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MONDEO GLX 95 - CÂMBIO AUTOMÁTICO ESTRANHO... (RESOLVIDO)
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MONDEO GLX 95 - CÂMBIO AUTOMÁTICO ESTRANHO... (RESOLVIDO)
Pessoal, tenho a 8 anos um Ford Mondeo GLX 1995 FG automático, de procedência, carro muito conservado e nestes anos somente necessitou de manutenção preventiva, como óleo, filtros, pastilhas de freio e troca de correia dentada e esticadores. Troquei o fluído ATF a uns 6 anos e como rodo pouco com o carro, não chegou a 15000 rodados após a troca. Acontece que de um mês pra cá o carro faz um ruído em marcha como se tivesse "cantando" "inheééééééééé", parecido com o ruído de quando a poly V molha e desliza no esticador. O ruído aumenta junto com a aceleração e parece vir da caixa de câmbio automática CD4E. O carro até então andava normal, com pressão hidráulica normal e trocas de marcha ok mesmo com o ruído contínuo, até que a duas semanas começou a retardar a troca de marcha da segunda para a terceira. Ele simplesmente patinava porém engatava a marcha. As demais marchas OK. De anteontem pra cá passou a dar um tranco forte no engate da primeira e da segunda quando está frio. A quente troca sem tranco. O curioso é que o carro anda bem, tem força e todas as marchas engatam. O fluído (Texamatic 7045E Dextron III) está clarinho e no nível. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Grato a todos.
Última edição por Antoniorafilho em Sex Set 18, 2015 10:15 am, editado 1 vez(es)
Antoniorafilho- Mensagens : 18
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Re: MONDEO GLX 95 - CÂMBIO AUTOMÁTICO ESTRANHO... (RESOLVIDO)
Tem feito a troca de óleo da caixa corretamente junto com o filtro da caixa?
Não adianta só trocar o óleo se não trocar o filtro de óleo.
Que tipo de óleo está usando na caixa, pois postos de gasolina não costumam ter o óleo correto para os câmbios Ford, sejam eles manuais ou automáticos.
Já passei por isso com um câmbio manual que troquei o óleo em um posto e o câmbio ficou pesado para trocar marchas, levei na Ford e tive que trocar o óleo novamente além de ter que limpar a caixa por dentro.
O óleo do câmbio manual do Mondeo só a Ford tem, posto de gasolina não tem, não adianta e o do câmbio automático acredito ser a mesma coisa.
Óleo é tudo igual!!!
Não é mesmo, cada fórmula tem viscosidades e propriedades únicas e a Ford é campeã em ter óleos exclusivos para que os carros sejam obrigados a ir para as revisões em concessionárias mesmo se não, perdem a garantia.
Não adianta só trocar o óleo se não trocar o filtro de óleo.
Que tipo de óleo está usando na caixa, pois postos de gasolina não costumam ter o óleo correto para os câmbios Ford, sejam eles manuais ou automáticos.
Já passei por isso com um câmbio manual que troquei o óleo em um posto e o câmbio ficou pesado para trocar marchas, levei na Ford e tive que trocar o óleo novamente além de ter que limpar a caixa por dentro.
O óleo do câmbio manual do Mondeo só a Ford tem, posto de gasolina não tem, não adianta e o do câmbio automático acredito ser a mesma coisa.
Óleo é tudo igual!!!
Não é mesmo, cada fórmula tem viscosidades e propriedades únicas e a Ford é campeã em ter óleos exclusivos para que os carros sejam obrigados a ir para as revisões em concessionárias mesmo se não, perdem a garantia.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: MONDEO GLX 95 - CÂMBIO AUTOMÁTICO ESTRANHO... (RESOLVIDO)
Pode ir correndo trocar o Óleo, tenho um também ano 95.
Se você está verificando pela vareta a cor, ela pode está omitindo a real situação do óleo. Aconteceu isso comigo, esse tranco na troca da 1 para segunda acontece quando o óleo já está preto e o ruído também é tipico, quando por exemplo tiramos o carro do D e colocamos em N.
se quiser experimentar, coloca um litro de óleo novo na caixa de câmbio e roda por uns 2 dias, vai perceber que a lubrificação começa a voltar ao normal.
Porém recomendo que troque mesmo, tente fazer a troca anualmente, e neste caso faz uma troca agora e daqui a uns 1000 km troca novamente pois na troca pelo carter não sai todo óleo, apenas 3,5 litros e o excesso.
Se você está verificando pela vareta a cor, ela pode está omitindo a real situação do óleo. Aconteceu isso comigo, esse tranco na troca da 1 para segunda acontece quando o óleo já está preto e o ruído também é tipico, quando por exemplo tiramos o carro do D e colocamos em N.
se quiser experimentar, coloca um litro de óleo novo na caixa de câmbio e roda por uns 2 dias, vai perceber que a lubrificação começa a voltar ao normal.
Porém recomendo que troque mesmo, tente fazer a troca anualmente, e neste caso faz uma troca agora e daqui a uns 1000 km troca novamente pois na troca pelo carter não sai todo óleo, apenas 3,5 litros e o excesso.
thiagosc- Mensagens : 37
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Re: MONDEO GLX 95 - CÂMBIO AUTOMÁTICO ESTRANHO... (RESOLVIDO)
Acertou em cheio Thiago. Hoje a tarde cismei de trocar o fluído apesar de estar clarinho. Retiramos quase 4 litros. Depois da troca o carro mudou. Trocas de marcha sem trancos e sem qualquer patinada. Perfeito. Porém agora a noite começou a pingar água por baixo do carro e chega até embaçar o para brisa. Amanhã vejo se é radiador ou alguma mangueira. Fico pensando se tem alguma relação pois o radiador refrigera também o fluído. Mas já fico aliviado do câmbio estar ok. Valeu Thiago. Abraço.
Antoniorafilho- Mensagens : 18
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Data de inscrição : 08/09/2015
Re: MONDEO GLX 95 - CÂMBIO AUTOMÁTICO ESTRANHO... (RESOLVIDO)
A maioria acha que câmbio não precisa trocar óleo por que não tem combustão na caixa de marchas, mas estão enganados, tem que trocar sim.
O óleo aquece com o atrito das peças e perde sua eficiência aumentando o atrito entre as peças e o desgaste delas, o que acaba por danificar totalmente uma caixa de marchas.
Óleo tem que ser trocado sim e pelo menos a cada 25000 km se quiserem que o carro dure sem dar problemas.
Ahhh, mas eu não vou ficar com o carro tanto tempo.
É por pensamentos assim que os carros estão virando sucatas e quem compra, não gosta de receber uma bomba. Então por que criar uma bomba para passar adiante?
Óleo fica velho, sujo, perde viscosidade e para de ajudar e começa a danificar o motor e o câmbio.
Bons tempos em que se lubrificava os pivôs de suspensão que agora a maioria é tudo bucha de borracha que não dura nada.
O óleo aquece com o atrito das peças e perde sua eficiência aumentando o atrito entre as peças e o desgaste delas, o que acaba por danificar totalmente uma caixa de marchas.
Óleo tem que ser trocado sim e pelo menos a cada 25000 km se quiserem que o carro dure sem dar problemas.
Ahhh, mas eu não vou ficar com o carro tanto tempo.
É por pensamentos assim que os carros estão virando sucatas e quem compra, não gosta de receber uma bomba. Então por que criar uma bomba para passar adiante?
Óleo fica velho, sujo, perde viscosidade e para de ajudar e começa a danificar o motor e o câmbio.
Bons tempos em que se lubrificava os pivôs de suspensão que agora a maioria é tudo bucha de borracha que não dura nada.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: MONDEO GLX 95 - CÂMBIO AUTOMÁTICO ESTRANHO... (RESOLVIDO)
Obrigado Thiago e Laércio pelos comentários. O carro está ok. Após resolver o problema do câmbio automático com a troca de fluído, resolvi o problema do vazamento de água com a troca da mangueira superior do radiador que estava com um cortezinho perto da abraçadeira. Carro está top para dirigir. Câmbio com trocas macias, no tempo certo e confortáveis. Reparo feito e carro 100%.
Antoniorafilho- Mensagens : 18
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Data de inscrição : 08/09/2015
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