.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Moldura do painel
Junta de amianto EmptySex maio 17, 2024 11:33 am por LaercioLMB

» RESOLVENDO PROBLEMAS DO MONDEO TRAVAS E ALARME,SISTEMA DE AGUA
Junta de amianto EmptySex maio 17, 2024 11:30 am por LaercioLMB

» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
Junta de amianto EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
Junta de amianto EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
Junta de amianto EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Junta de amianto EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Junta de amianto EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Junta de amianto EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Junta de amianto EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB


Junta de amianto

4 participantes

Ir para baixo

Junta de amianto Empty Junta de amianto

Mensagem  sergioch2006 Seg maio 04, 2015 1:02 pm

Olá pessoal, tudo bem?

Meu Mondeo v6 está no hospital. Infelizmente se foi a junta do cabeçote. Não chegou a ferver, notei antes uma leve fumaça saindo do motor. Acredito que foi-se de velha mesmo.
Andei pesquisando na net e só achei kits inteiros de juntas, e caros, em torno de R$ 1.500,00.
Como a Dilma não tá ajudando, as Dilmas estão raras. Daí pensei em colocar juntas de amianto. Alguém aqui já usou? Saberiam me dizer se posso usar nesse motor de 2.5L, 170 cv?
Ou, se alguém mora em São Paulo ou sabe onde posso encontrar a junta mais "em conta"! Very Happy Very Happy
Imaginem, R$1.500,00 nas juntas mais R$ 1.200,00 a mão-de-obra do mecânico. Isso sem falar nos retentores de válvula e a retífica. (Não sei se tem retífica esse motor, pois é de alumínio).

gracias,

sergioch2006

Mensagens : 17
Pontos : 27
Data de inscrição : 10/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  LaercioLMB Seg maio 04, 2015 5:28 pm

Junta mondeo 2.5

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ou

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Retirado desse link

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não duvido nada que o motor do Mondeo 2.5 e do Taurus 2.5 não sejam os mesmos.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  Perfil excluido Seg maio 04, 2015 6:23 pm

sergioch2006 escreveu:Olá pessoal, tudo bem?

Meu Mondeo v6 está no hospital. Infelizmente se foi a junta do cabeçote. Não chegou a ferver, notei antes uma leve fumaça saindo do motor. Acredito que foi-se de velha mesmo.
Andei pesquisando na net e só achei kits inteiros de juntas, e caros, em torno de R$ 1.500,00.
Como a Dilma não tá ajudando, as Dilmas estão raras. Daí pensei em colocar juntas de amianto. Alguém aqui já usou? Saberiam me dizer se posso usar nesse motor de 2.5L, 170 cv?
Ou, se alguém mora em São Paulo ou sabe onde posso encontrar a junta mais "em conta"! Very Happy Very Happy
Imaginem, R$1.500,00 nas juntas mais R$ 1.200,00 a mão-de-obra do mecânico. Isso sem falar nos retentores de válvula e a retífica. (Não sei se tem retífica esse motor, pois é de alumínio).

gracias,

tem retifica sim Sergio, eles preenche as falhas com solda de aluminio e torneiam pra voltar a medida original.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  LaercioLMB Seg maio 04, 2015 6:36 pm

As sedes de válvulas são anéis em aço temperado e os guias de válvula são tuchos de aço temperado, ambos são trocados e as sedes de válvulas na maioria das vezes é feito somente um assentamento de válvula, nada mais. Somente os guias é que são trocados quando há desgaste.
As peças em alumínio do cabeçote não entram em contato direto com as válvulas.
O assentamento de válvula é feito usando pasta de esmerilhar válvulas, aplicando a pasta na válvula e esfregando a válvula em movimentos circulares na sede, ajustando a válvula na sede e cada válvula tem sede própria, não pode ser trocada de lugar devido a esse assentamento a não ser que ao montar as válvulas, se faça todo o assentamento novamente, o que é recomendado mesmo que se compre válvulas novas.
As únicas coisas que são retificadas em um motor são os cilindros, o virabrequim e o comando de válvulas, embora o comando de válvulas seja somente polido e não retificado, nada mais, pois mancais de virabrequim e comando são usinados, cabeçote é aplainado e não retificado, até mesmo porque retificar alumínio, entope a pedra da retífica.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  sergioch2006 Seg maio 04, 2015 8:30 pm

LaercioLMB escreveu:Junta mondeo 2.5

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ou

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Retirado desse link

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não duvido nada que o motor do Mondeo 2.5 e do Taurus 2.5 não sejam os mesmos.

