.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB


LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

3 participantes

Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  haberbeck_brandao Ter Nov 17, 2015 11:17 am

Olá, boa tarde a todos.

Consegui a moldura do cambio automático de meu Mondeo 97 que veio junto com a respectiva manopla do câmbio, tudo práticamente zero km.
Fui checar o botão de overdrive (O/D) e a luz testemunha no painel não está acendendo, portanto, deduzo que a chave que o aciona não deve estar atuando, uma vez que o painel
e respectivas lampadas (todas substituídas por leds) foi checado em agosto.
A pergunta é simples:
A instalação deste kit (moldura + manopla) é algo simples ou tem algum detalhe sutil para que eu possa fazer o serviço?
A retirada da manopla, pelo que eu percebi, depende da remoção de um único parafuso lateral, é isto mesmo? Há alguma providencia complementar antes da remoção?
Na haste do cambio há a trava de segurança do mesmo e a chave do O/D, confere?
A chave de acionamento do overdrive é presa de que forma na haste do cambio? No ato de remontagem da manopla, tenho que tomar algum cuidado adicional com sua posição?

Fico no aguardo, e desde já, muito obrigado

Carlos

haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Alavanca

Mensagem  Alexandre Castellano Ter Nov 17, 2015 12:14 pm

Olá, estou com a minha em mãos, desmontei não tem mistério, só tomar cuidado com tipo um suite que aciona o overdriver, vou tirar foto e posto no seu e-mal ok, não consigo posta aqui, qual seu e-mail?

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Re: LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  LaercioLMB Ter Nov 17, 2015 7:06 pm

Nesse caso eu não poderei te ajudar muito, pois nunca desmontei uma alavanca de câmbio de um Mondeo automático, mas certamente desmontar não será complicado.
Pode sim ser somente mal contato no botão acionador do overdrive como também pode ser algum fio em curto, coisa comum de acontecer com os Ford dessa época.
Pode ocorrer sim do LED ter queimado, convém verificar ele trocando de posição com outro que pode ser da luz de freio ou da bateria para ter certeza.
Já me aconteceu de eu comprar uns LEDs e alguns queimarem logo no início em outro circuito, mesmo com o resistor adequado para diminuir a tensão.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Re: LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  haberbeck_brandao Ter Nov 17, 2015 7:19 pm

Obrigado por seu contato, Laércio.

Os leds do painel são chamados de espiga de milho com 5 elementos e já são para 12V, isto é, uso automotivo.
Vou examinar cuidadosamente a montagem da alavanca.

Abraço

Carlos
haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Re: LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  LaercioLMB Qua Nov 18, 2015 5:05 am

Como ficou a iluminação com esses LEDs?
Deu maior brilho no painel?
Estou pensando em colocar no meu, isso poupa até o regulador de tensão do alternador.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Re: LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  haberbeck_brandao Sex Nov 20, 2015 9:39 am

Olá Alexandre, bom dia

Estou aguardando suas fotos no meu e-mail mas não chegaram. Já te passei o endereço.
Se são fotos muito grandes, envie em partes, OK?
Pretendo trocar a moldura hoje pois é feriado aqui em São Bernardo.
Fico no aguardo.

Grato

Carlos
haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Re: LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  haberbeck_brandao Sex Nov 20, 2015 6:49 pm

Boa noite, amigos.

Conforme havia planejado, fiz a substituição da moldura do cambio automático do meu carro hoje à tarde.
Infelizmente, não consegui resolver o problema do acionamento do overdrive, o qual me deixou em dúvida em relação à natureza do defeito.
Não sei diagnosticar se o sistema está sendo acionado ou não, ou se é a indicação no painel de instrumentos que não está operando.
O que mais me chamou a atenção é que a manopla do câmbio é uma peça única, composta pelo corpo, um botão lateral na parte superior que aciona a trava do câmbio e mais abaixo à esquerda (lado do condutor) o botão de O/D (overdrive).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ao observarmos o interior da haste da manopla, não há nada, a não ser o furo do parafuso de fixação e o fundo da extremidade da mesma

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Enquanto isto, na haste do cambio, não vi nenhum micro switch para acionamento do botão do overdrive, e sim, apenas, uma haste plástica vertical que vem por dentro da haste metálica para destravar o manopla para a troca das marchas. Quando acionada manualmente, pressionando-a para baixo, se escuta o ruído do destravamento do cambio. Pelo que entendi, o botão lateral (trava) funciona por um sistema de cunha para pressionar esta haste plástica para baixo. Até aí tudo bem. E quanto ao botão do overdrive? Onde está o microswitch?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ou sou nerd demais ou há algo errado nesta montagem.

