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troca oleo mineral
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troca oleo mineral
ola pessoal preciso trocar o oleo e descobri que o antigo dono usava oleo 20w50 mineral. e percebi que o carro frio ao ligar bate tucho e depois algum tempo para. olhei pelo buraco tampa do oleo e os comando estao limpos sem borra. sera que posso voltar pro oleo original 5w30 sintetico? o carro tem mais ou menos 100.000 km
raelll- Mensagens : 7
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Data de inscrição : 22/12/2016
Re: troca oleo mineral
Não, deverá usar agora o óleo sintético 10W40.
O 5W30 é para regiões frias, o que não é o caso aqui no Brasil.
Depois de ter um certo desgaste, é melhor usar o 10W40 do que arriscar no 5W30 e mandar o motor para o espaço logo.
Óleo muito fino não age muito bem em motor com desgaste, principalmente quando o motor está quente.
O Mondeo é um carro feito para ser usado no mundo todo e por isso ele tem diversas classificações de óleo a ser usada no motor, óleo para regiões frias e óleo para regiões quentes e a maioria não entende isso e usa óleo 5W30 nele.
Nos motores mais novos, coisa de 10 anos para cá, a maioria tem sido com óleo 5W30 de fábrica, mas antes disso, as coisas eram bem diferentes e não é por que a maioria hoje usa óleo 5W30 que um carro com quase 20 anos ou mais também siga essa regra.
Muitos colocam óleo mineral devido ao preço baixo, mas se esquecem de que quando precisarem fazer o motor, essa brincadeira vai sair cara.
O meu arrumei a pouco tempo, nem cheguei a sair com ele ainda, mas assim que fizer 2500 km, farei a primeira troca de óleo e filtro de óleo, depois disso, a cada 5000 km troca de óleo e a cada 10000 km troca de filtros também.
A troca do filtro do ar depende do lugar que andamos, muita poeira, tem que ser trocado a cada 5000 km junto com o óleo e se for muita estrada de terra, verificar seguido o filtro para ver se não precisa ser trocado devido ao acúmulo de poeira da estrada.
O 5W30 é para regiões frias, o que não é o caso aqui no Brasil.
Depois de ter um certo desgaste, é melhor usar o 10W40 do que arriscar no 5W30 e mandar o motor para o espaço logo.
Óleo muito fino não age muito bem em motor com desgaste, principalmente quando o motor está quente.
O Mondeo é um carro feito para ser usado no mundo todo e por isso ele tem diversas classificações de óleo a ser usada no motor, óleo para regiões frias e óleo para regiões quentes e a maioria não entende isso e usa óleo 5W30 nele.
Nos motores mais novos, coisa de 10 anos para cá, a maioria tem sido com óleo 5W30 de fábrica, mas antes disso, as coisas eram bem diferentes e não é por que a maioria hoje usa óleo 5W30 que um carro com quase 20 anos ou mais também siga essa regra.
Muitos colocam óleo mineral devido ao preço baixo, mas se esquecem de que quando precisarem fazer o motor, essa brincadeira vai sair cara.
O meu arrumei a pouco tempo, nem cheguei a sair com ele ainda, mas assim que fizer 2500 km, farei a primeira troca de óleo e filtro de óleo, depois disso, a cada 5000 km troca de óleo e a cada 10000 km troca de filtros também.
A troca do filtro do ar depende do lugar que andamos, muita poeira, tem que ser trocado a cada 5000 km junto com o óleo e se for muita estrada de terra, verificar seguido o filtro para ver se não precisa ser trocado devido ao acúmulo de poeira da estrada.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
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Re: troca oleo mineral
valeu laercio meu medo e trocar e o carro queimar oleo porque o ultimo dono nao cuidava do carro... ele deve esta um bom tempo usando mineral
raelll- Mensagens : 7
Pontos : 11
Data de inscrição : 22/12/2016
Re: troca oleo mineral
O problema do mineral não é a sujeira no cabeçote e sim essa sujeira dentro das galerias de óleo e dos tuchos hidráulicos que entopem com essa sujeira e deixam de funcionar.
Um jogo de tucho custa em torno de R$500,00, por isso não dá para usar óleo mineral e nem os mistos de sintético com mineral, só se usa óleo sintético nesses motores ZETEC, DURATEC eos demais motores mais novos.
Antes os motores eram mais simples, tuchos mecânicos com balancins e hastes, bombas de óleo mais simples de funcionamento, menos potência e menos rpm final e por aí vai.
Coisas que parecem ser ínfimas, são o que fazem toda uma diferença entre um motor de 30 anos atrás e um de hoje e por isso não podemos trazer do passado a mesma manutenção em motores daquele tempo para os de hoje.
