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mondeo 97 2.0 falhando e fumaçando
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mondeo 97 2.0 falhando e fumaçando
b dia pessoal, estou com um problema que esta mi deixando louco
mondeo 97 -2.0- 16 v zetec rocam 110mil km originais
o problema começou em um dia quando o carro estava bem quente e começou a engasgar e soltar fumaçeiro pelo escape, bastante fumaça
ai do nada o carro parou de soltar fumaça, achei estranho e mandei p revisao o mecanico nao achou nada porque o carro nao apresentava mais aquele defeito entao trocou correia dentada tensores velas e tals
depois de 1 mes a tal da fumaça voltou e foi embora como se nada tivesse acontecido e a pulga atras da orelha hehe
um belo dia o carro começou a falhar achei que fosse gasolina e troquei (nada) ai olha daqui e dali percebi que quando tirava o cabo de vela do cilindro 2 o carro nao piorava e quando deixava esse cabo um pouco longe da vela o carro acertava a lenta, colocava o cabo e voltava a falhar após uma semana ele voltou a soltar fumaça e entao levei no mecanico novamente,
o motor foi aberto segundo o mecânico esta em perfeito estado e nunca tinha sido aberto os aneis estavam em bom estado só o terceiro anel de baixo estava emperrado , o cilindro nao tinha rebarba em cima e as bronzinas estavam muito novas, mesmo assim colocamos anéis novos std (apex) juntas taranto, nao mexemos nas bronzinas e nem mudamos de lugar e mandamos o cabeçote para retifica trocar os retentores das válvulas e tals. o motor foi fechado e na primeira partida funcionou como um relógio ai fomos dar uma volta e ao esquentar um pouco começou a engasgar e falhar como se so tivesse 3 cilindros.
decidi vir com o carro p casa ( 3km) e voltar la no dia seguinte, a fumaça voltou e o carro falha tanto que não consegue sair do lugar
colocamos outra bobina ... nada
levamos os bicos para testar e equalizar....nada
tiramos a mangueira de respiro da tampa das valvulas... nada
o carro tem lenta com o cabo do cilindro 2 um pouco afastado da vela , não fumaça frio so depois de uns 5 minutos funcionando, quando tentei sair com ele tive a impressão que tinha so 2 cilindros funcionando de tao ruim que ficou
gente, me ajudem p favor
sou técnico em eletrônica e se tiver alguma medição eu mesmo posso fazer se necessário.
ia mi esquecendo .com o carro na lenta e nada ligado medi na bateria deu 14.05 volts, nao sei se eh normal
abçs
mondeo 97 -2.0- 16 v zetec rocam 110mil km originais
o problema começou em um dia quando o carro estava bem quente e começou a engasgar e soltar fumaçeiro pelo escape, bastante fumaça
ai do nada o carro parou de soltar fumaça, achei estranho e mandei p revisao o mecanico nao achou nada porque o carro nao apresentava mais aquele defeito entao trocou correia dentada tensores velas e tals
depois de 1 mes a tal da fumaça voltou e foi embora como se nada tivesse acontecido e a pulga atras da orelha hehe
um belo dia o carro começou a falhar achei que fosse gasolina e troquei (nada) ai olha daqui e dali percebi que quando tirava o cabo de vela do cilindro 2 o carro nao piorava e quando deixava esse cabo um pouco longe da vela o carro acertava a lenta, colocava o cabo e voltava a falhar após uma semana ele voltou a soltar fumaça e entao levei no mecanico novamente,
o motor foi aberto segundo o mecânico esta em perfeito estado e nunca tinha sido aberto os aneis estavam em bom estado só o terceiro anel de baixo estava emperrado , o cilindro nao tinha rebarba em cima e as bronzinas estavam muito novas, mesmo assim colocamos anéis novos std (apex) juntas taranto, nao mexemos nas bronzinas e nem mudamos de lugar e mandamos o cabeçote para retifica trocar os retentores das válvulas e tals. o motor foi fechado e na primeira partida funcionou como um relógio ai fomos dar uma volta e ao esquentar um pouco começou a engasgar e falhar como se so tivesse 3 cilindros.
decidi vir com o carro p casa ( 3km) e voltar la no dia seguinte, a fumaça voltou e o carro falha tanto que não consegue sair do lugar
colocamos outra bobina ... nada
levamos os bicos para testar e equalizar....nada
tiramos a mangueira de respiro da tampa das valvulas... nada
o carro tem lenta com o cabo do cilindro 2 um pouco afastado da vela , não fumaça frio so depois de uns 5 minutos funcionando, quando tentei sair com ele tive a impressão que tinha so 2 cilindros funcionando de tao ruim que ficou
gente, me ajudem p favor
sou técnico em eletrônica e se tiver alguma medição eu mesmo posso fazer se necessário.
ia mi esquecendo .com o carro na lenta e nada ligado medi na bateria deu 14.05 volts, nao sei se eh normal
abçs
clayrton- Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 15/08/2014
Re: mondeo 97 2.0 falhando e fumaçando
Bom, o sintoma parece ser cabeçote empenado ou trincado, principalmente se quando o motor aqueceu demais a primeira vez, você colocou água fria, pois mesmo com o motor ligado, não se faz isso, empena cabeçote e raras vezes ele trinca em sede válvulas.
