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sincronismo de valvulas de comando
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sincronismo de valvulas de comando
a .sou sergio . tenho um mondeo 97, mecanico com ar condicionado.gostaria de saber o sincronismo dos comando de valvula. o motor nao pega apos troca de correias.
Sergio luiz gomes- Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 24/01/2018
Re: sincronismo de valvulas de comando
Bom, para montar o comando de válvulas ou até mesmo só trocar a correia dentada, temos que seguir o seguinte procedimento.
Há uma marca na polia do motor e uma marca no cárter do motor e colocar essas marcas juntas e para conferir, retire a vela do cilindro 1 e coloque uma chave de fenda longa para você poder girar o motor e ver a chave subindo até o momento de parar e começar a voltar.
Quando a chave começar a voltar, volte o motor e comece novamente até ter certeza de que a chave chegou em cima e não voltou.
Feito isso, olhe a parte de trás dos comandos e verá que tem um rasgo nos comandos, terá que colocar esses dois rasgos alinhados um com o outro usando um gabarito de forma que os comandos fiquem travados alinhados e esse gabarito deverá ficar apoiado no cabeçote também, isso garante o correto alinhamento.
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Dessa forma poderá manter o motor na posição certa e o comando travado sincronizado.
As polias são flutuantes, não tem chaveta e tem que estiver a correia antes de apertar os parafusos das polias se não, não vai dar certo.
O correto é comprar esse kit para travar o comando e o virabrequim na posição correta.
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Mas como eu não tenho oficina, nunca comprei e uso como gabarito um pedaço de cantoneira de ferro que encaixou perfeitamente no comando travando-o corretamente.
Um detalhe muito importante é verificar se há faísca nas velas, pois ao manusear a fiação, as vezes descascam os fios dentro do chicote, coisa normal de acontecer infelizmente.
se os fios do sensor de fase descascaram, ele não enviará a central a posição do motor girando e a central não vai iniciar a sequência de ignição.
Há uma marca na polia do motor e uma marca no cárter do motor e colocar essas marcas juntas e para conferir, retire a vela do cilindro 1 e coloque uma chave de fenda longa para você poder girar o motor e ver a chave subindo até o momento de parar e começar a voltar.
Quando a chave começar a voltar, volte o motor e comece novamente até ter certeza de que a chave chegou em cima e não voltou.
Feito isso, olhe a parte de trás dos comandos e verá que tem um rasgo nos comandos, terá que colocar esses dois rasgos alinhados um com o outro usando um gabarito de forma que os comandos fiquem travados alinhados e esse gabarito deverá ficar apoiado no cabeçote também, isso garante o correto alinhamento.
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Dessa forma poderá manter o motor na posição certa e o comando travado sincronizado.
As polias são flutuantes, não tem chaveta e tem que estiver a correia antes de apertar os parafusos das polias se não, não vai dar certo.
O correto é comprar esse kit para travar o comando e o virabrequim na posição correta.
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Mas como eu não tenho oficina, nunca comprei e uso como gabarito um pedaço de cantoneira de ferro que encaixou perfeitamente no comando travando-o corretamente.
Um detalhe muito importante é verificar se há faísca nas velas, pois ao manusear a fiação, as vezes descascam os fios dentro do chicote, coisa normal de acontecer infelizmente.
se os fios do sensor de fase descascaram, ele não enviará a central a posição do motor girando e a central não vai iniciar a sequência de ignição.
LaercioLMB- Mensagens : 3797
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Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: sincronismo de valvulas de comando
Troca de correia dentada dos Motores Zetec 1.8 e 2.0 16 válvulas
Motores Zetec 1.8 e 2.0 16 válvulas
Escort 1.8 16V, Mondeo 1.8 16V, Focus 1.8 16V, Mondeo 2.0 16V e Focus 2.0 16V
>>Condição de sincronismo da correia dentada
correia motor zetec 1.8 e 2.0
Quando os rasgos das extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão estiverem perfeitamente alinhados na horizontal (figura 2), o primeiro cilindro deve estar no ponto morto superior - PMS.
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>>Procedimento para verificação e correção do sincronismo da correia dentada
Retire a proteção plástica superior da correia dentada;
Retire os cabos de velas e a tampa de válvulas;
Gire manualmente o motor, de modo que os rasgos das extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão alinhem-se na horizontal (figura 2);
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correia motor zetec 1.8 e 2.01
Observe se, nessa condição, o primeiro cilindro encontra-se no ponto morto superior - PMS. Quando o primeiro cilindro está no PMS, a marca existente na polia do virabrequim alinha-se com a referência existente no cárter. (Figura 1).; Caso seja verificado sincronismo incorreto, como por exemplo: a polia do virabrequim alinha-se com a referência do cárter, mas um dos rasgos dos eixos comandos não se alinhou na horizontal (conforme item 3), execute o procedimento a seguir: - Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos. Com as polias livres, movimente o eixo comando que está desalinhado e corrija o desalinhamento. Evite movimentar bruscamente o eixo comando. Nessa situação, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas; - Reaperte as polias, retire a ferramenta de sincronismo dos comandos, dê dois giros manuais no motor e confira atenciosamente o sincronismo. Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes retirados.
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Caso seja verificado que a correia está frouxa ou se deseje substituir o componente, execute o procedimento a seguir.
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>>Procedimento para substituição da correia
Sincronize a correia dentada conforme descrito nos itens anteriores (1,2,3 e 4);
Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos;Retire a correia poli-V;
Retire a polia do virabrequim;
Retire a capa de proteção plástica inferior da correia dentada;
Solte o esticador (tensionador) da correia e retire-a;
Instale a correia dentada nova, começando pela engrenagem do virabrequim;
Tensione a correia dentada obedecendo o método prático de tensionamento - método da flexão (vide item “Tensionamento da correia dentada”);
Aperte as polias dos comandos e retire a ferramenta de sincronismo;
Dê dois giros manuais no motor e confira o sincronismo e o tensionamento da correia;
Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes.
Os torques recomendados são: - Parafuso da polia do virabrequim: 115 N.m ou 11,5 Kgf.m. - Parafuso da polia do comando: 70 N.m ou 7 Kgf.m - Porca do tensionador da correia: 40 N.m ou 4 Kgf.m;
correia motor zetec 1.8 e 2.02
Motores Zetec 1.8 e 2.0 16 válvulas
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>>Condição de sincronismo da correia dentada
correia motor zetec 1.8 e 2.0
Quando os rasgos das extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão estiverem perfeitamente alinhados na horizontal (figura 2), o primeiro cilindro deve estar no ponto morto superior - PMS.
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>>Procedimento para verificação e correção do sincronismo da correia dentada
Retire a proteção plástica superior da correia dentada;
Retire os cabos de velas e a tampa de válvulas;
Gire manualmente o motor, de modo que os rasgos das extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão alinhem-se na horizontal (figura 2);
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correia motor zetec 1.8 e 2.01
Observe se, nessa condição, o primeiro cilindro encontra-se no ponto morto superior - PMS. Quando o primeiro cilindro está no PMS, a marca existente na polia do virabrequim alinha-se com a referência existente no cárter. (Figura 1).; Caso seja verificado sincronismo incorreto, como por exemplo: a polia do virabrequim alinha-se com a referência do cárter, mas um dos rasgos dos eixos comandos não se alinhou na horizontal (conforme item 3), execute o procedimento a seguir: - Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos. Com as polias livres, movimente o eixo comando que está desalinhado e corrija o desalinhamento. Evite movimentar bruscamente o eixo comando. Nessa situação, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas; - Reaperte as polias, retire a ferramenta de sincronismo dos comandos, dê dois giros manuais no motor e confira atenciosamente o sincronismo. Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes retirados.
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Caso seja verificado que a correia está frouxa ou se deseje substituir o componente, execute o procedimento a seguir.
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Sincronize a correia dentada conforme descrito nos itens anteriores (1,2,3 e 4);
Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos;Retire a correia poli-V;
Retire a polia do virabrequim;
Retire a capa de proteção plástica inferior da correia dentada;
Solte o esticador (tensionador) da correia e retire-a;
Instale a correia dentada nova, começando pela engrenagem do virabrequim;
Tensione a correia dentada obedecendo o método prático de tensionamento - método da flexão (vide item “Tensionamento da correia dentada”);
Aperte as polias dos comandos e retire a ferramenta de sincronismo;
Dê dois giros manuais no motor e confira o sincronismo e o tensionamento da correia;
Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes.
Os torques recomendados são: - Parafuso da polia do virabrequim: 115 N.m ou 11,5 Kgf.m. - Parafuso da polia do comando: 70 N.m ou 7 Kgf.m - Porca do tensionador da correia: 40 N.m ou 4 Kgf.m;
correia motor zetec 1.8 e 2.02
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