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me ajudem
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me ajudem
to com um problema nessa carro que ninguém resolve !! ele chega a 3,4 rpm quando coloco no neutro em movimento, ja troquei o atuador da marcha lenta, modulo de injeção e nada, meu mecânico por ultimo ta acusando meu tbi o corpo de borboleta , alguém aqui ja passou por isso ??
matheusbarretoo- Mensagens : 13
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Re: me ajudem
Respondi a sua pergunta no outro tópico onde você fez a mesma pergunta.
Evite de espalhar perguntas iguais no fórum, dificulta que as ajudam se concentrem e sirvam para outros com o mesmo problema.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: me ajudem
esse carro eu ja mexi no chicote da parte da ventoinha e do ar , inclusive mexi da caixa de fusível,
bateria minha e nova TUDOR
vc disse pra ver o chicote dos picos ? será que isso faria o carro acelerar em movimento ?
bateria minha e nova TUDOR
vc disse pra ver o chicote dos picos ? será que isso faria o carro acelerar em movimento ?
matheusbarretoo- Mensagens : 13
Pontos : 17
Data de inscrição : 21/03/2016
Re: me ajudem
esse atuador que disse de velocidade do carro localizado na caixa de câmbio, ele só num serve pra velocidade não ? ele controla o giro também ?
matheusbarretoo- Mensagens : 13
Pontos : 17
Data de inscrição : 21/03/2016
Re: me ajudem
Mexer não resolve nada. Trocou fios? Verificou se tem algum curto abrindo todo o chicote?
O atuador de velocidade informa a central e não o painel e é a central que envia informação ao painel da velocidade e não o atuador de velocidade do câmbio.
Ventoinha e ar tem algo a ver com os bicos?
Te falei para ver o chicote dos bicos.
O que fez nos demais chicotes? Emendou fios ou passou fita isolante?
O atuador de velocidade informa a central e não o painel e é a central que envia informação ao painel da velocidade e não o atuador de velocidade do câmbio.
Ventoinha e ar tem algo a ver com os bicos?
Te falei para ver o chicote dos bicos.
O que fez nos demais chicotes? Emendou fios ou passou fita isolante?
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
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Localização : Porto Alegre - RS
Re: me ajudem
quando falei ''mexi'' quis dizer que pois todo novo..
troquei coloquei os fios novos
troquei coloquei os fios novos
matheusbarretoo- Mensagens : 13
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Data de inscrição : 21/03/2016
Re: me ajudem
Não coloco meu carro na mão de qualquer curioso SOU extramente enjoado com esse carro, só mexo com os melhores da minha cidade e não faço porcaria ! mando fazer sempre o melhor não importa o valor
matheusbarretoo- Mensagens : 13
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Data de inscrição : 21/03/2016
Re: me ajudem
Sinto muito dizer, mas os seus melhores da cidade não são tão melhores assim, pois estão trocando tudo até acertar e não saberão o que foi.
Todos trocam o atuador e na maioria das vezes o problema não é o atuador e sim chicotes elétricos com problema.
A primeira coisa a ser feita é verificar toda a fiação do cofre do motor para evitar ficar trocando peças e não resolver nada, pois esses carros a maior parte dos problemas são fios ruins, descascados provocando curto circuito.
Pegue esse manual e xeque todos os sensores e veja nos sintomas, as possíveis causas, mas antes de checar sensores, cheque a fiação completa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Todos trocam o atuador e na maioria das vezes o problema não é o atuador e sim chicotes elétricos com problema.
A primeira coisa a ser feita é verificar toda a fiação do cofre do motor para evitar ficar trocando peças e não resolver nada, pois esses carros a maior parte dos problemas são fios ruins, descascados provocando curto circuito.
Pegue esse manual e xeque todos os sensores e veja nos sintomas, as possíveis causas, mas antes de checar sensores, cheque a fiação completa.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: me ajudem
Também acho, infelizmente estou a pé de profissional na minha região.. pra vc ter ideia essa semana liguei pra a BRACOM daqui de Campos rj, eles me disseram que não mexem mas nesse carro pelo ano
matheusbarretoo- Mensagens : 13
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Data de inscrição : 21/03/2016
Re: me ajudem
ouvi do chefe da mecânica da BRACOM que esse carro nao tem mais o aparelho la que dai ficaria difícil de achar o problema, que teria que ter um 'corpo' pra fazer troca de peças pro meu ate achar o problema
matheusbarretoo- Mensagens : 13
Pontos : 17
Data de inscrição : 21/03/2016
Re: me ajudem
Não se preocupe, pois todos nós estamos a pé de profissionais, pois a maioria agora é só troca peças, não entende nada de motores e juram que sabem alguma coisa.