Assim é aquela história de colocar água fria no motor com ele funcionando que não tem problema, tem sim nos de hoje, não tinha nos de 30 anos atrás, nos de hoje tem e como tem, mas isso se deixa para explicar em outra ocasião.
Um jogo de tucho custa em torno de R$500,00, por isso não dá para usar óleo mineral e nem os mistos de sintético com mineral, só se usa óleo sintético nesses motores ZETEC, DURATEC eos demais motores mais novos.
Antes os motores eram mais simples, tuchos mecânicos com balancins e hastes, bombas de óleo mais simples de funcionamento, menos potência e menos rpm final e por aí vai.
Coisas que parecem ser ínfimas, são o que fazem toda uma diferença entre um motor de 30 anos atrás e um de hoje e por isso não podemos trazer do passado a mesma manutenção em motores daquele tempo para os de hoje.
Assim é aquela história de colocar água fria no motor com ele funcionando que não tem problema, tem sim nos de hoje, não tinha nos de 30 anos atrás, nos de hoje tem e como tem, mas isso se deixa para explicar em outra ocasião.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Indeciso
LaercioLMB escreveu:O problema do mineral não é a sujeira no cabeçote e sim essa sujeira dentro das galerias de óleo e dos tuchos hidráulicos que entopem com essa sujeira e deixam de funcionar.
Um jogo de tucho custa em torno de R$500,00, por isso não dá para usar óleo mineral e nem os mistos de sintético com mineral, só se usa óleo sintético nesses motores ZETEC, DURATEC eos demais motores mais novos.
Antes os motores eram mais simples, tuchos mecânicos com balancins e hastes, bombas de óleo mais simples de funcionamento, menos potência e menos rpm final e por aí vai.
Coisas que parecem ser ínfimas, são o que fazem toda uma diferença entre um motor de 30 anos atrás e um de hoje e por isso não podemos trazer do passado a mesma manutenção em motores daquele tempo para os de hoje.
Assim é aquela história de colocar água fria no motor com ele funcionando que não tem problema, tem sim nos de hoje, não tinha nos de 30 anos atrás, nos de hoje tem e como tem, mas isso se deixa para explicar em outra ocasião.
Eu fico louco com isso dos óleos,kkkk,vejo dois entendedores de Zetec dando opiniões diferentes,o cara da mecânica bicar disse que só usa óleo mineral ai eu fico louco,kkkkk
lucas castro- Mensagens : 139
Pontos : 147
Data de inscrição : 11/05/2014
Re: troca oleo mineral
Ele só usa óleo mineral por causa do preço menor e não faz a menor ideia do motivo de um óleo ser sintético e outro mineral, ele acha que se é óleo, funciona do mesmo jeito.
Esse é o nosso povo brasileiro, sendo nivelado por baixo.
Não somos melhores que ninguém, mas não podemos nos nivelar por baixo que a nossa qualidade só tende a ficar cada vez pior.
Eu também quando conheci o óleo sintético, fiquei bem cabreiro com isso, pois sintético para mim é sinônimo de plástico e sempre imaginei esse óleo sintético criando uma camada pegajosa por causa do calor do motor, mas as coisas não são assim.
Agora veja bem, entendedor não quer dizer nada, pois conhecer muitas coisas sobre um motor não faz o cara ser um expert nisso e tão pouco o dono da verdade.
Eu tive que aprender tudo sobre esse motor, pois tenho um e não quero me ferrar tendo que gastar com manutenção desnecessária por mau uso.
As oficinas hoje em dia, fazem gambiarras alegando ser isso mesmo, pois querem que o carro volte logo para cobrarem mais coisas e que se dane o dono do carro, tanto é que a maioria desses mexânicos, andam em uns pau véios caindo aos pedaços ou um carro mais recente que se nota o mau uso.
Gente assim é capaz de dar dicas e conselhos?
Se não cuidam nem dos próprios carros, irão cuidar do dos outros.
Vou ver onde estão os diplomas que tenho de doutor em motores da Cofap e de especialista em combustíveis da Shell.
São cursos que se faz e que seguidamente recebo convites para fazer alguns cursos especializantes, mas atualmente só tenho recebido convites para cursos da VolksWagen e esses no momento não me interessam.
Veja um dos e-mails que recebi.
Olá Laercio,
Segue mais uma Dica Técnica, aqueles casos de reparação que muitas vezes deixaram a mais de um desconcertado.
Dica Técnica GM Chevrolet
Luz da injeção acesa e código de falha P0128
Modelo: Captiva
Motor: 2.4L
Sistema: Injeção Eletrônica
Fabricante: AC Delco
Abrir a Dica →
Espero que seja de muita utilidade!
