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Limpeza do sistema de arrefecimento

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Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 2 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Seg Mar 14, 2016 1:47 pm

Boa tarde Laércio, encontrei algumas informações sobre o sistema dos ventiladores da ventoinha. Não consigo enviar imagens pelo fórum, assim enviei para o seu e-mail. Até mais, PAblo.

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Mensagem  Perfil excluido Seg Mar 14, 2016 6:31 pm

nao tenho muito conhecimento nestas funções mas parece que a baixa da ventoinha é a velocidade normal dela, nao tem rele nem nada pra regular ela, o que aciona ela é o sensor de temperatura que serve como um interruptor, entao no caso da ventoinha na baixa nao dar conta de resfriar em caso de dias muito quente o sensor informa que continua aquecendo e entao aciona o relé pro segundo estagio velocidade alta da ventoinha ligar, no caso o 1º estagio finciona com uma capacidade de carga menor que é o resistor que dinimui a garga pra ela girar menos, e o rele é uma ponte por fora do resistor que faz a ventoinha receber os 12v pra girar na velocidade alta, mas é simples de testar isso, é so remover o conector da ventoinha e fazer uma ligação direta da bateria pra ventoinha, uma vez com o resistor e depois sem o resistor vai identificar as velocidades dela.
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Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 2 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Perfil excluido Seg Mar 14, 2016 6:40 pm

oh mesmo com pouco conhecimento escrevi mais ou menos o que mostra neste video, fiquei curioso sobre essa peça e fui pesquisar, funciona assim mesmo.
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Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 2 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Seg Mar 14, 2016 7:48 pm

Muito bom o vídeo que você indicou Carlos, fala das possibilidades de defeito da velocidade baixa. Fiquei com uma dúvida, no vídeo ele fala que pode ser um problema no sensor de temperatura, que envia a informação para acionar o 1º estágio. Este sensor no mondeo é aquele que fica localizado na parte de cima da válvula termostática? Até mais, Pablo.

pvs

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Mensagem  LaercioLMB Seg Mar 14, 2016 10:52 pm

Esse sensor aciona a ventoinha, agora se é na baixa também não sei, pois troquei o do meu e a ventoinha continua acionando somente a alta.
Não é defeito do resistor, pois se retirar o relé da alta, a ventoinha fica funcionando somente na baixa.
Não é ar no sistema, pois na estrada a ventoinha nem precisa ser acionada, a temperatura não sai do meio da escala, só na cidade no para e arranca que a temperatura sobe e a ventoinha não entra na baixa antes, só direto na alta..
Vi hoje que o resistor é mesmo só fixado na caixa da ventoinha, que bom isso, me tirou um problema.
Mas sei que todos os Mondeo tem que ter uma capa fechando o radiador nos lados e em baixo e a maioria já não tem mais isso, os dois meus não tem isso, mas tem que ter e isso pode afetar sim na refrigeração do motor em baixas velocidades.
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Mensagem  Perfil excluido Qua Mar 16, 2016 8:22 pm

pvs escreveu:Muito bom o vídeo que você indicou Carlos, fala das possibilidades de defeito da velocidade baixa. Fiquei com uma dúvida, no vídeo ele fala que pode ser um problema no sensor de temperatura, que envia a informação para acionar o 1º estágio. Este sensor no mondeo é aquele que fica localizado na parte de cima da válvula termostática? Até mais, Pablo.

deixando claro que o que eu sito nos comentários é relacionado ao meu mondeo, CLX 1.8 16v 96 nao tenho nenhum conhecimento relacionado a os outros modelos, por isso nao sei se nos outros modelos as coisas sao iguais, bom no corpo da válvula termostatica tem 2 sensores, o de cima aciona a ventoinha o de baixo acredito que seja o que envia informação pro painel de instrumento, mas vou me inteirar melhor desde caso pra ter as informações mais concretas, sendo que um sensor podia fazer todo serviço de acionar a ventoinha e informar no painel, agora porque precisa ter dois nao to bem certo da função do que fica em baixo.
mas assim que eu me inteirar mais sobre o assunto posto aqui.
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Mensagem  LaercioLMB Qua Mar 16, 2016 9:14 pm