Desligam um monte de sensores do carro alegando que não precisa e o caro vira uma b@#$% e não fazem a menor ideia do por que.
Enchem de gambiarras alegando que dá certo e fica ótimo, quando na verdade o carro deixa de funcionar como deveria e passa a ser só problemas.
Ou você aprende a consertar o carro, ou viverá nas mãos desses mexânicos que só vão te enrolar.
Você trocou os fios ou mandou alguém fazer?
Se trocou, emendou os fios como? Isolou como?
Desligam um monte de sensores do carro alegando que não precisa e o caro vira uma b@#$% e não fazem a menor ideia do por que.
Enchem de gambiarras alegando que dá certo e fica ótimo, quando na verdade o carro deixa de funcionar como deveria e passa a ser só problemas.
Ou você aprende a consertar o carro, ou viverá nas mãos desses mexânicos que só vão te enrolar.
Você trocou os fios ou mandou alguém fazer?
Se trocou, emendou os fios como? Isolou como?
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: me ajudem
na verdade foi meu eletricista no qual é o único que confio, é o único profissional que eu indico pois conheço a mtt anos sempre foi aquele profissional que nunca teve medo de mexer em nenhum carro, E inclusive conhece mt de MONDEO.. ele trocou os fios começando por deixo da caixa de fusível e isolou tudo separadamente, mas como eu disse foi só do ar e da ventoinha, ñ mexeu nos que vc disse
matheusbarretoo- Mensagens : 13
Pontos : 17
Data de inscrição : 21/03/2016
Re: me ajudem
conversei com o chefe da mecânica la da BRACOM, ele me acusou o TBI (corpo de borboleta) comentou que dá mt problema e inclusivo trocou de um FUSION com mesmo sintomas que o meu, Sinceramente ñ sei mais oq pensar
matheusbarretoo- Mensagens : 13
Pontos : 17
Data de inscrição : 21/03/2016
Re: me ajudem
Me diga que problema o corpo da borboleta pode dar a não ser sujar?
O eixo é com rolamentos e com vedação de borracha para evitar entrada falsa de ar.
Poderia sim o sensor de posição da borboleta dar problema, mas não tem nada a ver com trocar todo o corpo da borboleta.
Não falo mais TBI, pois vi que a TBI era onde surgiram os primeiros carros com injeção eletrônica na qual tinham somente um bico injetor no corpo da borboleta, esses eram a TBI, já no Mondeo não existe nenhum sensor no corpo da borboleta a não ser o sensor de posição dela para informar a central o quanto a borboleta está abrindo.
Vai trocar mais uma peça quase que inutilmente.
Verifique primeiro todo o chicote dos bicos injetores, pois o meu nem lenta segurava, oscilava e acabava apagando e era somente o chicote.
Sonda lambda também informa errado e faz o motor acelerar, sensor MAF também faz o carro acelerar e você vai acabar trocando muita coisa, gastando muito dinheiro por pouca coisa.
Não se usa fita isolante nos fios do motor, o calor amolece a cola da fita que já não são boas e a fita vai soltar do fio.
Não se emenda fios sem soldar bem, pois fio somente enrolado e cola da fita vai derretendo com o calor e envolvendo os fios causando mal contato, por isso jamais se enrola fios para emendar eles. Isso não funciona bem nem em casas, pois os fios oxidam e geram mal contato, aumentando o consumo elétrico e causando queima fácil das lâmpadas.
Veja a imagem abaixo de uma TBI com o bico injetor acima da borboleta. Isso é uma TBI.
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A gente tem generalizado muita coisa tendo em vista o que se ouve dos outros e leva adiante sem saber.
O eixo é com rolamentos e com vedação de borracha para evitar entrada falsa de ar.
Poderia sim o sensor de posição da borboleta dar problema, mas não tem nada a ver com trocar todo o corpo da borboleta.
