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PISTÃO E COLETOR DE ADMISSÃO ENCHARCANDO
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PISTÃO E COLETOR DE ADMISSÃO ENCHARCANDO
Boa noite amigos!
Estou com problemas no meu mondeo 97/98, reparei a mangueira que liga o Regulador de Pressão da gasolina que estava rachada, e troquei a mangueira que liga a parte debaixo do Coletor de Admissão ao cano do Suspiro do motor aquela peça que fica atrás do Coletor de escape. Tentei ligar o motor após esses reparos e, não pegou mais e, alguns Pistões e o Coletor de Admissão, estão encharcando muito. Por favor me ajudem a resolver esses problemas.
Estou com problemas no meu mondeo 97/98, reparei a mangueira que liga o Regulador de Pressão da gasolina que estava rachada, e troquei a mangueira que liga a parte debaixo do Coletor de Admissão ao cano do Suspiro do motor aquela peça que fica atrás do Coletor de escape. Tentei ligar o motor após esses reparos e, não pegou mais e, alguns Pistões e o Coletor de Admissão, estão encharcando muito. Por favor me ajudem a resolver esses problemas.
SANDRO JOSE BARBOSA- Mensagens : 29
Pontos : 49
Data de inscrição : 19/06/2017
Re: PISTÃO E COLETOR DE ADMISSÃO ENCHARCANDO
Bom, essa mmangueira está ligada ao PCV que é uma válvula que fica alu na caixinha atrás do coletor de descarga e é ela que não deixa o ar circular ao contrário dentro do motor.
Se essa mangueira tem óleo é por que a caixa separadora onde fica a PCV está cheia de óleo, por duas razões.
Uma por o dono anterior não fazer a troca de óleo com o óleo correto e ir somente completando com óleo mineral. Outra por colocarem óleo acima do nível máximo permitido e isso tudo somado começa a criar crostas de óleo dentro dessa caixa que começa a não separar mais o ar do óleo e deixa o óleo passar junto.
Tem que retirar essa caixa, colocar ela de molho em gasolina durante 24 horas para que todo o óleo lá dentro se dissolva e possa limpar lá dentro.
Se não encaixou as mangueiras corretamente pode haver entrada falsa de ar e o carro ter problemas em ligar, mas o mais comum é o sensor de fase que fica ali bem próximo dessa válvula pcv, os fios dele descascam dentro do chicote e entram em curto e o carro não liga mais.
É comum acontecer isso quando mechemos nos chicotes puxando para os lados para ter acesso a algumas partes do motor e ao fazer isso as capas ressecadas dos fios se soltam e deixam os fios desemcapados.
Tem que abrir esse chicote que liga no sensor de fase e verificar as capas dos fios ali existentes.
Se essa mangueira tem óleo é por que a caixa separadora onde fica a PCV está cheia de óleo, por duas razões.
Uma por o dono anterior não fazer a troca de óleo com o óleo correto e ir somente completando com óleo mineral. Outra por colocarem óleo acima do nível máximo permitido e isso tudo somado começa a criar crostas de óleo dentro dessa caixa que começa a não separar mais o ar do óleo e deixa o óleo passar junto.
Tem que retirar essa caixa, colocar ela de molho em gasolina durante 24 horas para que todo o óleo lá dentro se dissolva e possa limpar lá dentro.
Se não encaixou as mangueiras corretamente pode haver entrada falsa de ar e o carro ter problemas em ligar, mas o mais comum é o sensor de fase que fica ali bem próximo dessa válvula pcv, os fios dele descascam dentro do chicote e entram em curto e o carro não liga mais.
É comum acontecer isso quando mechemos nos chicotes puxando para os lados para ter acesso a algumas partes do motor e ao fazer isso as capas ressecadas dos fios se soltam e deixam os fios desemcapados.
Tem que abrir esse chicote que liga no sensor de fase e verificar as capas dos fios ali existentes.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: PISTÃO E COLETOR DE ADMISSÃO ENCHARCANDO
Obrigado! Mas esse seria a causa do encharcamento dos pistões e do coletor de admissão, por tentar fazer pegar?
SANDRO JOSE BARBOSA- Mensagens : 29
Pontos : 49
Data de inscrição : 19/06/2017
Re: PISTÃO E COLETOR DE ADMISSÃO ENCHARCANDO
Sim.
A PCV faz uma circulação de ar forçada dentro do bloco do motor. O ar entra por aquela mangueira que sai da caixa do filtro de ar e entra na tampa de válvulas, circula pelo cabeçote descendo até o cárter e ali, o ar entra na caixa separadora que tem esse nome, pois ela tem a função de separar o ar do óleo e permitir que somente o ar siga em frente, entrando no coletor de admissão e permitindo que o ar entra diretamente na admissão do cabeçote, onde estão localizados os bicos injetores.
Quando essa caixa separadora está suja e cheia de óleo, o óleo que entra com o ar passa quase que diretamente para a admissão.
A válvula PCV tem a função de não deixar o ar circular ao contrário, o que acaba levando óleo para dentro da caixa do filtro de ar se a válvula não funcionar corretamente.
Há momentos em que a pressão negativa no coletor de admissão é menor do que a dentro da caixa do filtro de ar e é nesse momento em que a válvula PCV fecha e impede o ar circular ao contrário.
Sobre o carro não ligar o problema pode ser o que te falei antes, curto nos fios que vão até o sensor de fase e se esse sensor não funcionar o carro não liga, pois é esse sensor que dá a central a posição de rotação do motor para ela iniciar a sequencia de explosão da bobina, sem esse sinal a central não sabe em que posição está o motor e assume como motor parado e não manda sinal a bobina para dar faísca.
A PCV faz uma circulação de ar forçada dentro do bloco do motor. O ar entra por aquela mangueira que sai da caixa do filtro de ar e entra na tampa de válvulas, circula pelo cabeçote descendo até o cárter e ali, o ar entra na caixa separadora que tem esse nome, pois ela tem a função de separar o ar do óleo e permitir que somente o ar siga em frente, entrando no coletor de admissão e permitindo que o ar entra diretamente na admissão do cabeçote, onde estão localizados os bicos injetores.
Quando essa caixa separadora está suja e cheia de óleo, o óleo que entra com o ar passa quase que diretamente para a admissão.
A válvula PCV tem a função de não deixar o ar circular ao contrário, o que acaba levando óleo para dentro da caixa do filtro de ar se a válvula não funcionar corretamente.
Há momentos em que a pressão negativa no coletor de admissão é menor do que a dentro da caixa do filtro de ar e é nesse momento em que a válvula PCV fecha e impede o ar circular ao contrário.
Sobre o carro não ligar o problema pode ser o que te falei antes, curto nos fios que vão até o sensor de fase e se esse sensor não funcionar o carro não liga, pois é esse sensor que dá a central a posição de rotação do motor para ela iniciar a sequencia de explosão da bobina, sem esse sinal a central não sabe em que posição está o motor e assume como motor parado e não manda sinal a bobina para dar faísca.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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