Pablo Bonnet
Analista de Marketing
Ciclo Engenharia
O link da dica é esse.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Então, o que falo não é achismo ou suposição, pois se fosse para dizer algo para ferrar com o carro dos outros, eu não teria que estar em um fórum dizendo para os outros o que e como fazer as coisas.
Tenho cadastro também no Guia de oficinas Brasil e recebo muito material importante deles, pois eles pensam que tenho oficina pelas dicas e comentários que fiz lá e por isso sempre recebo bons materiais deles com ótimas dicas de como resolver isso ou aquilo nos carros, mas a maioria das dicas são para GM e VW.
Olhe outra dica boa que recebi deles.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Mas note que ambas as dicas são da GM nesse caso, não recebo muita coisa da Ford, tendo em vista que os carros da Ford são muito restritos a concessionária e são abrem o mercado de manutenção deles depois de 10 anos do carro existir e nesse caso muita gente não se interessa mais em passar dicas de carros que tem mais de 5 anos, quem dirá 10.
Esse é o nosso povo brasileiro, sendo nivelado por baixo.
Não somos melhores que ninguém, mas não podemos nos nivelar por baixo que a nossa qualidade só tende a ficar cada vez pior.
Eu também quando conheci o óleo sintético, fiquei bem cabreiro com isso, pois sintético para mim é sinônimo de plástico e sempre imaginei esse óleo sintético criando uma camada pegajosa por causa do calor do motor, mas as coisas não são assim.
Agora veja bem, entendedor não quer dizer nada, pois conhecer muitas coisas sobre um motor não faz o cara ser um expert nisso e tão pouco o dono da verdade.
Eu tive que aprender tudo sobre esse motor, pois tenho um e não quero me ferrar tendo que gastar com manutenção desnecessária por mau uso.
As oficinas hoje em dia, fazem gambiarras alegando ser isso mesmo, pois querem que o carro volte logo para cobrarem mais coisas e que se dane o dono do carro, tanto é que a maioria desses mexânicos, andam em uns pau véios caindo aos pedaços ou um carro mais recente que se nota o mau uso.
Gente assim é capaz de dar dicas e conselhos?
Se não cuidam nem dos próprios carros, irão cuidar do dos outros.
Vou ver onde estão os diplomas que tenho de doutor em motores da Cofap e de especialista em combustíveis da Shell.
São cursos que se faz e que seguidamente recebo convites para fazer alguns cursos especializantes, mas atualmente só tenho recebido convites para cursos da VolksWagen e esses no momento não me interessam.
Veja um dos e-mails que recebi.
Olá Laercio,
Segue mais uma Dica Técnica, aqueles casos de reparação que muitas vezes deixaram a mais de um desconcertado.
Dica Técnica GM Chevrolet
Luz da injeção acesa e código de falha P0128
Modelo: Captiva
Motor: 2.4L
Sistema: Injeção Eletrônica
Fabricante: AC Delco
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Espero que seja de muita utilidade!
Pablo Bonnet
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Então, o que falo não é achismo ou suposição, pois se fosse para dizer algo para ferrar com o carro dos outros, eu não teria que estar em um fórum dizendo para os outros o que e como fazer as coisas.
Tenho cadastro também no Guia de oficinas Brasil e recebo muito material importante deles, pois eles pensam que tenho oficina pelas dicas e comentários que fiz lá e por isso sempre recebo bons materiais deles com ótimas dicas de como resolver isso ou aquilo nos carros, mas a maioria das dicas são para GM e VW.
Olhe outra dica boa que recebi deles.
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Mas note que ambas as dicas são da GM nesse caso, não recebo muita coisa da Ford, tendo em vista que os carros da Ford são muito restritos a concessionária e são abrem o mercado de manutenção deles depois de 10 anos do carro existir e nesse caso muita gente não se interessa mais em passar dicas de carros que tem mais de 5 anos, quem dirá 10.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Óleo
Olá pessoal olhando o tópico, concordo com Laércio em relação ao óleo, mecânico tem coragem de falar que gasolina é tudo igual quanto mais óleo de motor, achei um lista que fala qual óleo ser usado no Mondeo, mais mesmo assim eu seguia o conselho do Laérecio ok.
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Alexandre Castellano- Mensagens : 633
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Isso aê
Primeiramente quero te parabenizar pelos cursos,eu gostaria muito de fazer coisas assim,como vc conseguiu essa moral com as montadoras??
Quanto ao óleo,eu nem sei qual está agora no carro,ainda não troquei pois não está rodando,é verdade que se eu colocar sintético no carro estando este sujo com mineral pode dar problema?
