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Pedal da embreagem
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Pedal da embreagem
Bom dia, a embreagem do meu Mondeo 97/98 estava funcionando perfeitamente, sem patinar nem arranhar marchas, porém, hoje mais cedo quando fui retirá-lo da garagem, o pedal da embreagem desceu completamente... o que pode ser? Atuador do pedal ou atuador que fica dentro da caixa de marchas?
marlubra- Mensagens : 45
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Re: Pedal da embreagem
marlubra escreveu:Bom dia, a embreagem do meu Mondeo 97/98 estava funcionando perfeitamente, sem patinar nem arranhar marchas, porém, hoje mais cedo quando fui retirá-lo da garagem, o pedal da embreagem desceu completamente... o que pode ser? Atuador do pedal ou atuador que fica dentro da caixa de marchas?
Olá.
Bom, o atuador assim como o cilindro mestre da embreagem um dia poderão estragar, não são eternos. A primeira coisa a ser vista é o nível do fluído de freio que tem que ser o DOT 4 e nunca o DOT 3, pois é o fluído de freio que abastece a embreagem hidráulica do carro e se o nível do fluído ficou muito baixo, entra ar no sistema e o pedal baixa mesmo.
Verifique o nível do fluído de freio e sangre o sistema de embreagem e para isso, precisará de alguém para te ajudar nisso.
Na capa seca que une o câmbio ao motor, verá que tem um caninho que sai de uma abertura retangular que deve ter ainda uma borracha de vedação ao redor desse caninho, mas muitos Mondeo já não tem mais essa borracha, ficando visível o volante da embreagem.
Veja que chave que encaixa no sextavado desse caninho, deve ser uma chave 8, não me lembro agora exatamente.
Peça para alguém pedalar o pedal da embreagem várias vezes e depois de umas 8 pedaladas, peça para manter o pedal todo pressionado no fundo e você abra esse tubinho com a chave e veja se sai ar do sistema junto com o fluído e feche rapidamente para que não volte a entrar ar.
Feito isso, peça para a pessoa dentro do carro pedalar novamente e segurar o pedal novamente no fundo e você abra novamente esse tubinho deixe sair um pouco de fluído e ar se estiver e feche novamente bem rápido.
Repita essa operação até ter certeza que só sai fluído de freio sem nenhuma bolha de ar e sempre cuidando o nível de fluído no reservatório para ele não baixar muito e entrar ar novamente.
Se após esse procedimento de sangria não voltar a funcionar a embreagem, deverá sim mandar a uma oficina para trocar o atuador da embreagem que deve ter estourado retentor e vazado, pois para trocar o atuador, tem que retirar o motor.
LaercioLMB- Mensagens : 3795
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marlubra gosta desta mensagem
Re: Pedal da embreagem
Olá Laercio,
Mais uma vez, obrigado. Problema resolvido!!
Mais uma vez, obrigado. Problema resolvido!!
marlubra- Mensagens : 45
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Data de inscrição : 15/07/2014
Re: Pedal da embreagem
marlubra escreveu:Olá Laercio,
Mais uma vez, obrigado. Problema resolvido!!
Como fez para resolver?
LaercioLMB- Mensagens : 3795
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Data de inscrição : 03/01/2014
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marlubra gosta desta mensagem
Re: Pedal da embreagem
Exatamente do jeito que você postou, Laercio!
Realmente era o fluido de freio (DOT 4) baixo, e tinha entrado bastante ar no sistema...
Completei o nível do fluido com motor frio e o mecanico fez a sangria enquanto eu bombeava o pedal, que não demorou a subir.
Realmente era o fluido de freio (DOT 4) baixo, e tinha entrado bastante ar no sistema...
Completei o nível do fluido com motor frio e o mecanico fez a sangria enquanto eu bombeava o pedal, que não demorou a subir.
marlubra- Mensagens : 45
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Data de inscrição : 15/07/2014
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