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Comando de válvula quebrado (SOCORRO)
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Comando de válvula quebrado (SOCORRO)
Boa noite amigos, é com muito desgosto que venho fazer esse post... fazem 2 meses que meu mondeo está na retífica, o cara sempre inventando que veio uma peça errada ou a junta não serve, bla bla blá...
Até que hoje o motor foi ser montado de vez e pra estragar meu dia.. no momento em que o mecânico ligou parece que estourou o comando de válvulas...
Ele alegou que ele estava poroso... o que eu não acredito nem um pouco... mecânico lixo que nunca mais vai ver meu carro lá...
Amigos, agora o momento que preciso de ajuda:
Será que vai precisar fazer novamente a retífica de cabeçote?
Será que as válvulas podem ter empenado?
Posso perder o cabeçote?
Por favor.. me ajudem como devo proceder numa situação como essa que nem faço idéia do que fazer...
Obrigado a todos..
Até que hoje o motor foi ser montado de vez e pra estragar meu dia.. no momento em que o mecânico ligou parece que estourou o comando de válvulas...
Ele alegou que ele estava poroso... o que eu não acredito nem um pouco... mecânico lixo que nunca mais vai ver meu carro lá...
Amigos, agora o momento que preciso de ajuda:
Será que vai precisar fazer novamente a retífica de cabeçote?
Será que as válvulas podem ter empenado?
Posso perder o cabeçote?
Por favor.. me ajudem como devo proceder numa situação como essa que nem faço idéia do que fazer...
Obrigado a todos..
raphudo- Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014
Re: Comando de válvula quebrado (SOCORRO)
O comando é de ferro fundido e eu já quebrei um e isso acontece se o burro tentar apertar um mancal totalmente de uma só vez sem ter colocado os outros mancais.
Tem que colocar o comando no lugar, colocar todos os mancais na sequencia exata, pois os mancais não podem ser trocados de posição, cada um tem que ser marcado antes de ser retirado e na hora de colocar, tem que serem colocados todos os mancais juntos, os parafusos e ir apertando um pouco de cada vez cada mancal, pois se apertar um mancal totalmente, as molas dos tuchos vão forçar o comando e ele vai quebrar sim.
Ele tem que te dar um comando novo sem choradeira e nem esse bla bla bla de comando poroso, pois ele é de ferro fundido e se não cuidar, quebra mesmo.
Não se preocupe que não danificou válvulas e nem o cabeçote, foi somente um burro tentando fazer o que não sabe e jurando que sabe.
Eu já cometi esse erro e sei muito bem o que estou falando.
O que acontece se trocar a posição dos mancais?
O comando trava e fica pesado de girar, pois algum comando ficou com o furo ovalado e prensou o comando.
Os mancais não são todos exatamente iguais embora pareçam que sejam, mas não são, também aprendi isso fazendo errado e depois vendo que o comando não girava com a mão, ficou pesado. a minha sorte era que os mancais já haviam sido numerados anteriormente e eu pela numeração deles fui colocando eles nas posições corretas e o comando girou facilmente com a mão.
Monte o comando com os mancais totalmente molhados com óleo de motor e de preferência com os tuchos de válvulas também cheios com o mesmo óleo que irá usar no motor, isso facilita a retomada do motor quando for ligar ele novamente, pois ele vai custar a ligar até que todos os tuchos estejam totalmente cheios de óleo e o óleo da bomba tenha chegado totalmente aos tuchos e saído todo o ar das galerias de óleo.
Por isso quando for ligar o motor pela primeira vez depois de montado, não coloque as velas, deixe o motor de partida girar por uns 45 seg o motor para que a bomba possa bombear óleo para todo o motor e fazer os tuchos voltarem a funcionar corretamente, pois são tuchos hidráulicos.
Logo que o motor ligar, nem lenta ele terá, tem que fazer o motor funcionar por uns 8 quilômetros para fazer a central reconhecer todo o motor novamente e assim, ajustar tudo novamente.
Tem que colocar o comando no lugar, colocar todos os mancais na sequencia exata, pois os mancais não podem ser trocados de posição, cada um tem que ser marcado antes de ser retirado e na hora de colocar, tem que serem colocados todos os mancais juntos, os parafusos e ir apertando um pouco de cada vez cada mancal, pois se apertar um mancal totalmente, as molas dos tuchos vão forçar o comando e ele vai quebrar sim.
Ele tem que te dar um comando novo sem choradeira e nem esse bla bla bla de comando poroso, pois ele é de ferro fundido e se não cuidar, quebra mesmo.
