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Temperatura normal de funcionamento

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Mensagem  Gregor j. pomnitz Sex Jun 26, 2015 10:08 pm

Olá pessoal!!!Fiz uma revisão geral no meu Mondeo clx 2.0 1997 e nessa revisão troquei a válvula termostática pois o carro sempre rodava frio e o ar quente não esquentava bem.Porem após a troca da mesma percebi que ele esquenta bem mais rápido mas sempre com o ponteiro antes da metade.Queria saber se é normal e qual a temperatura ideal de trabalho dele para eu saber se tem algo errado no meu...
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jun 27, 2015 8:01 am

Ele tem que esquentar rápido sim, mas a temperatura normal de trabalho o ponteiro fica bem no meio do marcador, no R no noRmal, podendo chegar as vezes até o A do normAl em dias quentes e trânsito muito lento, mas se ligar o ar condicionado, a temperatura do motor não pode passar do R do noRmal.
Jamais use água da torneira, ela tem minerais que criam crostas dentro do motor e prejudicam a correta circulação da água dentro do motor.
Use somente água desmineralizada RADIEX ou qualquer outra água para baterias e use aditivo sintético para radiador, jamais use aditivo mineral pelo mesmo motivo da água.
3 litros de aditivo e 3 litros de RADIEX e tenha a certeza de ter retirado todo o ar do sistema.
Como ver isso?
Entre as velas, tem dois parafusos na tampa do cabeçote e retirando eles, coloque a água até sair por esses furos, dessa forma retira todo o ar de dentro do motor, pois ar dentro do motor muitas vezes faz com que o motor aqueça além do normal.
Temos que retirar a tampa de válvulas para ter acesso a esses dois parafusos do cabeçote de válvulas, mas note, são os dois parafusos que ficam entre as velas e não os que ficam em baixo dos comandos de válvulas.
Outra coisa, verifique se existem ainda todos os defletores de ar em volta do radiador, principalmente o de baixo do radiador que a maioria dos Mondeo já não tem mais e isso também prejudica a refrigeração correta do motor, pois o defletor impede que o ar que entra pela frente do carro, saia por outro lado que não seja através do radiador.
Existe e defletores de ar, uma em cada lado e um em baixo, o meu já está faltando o de baixo e tenho que comprar outro urgente.
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Sáb Jun 27, 2015 7:14 pm

poisé amigo,o meu nunca chega na metade a temperatura e outra coisa ele liga a ventoinha antes de chegar na metade,meu carro não tem problema de esquentar e sim de estar sempre frio o que pode ser??
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Mensagem  Perfil excluido Sáb Jun 27, 2015 11:22 pm

válvula termostática é acionada pela temperatura e não são todas que si acionam com a mesma temperatura, dependendo da marca eles usam um material diferente que pode si acionar antes ou depois da temperatura que deveriam si acionar, no caso do meu ele marca ate o (A) do Normal e aciona a ventoinha e no (O) do Normal ela se desliga, mas a válvula abre um pouco antes da ventoinha ser acionada, sensores de temperatura também cada tipo tem sua marca de calor para si acionar, as vezes só porque a peça tem a mesma rosca ou tamanho da original os mexanicos usam ela sem dar bola pra qual fator de trabalho ela funciona.
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Mensagem  LaercioLMB Dom Jun 28, 2015 7:53 am