Não falo mais TBI, pois vi que a TBI era onde surgiram os primeiros carros com injeção eletrônica na qual tinham somente um bico injetor no corpo da borboleta, esses eram a TBI, já no Mondeo não existe nenhum sensor no corpo da borboleta a não ser o sensor de posição dela para informar a central o quanto a borboleta está abrindo.
Vai trocar mais uma peça quase que inutilmente.
Verifique primeiro todo o chicote dos bicos injetores, pois o meu nem lenta segurava, oscilava e acabava apagando e era somente o chicote.
Sonda lambda também informa errado e faz o motor acelerar, sensor MAF também faz o carro acelerar e você vai acabar trocando muita coisa, gastando muito dinheiro por pouca coisa.
Não se usa fita isolante nos fios do motor, o calor amolece a cola da fita que já não são boas e a fita vai soltar do fio.
Não se emenda fios sem soldar bem, pois fio somente enrolado e cola da fita vai derretendo com o calor e envolvendo os fios causando mal contato, por isso jamais se enrola fios para emendar eles. Isso não funciona bem nem em casas, pois os fios oxidam e geram mal contato, aumentando o consumo elétrico e causando queima fácil das lâmpadas.
Veja a imagem abaixo de uma TBI com o bico injetor acima da borboleta. Isso é uma TBI.
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A gente tem generalizado muita coisa tendo em vista o que se ouve dos outros e leva adiante sem saber.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: me ajudem
eu também ñ acredito que seja esse corpo de borboleta, agora conversando com vc tenho quase toda a certeza nada melhor que conversar com alguém que tenha esse carro e entenda dele.. ''
''Poderia sim o sensor de posição da borboleta'' porém já troquei essa peça também quando troquei o atuador da marcha lenta..
vou verificar os chicote dos picos e esses outros que vc disse
obrigado pela ideia já estava sem esperança de resolver isso..
volto o contato com vc
''Poderia sim o sensor de posição da borboleta'' porém já troquei essa peça também quando troquei o atuador da marcha lenta..
vou verificar os chicote dos picos e esses outros que vc disse
obrigado pela ideia já estava sem esperança de resolver isso..
volto o contato com vc
matheusbarretoo- Mensagens : 13
Pontos : 17
Data de inscrição : 21/03/2016
Re: me ajudem
Para você ver.
Veja no link que te enviei com o esquema elétrico e lá tem sintomas e causas e em nenhum sintoma manda trocar o corpo da borboleta.
Antes quando eixo da borboleta era com buchas de bronze, havia desgaste e com isso, entrada falsa de ar pelo eixo da borboleta, o que dificultava a regulagem dos motores.
O eixo da borboleta do Mondeo, tem rolamentos que não deixam folga no eixo da borboleta e anéis retentores que impedem a entrada de ar pelo eixo da borboleta.
Eu tive que trocar o corpo da borboleta do meu, por que teve um mané que furou a borboleta, aumentou aquele furinho que é de 1,5 mm de diâmetro para 4 mm de diâmetro, como se isso fosse mudar alguma coisa na lenta dele que não tinha.
Assim é furar um lacre que agora sei que tem no corpo da borboleta para ajustar um parafuso que ajusta a abertura da borboleta, como se isso fosse mudar a lenta do carro.
Tem o atuador da lenta para isso e ele é comandado pela central que analisa a vazão de ar para ajustar a abertura do atuador.
Se com borboleta fechada e furo arrombado a vazão de ar for alta, a central fecha mais o atuador para compensar isso, mas como o atuador não é um motor de passo, ele abre ou fecha, não tem meio termo, a central vai ficar abrindo e fechando esse atuador na tentativa de estabilizar a lenta e não consegue, por que tem entrada de ar irregular no motor, fora do padrão da fábrica.
Embora tenha gente que acredita que alterar a borboleta do acelerador, furar ela ou colocar calços possa alterar alguma coisa, é pura ilusão, pois a central vai analisar tudo e tentar fazer o motor voltar ao padrão dele.
Tem até vídeos na internet de gente ensinando a regular a abertura da borboleta, mas se nota claramente que logo em seguida a central dá um jeito de estabilizar novamente onde estava a lenta antes e não foi por ter aberto mais a borboleta.