Não se preocupe que não danificou válvulas e nem o cabeçote, foi somente um burro tentando fazer o que não sabe e jurando que sabe.
Eu já cometi esse erro e sei muito bem o que estou falando.
O que acontece se trocar a posição dos mancais?
O comando trava e fica pesado de girar, pois algum comando ficou com o furo ovalado e prensou o comando.
Os mancais não são todos exatamente iguais embora pareçam que sejam, mas não são, também aprendi isso fazendo errado e depois vendo que o comando não girava com a mão, ficou pesado. a minha sorte era que os mancais já haviam sido numerados anteriormente e eu pela numeração deles fui colocando eles nas posições corretas e o comando girou facilmente com a mão.
Monte o comando com os mancais totalmente molhados com óleo de motor e de preferência com os tuchos de válvulas também cheios com o mesmo óleo que irá usar no motor, isso facilita a retomada do motor quando for ligar ele novamente, pois ele vai custar a ligar até que todos os tuchos estejam totalmente cheios de óleo e o óleo da bomba tenha chegado totalmente aos tuchos e saído todo o ar das galerias de óleo.
Por isso quando for ligar o motor pela primeira vez depois de montado, não coloque as velas, deixe o motor de partida girar por uns 45 seg o motor para que a bomba possa bombear óleo para todo o motor e fazer os tuchos voltarem a funcionar corretamente, pois são tuchos hidráulicos.
Logo que o motor ligar, nem lenta ele terá, tem que fazer o motor funcionar por uns 8 quilômetros para fazer a central reconhecer todo o motor novamente e assim, ajustar tudo novamente.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Comando de válvula quebrado (SOCORRO)
Laércio, estaria super feliz agora se tivesse acontecido o que vc preveu rs
O mecânico querido do meu coração conseguiu empenar as válvulas do cabeçote...
Resultado: retífica denovo... meu medo maior é o cabeçote ficar mto baixo e começar a ficar taxado demais.. =(
Mas valeu pela força amigo, pena que quebrou mesmo de vez... dei sorte do pistão não ter ficado marcado =x
E to achando q ele vai estourar o outro comando.. pq disse pra ele apertar devagar e em X.. ele falo que n tem nda haver papo de internet, que pode apertar até sangrar... fdp não deve ter nem um torquímetro... são 2kg de torque né?
O mecânico querido do meu coração conseguiu empenar as válvulas do cabeçote...
Resultado: retífica denovo... meu medo maior é o cabeçote ficar mto baixo e começar a ficar taxado demais.. =(
Mas valeu pela força amigo, pena que quebrou mesmo de vez... dei sorte do pistão não ter ficado marcado =x
E to achando q ele vai estourar o outro comando.. pq disse pra ele apertar devagar e em X.. ele falo que n tem nda haver papo de internet, que pode apertar até sangrar... fdp não deve ter nem um torquímetro... são 2kg de torque né?
raphudo- Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014
Re: Comando de válvula quebrado (SOCORRO)
Por isso que eu não confio mais em mexânicos, tive que aprender na marra a consertar meus carros. (contando os que já tive e os que virei a ter)
Não sei qual é o torque de aperto, mas uso na chave, um prolongador de 40 cm e uso somente a ponta dos dedos indicador e médio para apertar, assim quando os dedos não seguram mais, está apertado corretamente.
Sei que tem limite para aplainar a tampa, pois se baixar demais, as válvulas irão bater nos pistões, nada de taxar demais, isso é ilusão em motores aspirados, só funciona em motores turbinados e motores dois tempos.
Sinto muito, mas se ele não cuidar, vão quebrar mais comandos de válvula.
Eu te aconselho a retirar o carro de lá e mandar em outro, nem que tenha que pagar um guincho para fazer isso, pois certamente o custo do guincho pode salvar seu motor e seu bolso.
Não sei qual é o torque de aperto, mas uso na chave, um prolongador de 40 cm e uso somente a ponta dos dedos indicador e médio para apertar, assim quando os dedos não seguram mais, está apertado corretamente.
Sei que tem limite para aplainar a tampa, pois se baixar demais, as válvulas irão bater nos pistões, nada de taxar demais, isso é ilusão em motores aspirados, só funciona em motores turbinados e motores dois tempos.
Sinto muito, mas se ele não cuidar, vão quebrar mais comandos de válvula.
Eu te aconselho a retirar o carro de lá e mandar em outro, nem que tenha que pagar um guincho para fazer isso, pois certamente o custo do guincho pode salvar seu motor e seu bolso.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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