Gregor j. pomnitz escreveu:poisé amigo,o meu nunca chega na metade a temperatura e outra coisa ele liga a ventoinha antes de chegar na metade,meu carro não tem problema de esquentar e sim de estar sempre frio o que pode ser??
Sem válvula termostática.
Muito cortam o miolo da válvula termostática pensando que motor tem que trabalhar frio e não tem, é errado isso.
Alguns anos eu cheguei a pensar também que motor quanto mais frio, melhor, mas eu estava muito errado.
Todas as válvulas termostáticas começam a abrir de 80° em diante, variando conforme a marca e especificação do motor.
Todos os sensores de temperatura acionam as ventoinhas também a partir de 80°, dependendo da marca e especificação do motor.
Nenhum motor trabalha frio, a maioria trabalha a 90° de temperatura e o Mondeo trabalha com um temperatura um pouco maior, por isso é extremamente obrigado usar aditivo sintético para radiador, pois a função principal do aditivo é elevar a temperatura de ebulição (fervura para quem não sabe) da água que normalmente é de 100 ° C ao nível do mar.
Por que ao nível do mar?
Por que quanto mais alto estivermos em relação ao nível do mar, a temperatura de ebulição da água diminui devido a queda da pressão atmosférica, mas isso já é outra aula diferente.
Mas por que o motor não pode trabalhar frio?
Todo metal se dilata com o calor e encolhe com o frio, é da física dos metais isso e não temos como mudar e tdas as peças de um motor são calculadas as folgas já contando com essa dilatação dos metais com o calor do motor para ficarem ajustados corretamente.
Um conjunto camisa / pistão a medida que vai esquentando com as explosões que ocorrem dentro do cilindro, vai dilatando gradativamente, pouca coisa, mas dilata e se o motor fora das camisas estiver frio demais, não acompanhando o calor interno, os cilindros não irão dilatar igualmente como os pistões estão dilatando com o calor e isso provoca um maior atrito entre camisa e pistão e consequentemente, maior desgaste de anéis, camisa e pistões, vindo a fazer a vida útil do motor cair muito.
Não é à toa que um motor projetado para durar 400.000 km, estando com 100.000 já precise de uma retífica, pois a maioria do povo brasileiro que não faz questão nenhuma de aprender o correto e o por que das coisas, saem fazendo tudo no eu acho que não precisa disso. Falo em que não faz questão nenhuma de aprender para não dizer coisa pior.
O Mondeo que tenho agora quando o peguei, a temperatura não saía do O de nOrmal e custava a chegar ali, o que me alertou a abrir rapidamente o alojamento da válvula termostática e para a minha surpresa, haviam cortado a válvula de deixado tudo aberto.
Ontem andando com o carro de uma cidade a outra, cidades vizinhas, reparei que o meu o ponteiro da temperatura fica exatamente no meio do R e do M do noRMal, exatamente como o outro ficava e todos os que conheço que estão funcionando bem, estão.
Quando o fluxo do trânsito aperta, a temperatura chega no a de normAl e a ventoinha aciona e a temperatura volta entre o R e o M novamente.
O motor não pode trabalhar frio demais e nem quente demais e é por isso que sensores de temperatura não se deve usar compatíveis, pois podem ser compatíveis com roscas e conectores, mas não são em temperaturas.
A central eletrônica do motor trabalha tendo como base a leitura de temperatura que está fazendo do motor e se ela recebe informação errada da temperatura, também irá trabalhar de forma errada, pensando estar certo o que está lendo.
Por esse motivo é que a maioria das adaptações não são nada recomendadas fazer, mas muita gente que jura que sabe algo, insiste em dizer que não precisa disso, que funciona igual, igual uma ova.
Motor ligar é uma coisa, funcionar bem é outra bem diferente.

Os sensores de temperatura do Escort 16V e da primeira linha da Ecosport são os mesmos do Mondeo, pois usam o mesmo motor ZETEC 16V.
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Dom Jun 28, 2015 11:40 am

Bom pessoal!Fiz um reset no carro e hj pela manha liguei ele e analisando o funcionamento dele,ele demorou um pouco para esquentar e quando chegou um pouco antes do "R" do normal ele ligou as ventoinhas até o "O" e ele fica assim nunca chega no "R" do normal.Foi trocado a válvula termostática mas pelo jeito deve ter sensor de temperatura estragado ou errado ae!!!Só uma duvida...o sensor que lia a ventoinha é aquele que fica embaixo da válvula termostática??E o ar quente não esquenta bem fica "morninho"não sei se é defeito no ar quente ou por o carro não esquentar suficiente (já olhei mangueiras e não está isolado) espero que me ajudem na empreitada!!
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Mensagem  LaercioLMB Dom Jun 28, 2015 12:16 pm

O sensor de temperatura que fica em baixo da válvula termostática é o que envia dados a central e ao painel.
O sensor de temperatura que fica em cima da válvula termostática é o que aciona a ventoinha e para conferir isso, com o motor ligado, desconecte esse sensor e verá que a ventoinha liga mesmo com o motor frio.
O sensor de pressão do reservatório de expansão do ar condicionado, aciona a ventoinha quando o ar condicionado é ligado.
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Dom Jun 28, 2015 1:19 pm

poise...olhando bem a fundo notei que o sensor de baixo está vazando um pouco de água parece ser por dentro do bulbo será que ele está informando a temperatura errada pro painel e ventoinhas???o que vocês me recomendam fazer???Trocar os dois sensores??
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Mensagem  LaercioLMB Dom Jun 28, 2015 3:05 pm

Troque só o de baixo antes, para não gastar dinheiro à toa.
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Dom Jun 28, 2015 5:40 pm

Outra coisa amigos!!!Notei que depois que fiz a fiação dele nova e fiz essa revisão---troca de velas/correias/óleo/filtros/vazamentos...enfim uma primeira revisão para colocar na estrada ele ficou dando uma "pipocadinhas" em marcha lenta e noto que depois de quente quando vou ligar ele afoga,demora pra ligar sabe...será ponto errado quando trocou a correia dentada??pois ele não fazia isso antes de arrumar...unica coisa que não trocamos foi cabos de vela...mas não troquei por gosto pois aparentemente eles estão ótimos e como ele não falhava com velas e cabos velhos então decidi trocar só velas...o que vcs acham disso??
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Mensagem  LaercioLMB Dom Jun 28, 2015 6:38 pm