Fico no aguardo de vcs, que possuem mais vivência com a mecânica do Mondeo para me esclarecerem este mistério Sad

Obrigado

Carlos
haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Re: LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  LaercioLMB Sex Nov 20, 2015 7:02 pm

Não é nerd demais, tem algo errado na montagem.
Algum mexãnico deve ter retirado isso "achando' que não precisava ou para esconder algum defeito e dar como consertado.
Vou ver o que consigo sobre a elétrica do câmbio automático do Mondeo. Já consegui tanta coisa que nem imaginava, mas tudo no acaso quando procurava por outras coisas. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Re: LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  haberbeck_brandao Sex Nov 20, 2015 7:25 pm

Olá Laércio, boa noite

Voce não imagina o quanto fiquei puto da vida quando percebi que havia algo errado nesta montagem.

Isto me explica então um problema que houve quando mandei instalar o console novo no meu carro. Levei o Mondeo na Porto Seguro aqui em SBC para fazer este serviço e o carro voltou com a lingueta do cambio quebrada (película plástica que muda a indicação da marcha em uso no console do câmbio).
O cidadão que mexeu no carro me disse que a lingueta já estava quebrada, e aí me acendeu a luz vermelha que tinha alguma coisa errada na história.
Como isto aconteceu em Agosto, não adianta eu ir lá e criar caso na oficina, mas tenho um bom acesso ao chefe da oficina (excelente profissional) e o gerente de serviços. Vou lá relatar o que houve assim que tiver um retorno seu sobre o que foi removido de meu carro.

Curiosamente, eu creio que vi um fio cortado dentro do console, por baixo do mecanismo da manopla...

Desde já agradeço seu pronto suporte e retidão, Laércio.

Alexandre, boa noite

Pelo que vejo, estou com um prejuízo a mais em mãos que surgiu agora. Será que vc tem a peça (microswitch) do acionamento do overdrive?
Este é o tipo de coisa que não se acha em lugar nenhum. Estou ferrado...

Fico no aguardo

Abraço

Carlos
haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Re: LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  haberbeck_brandao Sex Nov 20, 2015 7:57 pm

Olá Laércio,

Creio que fiquei te devendo uma resposta com relação à iluminação do painel de instrumentos se usando leds espiga de milho (12V - 5 elementos) de cor branca (luz branca fria). Tirei as fotos de meu painel ainda com luz solar vindo pela traseira do carro, mas creio que dá para vc ter uma idéia.

Seguem as imagens:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Re: LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  LaercioLMB Sex Nov 20, 2015 8:02 pm