Obrigado pelos links Laercio.

Fiquei em dúvida, o mecânico disse que é uma junta só, mas liguei pra memorial e eles disseram que são duas. Você saberia me informar o correto?

sergioch2006

Mensagens : 17
Pontos : 27
Data de inscrição : 10/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  sergioch2006 Seg maio 04, 2015 8:34 pm

LaercioLMB escreveu:As sedes de válvulas são anéis em aço temperado e os guias de válvula são tuchos de aço temperado, ambos são trocados e as sedes de válvulas na maioria das vezes é feito somente um assentamento de válvula, nada mais. Somente os guias é que são trocados quando há desgaste.
As peças em alumínio do cabeçote não entram em contato direto com as válvulas.
O assentamento de válvula é feito usando pasta de esmerilhar válvulas, aplicando a pasta na válvula e esfregando a válvula em movimentos circulares na sede, ajustando a válvula na sede e cada válvula tem sede própria, não pode ser trocada de lugar devido a esse assentamento a não ser que ao montar as válvulas, se faça todo o assentamento novamente, o que é recomendado mesmo que se compre válvulas novas.
As únicas coisas que são retificadas em um motor são os cilindros, o virabrequim e o comando de válvulas, embora o comando de válvulas seja somente polido e não retificado, nada mais, pois mancais de virabrequim e comando são usinados, cabeçote é aplainado e não retificado, até mesmo porque retificar alumínio, entope a pedra da retífica.

Pôôô, você entende de retífica hein Laercio! Já trabalhou com isso? rsrsrsrs
Fiquei até com medo de tanta coisa necessária na retífica desse motor. Estou na expectativa agora de abrir o motor para ver os danos, mas, como não ferveu, torço pra que uma simples plaina no cabeçote resolva. Posso torcer por isso será?
E quanto às juntas de amianto? Aqui em Blumenau tem uma fábrica, e o mecânico disse que é beeeem mais em conta. Vale a pena o risco? Resolve o problema de vedação?
E mais uma vez, obrigado.

sergioch2006

Mensagens : 17
Pontos : 27
Data de inscrição : 10/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  sergioch2006 Seg maio 04, 2015 8:37 pm

Obrigado Carlos, com eu postei, estou na expectativa de não ter sofrido danos o cabeçote.

sergioch2006

Mensagens : 17
Pontos : 27
Data de inscrição : 10/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty re:

Mensagem  Leo Bispo Seg maio 04, 2015 9:08 pm

Boa noite pessoal,há muito tempo não comento nada pois tive problemas pessoais que incluíam tb minha SW...Mas deixemos de lado por enquanto.
Estou partindo para a segunda troca de junta de cabeçote,por motivo de instalação incorreta.Coloquei junta de "amianto" nas duas vezes e acredito que não terei problemas pois estou fazendo retífica completa de cabeçote.(o meu é 4 cil).O preço da original é muito maior ao da paralela em um motor muito gasto e rodado não acredito que valha o investimento.
Leo Bispo
Leo Bispo

Mensagens : 104
Pontos : 124
Data de inscrição : 01/06/2013
Idade : 50
Localização : Taboão da Serra-Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  sergioch2006 Seg maio 04, 2015 9:13 pm

Leo Bispo escreveu:Boa noite pessoal,há muito tempo não comento nada pois tive problemas pessoais que incluíam tb minha SW...Mas deixemos de lado por enquanto.
Estou partindo para a segunda troca de junta de cabeçote,por motivo de instalação incorreta.Coloquei junta de "amianto" nas duas vezes e acredito que não terei problemas pois estou fazendo retífica completa de cabeçote.(o meu é 4 cil).O preço da original é muito maior ao da paralela em um motor muito gasto e rodado não acredito que valha o investimento.