Assim como tem gente que acredita em papai noel, coelhinho da páscoa, tem gente que acredita que pode ser regulada a borboleta de aceleração do Mondeo.
Veja no link que te enviei com o esquema elétrico e lá tem sintomas e causas e em nenhum sintoma manda trocar o corpo da borboleta.
Antes quando eixo da borboleta era com buchas de bronze, havia desgaste e com isso, entrada falsa de ar pelo eixo da borboleta, o que dificultava a regulagem dos motores.
O eixo da borboleta do Mondeo, tem rolamentos que não deixam folga no eixo da borboleta e anéis retentores que impedem a entrada de ar pelo eixo da borboleta.
Eu tive que trocar o corpo da borboleta do meu, por que teve um mané que furou a borboleta, aumentou aquele furinho que é de 1,5 mm de diâmetro para 4 mm de diâmetro, como se isso fosse mudar alguma coisa na lenta dele que não tinha.
Assim é furar um lacre que agora sei que tem no corpo da borboleta para ajustar um parafuso que ajusta a abertura da borboleta, como se isso fosse mudar a lenta do carro.
Tem o atuador da lenta para isso e ele é comandado pela central que analisa a vazão de ar para ajustar a abertura do atuador.
Se com borboleta fechada e furo arrombado a vazão de ar for alta, a central fecha mais o atuador para compensar isso, mas como o atuador não é um motor de passo, ele abre ou fecha, não tem meio termo, a central vai ficar abrindo e fechando esse atuador na tentativa de estabilizar a lenta e não consegue, por que tem entrada de ar irregular no motor, fora do padrão da fábrica.
Embora tenha gente que acredita que alterar a borboleta do acelerador, furar ela ou colocar calços possa alterar alguma coisa, é pura ilusão, pois a central vai analisar tudo e tentar fazer o motor voltar ao padrão dele.
Tem até vídeos na internet de gente ensinando a regular a abertura da borboleta, mas se nota claramente que logo em seguida a central dá um jeito de estabilizar novamente onde estava a lenta antes e não foi por ter aberto mais a borboleta.
Assim como tem gente que acredita em papai noel, coelhinho da páscoa, tem gente que acredita que pode ser regulada a borboleta de aceleração do Mondeo.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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tentativa de ajuda
amigo matheus e o seguinte, eu nao entendi bem sua pergunta mais acredito que seu carro quando voce coloca em pm ele morre o motor quando esta em movimento, se for isso pede ao seu mecanico para testar o vss de seu carro ok, ja peguei varios aqui com este defeito de vss ao colocar em pm em movimento. espero ajudar vocematheusbarretoo escreveu:to com um problema nessa carro que ninguém resolve !! ele chega a 3,4 rpm quando coloco no neutro em movimento, ja troquei o atuador da marcha lenta, modulo de injeção e nada, meu mecânico por ultimo ta acusando meu tbi o corpo de borboleta , alguém aqui ja passou por isso ??
xandro- Mensagens : 34
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Re: me ajudem
xandro escreveu:amigo matheus e o seguinte, eu nao entendi bem sua pergunta mais acredito que seu carro quando voce coloca em pm ele morre o motor quando esta em movimento, se for isso pede ao seu mecanico para testar o vss de seu carro ok, ja peguei varios aqui com este defeito de vss ao colocar em pm em movimento. espero ajudar vocematheusbarretoo escreveu:to com um problema nessa carro que ninguém resolve !! ele chega a 3,4 rpm quando coloco no neutro em movimento, ja troquei o atuador da marcha lenta, modulo de injeção e nada, meu mecânico por ultimo ta acusando meu tbi o corpo de borboleta , alguém aqui ja passou por isso ??
xandro, o mecanico dele entende que TBI e corpo de borboleta é a mesma coisa, sera que ele vai saber o que é VSS kkkkkkkkkkkk
Perfil excluido- Mensagens : 649
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Re: me ajudem
sensor vss e o mesmo que sensor de velocidade kkkkkkkkCarlos RMS escreveu:xandro escreveu:amigo matheus e o seguinte, eu nao entendi bem sua pergunta mais acredito que seu carro quando voce coloca em pm ele morre o motor quando esta em movimento, se for isso pede ao seu mecanico para testar o vss de seu carro ok, ja peguei varios aqui com este defeito de vss ao colocar em pm em movimento. espero ajudar vocematheusbarretoo escreveu:to com um problema nessa carro que ninguém resolve !! ele chega a 3,4 rpm quando coloco no neutro em movimento, ja troquei o atuador da marcha lenta, modulo de injeção e nada, meu mecânico por ultimo ta acusando meu tbi o corpo de borboleta , alguém aqui ja passou por isso ??