Quanto ao óleo,eu nem sei qual está agora no carro,ainda não troquei pois não está rodando,é verdade que se eu colocar sintético no carro estando este sujo com mineral pode dar problema?
lucas castro- Mensagens : 139
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Data de inscrição : 11/05/2014
Re: troca oleo mineral
Eu sigo o que consta no manual do carro e lá consta sintético e não semi-sintético.
Se a montadora diz qual óleo usar e usamos outro, o carro estando na garantia passa a perder toda a garantia da fábrica pelo simples uso de óleo errado.
Vou tirar uma cópia da página do manual que fala os tipos de óleo para o Mondeo e suas regiões e no manual está claro de óleo a ser usado para regiões frias e regiões quentes.
Se o carro fosse lá para o oriente médio, onde o calor é enorme, a viscosidade do óleo é maior ainda do que usamos aqui, mas mesmo assim continua sendo sintético.
Na internet temos que saber filtrar as coisas, pois muita coisa tem discrepâncias com relação aos fabricantes.
Se eu seguir a maioria das coisas que os sites brasileiros falam sobre carros, o meu não vai durar muito.
Para terem uma ideia, o motor Zetec foi feito para durar 400.000 km sem consertar, somente fazendo as trocas de óleo correto no tempo correto, coisa que a maioria dos brasileiros não faz.
A maioria dos motores dos carros no Brasil, não conseguem nem chegar a 100.000 km sem precisar de uma retífica e qual é o motivo disso? É culpa das montadoras?
É a má qualidade dos motores?
Não, é somente a má manutenção preventiva dos motoristas.
Quando eu estive no exército, para sair com uma viatura antes tinha que ser feitos uma checagem, tipo óleo do motor, água do radiador, luzes, pressão dos pneus, coisinha bem básica que 99% dos brasileiros não faz, somente entra no carro, liga e sai sem nem olhar o painel se tem alguma advertência.
Tem a manutenção de primeiro escalão que consiste em trocar o óleo, trocar os filtros, verificar líquido de freio, verificar lonas e pastilhas de freio, olhar buchas de suspensão e lubrificar quando necessário (no caso de buchas de bronze e não de borracha), mas a maioria só senta no carro, liga e sai e só olha alguma coisa quando dá problema.
Outro detalhe é que nunca se enche o tanque até a boca, pois fazendo isso, se enche o cânister com gasolina e aí é uma função do carro que deixa de funcionar e a central começa a se perder e o carro começa a ser um gastão e ninguém sabe por que.
Mas adianta falar?
A maioria dá risada quando lê isso, mas só tenho a dizer que são eles quem perdem e não eu.
Ahhh, mas o carro eu logo vou vender ele.
Beleza, mas ficam loucos da vida quando pegam uma bomba de outro.
Não deveriam ficar, pois assim como pegaram uma bomba, também estão passando bomba para os outros.
Aqui se faz, aqui se paga.
Se a montadora diz qual óleo usar e usamos outro, o carro estando na garantia passa a perder toda a garantia da fábrica pelo simples uso de óleo errado.
Vou tirar uma cópia da página do manual que fala os tipos de óleo para o Mondeo e suas regiões e no manual está claro de óleo a ser usado para regiões frias e regiões quentes.
Se o carro fosse lá para o oriente médio, onde o calor é enorme, a viscosidade do óleo é maior ainda do que usamos aqui, mas mesmo assim continua sendo sintético.
Na internet temos que saber filtrar as coisas, pois muita coisa tem discrepâncias com relação aos fabricantes.
Se eu seguir a maioria das coisas que os sites brasileiros falam sobre carros, o meu não vai durar muito.
Para terem uma ideia, o motor Zetec foi feito para durar 400.000 km sem consertar, somente fazendo as trocas de óleo correto no tempo correto, coisa que a maioria dos brasileiros não faz.
A maioria dos motores dos carros no Brasil, não conseguem nem chegar a 100.000 km sem precisar de uma retífica e qual é o motivo disso? É culpa das montadoras?
É a má qualidade dos motores?
Não, é somente a má manutenção preventiva dos motoristas.
Quando eu estive no exército, para sair com uma viatura antes tinha que ser feitos uma checagem, tipo óleo do motor, água do radiador, luzes, pressão dos pneus, coisinha bem básica que 99% dos brasileiros não faz, somente entra no carro, liga e sai sem nem olhar o painel se tem alguma advertência.
Tem a manutenção de primeiro escalão que consiste em trocar o óleo, trocar os filtros, verificar líquido de freio, verificar lonas e pastilhas de freio, olhar buchas de suspensão e lubrificar quando necessário (no caso de buchas de bronze e não de borracha), mas a maioria só senta no carro, liga e sai e só olha alguma coisa quando dá problema.
