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OPINIAO VENTUINHA

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Mensagem  gilberto.ferreir@live.com Qui Out 30, 2014 8:22 am

bom dia,laercio conversei com vc dias atras e estou fazendo a limpeza do sistema conforme vc me passou.mas tbem gostaria de saber de sua opiniao ,se for instalado um cebolao para q a ventuinha LIGA MAIS CEDO..GRATO GILBERTO

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OPINIAO VENTUINHA Empty Re: OPINIAO VENTUINHA

Mensagem  LaercioLMB Qui Out 30, 2014 4:49 pm

Não sei te dizer sobre isso, pois não sou muito a favor da gente mudar o que engenheiros projetaram.
Se fosse engenheiros brasileiros até vai, pois a maioria hoje não sabe nada mesmo, vai tudo no achismo, mas engenheiros europeus a coisa muda.
Muita coisa é ligada na central do carro e fazer algo que mude a programação da central, ela pode gerar erros depois na leitura com o scanner.


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OPINIAO VENTUINHA Empty ventoinha

Mensagem  joao Qua Jan 21, 2015 6:12 pm

no meu mondeo instalei cebolao, falar de modificar um carro novo ou seminovo é uma coisa nao recomendavel, agora um carro com quase vinte anos que liga ventoinha a 103 graus com mangueiras usadas em um pais de 35 graus, ai deixar tudo original nem sempre e possivel.




Última edição por joao em Sáb Jan 24, 2015 12:30 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem  LaercioLMB Qui Jan 22, 2015 8:59 am

Estranho, o meu está todo original e a temperatura está igual a do seu.
Normalmente trabalhando a temperatura não passa do meio da escala e em dias quentes vai até o A de normal e também não passa disso e só chega no A se o carro ficar em um congestionamento, fora isso, o ponteiro não passa do meio da escala.
Por que será isso?


Talvez seja pelo radiador estar limpo, as mangueiras estarem limpas, o bloco do motor e suas galerias estarem limpas, a água ser desmineralizada e não de torneira e aditivo sintético e não mineral e  o principal de tudo, os difusores de ar que tem em volta do radiador, todos estarem lá como deveriam estar, o que força o ar que entra pela frente do carro, a passar totalmente pelo radiador.

Radiador suja e entope, água de torneira cria crostas dentro do motor que dificulta tanto a circulação da água quanto da refrigeração do motor e essas mesmas crostas entopem os vasos do radiador.


A ventoinha é acionada a 90° e não a 103°, pois existem dois estágios na ventoinha e não apenas um.

E um detalhe, perdeu ar quente dentro do carro, pois o ar condicionado não esquenta, somente gela, a parte de ar quente quem faz é a água quente do motor que no seu, não tem mais.
Bom, pode ter ar condicionado no verão, mas não tem ar quente no inverno.


Última edição por LaercioLMB em Qui Jan 22, 2015 9:48 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : u)
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Mensagem  joao Qui Jan 22, 2015 6:25 pm

voce esta equivocado amigo, olha o manual original do mondeo em ingles.
mondeo mkII 2.0 16v

arma a ventoinha 1o estagio 100 graus
2o estagio 103
desarma a 96 graus.

com o cebolao arma a 92 graus
desarma 89 graus.

no meu caso especifico o 1o estagio do meu parou de funcionar e na epoca nao achei
nenhum eletricista disposto a resolver.

agora a 5 anos com o carro, fiz motor e conheco quase todo a eletrica dele e como funciona o modulo da injecao por isso optei por cebolao, no meu caso meu carro trabalha mais sossegado.
mais a opcao importante é usar instrumentos de precisao para medir a temperatura, alem de utilizar scanner para acompanhar. lembro que o sensor dágua apenas informa nivel de resistencia a central injecao.
37kohms - 27 graus - 1,7k a 2,3 aprox. carro a 100 graus ou seja. resumindo se o sensor dagua estiver oxidado, ou agua suja ou fio do sensor ao modulo velho, tudo isso aumenta a resistencia e logicamente quando o modulo ler 2,3kohms seu carro vai estar la pelos 110 graus..pensando o modulo estar a 100 graus
e so ai vai ligar a ventoinha, ai a pessoa ta correndo risco. o maior causador dos zetec ir pro taxo e quando vaza agua e o sensor sem agua acelera o carro e o sensor do painel mostra no meio...quando o motorista perceber ja era.

joao

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Mensagem  LaercioLMB Qui Jan 22, 2015 6:44 pm

Isso é verdade, sensor do radiador sujo, altera a leitura da central e altera a temperatura de ligar a ventoinha. Mas o meu está tudo ok, sem esquentar muito o motor, tanto é que nem pressão dentro do reservatório de expansão tem quando o motor está quente, pois posso abrir com cuidado a tampa do reservatório e não levanta a água e nem jorra água para fora. Tampa do reservatório trocada, pois também tem vida útil.
Essas suas conexões plásticas, fez com que material? ABS ou PVC?
De qualquer forma, tudo limpo e em bom estado, não há motivo para ser alterado nada e o meu está funcionando muito bem.
Válvula termostática trocada por uma motorcraft, pois essa válvula tem vida útil e não é eterna.
Água do reservatório trocada com o aditivo correto, sintético e nunca mineral, sensores da ventoinha e temperatura novos, sensor do radiador limpo, pois a creolina pura faz milagres.
Radiador limpo, pois mandei desmontar o radiador e limpar os capilares, pois acumula sujeira no radiador e com o tempo, não circula a água como deveria.
Desse que eu estou usando agora só não limpei ainda dentro do bloco, pois não precisei abrir o motor para nada, pois nem baixando óleo ele está e é um motor com 90000 km agora, peguei o carro com 84000 km, ano 96 e pouco uso, pois o outro que deixei para tirar peças, parou de rodar com 148000 km.
Não sou a favor de mudar o funcionamento de um carro e não houveram erros, são os mexânicos brasileiros que botam dificuldade em tudo que dá trabalho.
Está cada dia mais difícil de encontrar um mecânico, pois a maioria é só troca peça, vai trocando peça até o motor funcionar e não tem a menor ideia do real problema que tinha.
Tanto é que o Mondeo que tenho agora, tinha até parafuso na borboleta da TBI para ver se a lenta aumentava e quanto mais se abre a borboleta do TBI, mais fecha a válvula da lenta do motor, por tanto, isso dá uma ideia de como não sabem nada esses mecânicos de hoje.
O que tenho agora estava com a EGR trancada, sensor da EGR desligado, pois havia quebrado o conector dele e nem se deram ao trabalho de tentar ligar de novo, só isolaram os fios com fita isolante, a lenta oscilava como se eu ficasse o tempo todo pisando e soltando o acelerador e do nada o carro apagava, esquentava muito, era uma bomba ambulante arriscando a fundir o motor a qualquer momento e agora está tudo funcionando otimamente bem, pois está tudo funcionando como veio da fábrica e como deveria ser.
Sou totalmente contra adaptações e gambiarras, pois se funciona bem com, para que mudar?
Concordo em usar peças alternativas quando as originais não são mais encontradas, mas mudar o funcionamento, isso é outra história.
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