O de baixo é o que informa a temperatura no painel mesmo, você está certo.
O de cima é um termostato que liga e desliga a ventoinha, mas ele envia essa informação a central, não diretamente a ventoinha, pois desligando esse conector dele, a central assume que o termostato abriu e com isso, aciona a ventoinha através do relé da caixa de fusíveis.
Os Mondeo que tem duas ventoinhas, tem dois relés na caixa de fusíveis, um para a baixa e o outro para a alta, já o que tem somente uma ventoinha, tem somente um relé que aciona a alta e não faço a menor ideia de como é acionada a baixa, pois se retirar o relé da alta com a ventoinha ligada, só fica funcionando a baixa.
A não ser que tenha alguma gambiarra no chicote do meu, que só ficarei sabendo quando desmontar ele para pintar e refazer esse chicote.
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Mensagem  Perfil excluido Qua Mar 16, 2016 9:34 pm

LaercioLMB escreveu:O de baixo é o que informa a temperatura no painel mesmo, você está certo.
O de cima é um termostato que liga e desliga a ventoinha, mas ele envia essa informação a central, não diretamente a ventoinha, pois desligando esse conector dele, a central assume que o termostato abriu e com isso, aciona a ventoinha através do relé da caixa de fusíveis.
Os Mondeo que tem duas ventoinhas, tem dois relés na caixa de fusíveis, um para a baixa e o outro para a alta, já o que tem somente uma ventoinha, tem somente um relé que aciona a alta e não faço a menor ideia de como é acionada a baixa, pois se retirar o relé da alta com a ventoinha ligada, só fica funcionando a baixa.
A não ser que tenha alguma gambiarra no chicote do meu, que só ficarei sabendo quando desmontar ele para pintar e refazer esse chicote.

ah se ta funcionando sem risco de super aquecer, pra que mexer em time que ta ganhando neh.
o meu a temperatura vai ate o A do normal ai aciona a ventoinha, tambem nunca fui ver se é a alta ou baixa que aciona, e ela fica ligada ate o ponteiro voltar para O do normal, e fica assim entre O e A, mas quando estou andando sem muitas paradas no transito ele fica no O e é dificilmente a temperatura subir ate o A.
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Mensagem  LaercioLMB Qua Mar 16, 2016 11:49 pm

O problema é que o mondeo branco que ainda tenho, a temperatura nunca passou do meio da escala, nem em dias quentes no trânsito trancado.
Pode ver os carros que a temperatura chega em um determinado ponto e não sobe dali.
Se a temperatura está oscilando muito, tem algo errado e tenho que descobrir.
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Mensagem  pvs Sáb Mar 19, 2016 11:09 am

olá pessoal, hoje troquei o resistor da ventoinha, só para informação, existem dois parafusos no mesmo que devem ser removidos para trocar a peça. Eu soltei os dois parafusos que prendem a moldura da ventoinha e consegui abaixar o lado do resistor para trocar. Os parafusos são do calibre "7". No entanto, liguei o mondeo e fiquei controlando o marcador de temperatura e a temperatura com o scanner. Infelizmente chegou até o "L" do "normal" e acionou as duas ventoinhas. No scanner chegou até os 105°C. Vou tentar retirar o relé preto que o Laércio mencionou da caixa de fusível do motor quando acionar as duas ventoinhas para ver se a velocidade mais baixa funciona. Até mais, Pablo.

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Mensagem  LaercioLMB Sáb Mar 19, 2016 1:39 pm

Como eu imaginei, não é o resistor quem aciona o primeiro estágio, ele só limita a tensão da ventoinha no primeiro estágio e se a ventoinha do primeiro estágio não funciona mesmo, aí sim pode ser a resistência queimada o que não é o meu caso e não deve ser o seu também.
Preciso descobrir o que e onde aciona o primeiro estágio da ventoinha, pois é o primeiro está o responsável por estabilizar a temperatura do motor e em caso de trânsito engarrafado em dias quentes entra o segundo estágio da ventoinha.
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Mensagem  pvs Sáb Mar 19, 2016 6:58 pm

Olá Laércio e colegas, não sei se fiz o teste corretamente, mas acionei o ar condicionado para ligar as duas ventoinhas. Aí retirei o relê preto (nº2) na caixa do motor, e as ventoinhas não se desligaram. Será que este relê está estragado? Até mais, Pablo.

