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Sobre aquecimento do motor
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Sobre aquecimento do motor
Bom dia senhores.
Tenho uma dúvida sobre aquecimento do motor.
Muita gente instala no motor do seu carro uma peça popularmente conhecida como "cebolinha". O objetivo dessa peça é fazer a ventoinha ligar mais cedo, evitando que o motor atinja a temperatura de 90 graus. Muitos mecânicos e pessoas falam que isso é saudável para o motor, pois o desgaste das peças será menor. Ainda outros argumentam que em países onde faz muito frio o motor nunca atinge a temperatura de 90 graus e, portanto, não há nenhum malefício decorrente do motor trabalhar numa temperatura menor.
Portanto, gostaria do vosso auxílio para responder algumas perguntas:
1) É realmente saudável o motor trabalhar numa temperatura inferior a 90 graus?
2) O tempo de vida do motor é maior quando trabalha numa temperatura inferior?
3) Em países frios, o motor realmente não atinge os 90 graus?
4) Qual a vossa opinião sobre esse assunto? Vocês fariam isso nos vossos carros?
Obrigado.
Josimar
Tenho uma dúvida sobre aquecimento do motor.
Muita gente instala no motor do seu carro uma peça popularmente conhecida como "cebolinha". O objetivo dessa peça é fazer a ventoinha ligar mais cedo, evitando que o motor atinja a temperatura de 90 graus. Muitos mecânicos e pessoas falam que isso é saudável para o motor, pois o desgaste das peças será menor. Ainda outros argumentam que em países onde faz muito frio o motor nunca atinge a temperatura de 90 graus e, portanto, não há nenhum malefício decorrente do motor trabalhar numa temperatura menor.
Portanto, gostaria do vosso auxílio para responder algumas perguntas:
1) É realmente saudável o motor trabalhar numa temperatura inferior a 90 graus?
2) O tempo de vida do motor é maior quando trabalha numa temperatura inferior?
3) Em países frios, o motor realmente não atinge os 90 graus?
4) Qual a vossa opinião sobre esse assunto? Vocês fariam isso nos vossos carros?
Obrigado.
Josimar
josimar- Mensagens : 21
Pontos : 37
Data de inscrição : 11/08/2015
Idade : 38
Localização : Blumenau/SC
Re: Sobre aquecimento do motor
1) Não é saudável para o motor trabalhar em temperaturas inferiores a qual ele foi feito para trabalhar.
2) Negativo, a vida útil do motor se torna menor se trabalhar em temperaturas inferiores.
Motivo;
As folgas entre as peças móveis de um motor foram projetadas para o motor trabalhar em uma determinada temperatura, sela ela qual for e sendo assim, se o motor nãoa tinge a temperatura ideal, essas folgas não serão as recomendadas e na maioria das vezes, inferiores as folgas mínimas exigidas.
Um exemplo;
Bloco do motor em aço em pistões em alumínio.
Todo metal tem dilatação e contração com as diferenças de temperaturas e metais de classes diferentes tem dilatação e contração maior ou menor e se não atingirem a temperatura correta, terá problema.
Imagine o pistão dilatando com o calor da explosão, mas o bloco (cilindro) não acompanha essa dilatação por estar sendo refrigerado mais do que deveria e isso faz o pistão dilatar diminuindo muito mais a folga entre a camisa e o próprio pistão, aumentando o atrito entre os dois e com isso, maior o desgaste dos anéis e pistões.
3) Em países frios o motor atinge sim os 90°C e na maioria das vezes não liga a ventoinha nunca e em locais muito frios mesmo, costumam tapar a entrada de ar no radiador para garantir que o motor esquente, mesmo que precise ligar a ventoinha, pois se o motor trabalhar frio demais não irá durar quase nada.
4) Eu não faria isso no meu de forma alguma, pois o sistema de refrigeração do motor está ligado à central, não é somente um liga e desliga da ventoinha e se a central não tem o controle disso, outras funções de injeção serão prejudicadas, pois o sensor de temperatura envia a temperatura de trabalho para a central e com isso ela decide sobre a mistura ar/combustível e obviamente não irá trabalhar corretamente já que não terá resposta de uma função na qual ela teria que controlar.