xandro, o mecanico dele entende que TBI e corpo de borboleta é a mesma coisa, sera que ele vai saber o que é VSS kkkkkkkkkkkk
xandro- Mensagens : 34
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Re: me ajudem
amigo matheus ele nao e um atuador e sim um sensor, atuador recebe ordens da uce para atuar, sensor de velocidade informa a uce quando o veiculo entra em movimento se o mesmo estiver com falhas de envio no momento que voce poe o carro em pm a uce entende veiculo parado e ai que aparece o defeito , motor morre porque sao varios sensores informando a uce a real cituaçao e como ele esta com uma falha o carro ira morrer o motor, lembrando que ai no seu caso seus mecanicos teram que faser testes com multimetro e osciloscopio principalmente para poder pegar a menor falha de tensoes em todos os sensores e atuadores para que voce nao mais troque peças em vao ok. este seu defeito e o que impulsiona um reparador a estudar muito.matheusbarretoo escreveu:esse atuador que disse de velocidade do carro localizado na caixa de câmbio, ele só num serve pra velocidade não ? ele controla o giro também ?
xandro- Mensagens : 34
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Re: me ajudem
Tive esse problema e foi só trocar a bateria.
Bateria batendo arranque não significa bateria 100% boa.
A minha se eu deixasse o carro parado uma semana, não tinha arranque (partida).
coloquei uma bateria que eu sabia estar boa e o carro parou de apagar quando desegatava ele nos sinais.
Por isso?
Os sensores do carro trabalham com tensões baixas e variações de milivolts e bateria ruim gera uma queda na tensão do carro que passa a ser informada tensão errada a central.
Um exemplo;
Um sensor que em determinada situação deveria enviar 1,5V a central, envia 1,2V. Essa tensão de 1,2V seria para avisar a central para acionar um comando ao comando ao motor, mas não era para ser esse comando se a tensão do carro estivesse corretamente estabilizada.
Bateria ruim o regulador de voltagem do alternador não funciona direito e a tensão oscila, vindo a oscilar na elétrica toda do carro, inclusive na central.
Pode ser o seu caso? Pode, mas só testando a bateria com equipamento correto.
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Testar a bateria não é só medir a tensão com multímetro e encontrar 12V ou mais, é teste com carga onde a bateria é submetida a uma carga alta e a tensão não pode baixar muito e deve baixar gradativamente enquanto em carga.
Se está ruim, a tensão cai abaixo de 12V rápido e vai caindo muito rápido constantemente.
Multímetro comum não testa bateria, por mais que alguns acreditem que testa.
Bateria batendo arranque não significa bateria 100% boa.
A minha se eu deixasse o carro parado uma semana, não tinha arranque (partida).
coloquei uma bateria que eu sabia estar boa e o carro parou de apagar quando desegatava ele nos sinais.
Por isso?
Os sensores do carro trabalham com tensões baixas e variações de milivolts e bateria ruim gera uma queda na tensão do carro que passa a ser informada tensão errada a central.
Um exemplo;
Um sensor que em determinada situação deveria enviar 1,5V a central, envia 1,2V. Essa tensão de 1,2V seria para avisar a central para acionar um comando ao comando ao motor, mas não era para ser esse comando se a tensão do carro estivesse corretamente estabilizada.
Bateria ruim o regulador de voltagem do alternador não funciona direito e a tensão oscila, vindo a oscilar na elétrica toda do carro, inclusive na central.
Pode ser o seu caso? Pode, mas só testando a bateria com equipamento correto.
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Testar a bateria não é só medir a tensão com multímetro e encontrar 12V ou mais, é teste com carga onde a bateria é submetida a uma carga alta e a tensão não pode baixar muito e deve baixar gradativamente enquanto em carga.
Se está ruim, a tensão cai abaixo de 12V rápido e vai caindo muito rápido constantemente.
Multímetro comum não testa bateria, por mais que alguns acreditem que testa.
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