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Mensagem  LaercioLMB Sáb Mar 19, 2016 10:06 pm

Fez errado, pois o ar condicionado não pode estar ligado.
Veja lá quando eu expliquei se em algum momento falei de ar condicionado ligado.
Quando se liga o ar condicionado, é acionado outro sistema que aciona as ventoinhas para que o gás do ar condicionado seja refrigerado de forma correta, sendo assim, se você acabar de ligar o carro e ligar o ar condicionado, as ventoinhas vão ligar mesmo o motor estando frio.
Se o relé estivesse queimado, as ventoinhas não iriam acionar quando o motor chegava no L.
Tem que fazer o teste sem ligar o ar condicionado.

Tem que esperar o motor esquentar para ligar as ventoinhas ou desligar o conector do sensor de temperatura da ventoinha, aquele que fica em cima da válvula termostática.
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Mensagem  pvs Dom Mar 20, 2016 7:40 am

Eu  desliguei o sensor de temperatura do motor, e quando liguei o carro, as duas ventoinhas entraram em ação (modo segurança). Também procurei o que seria aquela peça que fica perto do resistor da ventoinha (parece um sensor). O código é o seguinte: 91AG10374BA. Conforme o manual do escort zetec, o mesmo é um diodo 3 Amperes. Alguém saberia me informar a função desta peça no sistema? Será que está associada no sistema das ventoinhas? O manual se encontra neste seguinte link:http://www.escortclube.com.br/ec/downloads/manuais/mk7/Catalogo%20MK7.pdf
A página é 337, item nº 17. Até mais, PAblo.

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Mensagem  LaercioLMB Dom Mar 20, 2016 9:28 am

A elétrica do Escort não é igual a elétrica do Mondeo, embora ambos possuam um motor semelhante.
Tanto é que o chicote principal do Escort não serve no Mondeo.
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Mensagem  pvs Dom Mar 20, 2016 10:43 am

Sei que a elétrica não é a mesma, mas alguns componentes possuem a mesma função. Segundo o vendedor desta peça, ela serve no mondeo é o rele do sensor de temperatura.

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Mensagem  LaercioLMB Dom Mar 20, 2016 11:13 am

Diodo não é relé e a única função de um diodo é limitar a corrente elétrica em um único sentido, ou seja, como se fosse uma válvula eletrônica que permite que a eletricidade circule em um único sentido.
Diodo de 3A, não dá nem para o gasto de uma ventoinha que precisa de um fusível de capacidade muito maior.
Tenho procurado o diagrama elétrico completo do Mondeo e está difícil de encontrar, pois se consegue mais facilmente o circuito da central EEC IV e V, mas não identifica as cores dos fios o que dificulta ainda mais já que teremos que desconectar a central e procurar pela lógica, conector por conector da central conforme o esquema fala para encontrar e conferir corretamente o que é, de onde veio e para onde vai para sabermos qual é a real função.
Aquele diodo pelo pouco que lembro, é da sonda lambda.
Estou com o chicote do branco fora do carro e vou dar uma olhada no diodo e onde ele está conectado.

Outro detalhe, se o seu Mondeo é o MK1, não adianta olhar o esquema elétrico do MK2, pois a central deles é diferente, uma é EEC IV e a outra é EEC V. Pinagem diferente de conexão embora tenham o mesmo número de pinos.
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Mensagem  pvs Dom Mar 20, 2016 1:55 pm

Encontrei este esquema elétrico para testar as ventoinhas do mondeo
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Mensagem  pvs Dom Mar 20, 2016 3:50 pm

Pessoal, gostaria de uma opinião de vocês, hoje fiz o teste conforme o Laércio informou, retirei o sensor de temperatura do motor e liguei o carro. Assim, o veículo identificou o problema e acionou as duas ventoinhas em alta velocidade. Após o acionamento das mesmas, retirei o relê preto (70 amperes) da caixa de fusível do motor. As duas ventoinhas diminuíram a velocidade, mas ficaram ligadas. Assim fiquei na dúvida, será que o primeiro estágio não aciona as duas ventoinhas, visto que sem o sensor de temperatura as duas funcionaram em alta velocidade? Até mais, PAblo.