Sei que tem muita gente que faz essas adaptações, mas é por isso que os carros brasileiros são considerados carroças no exterior. Não é por serem velhos e sim por serem cheios de adaptações que não dão certo, só deixam o caro andando, nada mais.
Motor ligar é uma coisa, funcionar corretamente é outra bem diferente.
2) Negativo, a vida útil do motor se torna menor se trabalhar em temperaturas inferiores.
Motivo;
As folgas entre as peças móveis de um motor foram projetadas para o motor trabalhar em uma determinada temperatura, sela ela qual for e sendo assim, se o motor nãoa tinge a temperatura ideal, essas folgas não serão as recomendadas e na maioria das vezes, inferiores as folgas mínimas exigidas.
Um exemplo;
Bloco do motor em aço em pistões em alumínio.
Todo metal tem dilatação e contração com as diferenças de temperaturas e metais de classes diferentes tem dilatação e contração maior ou menor e se não atingirem a temperatura correta, terá problema.
Imagine o pistão dilatando com o calor da explosão, mas o bloco (cilindro) não acompanha essa dilatação por estar sendo refrigerado mais do que deveria e isso faz o pistão dilatar diminuindo muito mais a folga entre a camisa e o próprio pistão, aumentando o atrito entre os dois e com isso, maior o desgaste dos anéis e pistões.
3) Em países frios o motor atinge sim os 90°C e na maioria das vezes não liga a ventoinha nunca e em locais muito frios mesmo, costumam tapar a entrada de ar no radiador para garantir que o motor esquente, mesmo que precise ligar a ventoinha, pois se o motor trabalhar frio demais não irá durar quase nada.
4) Eu não faria isso no meu de forma alguma, pois o sistema de refrigeração do motor está ligado à central, não é somente um liga e desliga da ventoinha e se a central não tem o controle disso, outras funções de injeção serão prejudicadas, pois o sensor de temperatura envia a temperatura de trabalho para a central e com isso ela decide sobre a mistura ar/combustível e obviamente não irá trabalhar corretamente já que não terá resposta de uma função na qual ela teria que controlar.
Sei que tem muita gente que faz essas adaptações, mas é por isso que os carros brasileiros são considerados carroças no exterior. Não é por serem velhos e sim por serem cheios de adaptações que não dão certo, só deixam o caro andando, nada mais.
Motor ligar é uma coisa, funcionar corretamente é outra bem diferente.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Obrigado
Laercio, muito obrigado pelas explicações!
Nesse ínterim eu li alguns artigos sobre o assunto, inclusive explicando sobre a dilatação dos diferentes tipos de metais em diferentes temperaturas. Isso é muito importante, ainda mais que o motor do Mondeo possui cabeçote de alumínio e bloco de ferro.
Infelizmente eu vejo muita gente fazendo essa adaptação, crente que está fazendo bem para o carro. É sempre bom pesquisar mais antes de tomar uma decisão.
Mais uma vez, obrigado.
Atenciosamente.
Josimar
Nesse ínterim eu li alguns artigos sobre o assunto, inclusive explicando sobre a dilatação dos diferentes tipos de metais em diferentes temperaturas. Isso é muito importante, ainda mais que o motor do Mondeo possui cabeçote de alumínio e bloco de ferro.
Infelizmente eu vejo muita gente fazendo essa adaptação, crente que está fazendo bem para o carro. É sempre bom pesquisar mais antes de tomar uma decisão.
Mais uma vez, obrigado.
Atenciosamente.
Josimar
josimar- Mensagens : 21
Pontos : 37
Data de inscrição : 11/08/2015
Idade : 38
Localização : Blumenau/SC
Re: Sobre aquecimento do motor
Josimar, você é dos poucos que procura aprender antes de fazer coisas que os outros fazem sem saber nada do que estão fazendo e acreditando estarem certos.
Veja bem, muitos reclamam do preço das peças, da dificuldade de encontrar peças do motor e por aí vai, mas esse motor, assim como muitos outros, foi projetado para rodar muito tempo sem manutenção pesada, somente fazendo trocas de óleo e filtros nos tempos corretos, mas o pessoal faz isso? E os poucos que fazem, fazem corretamente?
Dentro os poucos que fazem, somente uma pequena parte faz corretamente essa manutenção preventiva ou de 1º escalão como é chamado no exército.