Obrigado Leo. Valeu pela dica. Outra coisa que me falaram é que pra usar a original, dependendo do dano no motor, tem que retificar o bloco e o cabeçote, porque senão fica com falhas e a original de metal não cobre. Usando a de amianto, ela se adapta melhor no caso de algum desnível do bloco. Será?

sergioch2006

Mensagens : 17
Pontos : 27
Data de inscrição : 10/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty re:

Mensagem  Leo Bispo Seg maio 04, 2015 9:26 pm

Por nada parça... Realmente ao utilizar a junta de amianto vc consegue dar uma sobrevida ao cabeçote mas qto ao fato de ter de fazer retífica de bloco não julgo necessário a não ser se tuas camisas riscaram com a contaminação da junta queimada.Na parte de baixo do cabeçote tem uma marca que indica qdo a peça não dá mais retífica mas com uma tabela específica tb é possível saber se pode usar junta de aço ou não.
Leo Bispo
Leo Bispo

Mensagens : 104
Pontos : 124
Data de inscrição : 01/06/2013
Idade : 50
Localização : Taboão da Serra-Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  LaercioLMB Seg maio 04, 2015 10:52 pm

O motor V6 são duas juntas de cabeçote, pois são dois cabeçotes que o motor V6 tem.
Sobre a junta de amianto, não recomendo, pois o problema de juntas queimarem não tem nada a ver com a vida do motor e sim pelo maus aperto dos parafusos do(s) cabeçote(s).
Todo o cabeçote tem que ser reapertado com o motor quente e a maioria não faz ou nunca fez isso e juram que não precisa.
Quando você ou seja quem for, for reapertar um cabeçote com o motor ainda quente, irá ver que parece que os parafusos nunca fora apertados na vida,
Por que isso?
Simples, quando o motor esquenta, a junta cede com o calor, para vedar bem todas as partes entre o cabeçote e o bloco do motor e se não reapertarmos o cabeçote com o motor ainda quente, haverá folgas entre o cabeçote e o bloco e junta terá que suportar toda a compressão do motor diretamente e por isso ela não irá durar muito.
Ao reapertar o cabeçote com o motor ainda quente, como a junta cedeu com o calor, teremos um novo aperto entre cabeçote e bloco e isso fará a junta vedar muito melhor todo o conjunto e a comp0ressão do motor não afetará a junta e é para isso que existem aqueles anéis metálicos ao redor dos cilindros na junta e é por isso também que não se deve usar juntas sem os anéis de metal.
Por que eu sei tanto assim de retíficas e montagem de motores?
Tenho um Jeep e uma Rural 4X4 e a uns anos atrás eu participava de competições 4X4 e muitas vezes chegava a estourar um motor por final de semana e durante a semana eu tinha que desmontar o motor, mandar para a retificadora e montar tudo de novo, peguei uma prática em retirar e recolocar motores, desmontar e montar motores e quando desmontei pela primeira vez um ZETEC, encontrei a dificuldade de reapertar o motor ainda quente por causa do comando de válvulas, que teve que ser retirado com o motor ainda quente e quando reapertei os parafusos, estavam todos frouxos.
Por isso é que tem tanto zetec queimando junta, os mexânicos não reapertam com o motor quente e alguns só dizem para que o dono do carro volte lá umas semanas depois para reapertar e o fazem com o motor frio, coisa que já nem adianta mais, pois a junta já começou a estragar.
A ligar o motor pela primeira vez após ser montado, se deixa ele esquentar até a ventoinha ligar, quando ligar, desligue o motor e rapidamente remova a tampa de válvulas e os comandos e reaperte o cabeçote, depois não precisa ter pressa em remontar tudo, pois o reaperto já foi feito.
Por que eu quebrava motor quase que uma vez por semana no Jeep?
Por que muitas vezes batia o cárter em pedras ou algo que furava o cárter e vazava o óleo, outra vezes entrava água no motor e dava calço hidráulico ou entrava água no cárter e misturava água no óleo e eu tinha que retirar o motor, desmontar tudo, limpar tudo e remontar tudo de novo e nem sempre precisava ir para a retificadora, mas quando precisavam, eu ligava para a retificadora e eles vinham em casa buscar as peças a serem retificadas.
Uma vez eu empenei o cabeçote do motor que era cabeçote de ferro e não de alumínio e um mecânico, pai de um amigo meu, que era mecânico de carros de competição me ensinou a reapertar o cabeçote com o motor quente, nunca mais tive problema de cabeçote empenado e junta queimada.
Os problemas nos motores não estão nos motores, estão naqueles que mexem nos motores, pois o motor ZETEC foi feito para durar 400.000 km e pela má manutenção, óleo errado, troca de óleo não feita corretamente ou feita fora do prazo, os motores dão problema já com 100.000 km e uns até com menos.
Volto a repetir, o problema não são os motores e sim quem cuida deles.