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Mensagem  LaercioLMB Dom Mar 20, 2016 5:53 pm

70 A é fusível e não relé.
O relé é somente uma chave elétrica para acionar algo que puxa corrente elevada que uma chave normal não suportaria.
O relé preto é sim o responsável pelo acionamento da alta.
Aí é que está, tem o relé preto da alta, mas onde está o relé da baixa? O meu não tem esse relé e nem soquete vago sobrando para encaixar um.
Mas vamos identificar o seu carro, pois eu não lembro que ano ele é.
É um MK1 ou um MK2?
Esse esquema de teste de ventoinhas é somente para o MK2, não é igual ao MK1, pois até a pinagem na central é diferente.
No MK1 o pino 17 vai para o conector de diagnose do carro e o 68 não consta como ligado.
Temos que prestar bem atenção nisso.
Se o seu ao retirar o relé preto as ventoinhas ficam funcionando na baixa, é sinal de que a baixa não está sendo acionada no tempo certo, assim como no meu não está.
Nos resta testar a central como manda o manual e fazer o teste com a lâmpada de aviso para ver qual aviso ela nos dá, mas sinceramente, isso de ficar contando piscadas de lâmpada para identificar falhas não sei se vou me acertar com isso, mas parece que será o jeito já que não tem scanner que leia central EEC IV e difícil de encontrar scanner que leia EEC V. Pelo menos não os baratos perto de R$100,00, pois os de quase R$2000,00 certamente leem.

Aqui está o esquema do Mondeo MK1, tanto o automático quanto o manual.

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Uma coisa é certa, essas suas dúvidas estão me fazendo esclarecer até dívidas minhas e me fazendo procurar as coisas que até o momento estava com preguiça de fazer.
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Mensagem  pvs Dom Mar 20, 2016 6:21 pm

Realmente estas dúvidas me deixa apreensivo, pois não vejo a hora de solucionar as mesmas. O meu mondeo é MK2. Poderia ser a válvula termostática fechada o problema de elevar tanto a temperatura?

pvs

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Mensagem  LaercioLMB Dom Mar 20, 2016 11:04 pm

pvs escreveu:Realmente estas dúvidas me deixa apreensivo, pois não vejo a hora de solucionar as mesmas. O meu mondeo é MK2. Poderia ser a válvula termostática fechada o problema de elevar tanto a temperatura?

Poderia sim, mas eu coloquei uma nova e o problema continua.
Usar água comum no radiador causa oxidação da válvula termostática que depois de oxidar, pode travar aberta ou fechada.
Normalmente ela trava fechada.
Vou fazer uns testes com a que tenho aqui desmontada para ver se o retorno está fechando quando a válvula abre totalmente, pois comprei uma válvula paralela que foi a metade do preço, mas isso pode ser a causa do problema se a água não passar corretamente pelo radiador.
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Mensagem  Perfil excluido Seg Mar 21, 2016 1:51 pm

a serventia de um DIODO é pra interromper o retorno de energia, ele deixa a energia da bateria ir para ventoinha e como tem uma rede direta pra ventoinha que nao passa pelo resistor o diodo faz a função de nao deixar as duas redes funcionar juntas.
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Mensagem  Perfil excluido Seg Mar 21, 2016 2:05 pm

o motor pode ja esta quente mas enquanto a valvula nao se abrir a mangueira de entrada do radiador fica fria, faz um teste assim.
liga o motor, deixa esquentar e vai monitorando a mangueira de entrada do radiador, assim que a valvula abrir a mangueira vai esquentar, veja se a ventoinha aciona segundos depois e em qual posição no painel o ponteiro esta quando a valvula se abre, tem valvulas que abre em uma temperatura e tem outras que abre em outra temperatura, se sua valvula esta com a temperatura de acionamento errado ela pode esta se abrindo so depois que o sensor esta informando a temp la no L
na valvula tem escrito qual o grau maximo dela
a valvula do meu é de 95º e se abre quando marca A do normal.
mas tem valvulas que varia a resistencia dela 88º 91° 95° 100°
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Mensagem  LaercioLMB Seg Mar 21, 2016 2:36 pm

Sim, mas a válvula para o motor ZETEC 16V tem somente uma temperatura de trabalho, se tiver outras é sinal de que a válvula não é a do carro e nem vai funcionar corretamente no retorno de circulação da água.
Note que na carcaça da válvula, tem uma mangueira que sai e passa por um tubo metálico na frente do coletor de escapamento e a válvula termostática quando abre totalmente, fecha esse tubo de recirculação de água, obrigando a água quente a passar somente pelo radiador.
Se a válvula colocada ali não for a correta, ela não irá fechar esse tubo, permitindo assim que parte da água quente não passe pelo radiador e retornando ao bloco ainda quente, dificultando a refrigeração correta da água.

De fato, tem válvulas que abrem em diferentes temperaturas, mas não são do ZETEC 16V.
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