O alternador regula em torno de 14V, ficando entre 13,8 que é o máximo dele e 14,1 V já que o regulador oscila dependendo da central e do que a central aciona, mesmo com aparentemente tudo desligado, a central liga e desliga muita coisa ao redor do motor.
Eu tive um Jeep Land Rover uma vez que o antigo dono havia colocado um motor de opala nele (pior burrada que fazem, mas fazem) e tive o mesmo problema.
O motor quando quente falhava, abri o motor, verifiquei tudo e nada, aplainei cabeçote, fiz sede de válvulas e montei o motor funcionou perfeito até esquentar novamente o voltou a falhar.
Fiz assentamento de válvulas praticamente uma vez por dia e o motor esquentava e voltava a falhar e acabei vendendo o Jeep pois não sabia mais o que fazer.
O cara que comprou ele, mandou o motor para a retífica e falou do problema e na retificadora fizeram um raio x no cabeçote e descobriram que ele havia trincado.
No seu caso se o cabeçote empenou e o mexânico não fez o reaperto do cabeçote do motor com o motor ainda quente na primeira ligada a junta vai queimar novamente e volta a falhar.
Junta queimada não necessita estar torrada, mas onde ela não vedar como deveria, danifica com o calor da combustão.
Isso de afastar o cabo de vela e o cilindro funcionar melhor, se chama pula macaco, pois a faísca tem que pular duas vezes e com isso o cilindro tem tempo de chegar ao topo quando inicia a combustão e o sintoma de falha diminui tanto que parece não existir mais.
Isso a uns anos atrás era muito feito com mangueiras colocadas entre o cabo de vela e a vela e se via a faísca pulando para a vela e os motores pareciam funcionar melhor quando já estavam na última.
O alternador regula em torno de 14V, ficando entre 13,8 que é o máximo dele e 14,1 V já que o regulador oscila dependendo da central e do que a central aciona, mesmo com aparentemente tudo desligado, a central liga e desliga muita coisa ao redor do motor.
Eu tive um Jeep Land Rover uma vez que o antigo dono havia colocado um motor de opala nele (pior burrada que fazem, mas fazem) e tive o mesmo problema.
O motor quando quente falhava, abri o motor, verifiquei tudo e nada, aplainei cabeçote, fiz sede de válvulas e montei o motor funcionou perfeito até esquentar novamente o voltou a falhar.
Fiz assentamento de válvulas praticamente uma vez por dia e o motor esquentava e voltava a falhar e acabei vendendo o Jeep pois não sabia mais o que fazer.
O cara que comprou ele, mandou o motor para a retífica e falou do problema e na retificadora fizeram um raio x no cabeçote e descobriram que ele havia trincado.
No seu caso se o cabeçote empenou e o mexânico não fez o reaperto do cabeçote do motor com o motor ainda quente na primeira ligada a junta vai queimar novamente e volta a falhar.
Junta queimada não necessita estar torrada, mas onde ela não vedar como deveria, danifica com o calor da combustão.
Isso de afastar o cabo de vela e o cilindro funcionar melhor, se chama pula macaco, pois a faísca tem que pular duas vezes e com isso o cilindro tem tempo de chegar ao topo quando inicia a combustão e o sintoma de falha diminui tanto que parece não existir mais.
Isso a uns anos atrás era muito feito com mangueiras colocadas entre o cabo de vela e a vela e se via a faísca pulando para a vela e os motores pareciam funcionar melhor quando já estavam na última.
LaercioLMB- Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: mondeo 97 2.0 falhando e fumaçando
poxa Laercio, obrigado mesmo
]
eu acredito que nao tenha nenhum sensor que possa causar esse defeito né? se fosse somente a falha acredito que sim mas essa fumaça que ta matando né
]
eu acredito que nao tenha nenhum sensor que possa causar esse defeito né? se fosse somente a falha acredito que sim mas essa fumaça que ta matando né
clayrton- Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 15/08/2014
CARRO QUEIMANDO ÓLEO
Clayrton, eu tive o mesmo problema que vc, levei mais de um ano p resolver. Primeiro verifique se alguma das velas está melada de óleo, e se dentro do coletor de admissão a onde é montada a TBI contem óleo. Se for constatado presença de óleo nos pontos informados, vá até a válvula PCV e retire a mesma com suporte. Faça uma grande limpeza no suporte e troque a valvula PCV. Esta valvula com problema mais o suporte com muita borra causa este problema. No meu caso resolvi desta maneira, vale apena vc dar uma checada.Pode ser que o seu caso seja igual ao meu. Abraço.
FRGJ- Mensagens : 33
Pontos : 43
Data de inscrição : 10/05/2013
Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro
Re: mondeo 97 2.0 falhando e fumaçando
De fato, isso pode acontecer também.