Não existe ponto em um motor zetec e na maioria dos motores de hoje.
Então como ele sabe o momento de dar a faísca nas velas?
Através do sensor de fase que fica no bloco do motor e controla a rotação do volante do motor e identifica a posição do virabrequim para que a central possa acionar a sequencia de ignição.
Existe é sincronismo entre o comando de válvulas e o virabrequim e isso sempre existiu, até nos carros que tinha distribuidor com platinado, se não fizesse a sincronização correta do comando de válvulas com o virabrequim as válvulas não iriam trabalhar no tempo exato.
Sendo assim, esqueçam isso de ponto do motor, não tem ponto para ser ajustado.
Pode sim ter sido montado errado o conjunto de comando de válvulas com o virabrequim e isso pode sim causar falha no funcionamento do carro e inclusive bater os pistões nas válvulas se esse sincronismo ficar muito fora.
Válvulas fora de sincronismo podem fechar tarde e diminuir a compressão do motor, que dificulta dar a partida no motor.
Pode haver mal contato no conector do atuador de marcha lenta como pode também o atuador de marcha lenta estar travando.
Problemas com a marcha lenta do carro, cheque;
Compressão / vácuo
Bicos injetores
Bomba de gasolina.
Sonda lambda
Atuador da marcha lenta
Medidor de massa de ar (MAF)
Medidor de pressão do ar de admissão (MAP)
Sistema de ignição.

Quando o motor fica ruim de ligar quando está quente, temos que verificar;
Sensor de posição da borboleta da TBI.
Medidor de massa de ar (MAF)
Atuador de marcha lenta
Sensor de temperatura do ar.
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Dom Jun 28, 2015 6:56 pm

Poise eu notei o carro amarrado,quando frio ele pega bem mas depois de quente afoga,antes o carro era bem bom,torque andava pra caramba e eu achei ele atado mesmo...falo isso de ponta Laércio pq nos carro antigos com distribuidor seria só dar uma adiantada nele e pronto....e no meu parece issoafoga depois de quente e fico embuchado sabe???
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Mensagem  LaercioLMB Dom Jun 28, 2015 7:05 pm

Dar uma adiantada no ponto nos carros antigos não era resolver o problema, era mascarar ele.
Todo o carro tem seu ponto de ignição exato e não pode ser alterado, pois o motor além de esquentar mais, terá alteração no desempenho e na autonomia, mesmo que pareça estar funcionando bem.
Primeira coisa a fazer é zerar a central de ignição dele (EEC)
Como fazer isso.
Desconecte a bateria do carro e coloque os cabos em curto, sem a bateria, de forma a descarregar mais rapidamente a memória da central, pois se só desconectar a bateria, terá que esperar pelo menos uns 20 minutos.
Feito isso, depois de deixar os cabos em curto por uns 30 segundos, religue eles na bateria e ligue o carro, deverá ficar oscilando lenta e podendo até apagar o motor, pois a central ainda não sabe nada do carro.
rode com ele por uns 20 minutos, de preferência em uma rodovia acelerando ele até uns 100 km/k e soltando devagar o acelerador até ele chegar a uns 60 km/h, mas não precisa fazer isso de sopetão, é só para a central identificar abertura da borboleta e diferentes leituras de mistura ar combustível, dessa forma a central irá reconhecer todo o carro novamente e ajustar o motor pelo padrão da fábrica.
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Dom Jun 28, 2015 7:18 pm

Como mencionei Laércio logo acima fiz um reset com curto nos cabos e deixei toda a noite e de manha recoloquei os cabos...(primeiro o positivo) liguei a chave e virei arranque e deixei ele funcionando até ligar e desligar a ventoinha sem tocar em acelerador nem em nada...foi assim que aprendi a fazer reset nos meus carros com IE...mas nesse caso ele pegou com lenta perfeita fez tudo como deve (tirando a temperatura como citei antes)só noto que o motor não está liso sabe...dá leves pipocadas na lenta e ficou embuchado e depois de quente afoga e ae quando pega faz isso que tu disse...oscila a lenta as vezes até apaga de tanto que oscila...só queria largar o carro com o assunto mastigado pro mecânico para não ter mais dores de cabeça (lembrando novamente o carro com chicotes ruins e sem revisão estava perfeito)
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Dom Jun 28, 2015 7:21 pm

