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Sobre Óleo de Motor e Câmbio - Mondeo 1995 a 2001
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Sobre Óleo de Motor e Câmbio - Mondeo 1995 a 2001
Bom, eu tenho minha opinião pessoal acerca dos óleos/fluídos que EU utilizo nos meus carro, através de vasta pesquisa e experiência em manutenção de autos. Porém o objetivo deste post é alertar os usuários menos experientes sobre a confusão que a Ford fez nos manuais do Mondeo, principalmente do Mk2.
Eu tenho meu Mondeo MK1 a 11 anos e desde a compra do carro (conheço desde 0km) ele utiliza óleo 5w30 100% sintético, conforme o manual pede preferencialmente e também o mantenho através de pesquisas quanto as características deste nível de viscosidade. Motor está com 96.800 milhas (155.000 kms) e não baixa nada de óleo, baixo ruído e funcionamento liso. Já quanto ao câmbio automático, uso o Dexron III Texamatic 7045E confome manual. Motor e câmbio com funcionamento suave e perfeito.
Já no Mondeo Mk2, tenho utilizado 15w40 sintético pois comprei o carro recentemente, fiz esta troca de óleo e quero entender como o motor do carro se comporta com esta viscosidade. Já no câmbio MANUAL, a Ford solicita o uso de API GL4 75w90 sintético. Utilizei na troca um 80w90 sintético API GL4. Câmbio manual perfeito.
Acontece que a Ford em seu manual do Mondeo MK2 (1997 a 2001) recomenda o uso de óleo 20W50 (mineral) e na falta deste dá a opção do 20w40 e 15w40 (ambos com certeza, mineral). Vejam as imagens dos manuais:
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Assim, fica de alerta que mesmo a Ford recomendando um 20W50 mineral para um motor Zetec 16v, entendo que um motor desta concepção não deve utilizar um óleo que além de ser de origem mineral, é de viscosidade alta a frio, ou seja, muito grosso, o que prejudica a partida a frio, forçando a bomba de óleo e fazendo com que o comando de válvulas (tuchos, balancins e afins) tenha sua lubrificação prejudicada nos primeiros segundos de funcionamento, o que leva a um prematuro desgaste do cabeçote e seus componentes.
Eu tenho meu Mondeo MK1 a 11 anos e desde a compra do carro (conheço desde 0km) ele utiliza óleo 5w30 100% sintético, conforme o manual pede preferencialmente e também o mantenho através de pesquisas quanto as características deste nível de viscosidade. Motor está com 96.800 milhas (155.000 kms) e não baixa nada de óleo, baixo ruído e funcionamento liso. Já quanto ao câmbio automático, uso o Dexron III Texamatic 7045E confome manual. Motor e câmbio com funcionamento suave e perfeito.
Já no Mondeo Mk2, tenho utilizado 15w40 sintético pois comprei o carro recentemente, fiz esta troca de óleo e quero entender como o motor do carro se comporta com esta viscosidade. Já no câmbio MANUAL, a Ford solicita o uso de API GL4 75w90 sintético. Utilizei na troca um 80w90 sintético API GL4. Câmbio manual perfeito.
Acontece que a Ford em seu manual do Mondeo MK2 (1997 a 2001) recomenda o uso de óleo 20W50 (mineral) e na falta deste dá a opção do 20w40 e 15w40 (ambos com certeza, mineral). Vejam as imagens dos manuais:
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Assim, fica de alerta que mesmo a Ford recomendando um 20W50 mineral para um motor Zetec 16v, entendo que um motor desta concepção não deve utilizar um óleo que além de ser de origem mineral, é de viscosidade alta a frio, ou seja, muito grosso, o que prejudica a partida a frio, forçando a bomba de óleo e fazendo com que o comando de válvulas (tuchos, balancins e afins) tenha sua lubrificação prejudicada nos primeiros segundos de funcionamento, o que leva a um prematuro desgaste do cabeçote e seus componentes.
Antoniorafilho- Mensagens : 18
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Re: Sobre Óleo de Motor e Câmbio - Mondeo 1995 a 2001
15W40 e 20W40 são semi sintéticos e não minerais. O 20W50 é mineral.
Como estamos em um país de clima tropical e não frio, o óleo ideal é o 10W40 sintético, pois o 5W30 é para regiões mais frias.
Para o câmbio manual o ideal é o SAE75, mas pode ser usado o 75W80, pois mais viscosos o câmbio fica mais pesado para trocar marchas, principalmente na região sul do Brasil onde o clima é mais frio.