Outro detalhe é que nunca se enche o tanque até a boca, pois fazendo isso, se enche o cânister com gasolina e aí é uma função do carro que deixa de funcionar e a central começa a se perder e o carro começa a ser um gastão e ninguém sabe por que.
Mas adianta falar?
A maioria dá risada quando lê isso, mas só tenho a dizer que são eles quem perdem e não eu.
Ahhh, mas o carro eu logo vou vender ele.
Beleza, mas ficam loucos da vida quando pegam uma bomba de outro.
Não deveriam ficar, pois assim como pegaram uma bomba, também estão passando bomba para os outros.
Aqui se faz, aqui se paga.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Exato
Concordo, essa do canister mesmo já é um clássico e o pessoal insiste em encher, quanto ao óleo, eu não entendi muito bem lá no manual aquelas setas que tem no gráfico, não consegui interpretar bem aquele gráfico. A minha dúvida nele é porque tem algumas setas para cima e outras para baixo, o restante dele eu entendi..
lucas castro- Mensagens : 139
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Re: troca oleo mineral
As setas para cima, são a partir de qual temperatura o óleo pode ser usado.
Por exemplo, no manual do meu, fala que o óleo 15W40 sintético fórmula S abrange todas as temperaturas, o 20W50 é para temperaturas mais quentes a partir do 0° C e o 5W30 é para as temperaturas mais frias, indo a -30° C, coisa que o Brasil não tem.
As setas para cima representam que os tipos de óleos são recomendados para temperaturas mais elevadas e as setas para baixo representam que os óleos são recomendados para temperaturas mais baixas.
Exemplo, um óleo que tem a seta para baixo, significa que é para lugares frios, mas até suporta que o clima esquente, mas não é para ser usado constantemente em regiões quentes, pois suportar não significa que seja para suportar o tempo todo, tudo tem limite.
Tanto é que nessa escala de temperaturas, vai de - 30° C até 40° C.
Imagino esse carro nos Emirados Árabes, onde tem temperaturas acima dos 50° C durante o dia e - 35° C durante a noite.
O Saara é típico nessas temperaturas.
Não tem neve no Saara por que a umidade do ar é baixíssima, é um frio seco.
Um exemplo de suportar, a mão da gente suporta encostar em uma chapa a 50° C, mas por quanto tempo suportamos isso?
Logo a mão vai esquentar a ponto de queimar e o mesmo acontece com o óleo, suporta trabalhar em temperaturas mais elevadas, mas por quanto tempo?
Por exemplo, no manual do meu, fala que o óleo 15W40 sintético fórmula S abrange todas as temperaturas, o 20W50 é para temperaturas mais quentes a partir do 0° C e o 5W30 é para as temperaturas mais frias, indo a -30° C, coisa que o Brasil não tem.
As setas para cima representam que os tipos de óleos são recomendados para temperaturas mais elevadas e as setas para baixo representam que os óleos são recomendados para temperaturas mais baixas.
Exemplo, um óleo que tem a seta para baixo, significa que é para lugares frios, mas até suporta que o clima esquente, mas não é para ser usado constantemente em regiões quentes, pois suportar não significa que seja para suportar o tempo todo, tudo tem limite.
Tanto é que nessa escala de temperaturas, vai de - 30° C até 40° C.
Imagino esse carro nos Emirados Árabes, onde tem temperaturas acima dos 50° C durante o dia e - 35° C durante a noite.
O Saara é típico nessas temperaturas.
Não tem neve no Saara por que a umidade do ar é baixíssima, é um frio seco.
Um exemplo de suportar, a mão da gente suporta encostar em uma chapa a 50° C, mas por quanto tempo suportamos isso?
Logo a mão vai esquentar a ponto de queimar e o mesmo acontece com o óleo, suporta trabalhar em temperaturas mais elevadas, mas por quanto tempo?
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Valeu
Bela explicação,quando eu for escolher eu vou olhar por este gráfico,e se oque está no meu carro for mineral,e misturar os dois?
lucas castro- Mensagens : 139
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Re: troca oleo mineral
Não te aconselho misturar, pois óleo velho e sujo prejudica o bom desempenho do óleo novo e limpo.
Acaba ficando com todo o óleo sujo dentro do motor.
Óleo não deve ser completado, sempre trocado e se o nível do óleo está baixando muito, significa vazamento ou queima de óleo por desgaste do motor e tem que ser resolvido isso.
É normal o nível do óleo baixar, tanto é que tem na vareta o máximo e o mínimo, mas o óleo nunca chega a passar do mínimo se o motor está bom até a troca de óleo.
