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Aperto dos parafusos do cabeçote
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Aperto dos parafusos do cabeçote
Fala galera, alguem sabe me dizer quais são os torques aplicados nos parafusos do cabeçote?
1etapa 2.5 kgmf, 2 etapa 4.5 kgmf e 3 etapa 105 graus?
Seria isso?
1etapa 2.5 kgmf, 2 etapa 4.5 kgmf e 3 etapa 105 graus?
Seria isso?
Jackson Jundiai- Mensagens : 7
Pontos : 15
Data de inscrição : 24/04/2016
Re: Aperto dos parafusos do cabeçote
algumas juntas vem com a tabela de aperto de acordo com o material da junta.
no caso da junta BASTOS que nao aconselho usar esta é
1º 2,5 kpm / 18lbft
2° 4,5 kpm / 33 lbft
3º -90º + 4,5 kpm / - 90º + 33 lbft
4º 105º
conselho pagar mais caro um pouco e usar da Marca SABO ou TARANTO
sao juntas bem grossas.
no caso da junta BASTOS que nao aconselho usar esta é
1º 2,5 kpm / 18lbft
2° 4,5 kpm / 33 lbft
3º -90º + 4,5 kpm / - 90º + 33 lbft
4º 105º
conselho pagar mais caro um pouco e usar da Marca SABO ou TARANTO
sao juntas bem grossas.
Perfil excluido- Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014
Re: Aperto dos parafusos do cabeçote
Não é somente o torque se não apertar na sequencia correta.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tem que ir apertando um pouquinho de cada vez até todos chegarem no último torque do torquímetro conforme a tabela.
Se apertar somente em 3 etapas as chances de deformar o cabeçote ainda são grandes.
Demora? Pode demorar, mas certamente nunca terá problemas de cabeçote empenado.
Encoste todos os parafusos no cabeçote e depois gire 1/8 de volta cada um na sequencia dada na imagem até chegar ao torque correto.
Outro detalhe, é obrigatório reapertar com o motor ainda quente.
É chato sim, pois com o motor quente, tem que abrir a tampa de válvulas, soltar correia, retirar comandos para reapertar com o motor quente, não pode deixar esfriar.
Verá que parece que os parafusos nunca foram apertados na vida.
Por que isso?
Com o calor a junta cede e os parafusos afrouxam e se não forem reapertados com o motor quente, será fácil de queimar junta logo, coisa muito comum na maioria dos carros que passam por mexânicos que abrem motores.
Dizem que tem que reapertar depois de uma semana, mas de nada adiantará mais isso, pois já iniciou danificar a junta e reapertar com o motor frio também não ajuda.
Aprendi isso com um mecânico de carros de competição, o Sr. Aldo Costa.
Se um renomado mecânico de carros de competição sabe isso e ensina, não serão mexedores de carros de fundo de quintal que irão dizer que não precisa.
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Tem que ir apertando um pouquinho de cada vez até todos chegarem no último torque do torquímetro conforme a tabela.
Se apertar somente em 3 etapas as chances de deformar o cabeçote ainda são grandes.
Demora? Pode demorar, mas certamente nunca terá problemas de cabeçote empenado.
Encoste todos os parafusos no cabeçote e depois gire 1/8 de volta cada um na sequencia dada na imagem até chegar ao torque correto.
Outro detalhe, é obrigatório reapertar com o motor ainda quente.
É chato sim, pois com o motor quente, tem que abrir a tampa de válvulas, soltar correia, retirar comandos para reapertar com o motor quente, não pode deixar esfriar.
Verá que parece que os parafusos nunca foram apertados na vida.
Por que isso?
Com o calor a junta cede e os parafusos afrouxam e se não forem reapertados com o motor quente, será fácil de queimar junta logo, coisa muito comum na maioria dos carros que passam por mexânicos que abrem motores.
Dizem que tem que reapertar depois de uma semana, mas de nada adiantará mais isso, pois já iniciou danificar a junta e reapertar com o motor frio também não ajuda.
Aprendi isso com um mecânico de carros de competição, o Sr. Aldo Costa.
Se um renomado mecânico de carros de competição sabe isso e ensina, não serão mexedores de carros de fundo de quintal que irão dizer que não precisa.
LaercioLMB- Mensagens : 3797
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Localização : Porto Alegre - RS
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