Se tiver Facebook Laércio me passa...como somos do sul tenho dois mondeos para te apresentar que estão a venda...e até mesmo pra trocar umas ideas...
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Mensagem  LaercioLMB Dom Jun 28, 2015 7:33 pm

Eu até tenho o face, mas não uso. Detesto redes sociais.
Podemos conversar aqui e postar fotos aqui mesmo, pois além de abrir um campo de possíveis compradores para seus carros, nós e muitos outros aprenderemos mais coisas sobre Mondeo.
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Dom Jun 28, 2015 7:41 pm

OK!!!E quanto a minha duvida?
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Mensagem  LaercioLMB Dom Jun 28, 2015 8:01 pm

Sobre a sua dúvida, quem fez o chicote?
Terá que testar atuador de marcha lenta, sensor de posição da borboleta do TBI e principalmente verificar o conector do chicote dos bicos injetores.
Outro detalhe, veja se não foi colocado errado o conector do bico injetor 4 com o sensor de posição do comando de válvulas.
Eu já coloquei invertido isso e o motor não ficou bom. Não pelo bico 4 não injetar e sim pela central não ter a leitura correta da posição do comando de válvulas.
No link abaixo, mostra o esquema elétrico do motor e como testar cada sensor.
Não se tem como dizer é isso ou aquilo sem testar item por item, pois são várias coisas que podem dar o mesmo sintoma.

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Mensagem  Gregor j. pomnitz Dom Jun 28, 2015 8:55 pm

Quanto ao chicote dos bicos eu comprei aquele que o carlos mandou o link do ML...e o restante a gente reformou(somente ressecados claro)mas tirando o chicote dos bicos os outros que estavam ruins eram dos pressostátos do ar condicionado e das ventoinhas...o resto estavam em boas condições...mas quanto o conector do comando e 4° bico não teria que ficar em 3 cilindros??
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Mensagem  LaercioLMB Dom Jun 28, 2015 9:01 pm

Fica, mas é fácil passar despercebido se o motor está bom.
Não fica igual tobatinha como os com distribuidor e platinado.
Nessa situação, ou a gente arremanga e mete o braço no serviço ou manda alguém fazer, não tem como te dizer é isso exato ou aquilo exato, tem que testar para ver, pois tem pelo menos 4 sensores diferentes que podem te dar o mesmo sintoma e só testando cada um deles para saber.
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Dom Jun 28, 2015 9:15 pm

Ok!!Amanha vou fazer isso e se tiver uma solução posto aqui!!!Desde já agradeço a atenção Laércio!!!!
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Mensagem  Perfil excluido Seg Jun 29, 2015 3:19 pm

toda vez que for trocar correia dentada tem que fazer a troca do jogo de velas também, outra coisa que causa bastante falha é zinabre no conector dos cabos de vela na bobina, e entrada de ar falsa, um ponto onde pode ocorrer entrada de ar e muitas vezes revisam tudo que é mangueira mas esquece dele é o anel de vedação da caixa de ar da tbi, pode acontecer de todas as mangueiras estar em boas condições mas si esse anel deixar entrar um pouquinho de ar ja fica pipocando a aceleração.
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Seg Jun 29, 2015 5:58 pm

Então amigos!!!!Hoje descobri dois fios soltos do novo chicote que comprei dos bicos...eram os dois fios do sensor do comando de válvulas...quando foi colocado o chicote esse dois escaparam para traz e ficaram mau conectados...essa é a boa noticia,a ruim é que ainda está igual....ele dá leves pipocadas em marcha lenta,não é liso sabe??e por exemplo se vou fazer uma ultrapassagem e coloco uma terceira ele vai embuchado até uns 4500rpm a 5000rpm dae parece que alinha e tu sente que o carro pula pra frente....por isso disse nos posts anteriores que o carro está embuchado....não troquei cabos de velas amigos será isso???parado ele acelera normal tu só nota essas "pipocadas"e andando na estrada tu acelera e le vai embuchado até uns 5000rpm depois desenvolve como um motor de 130cv mesmo....
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Mensagem  LaercioLMB Seg Jun 29, 2015 6:29 pm

Cabos de velas nunca irão nos mostrar que estão ruins.
Pode ser cabos?
Até pode, mas está mais para algum mal contato nessa fiação do chicote "novo".
Como tinha um conector com defeito, não duvido que tenha algum outro no sensor da borboleta, no atuador da lenta e coisas assim.
Convém retirar esse chicote e verificar todos os contatos de todos os conectores.
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Seg Jun 29, 2015 6:53 pm

Eu acho mais provável o sincronismo do virabrequim com os comandos....eu tenho quase certeza que meu mecânico só travou os comandos e não colocou o micro comparador para verificar o PMS...Ouvi fala em videos que esse sincronismo um pouco fora ele fica falhando assim!!!vou verificar isso!!
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