Foi na própria Ford que me disseram para usar o SAE75, pois eu coloquei o 90 e o câmbio ficou duro para trocar marchas e a primeira era difícil de engatar com o carro parado e quando eles colocaram o SAE75 o câmbio ficou muito macio.
Isso consta no manual do MK1.
O do motor eu só uso o 10W40 sintético, pois no manual do MK1 fala claramente das viscosidades de óleos conforme o clima da região onde o carro será usado e óleos mais finos são para regiões mais frias e óleos mais viscosos para regiões mais quentes. Como não estamos no Saara, não precisamos de óleo 60 no motor, mas aqui não é a Sibéria para usar óleos mais finos. O Mondeo é um carro criado para rodar no mundo todo, por isso as diferentes especificações de óleo para um mesmo motor.
Como estamos em um país de clima tropical e não frio, o óleo ideal é o 10W40 sintético, pois o 5W30 é para regiões mais frias.
Para o câmbio manual o ideal é o SAE75, mas pode ser usado o 75W80, pois mais viscosos o câmbio fica mais pesado para trocar marchas, principalmente na região sul do Brasil onde o clima é mais frio.
Foi na própria Ford que me disseram para usar o SAE75, pois eu coloquei o 90 e o câmbio ficou duro para trocar marchas e a primeira era difícil de engatar com o carro parado e quando eles colocaram o SAE75 o câmbio ficou muito macio.
Isso consta no manual do MK1.
O do motor eu só uso o 10W40 sintético, pois no manual do MK1 fala claramente das viscosidades de óleos conforme o clima da região onde o carro será usado e óleos mais finos são para regiões mais frias e óleos mais viscosos para regiões mais quentes. Como não estamos no Saara, não precisamos de óleo 60 no motor, mas aqui não é a Sibéria para usar óleos mais finos. O Mondeo é um carro criado para rodar no mundo todo, por isso as diferentes especificações de óleo para um mesmo motor.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Sobre Óleo de Motor e Câmbio - Mondeo 1995 a 2001
LaercioLMB escreveu:15W40 e 20W40 são semi sintéticos e não minerais. O 20W50 é mineral.
Como estamos em um país de clima tropical e não frio, o óleo ideal é o 10W40 sintético, pois o 5W30 é para regiões mais frias.
Para o câmbio manual o ideal é o SAE75, mas pode ser usado o 75W80, pois mais viscosos o câmbio fica mais pesado para trocar marchas, principalmente na região sul do Brasil onde o clima é mais frio.
Foi na própria Ford que me disseram para usar o SAE75, pois eu coloquei o 90 e o câmbio ficou duro para trocar marchas e a primeira era difícil de engatar com o carro parado e quando eles colocaram o SAE75 o câmbio ficou muito macio.
Isso consta no manual do MK1.
O do motor eu só uso o 10W40 sintético, pois no manual do MK1 fala claramente das viscosidades de óleos conforme o clima da região onde o carro será usado e óleos mais finos são para regiões mais frias e óleos mais viscosos para regiões mais quentes. Como não estamos no Saara, não precisamos de óleo 60 no motor, mas aqui não é a Sibéria para usar óleos mais finos. O Mondeo é um carro criado para rodar no mundo todo, por isso as diferentes especificações de óleo para um mesmo motor.
Não existe 20W40 semi-sintético para venda no Brasil. 20W40 só MINERAL atualmente em classificação SF e SJ. 15w40 aqui existem semi sintético (Selênia K é um exemplo) e MINERAL (Elf Sport). 20w50 sempre mineral. SAE 75 é um óleo monoviscoso, o que não é ideal para câmbios como o MTX que necessitam da variação de viscosidade a quente. Seu câmbio ficou duro de engatar a frio com óleo 90, pois é um óleo monoviscoso, mineral e grosso a frio. A quente não há problema. Portanto o melhor óleo para o câmbio manual é um 75w80 ou 75w90. Menos viscoso a frio e viscoso a quente. Não se baseie na própria Ford (Brasileira), se baseie nos livros técnicos como o Haynes. A Ford brasileira em seu manual já fez muitas lambanças (exemplo 20w50 mineral nos Zetec-E) como a Fiat fez no caso dos Marea. Assim, EU particularmente não me baseio em manuais impressos no Brasil. Me baseio nas especificações dos manuais originais e técnicos.
Antoniorafilho- Mensagens : 18
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Re: Sobre Óleo de Motor e Câmbio - Mondeo 1995 a 2001
O manual do MK1 é um manual que tem o original em inglês já que o carro foi fabricado na Bélgica e lá os padrões são outros.
Tirado do próprio manual heynes para o Ford Mondeo MK1.
Manual transmission
Gear oil to Ford specification ESD-M2C-186-A
Supplier
Granville
Grade Class
SAE 75W
Basestock Class
Undisclosed: Contact PSD
OEM Performance Level
Ford ESD-M2C186-A
Origem [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tem aqui tb. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
De fato, o 20W 40 é mineral mesmo, pois tem o 10W40 e o 15W40 semi sintético.
Já o MK2 como é feito no México, as especificações ficaram um pouco diferentes, tanto é que mudaram até o motor 2.0 136 CV do MK1 para o 2.0 130 CV no MK2. O manual do MK2 ficou diferente em vários aspectos em relação a mecânica e elétrica.
Tirado do próprio manual heynes para o Ford Mondeo MK1.
Manual transmission
Gear oil to Ford specification ESD-M2C-186-A
Supplier
Granville
Grade Class
SAE 75W
Basestock Class
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OEM Performance Level
Ford ESD-M2C186-A
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Tem aqui tb. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
De fato, o 20W 40 é mineral mesmo, pois tem o 10W40 e o 15W40 semi sintético.
Já o MK2 como é feito no México, as especificações ficaram um pouco diferentes, tanto é que mudaram até o motor 2.0 136 CV do MK1 para o 2.0 130 CV no MK2. O manual do MK2 ficou diferente em vários aspectos em relação a mecânica e elétrica.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Localização : Porto Alegre - RS
Re: Sobre Óleo de Motor e Câmbio - Mondeo 1995 a 2001
LaercioLMB escreveu:O manual do MK1 é um manual que tem o original em inglês já que o carro foi fabricado na Bélgica e lá os padrões são outros.
Tirado do próprio manual heynes para o Ford Mondeo MK1.
Manual transmission
Gear oil to Ford specification ESD-M2C-186-A
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De fato, o 20W 40 é mineral mesmo, pois tem o 10W40 e o 15W40 semi sintético.
Já o MK2 como é feito no México, as especificações ficaram um pouco diferentes, tanto é que mudaram até o motor 2.0 136 CV do MK1 para o 2.0 130 CV no MK2. O manual do MK2 ficou diferente em vários aspectos em relação a mecânica e elétrica.
Laércio, este óleo de câmbio na especificação Ford ESD-M2C186-A referente ao W75 monoviscoso foi descontinuado pela Ford já em 1996 para os câmbios MTX. Ou seja, o concessionário Ford, bem como reparadores e até mesmo o proprietário do veículo devem seguir a especificação da atualização (WSD-M2C 200-C) e não da introdução. O próprio Haynes em sua versão 1.121 já conta com a atualização. A diferença do MTX do mondeo MK1 para o Mk2 é apenas o acionamento, de varão no primeiro e por cabos no segundo. O câmbio em sí é o mesmo. Acredito que pelo seu conhecimento você saberia diferenciar os benefícios de um óleo multi em comparação com o mono em um câmbio (ainda) moderno como o MTX, com relação a qualidade na lubrificação (amplitude de gama frio/quente) e longevidade do conjunto. Já quanto a fabricação, todos os Mondeo (plataforma CDW27) foram fabricados em Genk, na Bélgica de 1992 a 2000, exceção dada aos Ford Contour e Mercury Mystique, fabricados do México para o mercado norte americano. Quanto a alteração do motor dos MK2, as alterações foram mínimas para enquadrar os Zetec-E nas normas anti poluição a partir de Novembro/1996. A revisão completa do motor ocorreu em 1998 (os tampa preta que equiparam também os Focus, dentre outros) que ganhou com um funcionamento menos àspero em altas rotações.
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Antoniorafilho- Mensagens : 18
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Re: Sobre Óleo de Motor e Câmbio - Mondeo 1995 a 2001
Você passa confiança do que diz e certeza no que afirma e isso é muito bom para o fórum. Boas essas trocas de informações.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Sobre Óleo de Motor e Câmbio - Mondeo 1995 a 2001
LaercioLMB escreveu:Você passa confiança do que diz e certeza no que afirma e isso é muito bom para o fórum. Boas essas trocas de informações.
É recíproco, Laércio.
Antoniorafilho- Mensagens : 18
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Data de inscrição : 08/09/2015
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