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Direção hidráulica

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Mensagem  LeandroLdc Qua Fev 01, 2017 9:10 am

Ontem percebi que meu Mondeo 97 começou um vazamento feio na mangueira da direção que passa ao lado da correia na parte superior do motor, eu já precisava trocar aquele tubo que leva água quente pra dentro do carro e aproveitei pra verifica o caminho dessa mangueira pra ve se seria tranquilo tira ela,  estou eu mesmo querendo retirar essa mangueira, levantei o carro ontem pra pra faze o serviço do tubo, e dando uma olhada nessa mangueira vi que não parece muito fácil de tira, já queria aproveita e faze uma revisão na bomba da direção e talvez uma revisão na caixa de direção, queria sabe se alguém pode me da uma dica desses componentes da direção sobre a dificuldade de retirar.

LeandroLdc

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Mensagem  LaercioLMB Qua Fev 01, 2017 5:40 pm

Não é difícil de retirar essa mangueira, porém fica mais fácil ainda e simples se retirar o coletor de admissão do motor, aí sim ficará fácil de retirar o setor de direção completo do carro.
Dentro do carro, onde liga o volante com o setor de direção, tem uma cruzeta que terá que ser retirar por dentro do carro para soltar o setor de direção do eixo do volante. Também não é difícil, é só um parafuso com chave 10 mm e girar a abraçadeira que prende nessa cruzeta que o conjunto solta do setor de direção, simples e fácil.
Não tem erro de montar depois, já que no eixo do setor de direção tem um chanfro que encaixa certinho nessa cruzeta para não ter como montar errado depois.
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Mensagem  LeandroLdc Qua Fev 01, 2017 8:12 pm

Laércio, obrigado pela dica vou eu mesmo fazer o serviço de retirada das peças e mandar revisar se necessário, a direção já esta mais pesada a um tempo acho que precisa de uma revisão e talvez na bomba também, pra fica um serviço top, tava vendo o preço dessa mangueira que ta vazando ela tem um preço um pouco elevado..deixo uma dica ai pra galera eu estava procurando o tubo da agua pra compra e tava achando ele no valor entre 140,00 a 200,00 reais, depois de procura bastante acabei encontrando por 50,00 com frete  so não chegou ainda,  não sei a qualidade do material, mas segue o link pra quem acha interessante, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
abraços

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Mensagem  LaercioLMB Qui Fev 02, 2017 10:24 am

Olha, a qualidade do tubo certamente não é igual a original da fábrica, mas uma coisa é certa, se usar água desmineralizada e aditivo sintético, esse cano não vai enferrujar nunca por dentro e nem furar com o tempo.
Esses canos furam geralmente de dentro para fora justamente pelo uso de água de torneira com minerais e principalmente, flúor e cloro e nesse caso, nem o aditivo junto com a água da torneira irá ajudar muito.
A função do aditivo não é evitar corrosão como a maioria pensa e sim elevar a temperatura de ebulição da água que é ao nível do mar, 100°C e o motor trabalhando a 90°C, fica fácil de ferver sem o aditivo e quanto mais alto estamos em relação ao nível do mar, menor é a temperatura de ebulição da água.
Para terem uma ideia disso, nos alpes suíços a temperatura de ebulição da água é de 56°C e a essa temperatura nem batata cozinha.
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Mensagem  Marcelo Lima Sex Fev 03, 2017 7:50 pm

Sobre a direcao depois fala como ficou pra galera!
Andei num vectra 99 e depois ao pegar o meu notei grande diferença no peso do volante. O meu cmem parecia hidráulica kkk...queria melhorar...Será que trocar rodo o óleo ja ajuda?
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Mensagem  LeandroLdc Sex Fev 03, 2017 8:40 pm

Marcelo, pode deixa conforme vai tendo andamento vou infomando aqui pra galera sim, pretendo fazer o serviço de retira dela amanhã sábado, e vo usa a dica do Laercio, hoje resolvi fazer uma cotação de quanto ia gasta pra reparar a caixa, achei em um lugar por 580 e em outro 360. Costumo seguir uns canais de mecânica no youtube, acabei achando um recentemente que o cara é especializado em zetec, (mecanica bicar) então tem muitas dicas que da pra aproveita muito bem, além do tubo da água que mencionei que estou trocando, preciso troca também a carcaça da válvula termostática, mas estava esperando um pouco pra coloca uma de alumínio porem as que vi pela internet o acabamento da peça na foto não me agradava, vendo o vídeo recente o apresentador do canal fala sobre isso, e mostra uma que ele acabo de troca e percebi que a peça era bem acabada ele falou o nome da loja que ele compro, acabei pesquisando na internet e resolvi compra R$ 80 a peça, porem tinha que retira somente na loja deles em SP, acabei gastando mais um pouco, liguei para um empresa de motoboy, na mesma região da loja e acertei com ele pra ir buscar a peça e me envia pelo correio, espero que ela chegue..rsrsrs, então já estou aproveitando que o carro está parado e vo faze essa troca também. vo tira umas fotos da barca e manda pra vocês verem como está o carro.

LeandroLdc

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Mensagem  LaercioLMB Sáb Fev 04, 2017 7:19 am

A troca do óleo ajuda sim, pois todo óleo vai perdendo suas características com o tempo e é por isso que a troca de óleo de um motor se faz a cada 5000 km rodados ou 6 meses, o que vier primeiro, pois nenhum óleo dura para sempre.
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Mensagem  LeandroLdc Dom Fev 05, 2017 7:23 pm

Laercio,
Ficou fácil chegar nos parafusos depois de remover o coletor de admissão, a caixa já esta solta, o que preciso fazer agora é dar um jeito de soltar o agregado em casa pra retirar a caixa. ainda to pensando como vou fazer isso com segurança.

LeandroLdc

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Mensagem  LaercioLMB Dom Fev 05, 2017 8:05 pm

Se retira o motor e depois a caixa sem retirar agregado.
No agregado está toda a suspensão dianteira e soltar ele vai te dar uma dor de cabeça daquelas por causa da suspensão.
O setor de direção é fácil de ser retirado do lugar sem precisar retirar o agregado, eu coloquei o setor do meu com o agregado já colocado no lugar sem nenhum problema.
O mondeo não é como alguns carros que você tira o câmbio por baixo com o motor no lugar, não sai assim de jeito nenhum, pois não tem espaço para o câmbio sair do motor com o motor estando no lugar. Nem tente isso que vai te dar mais trabalho ainda do que retirar o motor para retirar o câmbio.
Não esqueça que tem o suporte do semi eixo do câmbio que é preso no bloco do motor e tem que soltar esse suporte antes de retirar o motor.
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