PS: Há um ditado que diz; - O barato sai caro.

Vocês devem estar pensando que eu sou cheio da grana, mas não, conto cada centavo que ganho, gasto com peças originais para não precisar gastar mais com mecânicos ou mais peças e principalmente meu tempo em ter que fazer tudo de novo por não fazer da forma certa antes.
aprendi errando, pois todos erram uma vez, mas insistir no erro é burrice.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  sergioch2006 Ter maio 05, 2015 7:42 am

Legal Laercio,
É um sonho antigo meu conseguir fazer isso que você faz, desmontar, montar e cuidar do carro como ele deve ser cuidado. Nunca consegui realizar, pois, como não tenho casa própria ainda, e, no momento, moro em um apartamento, não tenho espaço pra "brincar".
Mas é muito legal essa dica do reaperto, inclusive estive falando com o mecânico dia desses e ele já dizia que se a junta é boa, nem precisa reaperto. Porém, vejo muito mais lógica na sua análise empírica. Razz
O problema de eu colocar peças originais, é que o mecânico não terá, com certeza, o capricho necessário para obter o benefício que o custo proporcionaria, fazendo assim com que todo meu investimento vá para o ralo.
Fiquei em dúvida quanto ao reaperto à quente no motor do meu mondeo, porque ele tem uma peça grande em cima, que não lembro o nome no momento, e abaixo dela é que vem a tampa de válvulas e o restante. Inclusive, depois da afirmação do mecânico de que o motor teria só uma junta, fiquei com medo de entregar pra ele e o cara não ter noção do que tá fazendo. Crying or Very sad Crying or Very sad
Se alguém tiver alguma dica de mecânico aqui em Blumenau-SC, agradeço. Very Happy
Vou tentar achar na internet um passo a passo de desmontagem desse motor Duratec 2.5 v6, e também vou acompanhar na oficina, pois o mecânico fica nos fundos da empresa em que trabalho, assim posso dar umas fugidinhas pra acompanhar, de vez em quando. Smile

Mais uma vez, obrigado pelo compartilhamento de conhecimento Laercio.

sergioch2006

Mensagens : 17
Pontos : 27
Data de inscrição : 10/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  LaercioLMB Ter maio 05, 2015 8:17 am

De nada Sergio.
O mecânico que olhou seu carro, não deve ter aberto o capo para ver que é um V6 e pensou se tratar de um ZETEC 16V 2.0, por isso que ele falou ser somente uma junta.
Sobre o reaperto, muitos acessórios não precisam serem colocados para ligar o motor pela primeira vez, como no ZETEC 16V, as capas das correias de comando, as capas de proteção do escapamento são peças que não precisam serem montadas logo de início, para facilitar espaço e tempo para reabrir o motor ainda quente.
Pelas fotos do motor, tem uma carenagem de plástico que não precisa ser colocada para ligar o motor a primeira vez, mas temos mesmo que retirar o coletor de admissão que fica em cima, mas nada que seja um problema, basta olhar bem e imaginar a forma rápida de retirar tudo o mais rápido possível.
Junta boa ou não, todo o motor tem que ser reapertado e eu sempre usei juntas SABÓ e sempre ao reapertar o cabeçote, parecia que os parafusos nunca foram apertados antes.
É preferível um trabalhinho a mais antes para não ter um prejuízo enorme depois.
Mecânicos em nosso país está cada vez mais difícil, pois a maioria é somente troca peças, ainda mais atualmente que existe scanner nos carros que dizem o defeito e o cara vai lá e troca a peça que o scanner condenou e se auto intitulam mecânicos especializados, quando na verdade, não fazem a menor ideia de que servem os sensores que tem em um carro atualmente e se derem a eles um carro com distribuidor, platinado e carburador, onde não tem um scanner para dizer a eles onde está o defeito, eles não fazem a menor ideia de como e onde começar a procurar o defeito.
Um exemplo que dou.
O Mondeo que tem problemas com a elétrica. Entra um fio em curto, o motor falha, o tal "mecânico" passa o scanner no carro, a central avisa que o atuador da marcha lenta não está funcionando, o cara vai lá e troca o atuador e o defeito continua, passa o scanner novamente sem ter zerado a central e o scanner novamente acusa o atuador da marcha lenta.
O que o cara faz então?
Sai trocando tudo e os chicotes descascando pelos fios ressecados e aumentando os problemas e o scanner cada vez dá uma leitura nova e o cara condena o motor, manda o dono vender o carro, pois é uma bomba que só vai dar problemas e mais um monte de bla bla bla de quem não tem a menor noção de como funciona.
É o mito que o Mondeo pegou, de carro problema por causa daqueles que se dizem "mecânicos" e que não fazem a menor ideia de como um motor realmente funciona, isso sem falar nos tantos que enchem o carro de gambiarras para eliminar problemas, como desativar a EGR, desativar a PCV e por aí vai, pois acham que é besteira, que o carro não precisa daquilo pois os mais velhos não tinham e funcionavam.
O custo de consertar um Mondeo agora está alto devido a tantas gambiarras que foram feitas nele com o passar dos anos, pois se tudo tivesse sido feito como deveria desde o início, não teriam problemas.
O motor ZETEC foi feito para durar 400.000 km e já teve motor que durou 1.602.000 km e era um taxi.
Porque durou tanto tempo?
Por que o dono fazia todas as manutenções preventivas nele como deveriam ser feitas, mas a maioria dos brasileiros só quer saber de sentar no banco e sair e que se danem as manutenções, gastar dinheiro pra quê se o carro está bom!!
Bom até a hora de dar pau em tudo por não ter sido cuidado como deveria.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  sergioch2006 Ter maio 05, 2015 10:21 am

