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Carro dando "tranco" -- marcha lenta e retomadas
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Carro dando "tranco" -- marcha lenta e retomadas
Olá a todos,
Minha perua 97 2.0 começou a ter um comportamento estranho: acelerando ou retomando a velocidade, eu começo a apertar o acelerador e ele não responde. De repente, dá um 'soco' e começa a responder. Da mesma forma, quando eu tiro o pé do acelerador, ela continua como se estivesse acelerando, e subitamente dá um tranco da mesma forma e começa a reduzir. É como se o curso inicial do acelerador, quando apenas se encosta o pé nele, não estivesse sendo repassado para o sistema.
O curioso é que, depois de um tempo em maior velocidade -- 80 km/h -- ele parou de fazer. Mas quando voltei para o anda-e-para normal, ele voltou a fazer isso.
Vale ressaltar que, quando eu estou em alta rotação, ao colocar o carro em ponto morto, por vezes ele continua na mesma rotação de antes, e repentinamente começa a desacelerar.
Não sei onde começar a olhar: sensor de posição do acelerador? Atuador de marcha lenta? EGR? (troquei o sensor há alguns meses, mas não limpei a válvula) Limpeza da TBI? Sensor de MAF?
Eu tinha usado combustível Premium nos tanques anteriores, e enchi na sexta com gasolina comum. Em carro Flex a injeção costuma dar uns problemas quando se troca de gasolina para álcool, não sei se este seria o caso -- a gasolina agora tem 27% de álcool, pode isso Arnaldo?
Qualquer dica é bem-vinda.
Abs,
Marcelo
Minha perua 97 2.0 começou a ter um comportamento estranho: acelerando ou retomando a velocidade, eu começo a apertar o acelerador e ele não responde. De repente, dá um 'soco' e começa a responder. Da mesma forma, quando eu tiro o pé do acelerador, ela continua como se estivesse acelerando, e subitamente dá um tranco da mesma forma e começa a reduzir. É como se o curso inicial do acelerador, quando apenas se encosta o pé nele, não estivesse sendo repassado para o sistema.
O curioso é que, depois de um tempo em maior velocidade -- 80 km/h -- ele parou de fazer. Mas quando voltei para o anda-e-para normal, ele voltou a fazer isso.
Vale ressaltar que, quando eu estou em alta rotação, ao colocar o carro em ponto morto, por vezes ele continua na mesma rotação de antes, e repentinamente começa a desacelerar.
Não sei onde começar a olhar: sensor de posição do acelerador? Atuador de marcha lenta? EGR? (troquei o sensor há alguns meses, mas não limpei a válvula) Limpeza da TBI? Sensor de MAF?
Eu tinha usado combustível Premium nos tanques anteriores, e enchi na sexta com gasolina comum. Em carro Flex a injeção costuma dar uns problemas quando se troca de gasolina para álcool, não sei se este seria o caso -- a gasolina agora tem 27% de álcool, pode isso Arnaldo?
Qualquer dica é bem-vinda.
Abs,
Marcelo
marcfraga- Mensagens : 29
Pontos : 39
Data de inscrição : 05/11/2014
Re: Carro dando "tranco" -- marcha lenta e retomadas
Chicote dos bicos injetores antes de qualquer coisa, pois é nesse chicote que estão ligados o atuador de marcha lenta, o sensor de comando de válvulas e principalmente o sensor de posição da borboleta do TBI.
O meu fazia algo semelhante e era somente o chicote ressecado e descascando, coisa comum em todos os Mondeo até 2003 ou melhor, em todos os carros da Ford até esse ano.
Esse sintoma é do sensor da borboleta do TBI, mas antes tem que verificar e se possível, trocar o chicote inteiro e somente depois se for realmente necessário, trocar o sensor de posição da borboleta.
90% das falhas mecânicas dos Mondeo são ocasionados por problemas na parte elétrica ao redor do motor.
Sujeira na borboleta do TBI também faz isso, nela tem um furinho que deve ser de uns 2mm de diâmetro e se tiver sujeira nele, dá zica sempre.
O meu fazia algo semelhante e era somente o chicote ressecado e descascando, coisa comum em todos os Mondeo até 2003 ou melhor, em todos os carros da Ford até esse ano.
Esse sintoma é do sensor da borboleta do TBI, mas antes tem que verificar e se possível, trocar o chicote inteiro e somente depois se for realmente necessário, trocar o sensor de posição da borboleta.
90% das falhas mecânicas dos Mondeo são ocasionados por problemas na parte elétrica ao redor do motor.
Sujeira na borboleta do TBI também faz isso, nela tem um furinho que deve ser de uns 2mm de diâmetro e se tiver sujeira nele, dá zica sempre.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Carro dando "tranco" -- marcha lenta e retomadas
Oi Laércio,
Obrigado pelas dicas.
O chicote dos bicos foi trocado em dezembro, por um novo. Não deu problemas desde então. Mas vou verificar se está tudo conectado corretamente. Deveria estar, porque senão teria dado problema quando foi trocado.
Já o chicote do motor, esse vai ser trocado em Porto Alegre!
A marcha lenta tá meio louca mesmo, de vez em quando o carro começa a acelerar sozinho e chega a 4 mil RPMs!
Vou verificar o TBI, e amanhã cedo passo o scanner nele para ver se tem algum código. Em breve, vou poder programar até o PATS de casa mesmo! Adeus, concessionárias Ford!
Marcelo
Obrigado pelas dicas.
O chicote dos bicos foi trocado em dezembro, por um novo. Não deu problemas desde então. Mas vou verificar se está tudo conectado corretamente. Deveria estar, porque senão teria dado problema quando foi trocado.
Já o chicote do motor, esse vai ser trocado em Porto Alegre!
A marcha lenta tá meio louca mesmo, de vez em quando o carro começa a acelerar sozinho e chega a 4 mil RPMs!
Vou verificar o TBI, e amanhã cedo passo o scanner nele para ver se tem algum código. Em breve, vou poder programar até o PATS de casa mesmo! Adeus, concessionárias Ford!
Marcelo
marcfraga- Mensagens : 29
Pontos : 39
Data de inscrição : 05/11/2014
Problema igual ao amigo.
Boa noite e é um prazer estar fazendo parte desta comunidade.
Bem a minha SW está com os mesmos sintomas, isolei os fios do chicote de injeção, testei o maf, limpei a tbi e o problema persiste, ao tirar os conectores dos bicos da pra sentir variação, como posso testar o tps no local?
Obrigado.
Bem a minha SW está com os mesmos sintomas, isolei os fios do chicote de injeção, testei o maf, limpei a tbi e o problema persiste, ao tirar os conectores dos bicos da pra sentir variação, como posso testar o tps no local?
Obrigado.
Jose Carlos Montagner Jr- Mensagens : 16
Pontos : 24
Data de inscrição : 10/03/2015
Idade : 45
Localização : Campinas SP
Re: Carro dando "tranco" -- marcha lenta e retomadas
Aqui mostra como testar todos os sensores.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Obrigado.
LaercioLMB escreveu:Aqui mostra como testar todos os sensores.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Obrigado vou testar tudo e posto depois.
Jose Carlos Montagner Jr- Mensagens : 16
Pontos : 24
Data de inscrição : 10/03/2015
Idade : 45
Localização : Campinas SP
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