Caro Haberbeck, não se preocupe em achar que você foi o único prejudicado, infelizmente há pessoas que foram muito mais prejudicadas que você.
Um exemplo que te dou.
Tem um usuário aqui do fórum que não tem acessado por ter esquecido a senha, que está reformando o Mondeo 95 dele.
Vamos começar pelo câmbio que é automático.
Ele me falou que havia tocado o óleo e o câmbio ficou ruim. Eu disse a ele que o óleo colocado não era o correto e teria que trocar o óleo pelo correto que a Ford tem.
Bom, ele não fez isso, levou o câmbio em uma oficina "especializada" e condenaram o câmbio de e o conversor de torque, gastou mais de R$4000,00 para consertar um câmbio que supostamente seria só o óleo errado, nada mais.
Sobre o motor.
Ele abriu o motor e eu fui à casa dele para olhar o estado do motor já que quem vendeu para ele, disse que tinha feito o motor e não tinha rodado 1000 km ainda.
O virabrequim estava todo arranhado, sem condições de ser retificado novamente, pois já estava na última medida.
Ele comprou outro virabrequim que quem vendeu à ele disse que estava na medida 0.50.
Ele comprou as bronzinas 0.50 e ficou folgado.
Como assim folgado?
Não tive como ir na casa dele ver isso, mas por zap zap a gente se fala quase todos os dias e ele me passa fotos das peças.
Ele trocou as bronzinas por uma medida menor e continuou com folga, então eu pedi a ele para levar o virabrequim na retífica para ele medirem com um micrômetro e dizer que medida realmente estava o virabrequim e estava mesmo na medida 0.50.
Então por que não deu a medida 0.50 anterior?
O cara que tapeou o motor, tinha mexido nos mancais do bloco para adaptar outras bronzinas e a retificadora disse que as medidas encontradas eram do opala e teriam que retificar o virabrequim para ficar na medida das bronzinas do opala.
Olha quanta gambiarra.
Não tive tempo (dinheiro) para ir na casa dele para ver isso, mas tenho que dar um jeito o quanto antes, pois acho que estão enrolando ele.
Ele mora em uma cidade vizinha a Porto Alegre e isso que me dificulta a ida lá, pois tem chovido muito aqui e se chove, não tenho como trabalhar e se não trabalho, não ganho e por isso esses últimos meses tenho me ferrado um monte, mas isso é outra história que não vem ao caso aqui.
Veja que as oficinas estão fazendo cada coisa que é até difícil de acreditar.
O cara disse que tinha feito o motor e que não tinha rodado nem 1000 km. Como o virabrequim poderia estar tão riscado daquela forma?
Mal amaciado? Óleo errado?
Pode ser, mas o virabrequim estava em estado deplorável e tinha até canaleta quebrada nos pistões do motor.
Vou ajudar ele a montar todo o carro quando ele comprar as peças novas que precisa, pois se deixar em uma oficina, certamente irão ferrar com ele novamente.
Ele está comprando um jogo de pistões Suloy e anéis Cofap novos para colocar no motor.
O cara levou ferro de todas as formas possíveis de tanta gambiarra que fizeram no Mondeo que ele comprou e ele é um cara simples, não merecia isso e está gastando todas as economias dele com o carro de tanto que ele gostou do carro.
O Mondeo dele é um GLX AD hatchback 1995, com piloto automático, câmbio automático, teto solar, descanso de braço no console, um luxo de carro.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Re: LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  LaercioLMB Sex Nov 20, 2015 8:03 pm

As luzes parecem que ficaram ótimas. Me animou isso.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty LAMPADAS XENON PARA O PAINEL

Mensagem  haberbeck_brandao Sex Nov 20, 2015 9:27 pm

Laércio, boa noite

Deixe preservada esta informação para vc e todos os demais amigos que queiram trocar as lampadas originais do painel de instrumentos por leds de alto brilho. O anúncio do vendedor no Mercado Livre que me vendeu os leds é este:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

No meu painel foram necessárias 6 lampadas. Comprei 10 por medida de segurança.

Um abraço

Carlos

haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Re: LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  haberbeck_brandao Sex Nov 20, 2015 9:42 pm

Laércio,

Se eu tivesse gasto R$ 4.000 para trocar o cambio de meu carro, eu me consideraria um sujeito de sorte.
Não vou me estender muito na história, mas estou com o segundo cambio automático no meu carro, sendo que este, por sua vez, foi totalmente refeito em 2014.
Apenas para vc ter idéia de valores, a substituição do primeiro cambio pelo segundo me custou R$ 8.300. A reforma do segundo cambio devido ao rompimento da mangueira de arrefecimento do oleo, me saiu por outros R$ 8.000. Ou seja, os dois consertos me sairam quase o preço do carro.
De fato....já fui bastante prejudicado...

Um abraço

Carlos
haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO Empty Re: LUZ DO OVERDRIVE NO PAINEL E MONTAGEM DA ALAVANCA DE CAMBIO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos