.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
Teste válvula termostática, existe? EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
Teste válvula termostática, existe? EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
Teste válvula termostática, existe? EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Teste válvula termostática, existe? EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Teste válvula termostática, existe? EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Teste válvula termostática, existe? EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Teste válvula termostática, existe? EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
Teste válvula termostática, existe? EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
Teste válvula termostática, existe? EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB


Teste válvula termostática, existe?

4 participantes

Ir para baixo

Teste válvula termostática, existe? Empty Teste válvula termostática, existe?

Mensagem  raphudo Sáb Dez 12, 2015 6:40 pm

Boa noite amigos, espero que estejam todos bem.
Recentemente a junta do cabeçote queimou, motor parou de funcionar e tive uma dorzinha de cabeça, mas tudo bem.

Voltando da retifica, uma mangueira rompeu, motor aqueceu bastante e começou a falhar até que parou de funcionar.
Arrumei a mangueira, funcionou legal e está funcionando até agora. Porém agora o problema:

A junta colocada foi junta de aço, o mecânico disse que não foi o suficiente para queimar a junta, porém:

Percebo que sai um pouco de água do escape e a água do reservatório baixa um pouco.

Porém percebo que tem um possível pequeno vazamento, ai não sei, será que a junta queimou?

E será que tem alguma forma de eu testar a válvula termostática? Uma vez que o painel do meu carro não marca direito a temperatura.

raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Teste válvula termostática, existe? Empty Re: Teste válvula termostática, existe?

Mensagem  LaercioLMB Sáb Dez 12, 2015 7:40 pm

Tirando a válvula, colocando em uma panela para ferver e ver se a válvula abre antes da água ferver por completo.
O bom é usar um termômetro para verificar a temperatura da água.
Eu uso um termômetro laser que comprei para ver a temperatura dos motores dos meus aeromodelos.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Teste válvula termostática, existe? Empty Re: Teste válvula termostática, existe?

Mensagem  raphudo Dom Dez 13, 2015 8:00 am

Laércio, será que pelo motor ter aquecido uma vez, a junta nova de aço pode ter estragado?
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Teste válvula termostática, existe? Empty Re: Teste válvula termostática, existe?

Mensagem  LaercioLMB Dom Dez 13, 2015 3:49 pm

Não sei te dizer sobre junta de aço, mas eu particularmente não acho elas eficazes.
As juntas de amianto ou similares, cedem com o aperto dos parafusos, as de aço não vão ceder como deveriam.
Nem reaperto de cabeçote com o motor quente o pessoal não faz e muitos juram que não precisa.
Aprendi a reapertar cabeçote com um mecânico de carros de competição e faz uma grande diferença sim.
Você aperta os parafusos com o torque recomendado pelo fabricante, liga o motor e deixa ele esquentar até a ventoinha ligar, desliga o motor e não espera esfriar, retira a tampa de válvulas logo e como o zetec tem os comandos em cima dos parafusos, temos que retirar os comandos o mais rápido possível e reapertar os parafusos do cabeçote, vocês vão jurar que os parafusos nunca foram apertados na vida, estarão frouxinhos mesmo e você dá o reaperto da mesma forma que apertou antes, na mesma sequencia.
É por isso que temos juntas queimadas aos montes, vazamento de água no óleo ou nos cilindros ou de óleo na água ou nos cilindros.
Ahhh, mas eu reaperto depois de uma semana!!!!
Depois desse tempo reapertar é pura perda de tempo, pois o que tinha que danificar a junta, já iniciou a danificar e não será reapertando com o motor frio que vai ajudar depois, só vai atrasar, mas não evitar.
Depois de reapertado o cabeçote com o motor quente, pode esperar o motor terminar de esfriar para remontar o comando de válvulas sem nenhuma pressa.


Última edição por LaercioLMB em Dom Dez 13, 2015 9:53 pm, editado 1 vez(es)
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Teste válvula termostática, existe? Empty Mistérios

