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Motor engasgando ao pisar fundo na fase fria
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Motor engasgando ao pisar fundo na fase fria
Olá pessoal, é um prazer postar meu primeiro tópico aqui.
Tenho um Ford Mondeo clx, ano 97, em ótimo estado porém com um único defeito extremamente desconfortável: Basta o motor estar frio que, ao pisar fundo repentinamente, o motor engasga e logo acelera. Esse comportamento pára quando o motor chega em sua temperatura normal de funcionamento.
Pesquisando na internet encontrei problemas parecidos, com soluções que não resolveram o problema.
Manutenções feitas (não necessariamente para resolver os problemas) :
Troca de bobina, velas e cabos
Verificação da tensão do alternador
Troca da bateria
Limpeza de tbi e bicos(teste de vasão e pressão)
Troca do sensor de temperatura.
Seria MAF? Chicote da injeção? (sei que tem um tópico que um dos comentários é sobre ele) Mas só quando frio (???)
Gotejamento de bicos?
Quais são seus palpites pessoal?
Abraço a todos.
Tenho um Ford Mondeo clx, ano 97, em ótimo estado porém com um único defeito extremamente desconfortável: Basta o motor estar frio que, ao pisar fundo repentinamente, o motor engasga e logo acelera. Esse comportamento pára quando o motor chega em sua temperatura normal de funcionamento.
Pesquisando na internet encontrei problemas parecidos, com soluções que não resolveram o problema.
Manutenções feitas (não necessariamente para resolver os problemas) :
Troca de bobina, velas e cabos
Verificação da tensão do alternador
Troca da bateria
Limpeza de tbi e bicos(teste de vasão e pressão)
Troca do sensor de temperatura.
Seria MAF? Chicote da injeção? (sei que tem um tópico que um dos comentários é sobre ele) Mas só quando frio (???)
Gotejamento de bicos?
Quais são seus palpites pessoal?
Abraço a todos.
Josiano Santos- Mensagens : 5
Pontos : 9
Data de inscrição : 28/12/2019
Localização : Santa Maria - RS
Re: Motor engasgando ao pisar fundo na fase fria
Opa, desculpe a demora em lhe responder, andei bem ocupado no trabalho.
Bom, sobre motor frio, o que mais acontece é o desgaste de pistão e anéis, pois com o motor quente, há dilatação do pistão e com isso, ele trabalha mais justo, principalmente se não tiver a válvula termostática, aí sim é problema, pois ocasiona o desgaste mais rápido do pistão e com isso, baixa compressão com o motor frio.
Você teria que fazer teste de compressão no motor com ele frio e comparar com ele quente.
Bom, sobre motor frio, o que mais acontece é o desgaste de pistão e anéis, pois com o motor quente, há dilatação do pistão e com isso, ele trabalha mais justo, principalmente se não tiver a válvula termostática, aí sim é problema, pois ocasiona o desgaste mais rápido do pistão e com isso, baixa compressão com o motor frio.
Você teria que fazer teste de compressão no motor com ele frio e comparar com ele quente.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Atualização - Novo comportamento detectado
Olá. Muito obrigado pela resposta Laercio.
Comentarei essa opção no momento que eu levar em um mecânico para ver esse diagnóstico.
Compartilho agora um comportamento que notei hoje, e que pode mudar a direção do problema:
No momento que eu desconecto o sensor de temperatura e ligo o carro (a central pega os valores padrão, ventoinha já arma ao ligar o carro, etc..), essa falha não acontece, o motor funciona sem falhas.
Detalhe: sensor de temperatura novo, ventoinha armando e desarmando na termperatura correta.
Comentarei essa opção no momento que eu levar em um mecânico para ver esse diagnóstico.
Compartilho agora um comportamento que notei hoje, e que pode mudar a direção do problema:
No momento que eu desconecto o sensor de temperatura e ligo o carro (a central pega os valores padrão, ventoinha já arma ao ligar o carro, etc..), essa falha não acontece, o motor funciona sem falhas.
Detalhe: sensor de temperatura novo, ventoinha armando e desarmando na termperatura correta.
Josiano Santos- Mensagens : 5
Pontos : 9
Data de inscrição : 28/12/2019
Localização : Santa Maria - RS
Re: Motor engasgando ao pisar fundo na fase fria
São dois sensores de temperatura no motor. O de cima, é responsável pelo sistema de refrigeração do motor, o de baixo, é responsável pela central do motor e se esse não informar a temperatura correta, também poderá haver uma incompatibilidade de informações de temperatura do motor a central.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Motor engasgando ao pisar fundo na fase fria
Um dos maiores problemas nos Mondeo, é a fiação elétrica que resseca, descasca e começa a entrar em curto, dando informações erradas a central o que nos faz sair trocando sensores e não obter sucesso. Os scanners fazem leitura de sensores, não de fiação e se não obtém leitura ou leitura errada de um sensor, ele condena o sensor sendo que o problema pode estar somente na fiação.
O meu eu refiz toda a fiação ao redor do motor, só não refiz a fiação que sai da central e vai até aquela tomada quadrada, pois esse chicote ainda estava bom por dentro, sem fios ressecados e descascados, mas os que ficam junto do motor, todos eles descascam por ressecamento.
O meu eu refiz toda a fiação ao redor do motor, só não refiz a fiação que sai da central e vai até aquela tomada quadrada, pois esse chicote ainda estava bom por dentro, sem fios ressecados e descascados, mas os que ficam junto do motor, todos eles descascam por ressecamento.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Motor engasgando ao pisar fundo na fase fria
Levando em conta os vários relatos aqui no fórum e a fiação estar visivelmente ressecada, irei refazer a fiação e comento o resultado aqui.
Na busca por solução,antes de chegar aqui me deparei com um vídeo, e irei compartilhar o link aqui para ajudar quem também tiver esse problema. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A falha é a mesma, foram trocadas outras peças e o problema era o alternador. Fica a dica pro pessoal, sempre pesquisar.
Abraços
Na busca por solução,antes de chegar aqui me deparei com um vídeo, e irei compartilhar o link aqui para ajudar quem também tiver esse problema. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A falha é a mesma, foram trocadas outras peças e o problema era o alternador. Fica a dica pro pessoal, sempre pesquisar.
Abraços
Josiano Santos- Mensagens : 5
Pontos : 9
Data de inscrição : 28/12/2019
Localização : Santa Maria - RS
Re: Motor engasgando ao pisar fundo na fase fria
Olha amigo. O sensor de cima envia informações pra central, o de baixo informa o painel. Por isso quando vc tira o sensor de cima a central entra em modo de emergência. Nesse momento ela usa outros parâmetros pra manter o motor funcionando. Nao quer dizer que o sensor está ruim, tem testes pro sensor. Ideal como ja foi dito é verificar toda a fiação primeiro. So pra informação eu ja fiz toda fiacao do meu, troquei sensores maf, de temperatura, troquei reparos de bicos, e vedações onde imaginare um defeito similar nunca deixou de existir...então eu aceitei kkk...boa sorte!
Compartilho agora um comportamento que notei hoje, e que pode mudar a direção do problema:
No momento que eu desconecto o sensor de temperatura e ligo o carro (a central pega os valores padrão, ventoinha já arma ao ligar o carro, etc..), essa falha não acontece, o motor funciona sem falhas.
Detalhe: sensor de temperatura novo, ventoinha armando e desarmando na termperatura correta.[/quote]
Compartilho agora um comportamento que notei hoje, e que pode mudar a direção do problema:
No momento que eu desconecto o sensor de temperatura e ligo o carro (a central pega os valores padrão, ventoinha já arma ao ligar o carro, etc..), essa falha não acontece, o motor funciona sem falhas.
Detalhe: sensor de temperatura novo, ventoinha armando e desarmando na termperatura correta.[/quote]
Marcelo Lima- Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 42
Localização : Diadema
Re: Motor engasgando ao pisar fundo na fase fria
Olá Josiano, ao executar a recuperação do chicote da fiação elétrica é interessante fazer uso de Fita Isolante LÍQUIDA.
Sim, é isso mesmo Fita Isolante LÍQUIDA:
R$22,90/50ml - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
V53,28/200ml - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Use a fita isolante líquida em primeira camada (sobre os fios já descascados) e depois cubra os fios com uma segunda camada, essa feita com Fita Isolante AutoFusão (Ex.: 3M Scotch 23BR).
A bisnaga de 50ml dá para cobrir todo o a fiação do chicote, desde usada com racionalidade (ponha numa tampinha de refrigerante e aplique com um pincelzinho). Se preferi adquirir a lata de 200ml, irá sobrar bastante. Conserve o restante da lata dentro da geladeira.
Faça um teste prático dos sensores de temperatura com um soprador de ar quente (cuidado para não derretê-lo!).
Sim, é isso mesmo Fita Isolante LÍQUIDA:
R$22,90/50ml - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
V53,28/200ml - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Use a fita isolante líquida em primeira camada (sobre os fios já descascados) e depois cubra os fios com uma segunda camada, essa feita com Fita Isolante AutoFusão (Ex.: 3M Scotch 23BR).
A bisnaga de 50ml dá para cobrir todo o a fiação do chicote, desde usada com racionalidade (ponha numa tampinha de refrigerante e aplique com um pincelzinho). Se preferi adquirir a lata de 200ml, irá sobrar bastante. Conserve o restante da lata dentro da geladeira.
Faça um teste prático dos sensores de temperatura com um soprador de ar quente (cuidado para não derretê-lo!).
suwds- Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 18/06/2016
Idade : 45
Localização : Maceió - Alagoas
Re: Motor engasgando ao pisar fundo na fase fria
Não use fita isolante líquida, use espaguetes termoretráteis. Fita isolante líquida além de volumosa, poderá sofrer com a incidência de óleo do motor e o calor dele. Eu usei espaguetes termoretráteis no meu e são a melhor opção, pois não fazem volume, são fáceis de serem colocados principalmente em conectores onde os fios ficam bem próximos, pois isolar um conjunto de fios usando essa líquida, poderá na hora de colocar, fazer encostar um fio no outro.
Sobre o alternador, ele causa sim diversos problemas no carro quando o regulador não mantém os 14,2V de tensão constantes, muitas vezes ficando em 13, alguma coisa e isso afeta sim o funcionamento, já que a central trabalha com informações de 0,1V em cada sensor e se a tensão de entrada está baixa, todas as leituras feitas também estarão e com isso, mau funcionamento do motor, inclusive o super aquecimento dele já que a tensão enviada pelos sensores de temperatura serão inferiores ao que a central entenda que precise ligar as ventoinhas.
Sobre o alternador, ele causa sim diversos problemas no carro quando o regulador não mantém os 14,2V de tensão constantes, muitas vezes ficando em 13, alguma coisa e isso afeta sim o funcionamento, já que a central trabalha com informações de 0,1V em cada sensor e se a tensão de entrada está baixa, todas as leituras feitas também estarão e com isso, mau funcionamento do motor, inclusive o super aquecimento dele já que a tensão enviada pelos sensores de temperatura serão inferiores ao que a central entenda que precise ligar as ventoinhas.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Motor engasgando ao pisar fundo na fase fria - Atualização
Olá pessoal.
Após a troca do chicote dos bicos o problema foi resolvido.
Para quem tem interesse o chicote é esse: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Outro detalhe importante: Há outro tópico aqui que fala sobre solavancos ao tirar o pé do acelerador ou pisar muito rápido, é um problema semelhante a bobina mas no meu caso a troca do chicote também resolveu esse problema, pois o chicote, além de ir ao sensores de temperatura e TPS, também vai até os bicos.
Link do tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Obrigado a todos que responderam, espero que esse tópico sirva para outras pessoas que venham a ter esse problema.
Abraços
Após a troca do chicote dos bicos o problema foi resolvido.
Para quem tem interesse o chicote é esse: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Outro detalhe importante: Há outro tópico aqui que fala sobre solavancos ao tirar o pé do acelerador ou pisar muito rápido, é um problema semelhante a bobina mas no meu caso a troca do chicote também resolveu esse problema, pois o chicote, além de ir ao sensores de temperatura e TPS, também vai até os bicos.
Link do tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Obrigado a todos que responderam, espero que esse tópico sirva para outras pessoas que venham a ter esse problema.
Abraços
Josiano Santos- Mensagens : 5
Pontos : 9
Data de inscrição : 28/12/2019
Localização : Santa Maria - RS
Re: Motor engasgando ao pisar fundo na fase fria
Obrigado pelo seu retorno sobre o problema. Nesses carros, 75% dos problemas que parecem ser do motor, são elétricos e a maioria dos mexânicos troca peças culpam partes mecânicas, a começar pelo atuador da lenta que muitos ignorantemente chamam de motor de passo, generalizando tudo de forma errada.
Só para deixar claro, bobina solenóde tem dois fios, motor de passo tem quatro fios.
Certamente outros irão ver esse tópico e também tirarem suas dúvidas, por isso é que se dá preferência a fóruns e não grupinhos inúteis em redes sociais e zapzap, pois em uma pesquisa na internet, nunca irão aparecer esses grupinhos nos resultados das buscas, mas já os fóruns, aparecem em peso para ajudar a todos que precisam.
Só para deixar claro, bobina solenóde tem dois fios, motor de passo tem quatro fios.
Certamente outros irão ver esse tópico e também tirarem suas dúvidas, por isso é que se dá preferência a fóruns e não grupinhos inúteis em redes sociais e zapzap, pois em uma pesquisa na internet, nunca irão aparecer esses grupinhos nos resultados das buscas, mas já os fóruns, aparecem em peso para ajudar a todos que precisam.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
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