Um detalhe, o Zetec que equipa os Mondeo não é o rocam, é o Zetec-e.
Vejam o adesivo que vem na caixa do ressonador de ar do Mondeo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O e não é de rocam.
Um detalhe, o Zetec que equipa os Mondeo não é o rocam, é o Zetec-e.
Vejam o adesivo que vem na caixa do ressonador de ar do Mondeo.
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O e não é de rocam.
LaercioLMB- Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
mondeo 97 2.0 falhando e fumaçando
Laércio,o meu é (ZETEC e) como eu relatei anteriormente, antes de eu resolver o problema tinha levado ao mecânico e foi feito o cabeçote , trocado todas as válvulas, os anéis, as bronzinas móveis, retentores e juntas TARANTU . Após rodar alguns kilometros , o carro passou a queimar mais óleo do que antes da retifica. não me conformei com o acontecido, antes de abrir o motor pela 2ª vez, resolvi a analisar porque estava acontecendo o inesperado. Foi quando cheguei a bendita válvula PCV e aí consegui resolver o problema.
FRGJ- Mensagens : 33
Pontos : 43
Data de inscrição : 10/05/2013
Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro
Re: mondeo 97 2.0 falhando e fumaçando
Isso acontece mesmo quando a válvula PCV estraga e a caixa separadora de óleo está muito suja e isso acontece quando são feitos somente completar óleo, nunca trocar o que cria borra de sujeira de óleo sujo dentro do motor e essa caixa separadora de óleo também fica com crostas de óleo dentro dela o que impossibilita dela separar o óleo do ar que circula por ali. deixando o óleo subir para a admissão que muitas vezes nem precisa estar se acumulando no fundo do coletor de admissão já que esses gases passam antes pelas janelas da admissão do motor junto aos bicos injetores, fazendo o motor puxar esse óleo antes dele se acumular no fundo da admissão.
LaercioLMB- Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: mondeo 97 2.0 falhando e fumaçando
Galera, sou novo no fórum, ainda nem me apresentei, mas gostaria de saber de voces, tenho um desses também, motor zetec-e 2.0 e ta fumando muito, como saber se é problema nessa válvula PCV? de preferência sem ter que levar em uma oficina porque a grana ta curta. Agradeço desde ja pela ajuda.
Ed Carlos- Mensagens : 6
Pontos : 8
Data de inscrição : 14/12/2017
Re: mondeo 97 2.0 falhando e fumaçando
Retira as mangueiras que ligam essa válvula na admissão e veja se estão muito sujas de óleo molhado dentro.
Falo óleo molhado, pois com o passar dos anos vai sujando de óleo mesmo, mas é um óleo mais seco.
Se a queima de óleo é quase que constante, o problema já é anel gasto mesmo e só trocar anel não ajuda muito, pois a mão de obra para retirar o motor e trocar anéis e praticamente a mesma de mandar retificar o motor camisa e virabrequim. Não pode jamais fazer camisas e pistões e não fazer o virabrequim que ele não vai aguentar a parte de cima nova.
Anéis alinhados também queimam óleo e as vezes anéis de pistão alinham deixando o óleo passar.
Falo óleo molhado, pois com o passar dos anos vai sujando de óleo mesmo, mas é um óleo mais seco.
Se a queima de óleo é quase que constante, o problema já é anel gasto mesmo e só trocar anel não ajuda muito, pois a mão de obra para retirar o motor e trocar anéis e praticamente a mesma de mandar retificar o motor camisa e virabrequim. Não pode jamais fazer camisas e pistões e não fazer o virabrequim que ele não vai aguentar a parte de cima nova.
Anéis alinhados também queimam óleo e as vezes anéis de pistão alinham deixando o óleo passar.
LaercioLMB- Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
blz
tive um gol 16v que fazia isso do nada começava a fumacear e depois parava ,um dia começou a fumaçear muito ,foi quando resolvi desmontar para ver o que era e achei os benditos aneis ponta com ponta na epoca mandei retificar os cilindros ,virabrequim ,e o defeito parou
orion2017- Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017
Re: mondeo 97 2.0 falhando e fumaçando
LaercioLMB escreveu:Retira as mangueiras que ligam essa válvula na admissão e veja se estão muito sujas de óleo molhado dentro.
Falo óleo molhado, pois com o passar dos anos vai sujando de óleo mesmo, mas é um óleo mais seco.
Se a queima de óleo é quase que constante, o problema já é anel gasto mesmo e só trocar anel não ajuda muito, pois a mão de obra para retirar o motor e trocar anéis e praticamente a mesma de mandar retificar o motor camisa e virabrequim. Não pode jamais fazer camisas e pistões e não fazer o virabrequim que ele não vai aguentar a parte de cima nova.
Anéis alinhados também queimam óleo e as vezes anéis de pistão alinham deixando o óleo passar.
Valeu pela resposta, acho que vou ter que dar tchau pra algumas centenas de reais.
Enviado pelo Topic'it
Ed Carlos- Mensagens : 6
Pontos : 8
Data de inscrição : 14/12/2017
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