Concordo plenamente com você Laercio.

Eu tive um Zetec 1.8 SW, e gostava muito do carro, principalmente pelo espaço pras crianças, tenho duas pequenas em casa. Smile
Mas me desfiz dele porque, por burrice, financiei a compra. Antes de gastar R$ 16.000,00 num carro que hoje está avaliado em R$ 6.000,00, passei pra frente, pois era um carro de praia, e estava desmanchando por baixo, e além do custo do financiamento, iria me dar muito gasto na manutenção.
Mas eu e minha esposa gostávamos muito do carro.
Agora, o Mondeo, realmente, tem má fama enorme. Porém, como meu interesse principal é conforto e ter um carro bom para viagens, principalmente aqui nas serras de Santa Catarina, achei uma boa aquisição esse V6. Não ligo muito pro consumo, pois trabalhando o dia todo a 7 km de casa, o gasto mesmo é nos passeios de final de semana com a família, e isso não é custo, é lazer. Very Happy
Adorei o carro, mas infelizmente, 2 meses após a compra, se foi essa junta, subindo a serra. Eu tinha acabado de arrumar os freios e os amortecedores. Depois da experiência da SW, fiquei avesso à financiamentos, daí estou arrumando o carro aos poucos, para comprar à vista as peças.
Encontrei diversas delas no ML, há um Marcelo em Ribeirão Preto se não me engano, que tem quase todas as peças necessárias, você já conhece ou já comprou dele? Será confiável o envio da peça correta? O kit de juntas custa R$ 1.050,00 com ele, enquanto que na memorial está R$ 1.800,00.

sergioch2006

Mensagens : 17
Pontos : 27
Data de inscrição : 10/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  LaercioLMB Ter maio 05, 2015 11:50 am

Sergio, não sei te dizer sobre esse mecânico, pois fiquei com o pé atrás com todos. Ele até pode ser bom, mas até que eu tenha certeza, é igual a todos os outros.
Compartilho da sua dificuldade em encontrar peças e fazer a manutenção como deveria, é complicado mesmo e nos dias de hoje a coisa tá bem complicada.
Quando compramos um Mondeo, temos que estar super atentos a tudo, mas infelizmente sempre haverá a possibilidade de algo passar despercebido.
Quando compramos um Mondeo, não podemos esperar ganhar dinheiro com ele, a não ser que ele esteja com um valor muito baixo e não tenha muito o que fazer, como uma oportunidade que perdi em um Mondeo 98 por R$5.000,00 que estava inteiro e o cara só queria vender para liberar espaço na garagem do condomínio.
Eu não tinha o dinheiro na hora e abrir um financiamento o carro iria de 5000 para quase 10000 e esse valor eu não iria recuperar de forma nenhuma.

LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Junta de amianto Empty Re: Junta de amianto

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos