleo mineral e usar água de torneira no radiador e o segundo é usar óleo 5W30 em um país de clima tropical onde a temperatura é mais elevada e exige um óleo de maior viscosidade.
Ahh, mas no manual está para usar esse óleo?
Santa tartaruga, que falta de raciocínio.
Tem uma vasta tabela de óleos no manual colocando as temperaturas de trabalho e o 5W30 está em uma faixa de clima mais frio o que não é o caso aqui do Brasil.
Mas por que então vem com esse óleo de fábrica?
Por que o carro era importado e feito em um país de clima frio e aqui brasileiro tem a mania de colocar tudo o que não vai durar para poder dar mais manutenção e ganhar mais nas revisões e consertos posteriores. Mania de povo tupiniquim.
Tem gente que me odeia pelas coisas que falo, mas só digo o que realmente acontece e doa a quem doer.
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Motor com a temperatura alta Empty Re: Motor com a temperatura alta

Mensagem  PanchoS3T Qui Nov 16, 2017 9:41 am

Temperatura alta no mondeo pode ser bobina ruim também.

Verifique velas, cabo de velas e também a bobina.

Se o motor não tá com a centelha correta, ou dando falha nas centelhas o motor esquenta demasiado em alguns dos cilindros apenas.

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Mensagem  lucas castro Sex Nov 24, 2017 10:25 am

LaercioLMB escreveu:Exato. Motor trabalhando abaixo da temperatura ideal acaba em desgaste mais rápido de anéis e pistões.
Mas como isso?
Pura lei da física entre dilatação e retração dos metais quando expostos em diferentes temperaturas.
As camisas são feitas em metal ferroso e os pistões são feitos de metal não ferroso e isso os dá temperaturas diferentes de dilatação e contação.
Quando o motor esquenta, foi projetado um sistema para que as camisas se dilatem quase que igualmente os pistões para o atrito entre eles não se torne elevado.
Quando forçamos o motor a trabalhar mais frio do que deveria, as camisas não acompanham a dilatação dos pistões e o atrito entre eles aumenta muito, gerando desgaste mais rápido dos anéis, camisas e muitas vezes deixando os pistões ovalados acabando com a compressão do motor mais rapidamente.
Um dos motivos do motor esquentar mais do que deveria é a baixa taxa de compressão já devido a desgastes de anéis.
O motor ZETEC-e foi projetado para rodar 400.000 km somente com as trocas de óleos e filtros nos tempos corretos, mas aqui no Brasil é difícil um chegar a 100.000 km sem ser retificado e nenhum chega a 200.000 sem ser retificado, tudo por causa dos macetes dos brasileiros em fazer coisas que não deveriam nos motores.
O primeiro erro é usar óleo mineral e usar água de torneira no radiador e o segundo é usar óleo 5W30 em um país de clima tropical onde a temperatura é mais elevada e exige um óleo de maior viscosidade.
Ahh, mas no manual está para usar esse óleo?
Santa tartaruga, que falta de raciocínio.
Tem uma vasta tabela de óleos no manual colocando as temperaturas de trabalho e o 5W30 está em uma faixa de clima mais frio o que não é o caso aqui do Brasil.
Mas por que então vem com esse óleo de fábrica?
Por que o carro era importado e feito em um país de clima frio e aqui brasileiro tem a mania de colocar tudo o que não vai durar para poder dar mais manutenção e ganhar mais nas revisões e consertos posteriores. Mania de povo tupiniquim.
Tem gente que me odeia pelas coisas que falo, mas só digo o que realmente acontece e doa a quem doer.




Concordo com essa afirmação,por isso usei um que me parece mais adequado que é o 15w 40 API SJ semi sintético

lucas castro

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Mensagem  LaercioLMB Sex Nov 24, 2017 8:16 pm

O 15W40 tem uma viscosidade boa para o nosso clima, mas tem minerais junto na composição. São esses minerais que criam as crostas pretas dentro do motor principalmente se não trocando dentro do prazo.
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Mensagem  ACPJ Ter Jan 02, 2018 7:30 am

Apesar do tempo que foi aberto o tópico, outra opção para a "temperatura alta" no painel pode ser o sensor de temperatura. Se colocou um paralelo, na maioria das vezes ele irá marcar mais alta a temperatura no painel do que o original comprado na concessionária.

ACPJ

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Mensagem  LaercioLMB Ter Jan 02, 2018 8:14 am

ACPJ escreveu:Apesar do tempo que foi aberto o tópico, outra opção para a "temperatura alta" no painel pode ser o sensor de temperatura. Se colocou um paralelo, na maioria das vezes ele irá marcar mais alta a temperatura no painel do que o original comprado na concessionária.

Isso também e por esse motivo não se deve usar peças paralelas, pois nem sempre irão funcionar exatamente como uma original.
Exemplo;
Comprei somente as buchas da bandeja de suspensão do Mondeo, em 6 meses viraram farelo.
Coloquei uma usada e não tive problemas.
Motivo. A usada tem a borracha original e as borrachas paralelas não prestam.
Podemos usar buchas PU?
Até podemos, mas a suspensão vai ficar mais dura e o carro tem muita peça plástica no painel que quebra fácil e o aumento de vibração das rodas na carroceria vai fazer essas peças de plástico começarem a trincar todas.
Será que vai valer à pena?
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