Os motores ZETEC, foram projetados para rodarem 400.000 km, mas a maioria não consegue nem chegar aos 100.000 sem ter que fazer uma retífica e por que isso?
Simples, óleo errado sendo usado, água de torneira sendo usada e pior ainda, sem aditivo, trocas de filtros quase nunca e depois reclamam que o motor se foi.
Preferem gastar pra lá de R$4000,00 de uma vez do que gastar várias parcelas durante anos de pouco mais de R$200,00 a cada 6 meses o que daria em torno de R$33,33 por mês, pois o óleo do motor tem que ser trocado a cada 5000 km ou 6 meses, o que vier primeiro, mas o pessoal não faz isso.
Eu não nego que já descuidei disso, mas aprendi o correto depois de tomar o prejuízo de não ter feito o que deveria.
Já completei óleo somente, sem trocar, trocar filtro? Pra quê?
Só dava uma passada de ar comprimido no filtro para limpar e pronto, tava novinho outra vez e seguia o barco, mas as coisas não funcionam assim e tem motivo para isso.
Veja os carros em garantia quando vão para a concessionária fazer a revisão, muita coisa é trocada e a gente pensando não precisar disso, mas o motor é novo e está em fase de amaciamento e isso gera resíduos metálicos dentro do motor devido o amaciamento nem sempre ser feito como deveria, mas para o motor continuar na garantia, tem que serem feitas essas trocas, pois do contrário, a garantia acaba.
Agora, por que não continuar com as revisões depois que a garantia acaba?
É nesse ponto que a vida do carro começa a terminar sem nos darmos conta disso. Ou nos damos e não estamos nos preocupando?
Ahhh, vai ter que gastar com as peças que em um carro novo, a maioria só se encontra na concessionária e sabemos que comprar peças na concessionária sai caro, mas fazer o motor sairá mais caro ainda além de correr o risco do mexânico escolhido fazer caca no motor e nunca mais ficar bom.
Veja bem, muitos reclamam do preço das peças, da dificuldade de encontrar peças do motor e por aí vai, mas esse motor, assim como muitos outros, foi projetado para rodar muito tempo sem manutenção pesada, somente fazendo trocas de óleo e filtros nos tempos corretos, mas o pessoal faz isso? E os poucos que fazem, fazem corretamente?
Dentro os poucos que fazem, somente uma pequena parte faz corretamente essa manutenção preventiva ou de 1º escalão como é chamado no exército.
Os motores ZETEC, foram projetados para rodarem 400.000 km, mas a maioria não consegue nem chegar aos 100.000 sem ter que fazer uma retífica e por que isso?
Simples, óleo errado sendo usado, água de torneira sendo usada e pior ainda, sem aditivo, trocas de filtros quase nunca e depois reclamam que o motor se foi.
Preferem gastar pra lá de R$4000,00 de uma vez do que gastar várias parcelas durante anos de pouco mais de R$200,00 a cada 6 meses o que daria em torno de R$33,33 por mês, pois o óleo do motor tem que ser trocado a cada 5000 km ou 6 meses, o que vier primeiro, mas o pessoal não faz isso.
Eu não nego que já descuidei disso, mas aprendi o correto depois de tomar o prejuízo de não ter feito o que deveria.
Já completei óleo somente, sem trocar, trocar filtro? Pra quê?
Só dava uma passada de ar comprimido no filtro para limpar e pronto, tava novinho outra vez e seguia o barco, mas as coisas não funcionam assim e tem motivo para isso.
Veja os carros em garantia quando vão para a concessionária fazer a revisão, muita coisa é trocada e a gente pensando não precisar disso, mas o motor é novo e está em fase de amaciamento e isso gera resíduos metálicos dentro do motor devido o amaciamento nem sempre ser feito como deveria, mas para o motor continuar na garantia, tem que serem feitas essas trocas, pois do contrário, a garantia acaba.
Agora, por que não continuar com as revisões depois que a garantia acaba?
É nesse ponto que a vida do carro começa a terminar sem nos darmos conta disso. Ou nos damos e não estamos nos preocupando?
Ahhh, vai ter que gastar com as peças que em um carro novo, a maioria só se encontra na concessionária e sabemos que comprar peças na concessionária sai caro, mas fazer o motor sairá mais caro ainda além de correr o risco do mexânico escolhido fazer caca no motor e nunca mais ficar bom.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
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