Rodar 5000 km é rapidinho e querer trocar óleo a cada 10000 km é complicado, pois nenhum nível de óleo dura tanto tempo assim.
Eu dou as dicas, segue quem quiser, pois o que eu falo não é lei e sim somente o mais recomendado para a vida útil do motor.
Motor bem cuidado significa nunca ficar empenhado na rua, menor consumo de combustível, melhor desempenho em ultrapassagens e por aí vai.
Acaba ficando com todo o óleo sujo dentro do motor.
Óleo não deve ser completado, sempre trocado e se o nível do óleo está baixando muito, significa vazamento ou queima de óleo por desgaste do motor e tem que ser resolvido isso.
É normal o nível do óleo baixar, tanto é que tem na vareta o máximo e o mínimo, mas o óleo nunca chega a passar do mínimo se o motor está bom até a troca de óleo.
Rodar 5000 km é rapidinho e querer trocar óleo a cada 10000 km é complicado, pois nenhum nível de óleo dura tanto tempo assim.
Eu dou as dicas, segue quem quiser, pois o que eu falo não é lei e sim somente o mais recomendado para a vida útil do motor.
Motor bem cuidado significa nunca ficar empenhado na rua, menor consumo de combustível, melhor desempenho em ultrapassagens e por aí vai.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Isso
LaercioLMB escreveu:Não te aconselho misturar, pois óleo velho e sujo prejudica o bom desempenho do óleo novo e limpo.
Acaba ficando com todo o óleo sujo dentro do motor.
Óleo não deve ser completado, sempre trocado e se o nível do óleo está baixando muito, significa vazamento ou queima de óleo por desgaste do motor e tem que ser resolvido isso.
É normal o nível do óleo baixar, tanto é que tem na vareta o máximo e o mínimo, mas o óleo nunca chega a passar do mínimo se o motor está bom até a troca de óleo.
Rodar 5000 km é rapidinho e querer trocar óleo a cada 10000 km é complicado, pois nenhum nível de óleo dura tanto tempo assim.
Eu dou as dicas, segue quem quiser, pois o que eu falo não é lei e sim somente o mais recomendado para a vida útil do motor.
Motor bem cuidado significa nunca ficar empenhado na rua, menor consumo de combustível, melhor desempenho em ultrapassagens e por aí vai.
O meu não baixa óleo não tem nem 5000 rodados depois de ser feito completo,mas é que como o carro está parado,esta com óleo antigo ali e eu não sei de qual tipo de óleo que é,dai na hora que eu for trocar,vai ficar um pouco de óleo antigo,mas só um pouco assim não tem problema né?,eu falo do óleo que fica nos tuchos e o que não escorre a tempo para fora do motor na troca..
lucas castro- Mensagens : 139
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Data de inscrição : 11/05/2014
Re: troca oleo mineral
A troca de óleo é feita a cada 5000 km ou 6 meses, o que vier primeiro.
Se o carro tem muito tempo parado, é bom trocar o filtro também e nesse caso, vão 4 litros de óleo e o que ficar do velho nas galerias será tão pouco que não afetará em nada o novo já que a proporção de diluição do velho com o novo será muito pequena, acho que não dá nem 150 ml de óleo na tubulação do motor.
Se o carro tem muito tempo parado, é bom trocar o filtro também e nesse caso, vão 4 litros de óleo e o que ficar do velho nas galerias será tão pouco que não afetará em nada o novo já que a proporção de diluição do velho com o novo será muito pequena, acho que não dá nem 150 ml de óleo na tubulação do motor.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: troca oleo mineral
troquei o oleo e o filtro hoje. 5w40 petronas 100% sintetico. foi o com melhor preco onde moro. rodei a manha inteira so achei oleo na casa dos 30 a 40 reais. paguei 23,90 nesse e 21,90 no filtro. troquei em casa mesmo. o lubrax no posto br ta o absurdo de 43 reais trocado.
raelll- Mensagens : 7
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Data de inscrição : 22/12/2016
Re: troca oleo mineral
No posto, você paga o serviço do funcionário, pois nenhum posto troca óleo de graça e o valor do serviço está no litro do óleo.
Outro detalhe, preço do óleo.
Se em uma loja você encontra uma marca e tipo de óleo a R$40,00 e em outra loja você encontra a mesma marca e tipo de óleo a R$20,00 é lucro comprar onde está mais barato. Agora se em uma loja tem uma marca e tipo a R$40,00 e em outra loja tem outra marca e outro tipo a R$20,00 fique atento, pois pode ser óleo reciclado e esse é o problema da maioria, olha preço, mas não olha a qualidade.
Preço baixo nunca teve qualidade junto, pois você escolhe qualidade ou preço baixo, ambos juntos non ecxiste.
Outro detalhe, preço do óleo.
Se em uma loja você encontra uma marca e tipo de óleo a R$40,00 e em outra loja você encontra a mesma marca e tipo de óleo a R$20,00 é lucro comprar onde está mais barato. Agora se em uma loja tem uma marca e tipo a R$40,00 e em outra loja tem outra marca e outro tipo a R$20,00 fique atento, pois pode ser óleo reciclado e esse é o problema da maioria, olha preço, mas não olha a qualidade.
Preço baixo nunca teve qualidade junto, pois você escolhe qualidade ou preço baixo, ambos juntos non ecxiste.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Beleza
LaercioLMB escreveu:A troca de óleo é feita a cada 5000 km ou 6 meses, o que vier primeiro.
Se o carro tem muito tempo parado, é bom trocar o filtro também e nesse caso, vão 4 litros de óleo e o que ficar do velho nas galerias será tão pouco que não afetará em nada o novo já que a proporção de diluição do velho com o novo será muito pequena, acho que não dá nem 150 ml de óleo na tubulação do motor.
Isso ae,assim que o carro chegar da pintura vou trocar correia dentada,todos os filtros,todos os óleos,quanto ao tensionador,acho que não vou trocar,ele não chegou a rodar 5000 km apesar de já estar la a uns 5 anos.
lucas castro- Mensagens : 139
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Re: troca oleo mineral
LaercioLMB escreveu:No posto, você paga o serviço do funcionário, pois nenhum posto troca óleo de graça e o valor do serviço está no litro do óleo.
Outro detalhe, preço do óleo.
Se em uma loja você encontra uma marca e tipo de óleo a R$40,00 e em outra loja você encontra a mesma marca e tipo de óleo a R$20,00 é lucro comprar onde está mais barato. Agora se em uma loja tem uma marca e tipo a R$40,00 e em outra loja tem outra marca e outro tipo a R$20,00 fique atento, pois pode ser óleo reciclado e esse é o problema da maioria, olha preço, mas não olha a qualidade.
Preço baixo nunca teve qualidade junto, pois você escolhe qualidade ou preço baixo, ambos juntos non ecxiste.
Se tem uma coisa que eu não arrisco comprar é óleo de marca ruim,pq pode sair muito caro no fim das contas..
lucas castro- Mensagens : 139
Pontos : 147
Data de inscrição : 11/05/2014
Re: troca oleo mineral
acabou a batida no cabecote ao ligar frio. o oleo que estava era muito grosso. eu pesquisei esse oleo antes de comprar. a qualidade e garantida
raelll- Mensagens : 7
Pontos : 11
Data de inscrição : 22/12/2016
Re: troca oleo mineral
acredito que o preço baixo nao quer dizer má qualidade. é uma questao de garimpar os melhores precos. o lubrax esta 43 no posto e 19 no mercado livre muita diferenca. o petronas que eu paguei 23.90 cheguei a achar por 35. e tudo uma questao de procurar o melhor preco.
raelll- Mensagens : 7
Pontos : 11
Data de inscrição : 22/12/2016
Re: troca oleo mineral
Sim, tudo uma questão de garimpar o preço, mas o petronas é óleo reciclado.
Se compara preço entre o mesmo produto em lugares diferentes e não produtos diferentes em lugares diferentes.
Exemplo.
Vou comprar um televisor e olho em uma loja um televisor SONY por R$5000,00 e em outra loja vejo um LG por R$1500,00.
Isso é comparar preço?
Não, pois mesmo ambos serem televisores, cada um tem seus recursos e funções exclusivas, não sendo válido eu comparar o preço de uma TV SONY com uma TV LG.
Posso sim comparar uma TV SONY em uma loja com outra TV SONY em outra loja, mas desde que ambas as TV's sejam do mesmo modelo. Não adianta eu comparar o preço de uma TV SONY de 50" com uma de 49".
Só se compara preço entre produtos iguais de mesma especificação, fora isso, é uma comparação irreal e ilusória.
Óleo petronas é óleo reciclado, por isso é barato.
O óleo que compro é da Shell e paguei nele R$32,00 o litro em uma loja de autopeças, mas se eu fosse comprar o mesmo óleo em um posto de gasolina Shell, iria pagar em torno de R$48,00 o litro, pois varia de preço de posto para posto, mesmo sendo todos da mesma bandeira.
Se compara preço entre o mesmo produto em lugares diferentes e não produtos diferentes em lugares diferentes.
Exemplo.
Vou comprar um televisor e olho em uma loja um televisor SONY por R$5000,00 e em outra loja vejo um LG por R$1500,00.
Isso é comparar preço?
Não, pois mesmo ambos serem televisores, cada um tem seus recursos e funções exclusivas, não sendo válido eu comparar o preço de uma TV SONY com uma TV LG.
Posso sim comparar uma TV SONY em uma loja com outra TV SONY em outra loja, mas desde que ambas as TV's sejam do mesmo modelo. Não adianta eu comparar o preço de uma TV SONY de 50" com uma de 49".
Só se compara preço entre produtos iguais de mesma especificação, fora isso, é uma comparação irreal e ilusória.
Óleo petronas é óleo reciclado, por isso é barato.
O óleo que compro é da Shell e paguei nele R$32,00 o litro em uma loja de autopeças, mas se eu fosse comprar o mesmo óleo em um posto de gasolina Shell, iria pagar em torno de R$48,00 o litro, pois varia de preço de posto para posto, mesmo sendo todos da mesma bandeira.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: troca oleo mineral
mas a minha comparacao foi do mesmo oleo laercio. o lubrax supera no posto e 43 e na internet esta 19. eu nao comparei o lubrax com o petronas.
raelll- Mensagens : 7
Pontos : 11
Data de inscrição : 22/12/2016
Re: troca oleo mineral
A sim, na internet tudo é mais barato do que em lojas físicas.
Na internet a maioria não tem prédio de loja, são somente uma garagem no fundo de casa onde guardam os produtos que anunciam e vendem pela internet e como não tem água, luz e impostos de loja e nem funcionários, podem fazer mais barato.
Você pode comparar produtos entre lojas físicas ou entre vendedores on line, mas nunca de ambos juntos.
Na internet a maioria não tem prédio de loja, são somente uma garagem no fundo de casa onde guardam os produtos que anunciam e vendem pela internet e como não tem água, luz e impostos de loja e nem funcionários, podem fazer mais barato.
Você pode comparar produtos entre lojas físicas ou entre vendedores on line, mas nunca de ambos juntos.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
òleo adequado para Mondeo 97 zetec 2.0
Olá, Laércio! Tenho um Mondeo 97 2.0 16v. 97/98. Único e permanente dono. O carro passou por reparo de junta de cabeçote e nunca mais foi o mesmo. Moro em pequena cidade e aqui é difícil um diagnóstico e manutenção. O carro passou a ter um cheiro forte e desagradável na combustão e também vazamento. O que pode ser, na sua opinião? Mas agora o mais importante para mim é a troca de óleo. Eu sempre segui a orientação do Manual e lá não faz menção a óleo sintético, somente mineral, e o indicado é o SAE 20w50, API-SH OU SJ e também viscosidade 15W40 OU 20w40api-sh ou sj.. O mecânico abasteceu o motor com óleo sintético 5 30, Lubrax. Você aconselha esse óleo ou o 10 40 é o mais adequado para meu carro? Ela está com 155.000Km. Você pode me indicar um óleo sintético com a marca e todas as nomenclaturas do tipo mais adequado? Abraço e Obrigado.
LaercioLMB escreveu:Não, deverá usar agora o óleo sintético 10W40.
O 5W30 é para regiões frias, o que não é o caso aqui no Brasil.
Depois de ter um certo desgaste, é melhor usar o 10W40 do que arriscar no 5W30 e mandar o motor para o espaço logo.
Óleo muito fino não age muito bem em motor com desgaste, principalmente quando o motor está quente.
O Mondeo é um carro feito para ser usado no mundo todo e por isso ele tem diversas classificações de óleo a ser usada no motor, óleo para regiões frias e óleo para regiões quentes e a maioria não entende isso e usa óleo 5W30 nele.
Nos motores mais novos, coisa de 10 anos para cá, a maioria tem sido com óleo 5W30 de fábrica, mas antes disso, as coisas eram bem diferentes e não é por que a maioria hoje usa óleo 5W30 que um carro com quase 20 anos ou mais também siga essa regra.
Muitos colocam óleo mineral devido ao preço baixo, mas se esquecem de que quando precisarem fazer o motor, essa brincadeira vai sair cara.
O meu arrumei a pouco tempo, nem cheguei a sair com ele ainda, mas assim que fizer 2500 km, farei a primeira troca de óleo e filtro de óleo, depois disso, a cada 5000 km troca de óleo e a cada 10000 km troca de filtros também.
A troca do filtro do ar depende do lugar que andamos, muita poeira, tem que ser trocado a cada 5000 km junto com o óleo e se for muita estrada de terra, verificar seguido o filtro para ver se não precisa ser trocado devido ao acúmulo de poeira da estrada.
Celso Carvalho- Mensagens : 4
Pontos : 8
Data de inscrição : 14/02/2017
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