Mensagem  Alexandre Castellano Dom Dez 13, 2015 4:55 pm

LaercioLMB escreveu:Não sei te dizer sobre junta de aço, mas eu particularmente não acho elas eficazes.
As juntas de amianto ou similares, cedem com o aperto dos parafusos, as de aço não vão ceder como deveriam.
Nem reaperto de cabeçote com o motor quente o pessoal não faz e muitos juram que não precisa.
Aprendi a reapertar cabeçote com um mecânico de carros de competição e faz uma grande diferença sim.
Você aperta os parafusos com o torque recomendado pelo fabricante, liga o motor e deixa ele esquentar até a ventoinha ligar, desliga o motor e não espera esfriar, retira a tampa de válvulas logo e como o zetec tem os comandos em cima dos parafusos, temos que retirar os comandos o mais rápido possível e reapertar os parafusos do cabeçote, você vão jurar que os parafusos nunca fora apertados na vida, estarão frouxinhos mesmo e você dá o reaperto da mesma forma que apertou antes, na mesma sequencia.
É por isso que temos juntas queimadas aos montes, vazamento de água no óleo ou nos cilindros ou de óleo na água ou nos cilindros.
Ahhh, mas eu reaperto depois de uma semana!!!!
Depois desse tempo reapertar é pura perda de tempo, pois o que tinha que danificar a junta, já iniciou a danificar e não será reapertando com o motor frio que vai ajudar depois, só vai atrasar, mas não evitar.
Depois de reapertado o cabeçote com o motor quente, pode esperar o motor terminar de esfriar para remontar o comando de válvulas sem nenhuma pressa.

Gostei muito dessa publicação do Laércio, como toda profissão tem seus mistérios a mecânica também tem, só que quem exerce na maioria das vezes é preguiçoso como a maioria dos mecânicos, eles precisam se pro fissionarem mais, é uma pena.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Teste válvula termostática, existe? Empty Re: Teste válvula termostática, existe?

Mensagem  LaercioLMB Dom Dez 13, 2015 10:00 pm

É Alexandre, tem certas coisas que o pessoal não faz por pura preguiça mesmo e tem muitos que ficam bravos com as coisas que falo.
Foi o senhor Aldo Costa quem me ensinou isso, ele preparava carros de competição aqui no sul, conheci ele através do filho dele, Marcio Costa que é amigo meu e o senhor Aldo me ensinou muitas coisas em mecânica, inclusive como amaciar corretamente um motor antes de começar a usar mesmo e não é simplesmente andando que se faz isso e o amaciamento de um motor pode ser feito em uma tarde rodando uns 200 km.
Fazia isso toda a vez que eu preparava o motor do meu Jeep que tenho 4 motores para ele do tempo que eu fazia trilhas e chegava a detonar um motor por mês fazendo trilhas com o Jeep.
Os motores 6 cil do Jeep fervem fácil, mas isso até eu descobrir o motivo e mudar algo no motor e nunca mais ferveu motor.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Teste válvula termostática, existe? Empty Escola

Mensagem  Alexandre Castellano Seg Dez 14, 2015 6:59 am

Que privilégio em Laércio uma escola dessas, este Sr. Aldo é mais que um amigo uma verdadeira escola não sei porque todos os mecânicos não ficam colados num cara desses, mais paciencia ser excelentes no que fazem são para poucos, parabéns.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Teste válvula termostática, existe? Empty Re: Teste válvula termostática, existe?

Mensagem  Marcelo Lima Seg Dez 12, 2016 4:05 pm

LaercioLMB escreveu:Tirando a válvula, colocando em uma panela para ferver e ver se a válvula abre antes da água ferver por completo.
O bom é usar um termômetro para verificar a temperatura da água.
Eu uso um termômetro laser que comprei para ver a temperatura dos motores dos meus aeromodelos.

Amanhã irei trocar a bomba dagua e sera substituído o líquido de arrefecento. Estou pensando em tirar a válvula termostatica para fazer esse teste e avaliar o seu estado. Para montar de volta existe alguma dica como por exemplo passar vaselina na junta pra ela assentar melhor? E pra bomba dagua tem algo assim que os amigos recomemdam ou não precisa de nada disso?
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Teste válvula termostática, existe? Empty Re: Teste válvula termostática, existe?

Mensagem  LaercioLMB Ter Dez 13, 2016 8:49 pm

A vaselina ajuda a borracha a escorregar mais fácil para o ponto de apoio e evitar que se torça no encaixe, coisa difícil de acontecer, mas não impossível.
A bomba d'água não tem muito o que fazer se não tiver uma prensa hidráulica para desmontar ela, pois o selo que faz a vedação da bomba é de cerâmica e qualquer impacto para montar ou desmontar a bomba, quebra esse selo e babaus bomba.
Não tem anel retentor para vedar a água, é um disco de cerâmica que é pressionado por uma mola na carcaça da bomba e esse disco gira junto com o eixo e a água elimina o atrito, mas não evita 100% o desgaste desse selo de cerâmica que é a única coisa que estraga em uma bomba d'água de carro, os rolamentos estragam depois do selo estragar e deixar água chegar nos rolamentos.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Teste válvula termostática, existe? Empty Re: Teste válvula termostática, existe?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos